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Pistola de ponto

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Pistola de ponto

Mensagempor Paulo cesar m » 13 Set 2010, 20:58

Primeiramente gostaria de agradecer aos irmãos monzeiros por me receberem nesse fórum.
Bom, aí vai uma dúvida pra quem manja de monza:
tenho um monza 1.8 1995 EFI álcool, e consegui emprestado uma pistola de ponto...
Alguém pode me mostrar um desenho da polia com a marcação de 10°?
E a pistola tem regulagem para 1 bobina ou 2, qual devo usar?
Desde já agradeço
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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Rafaelo » 13 Set 2010, 21:20

benvindo ao forum, entao primeiramente é preciso saber se essa tua pistola de ponto tem avanço se tem otimo. se ela nao tiver avanço nao vai servir pro ajuste. pela tua descrição leva a crer que a pistola tem regulagem de avanço.

obs: pistola s/avanço so serve pra motores com marcação de graus no proprio corpo do motor oque nao é o caso do monza. o monza so tem marcação 0º pra regulagem do ponto.

antes de começar a regular, esquente o motor ate ligar a ventoinha na lenta, deixa desligar a ventoinha e faça um jumper nos terminais do conector ALDL A-B assim travaremos o ponto a 10º.

1º coloca o plug indutivo no cabo do cilindro 1º e observar uma setinha indicando a posição correta da garra induiva e ligue na bateria os cabos.
2º coloque 0º na pistola no regulador de avanço.
3º aponte a pistola pra polia do comando e aperte o gatilho e observe os flash's.
4º verifica se a marca da polia, está antes da marca 0º do 'bloco' no teu caso é um plastico protetor a marca, se tiver antes da marca quando der o flash esta otimo.
5º agora coloque 10º na pistola... e denovo aponte a pistola pra polia do comando e aperte o gatilho e observe os flash's.
6º com o gatilho apertado e olhando a "marcação do flash" peça pra alguem mexer no distribuidor ate observar quando as marca mostrada pela pistola "flash" conicedirem com 0º do 'bloco', feito isso teu motor esta a 10º.

desligue o jumper e ta pronto. use apenas 1 bobina na pistola (single coil)

obs: talvez o teu monza tenha uma marcação de graus em numeros la na polia auxiliar, oque facilita mais a etapa.
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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Paulo cesar m » 14 Set 2010, 08:26

Agradeço ao amigo pela resposta, mas ainda tenho uma duvida...
Apontando para a polia tem 3 marcações: uma na ponta em direção ao parabrisa, uma no meio e uma na outra ponta em direção á frente do carro.
Qual delas é o 0° e qual é o 10°?
Tenho essa imagem, mas quando faço deste jeito o distribuidor fica todo atrasado (virado para o parabrisa)...
http://i444.photobucket.com/albums/qq16 ... iagira.jpg
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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Éder Vian » 14 Set 2010, 08:48

Ola Paulo Cesar!
O ponto inicial de avanço, jampeado A+B, ñ seria 07° APMS, no monza a alcool?
No Manual do meu monza esta desta forma!
10° APMS, p/ Gasolina.
07º APMS, p/ Alcool.
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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Rafaelo » 14 Set 2010, 12:35

Paulo cesar m escreveu:Agradeço ao amigo pela resposta, mas ainda tenho uma duvida...
Apontando para a polia tem 3 marcações: uma na ponta em direção ao parabrisa, uma no meio e uma na outra ponta em direção á frente do carro.
Qual delas é o 0° e qual é o 10°?
Tenho essa imagem, mas quando faço deste jeito o distribuidor fica todo atrasado (virado para o parabrisa)...
http://i444.photobucket.com/albums/qq16 ... iagira.jpg

ve se na capa plastica estao com os graus estampados ali.

basta saber qual o grau usado no seu EFI, desse jeito entao e mais facil ainda do qual eu expliquei acima.

antes de começar a regular, esquente o motor ate ligar a ventoinha na lenta, deixa desligar a ventoinha e faça um jumper nos terminais do conector ALDL A-B assim travaremos o ponto...

