Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Rafaelo, você está fazendo uma grande confusão com os conceitos... Posso garantir que a coisa é bem mais simples do que você está pensando... :wink:
nao estou Eduardo isso ja te provei nos post acima a diferença no pulso a propria calculadora informa isso, o manual idem, ECU'S OEM idem, entre outro lugares. nao e so troca o bico nao se resume so nisso. pra um serviço simples concordo é so troca o bico e acha que ta 100% bom. pra um serviço completo e funcional e bem mais que a troca do bico. mesma coisa IE OEM tanto é que tem ECU multec 700 pra motor 1.8 e 2.0 ambos com imagens diferente e tem as de alcool tb. se eu achar mais literatura sobre isso posto aqui ok
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Marcel Murai escreveu:Meu outro Monza o Hitech havia convertido ele para alcool. Mandei fazer 2 chips para experimento. 1 Deles funcionou exatamente como a troca do bico alcool(Não sei porque mas aquele monza não quis saber de outro bico não alem do da gasolina hehe)Com bico a alcool o carro andava razoavelmente porem em baixas velocidades não tinha uma resposta muito boa.Em compensaçao em alta andava muito! Até os 190KM/h chegava facil. E o motor tremia demais quando frio.(motor "perkinson" :mrgreen: ).
nao acho que tu foi uma excessao. tem varios caras que fazem conversao pelo chip e tem otimos resultado, o seu é um deles. é claro vai depender do cara que ta atras do pc pra seta a imagem. se o cara faz conta conforme a vazao do bico,deslocamento do motor,tipo da injetada,principalmente tipo de combustivel a ser usado na conversao, ou melhor pega uma imagem pronta de uma ECU a alcool em relação a do cliente é praticamente certo que vai fica bom.

Marcel nesse teu exemplo o cara levou em conta o "tamanho" do teu bico vazao gasolina. como ele viu que era um bico pequeno pra alcool deve te aumentado o Req fuel pra compensar isso. quando tu botou o bico alcool de maior vazao ae babou deu excesso. isso explica a tua lenta embaralhando. ja em alta que precisa ser rica a mistura, esse excesso foi bom dando mais potencia. ta bem certinho esse raciocinio com oque aconteceu.

troca apenas o bico como o Eduardo defente, eu respeito a ideia deles é uma maneira de conversao bruta tambem. eu nao to negando isso, porem nao é assim tao facil! é bem mais que isso. se fosse assim tao facil nao teria central e imagens pra alcool.

um exemplo nos temos com ambos motores identicos MPFI e bloco 2.0
motronic 1.5.1 gasolina 2.0 vectra 116CV
motronic 1.5.2 alcool 2.0 omega 130CV

ambas sao identicas, so com acrescentação do sensor knock da 1.5.2 mas isso nao faz os 130CV. garanto pra voces que nao é so uns bicos de maior vazao que fez chega a 130CV e tao pouco a taxa do alcool. um teste simple e colocar nesse motor do omega alcool a central 1.5.1 com bicos original dele vermelho é certo que nao tem 130CV. ali tem mais coisa mexida la na configuraçao da memoria.

infelizmente eu nao tenho como concordar que so com o bico de maior vazao vai fica 100% um motor(100% é quando o motor trabalha em todas as areas de atuação dele, sem da "pití")
Marcel Murai escreveu:Se voce quer mexer mesmo na injeção melhor mesmo é por uma megasquirt, ou pandoo ou fueltech. Voce mesmo faz o acerto.
concordo plenamente com isso, a 1 anos atras quando inventei de querer comprar a MS mal sabia oque era largura de pulso. achava que era tudo iqual tipo 7.0ms pra todo as area e situação :lol: nem sabia oque era um mapa de combustivel, entre outro. so fui aprender é na MARRA comprando as pecinha la de fora, motando, traduzindo o manual mesmo que precariamente,e ainda ter que tentar aprender como funciona o motor é estou bem lonje de ser PRO mas ja consegui faze meu motor funciona com a EFI ate tenho video dele. e agora vo regular pro MPFI que coloquei essa semana. entao é aquilo, que aprender vai atras, le os manual, é um bom começo e eu quero aprender mais ainda. a maiorias dos cara correm da MS por ser dificil. e realmente nao e facil acredito ser uma das mais dificil assim dizendo. a pandoo e bem barbada nesse sentido ate manual BR tem é tudo meio que pronto ja sem chance de erros bobos hehehe.

aqui o meu no EFI e tava quase terminando o acerto, porem refiz as configuração pra por a MPFI que ainda ta em testes. http://www.youtube.com/watch?v=d5gjVDvXoOU
Editado pela última vez por Rafaelo em 13 Nov 2010, 12:47, em um total de 1 vez.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Rafaelo escreveu:Marcel nesse teu exemplo o cara levou em conta o "tamanho" do teu bico vazao gasolina. como ele viu que era um bico pequeno pra alcool deve te aumentado o Req fuel pra compensar isso. quando tu botou o bico alcool de maior vazao ae babou deu excesso. isso explica a tua lenta embaralhando. ja em alta que precisa ser rica a mistura, esse excesso foi bom dando mais potencia. ta bem certinho esse raciocinio com oque aconteceu.
Então Rafaelo, Nunca fiz a associação Chip + Bico Alcool isso eu acho mesmo que dá excesso pois o chip "manda" injetar mais e isso somado com vazao maior do alcool dá afogamento mesmo. No meus testes sempre utilizei Chip Original + Bico alcool ou Chip Remapeado + Bico original. :mrgreen:
Só pra deixar claro aqui pro pessoal. :smt023
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

ah sim agora entendi, eu pensei que tu tava se referindo do remapeamento + bico alcool pq falou que trocou por um bico alcool e eu pensei que fez esse teste (chip mapeado + bico alcool) desconcidere... oque tu se referiu e bico alcool + chip original depois... sim é oque falo so o bico de maior vazao nao resolve tem que deixar bem calibrado os mapas. sem problemas agora ta explicado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

então não vale a pena usar bicos flex, e chip remapeado mesmo?
vai dar exesso?
abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Ronaldo oque vai fazer com a central original? e outras peças?? vai guardar ou vender?/?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

então marcelo, depois de montado. se ficar do meu gosto.
sabe, perfeito. rsrsrsrs

dai vo vender tudooo...
pra recuperar um pouco da grana q to investindo...
Deuys ajude que fique bom.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Da uma olhada no forum, tinha um cara do monzaclub que tinha um Hatch e adaptou injecao do vectra. Até furou o bloco pra por o sensor Hall e roda fonica e tals.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Responder