MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Pistola de ponto

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Pistola de ponto

Mensagempor Paulo cesar m » 13 Set 2010, 20:58

Primeiramente gostaria de agradecer aos irmãos monzeiros por me receberem nesse fórum.
Bom, aí vai uma dúvida pra quem manja de monza:
tenho um monza 1.8 1995 EFI álcool, e consegui emprestado uma pistola de ponto...
Alguém pode me mostrar um desenho da polia com a marcação de 10°?
E a pistola tem regulagem para 1 bobina ou 2, qual devo usar?
Desde já agradeço
Paulo cesar m

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan Class 2.0
Ano/Modelo: 1994/1995
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Pistola de ponto

Mensagempor Rafaelo » 13 Set 2010, 21:20

benvindo ao forum, entao primeiramente é preciso saber se essa tua pistola de ponto tem avanço se tem otimo. se ela nao tiver avanço nao vai servir pro ajuste. pela tua descrição leva a crer que a pistola tem regulagem de avanço.

obs: pistola s/avanço so serve pra motores com marcação de graus no proprio corpo do motor oque nao é o caso do monza. o monza so tem marcação 0º pra regulagem do ponto.

antes de começar a regular, esquente o motor ate ligar a ventoinha na lenta, deixa desligar a ventoinha e faça um jumper nos terminais do conector ALDL A-B assim travaremos o ponto a 10º.

1º coloca o plug indutivo no cabo do cilindro 1º e observar uma setinha indicando a posição correta da garra induiva e ligue na bateria os cabos.
2º coloque 0º na pistola no regulador de avanço.
3º aponte a pistola pra polia do comando e aperte o gatilho e observe os flash's.
4º verifica se a marca da polia, está antes da marca 0º do 'bloco' no teu caso é um plastico protetor a marca, se tiver antes da marca quando der o flash esta otimo.
5º agora coloque 10º na pistola... e denovo aponte a pistola pra polia do comando e aperte o gatilho e observe os flash's.
6º com o gatilho apertado e olhando a "marcação do flash" peça pra alguem mexer no distribuidor ate observar quando as marca mostrada pela pistola "flash" conicedirem com 0º do 'bloco', feito isso teu motor esta a 10º.

desligue o jumper e ta pronto. use apenas 1 bobina na pistola (single coil)

obs: talvez o teu monza tenha uma marcação de graus em numeros la na polia auxiliar, oque facilita mais a etapa.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Imagem
Galeria: Imagens/Vídeos
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI

Mensagempor Paulo cesar m » 14 Set 2010, 08:26

Agradeço ao amigo pela resposta, mas ainda tenho uma duvida...
Apontando para a polia tem 3 marcações: uma na ponta em direção ao parabrisa, uma no meio e uma na outra ponta em direção á frente do carro.
Qual delas é o 0° e qual é o 10°?
Tenho essa imagem, mas quando faço deste jeito o distribuidor fica todo atrasado (virado para o parabrisa)...
http://i444.photobucket.com/albums/qq16 ... iagira.jpg
Paulo cesar m

Mensagempor Éder Vian » 14 Set 2010, 08:48

Ola Paulo Cesar!
O ponto inicial de avanço, jampeado A+B, ñ seria 07° APMS, no monza a alcool?
No Manual do meu monza esta desta forma!
10° APMS, p/ Gasolina.
07º APMS, p/ Alcool.
Éder Vian
Monza 2.0 GLS 95/95 - Etanol
Éder Vian
Membro SL (Ní­vel 1)

Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995
Sist. Alimentação: EFI

Mensagempor Rafaelo » 14 Set 2010, 12:35

Paulo cesar m escreveu:Agradeço ao amigo pela resposta, mas ainda tenho uma duvida...
Apontando para a polia tem 3 marcações: uma na ponta em direção ao parabrisa, uma no meio e uma na outra ponta em direção á frente do carro.
Qual delas é o 0° e qual é o 10°?
Tenho essa imagem, mas quando faço deste jeito o distribuidor fica todo atrasado (virado para o parabrisa)...
http://i444.photobucket.com/albums/qq16 ... iagira.jpg

ve se na capa plastica estao com os graus estampados ali.

basta saber qual o grau usado no seu EFI, desse jeito entao e mais facil ainda do qual eu expliquei acima.

antes de começar a regular, esquente o motor ate ligar a ventoinha na lenta, deixa desligar a ventoinha e faça um jumper nos terminais do conector ALDL A-B assim travaremos o ponto...

1º coloca o plug indutivo no cabo do cilindro 1º e observar uma setinha indicando a posição correta da garra induiva e ligue na bateria os cabos.
2º coloque 0º na pistola no regulador de avanço.
3º aponte a pistola pra polia do auxiliar e aperte o gatilho e observe os flash's.
4º com o gatilho apertado e olhando a "marcação do flash" peça pra alguem mexer no distribuidor ate observar quando as marca mostradas na pistola se conicedirem com a marca do "capa da proteção da correia dentada"

aqui tem mais informações : viewtopic.php?f=50&t=14495&hilit=ponto+igni%C3%A7%C3%A3o
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Imagem
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor Paulo cesar m » 14 Set 2010, 13:54

No manual do meu está 10° para álcool e 7° para gasolina.
A dúvida é: qual ressalto da polia deve ficar em 0° e qual é em 10°?
obrigado
Paulo cesar m

Mensagempor Carlos A. Freire » 14 Set 2010, 14:31

No Monza EFI, 7º APMS é usado apenas nos motores 2.0 álcool. Os motores 1.8 álcool ou gasolina e 2.0 gasolina todos EFI usam 10º APMS, conforme orientação do manual do proprietário.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Ano/Modelo: 1996/1996
Combustível: Gasolina

Mensagempor Paulo cesar m » 14 Set 2010, 18:05

Então eu posso seguir esse desenho: http://i444.photobucket.com/albums/qq16 ... iagira.jpg
Colocando a pistola em 0° ela terá de ficar no ressalto do meio e em 10° no ressalto da esquerda?
Paulo cesar m

Mensagempor Éder Vian » 15 Set 2010, 09:05

Carlos A. Freire escreveu:No Monza EFI, 7º APMS é usado apenas nos motores 2.0 álcool. Os motores 1.8 álcool ou gasolina e 2.0 gasolina todos EFI usam 10º APMS, conforme orientação do manual do proprietário.