1º coloca o plug indutivo no cabo do cilindro 1º e observar uma setinha indicando a posição correta da garra induiva e ligue na bateria os cabos.
2º coloque 0º na pistola no regulador de avanço.
3º aponte a pistola pra polia do auxiliar e aperte o gatilho e observe os flash's.
4º com o gatilho apertado e olhando a "marcação do flash" peça pra alguem mexer no distribuidor ate observar quando as marca mostradas na pistola se conicedirem com a marca do "capa da proteção da correia dentada"

aqui tem mais informações : viewtopic.php?f=50&t=14495&hilit=ponto+igni%C3%A7%C3%A3o
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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Paulo cesar m » 14 Set 2010, 13:54

No manual do meu está 10° para álcool e 7° para gasolina.
A dúvida é: qual ressalto da polia deve ficar em 0° e qual é em 10°?
obrigado
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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Carlos A. Freire » 14 Set 2010, 14:31

No Monza EFI, 7º APMS é usado apenas nos motores 2.0 álcool. Os motores 1.8 álcool ou gasolina e 2.0 gasolina todos EFI usam 10º APMS, conforme orientação do manual do proprietário.

Abs,

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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Paulo cesar m » 14 Set 2010, 18:05

Então eu posso seguir esse desenho: http://i444.photobucket.com/albums/qq16 ... iagira.jpg
Colocando a pistola em 0° ela terá de ficar no ressalto do meio e em 10° no ressalto da esquerda?
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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Éder Vian » 15 Set 2010, 09:05

Carlos A. Freire escreveu:No Monza EFI, 7º APMS é usado apenas nos motores 2.0 álcool. Os motores 1.8 álcool ou gasolina e 2.0 gasolina todos EFI usam 10º APMS, conforme orientação do manual do proprietário.

Abs,

Carlos Freire


Essa diferença de 03º, será q é perceptivel no rendimento do carro?? :smt017
Pois c/ 07º APMS, a mistura ar/combustivel vai estar um pouco mais comprimida na camara de explosão.
Abraço!
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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Carlos A. Freire » 15 Set 2010, 09:18

Colocando o ajuste da pistola em 10º, deve ficar com a primeira marcação, a da direita que é 0º. Se colocar em 0º ou se não tiver ajuste na pistola, o 10º será o da esquerda. Leve em conta que o motor gira no sentido horário. 0º será sempre a primeira marcação nos flash's da pistola com motor funcionando.
Levando o distribuidor para o lado do para brisas vai adiantar o ponto, para o lado do radiador vai atrasar.

Abs,

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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 15 Set 2010, 11:06

Éder escreveu:
Essa diferença de 03º, será q é perceptivel no rendimento do carro?? :smt017
Pois c/ 07º APMS, a mistura ar/combustivel vai estar um pouco mais comprimida na camara de explosão


3 graus de avanço ou retardo de centelha em qualquer motor vai dar diferença...e muita.

O avanço de centelha existe porque qdo a centelha dispara na câmara de compressão, a mistura ar+combustível demora um pouco para inflamar totalmente. Então, ANTES que o pistão atinja seu ponto superior máximo, a centelha já é disparada. Qdo a mistura inflamar totalmente, o pistão já terá atingido esse ponto, de forma a que a energia da explosão ocorra no momento em que o pistão já está começando a descer.
Se adiantarmos demais a centelha, essa explosão pode ocorrer antes, enqto o pistão ainda está subindo, o que provoca batida de pino e pode até detonar o motor.
Se atrasarmos demais, a explosão ocorrerá qdo o pistão já desceu um pouco, o que tirará rendimento do motor.

Abraços
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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 15 Set 2010, 11:42

Rafaelo escreveu:
pistola s/avanço so serve pra motores com marcação de graus no proprio corpo do motor oque nao é o caso do monza. o monza so tem marcação 0º pra regulagem do ponto.


Nos dois Monzas que tive existe na polia do virabrequim marcações dos graus em relação ao PMS:
(clique com o botão do mouse duas vezes para ampliar totalmente a foto e visualizar melhor as marcas)
Imagem


Eu possuo pistola estroboscópica sem indicação de graus e sem indutor (isso sim é um saco, pois é preciso desencaixar o cabo de vela e instalar uma derivação onde é conectado o cabo de alta da pistola).

Nos Monzas nunca precisei ver o ponto, mas no Chevette eu fazia isso sempre, baseando-me nas indicações mostradas na foto.

Abraços
Luiz Carlos
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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Paulo cesar m » 15 Set 2010, 13:28

Então tá certo, é só seguir essa imagem http://i444.photobucket.com/albums/qq16 ... iagira.jpg
o da esquerda é o 10° e o do meio é o 0°
Obrigado
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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Paulo cesar m » 15 Set 2010, 13:30

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Re: Pistola de ponto

Mensagempor Paulo cesar m » 17 Set 2010, 18:39

Por favor galera, quando eu coloco deste jeito o carro fica falhando na aceleração...
Imagem

O que eu devo fazer?
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