Pistola de ponto

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Éder escreveu:
Essa diferença de 03º, será q é perceptivel no rendimento do carro?? :smt017
Pois c/ 07º APMS, a mistura ar/combustivel vai estar um pouco mais comprimida na camara de explosão
3 graus de avanço ou retardo de centelha em qualquer motor vai dar diferença...e muita.

O avanço de centelha existe porque qdo a centelha dispara na câmara de compressão, a mistura ar+combustível demora um pouco para inflamar totalmente. Então, ANTES que o pistão atinja seu ponto superior máximo, a centelha já é disparada. Qdo a mistura inflamar totalmente, o pistão já terá atingido esse ponto, de forma a que a energia da explosão ocorra no momento em que o pistão já está começando a descer.
Se adiantarmos demais a centelha, essa explosão pode ocorrer antes, enqto o pistão ainda está subindo, o que provoca batida de pino e pode até detonar o motor.
Se atrasarmos demais, a explosão ocorrerá qdo o pistão já desceu um pouco, o que tirará rendimento do motor.

Abraços
Luiz Carlos
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rafaelo escreveu:
pistola s/avanço so serve pra motores com marcação de graus no proprio corpo do motor oque nao é o caso do monza. o monza so tem marcação 0º pra regulagem do ponto.
Nos dois Monzas que tive existe na polia do virabrequim marcações dos graus em relação ao PMS:
(clique com o botão do mouse duas vezes para ampliar totalmente a foto e visualizar melhor as marcas)
Imagem

Eu possuo pistola estroboscópica sem indicação de graus e sem indutor (isso sim é um saco, pois é preciso desencaixar o cabo de vela e instalar uma derivação onde é conectado o cabo de alta da pistola).

Nos Monzas nunca precisei ver o ponto, mas no Chevette eu fazia isso sempre, baseando-me nas indicações mostradas na foto.

Abraços
Luiz Carlos
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Paulo cesar m
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Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Paulo cesar m »

Então tá certo, é só seguir essa imagem http://i444.photobucket.com/albums/qq16 ... iagira.jpg
o da esquerda é o 10° e o do meio é o 0°
Obrigado
Paulo cesar m
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Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Paulo cesar m »

Paulo cesar m
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Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Paulo cesar m »

Por favor galera, quando eu coloco deste jeito o carro fica falhando na aceleração...
Imagem
O que eu devo fazer?
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Paulo Cesar, é comum em Monzas a polia do vira ter um coxim de borracha entre a parte externa e a interna.
Essa borracha costuma descolar, fazendo com que as marcas fiquem fora da posição original.

Abraços
Luiz Carlos
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Carlos A. Freire
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Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Além da dica do Luiz Carlos, a correia dentada com um ou dois dentes fora da posição correta, vai deixar o motor fora de sincronismo e o ponto de avanço inicial nunca ficará correto. Ou seja, para não perder em desempenho, terá que adiantar muito o ponto para que o motor funcione de forma razoável.

Abs,

Carlos Freire
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Rafaelo
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Re: Pistola de ponto

Mensagem não lida por Rafaelo »

se a pistola tem avanço o mais rapido e preciso e pela polia de comando, como expliquei no "1º post". é claro se a dica do pessoal tiver todas conferidas, senao nao adianta de nada. revise antes o sincronismo e se a polia nao esta torta, se tiver torva use a do comando como referencia na medição que ela nao mente.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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