Abs,

Carlos Freire

Essa diferença de 03º, será q é perceptivel no rendimento do carro?? :smt017
Pois c/ 07º APMS, a mistura ar/combustivel vai estar um pouco mais comprimida na camara de explosão.
Abraço!
Éder Vian
Monza 2.0 GLS 95/95 - Etanol
Éder Vian
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor Carlos A. Freire » 15 Set 2010, 09:18

Colocando o ajuste da pistola em 10º, deve ficar com a primeira marcação, a da direita que é 0º. Se colocar em 0º ou se não tiver ajuste na pistola, o 10º será o da esquerda. Leve em conta que o motor gira no sentido horário. 0º será sempre a primeira marcação nos flash's da pistola com motor funcionando.
Levando o distribuidor para o lado do para brisas vai adiantar o ponto, para o lado do radiador vai atrasar.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 15 Set 2010, 11:06

Éder escreveu:
Essa diferença de 03º, será q é perceptivel no rendimento do carro?? :smt017
Pois c/ 07º APMS, a mistura ar/combustivel vai estar um pouco mais comprimida na camara de explosão

3 graus de avanço ou retardo de centelha em qualquer motor vai dar diferença...e muita.

O avanço de centelha existe porque qdo a centelha dispara na câmara de compressão, a mistura ar+combustível demora um pouco para inflamar totalmente. Então, ANTES que o pistão atinja seu ponto superior máximo, a centelha já é disparada. Qdo a mistura inflamar totalmente, o pistão já terá atingido esse ponto, de forma a que a energia da explosão ocorra no momento em que o pistão já está começando a descer.
Se adiantarmos demais a centelha, essa explosão pode ocorrer antes, enqto o pistão ainda está subindo, o que provoca batida de pino e pode até detonar o motor.
Se atrasarmos demais, a explosão ocorrerá qdo o pistão já desceu um pouco, o que tirará rendimento do motor.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 94 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Ano/Modelo: 1994/1994

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 15 Set 2010, 11:42

Rafaelo escreveu:
pistola s/avanço so serve pra motores com marcação de graus no proprio corpo do motor oque nao é o caso do monza. o monza so tem marcação 0º pra regulagem do ponto.

Nos dois Monzas que tive existe na polia do virabrequim marcações dos graus em relação ao PMS:
(clique com o botão do mouse duas vezes para ampliar totalmente a foto e visualizar melhor as marcas)
Imagem

Eu possuo pistola estroboscópica sem indicação de graus e sem indutor (isso sim é um saco, pois é preciso desencaixar o cabo de vela e instalar uma derivação onde é conectado o cabo de alta da pistola).

Nos Monzas nunca precisei ver o ponto, mas no Chevette eu fazia isso sempre, baseando-me nas indicações mostradas na foto.

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor Paulo cesar m » 15 Set 2010, 13:28

Então tá certo, é só seguir essa imagem http://i444.photobucket.com/albums/qq16 ... iagira.jpg
o da esquerda é o 10° e o do meio é o 0°
Obrigado
Paulo cesar m

Mensagempor Paulo cesar m » 15 Set 2010, 13:30

Paulo cesar m

Mensagempor Paulo cesar m » 17 Set 2010, 18:39

Por favor galera, quando eu coloco deste jeito o carro fica falhando na aceleração...
Imagem
O que eu devo fazer?
Paulo cesar m

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 17 Set 2010, 20:15

Paulo Cesar, é comum em Monzas a polia do vira ter um coxim de borracha entre a parte externa e a interna.
Essa borracha costuma descolar, fazendo com que as marcas fiquem fora da posição original.

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor Carlos A. Freire » 18 Set 2010, 08:42

Além da dica do Luiz Carlos, a correia dentada com um ou dois dentes fora da posição correta, vai deixar o motor fora de sincronismo e o ponto de avanço inicial nunca ficará correto. Ou seja, para não perder em desempenho, terá que adiantar muito o ponto para que o motor funcione de forma razoável.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor Rafaelo » 18 Set 2010, 11:04

se a pistola tem avanço o mais rapido e preciso e pela polia de comando, como expliquei no "1º post". é claro se a dica do pessoal tiver todas conferidas, senao nao adianta de nada. revise antes o sincronismo e se a polia nao esta torta, se tiver torva use a do comando como referencia na medição que ela nao mente.
Imagem
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor Paulo cesar m » 18 Set 2010, 17:37

E como eu faço pra saber se essa borracha descolou?
Abraço
Paulo cesar m

Mensagempor waldir » 18 Set 2010, 20:01

Paulo Cesar,

Penso que somente tirando a polia de serviços e exaaminando, prendendo numa morça e tentando virar pelo diâmetro maior.
Porém, ela pode ter 'corrido' um pouco e acentado novamente. Se estiver frouxa ela giraria em falso.
Valeria a pena tirar a polia de serviços, o esticador da correia do alternador, a capa e verificar se tem nela o referêncial do ponto zero.
Em seguida checar o posicionamento da correia dentada/sincronização se está correto com as marcações. Antes disso, tire a vela do primeiro cilindro e insira uma chave de fenda longa no buraco e peça para alguem apoiar a chave e não deixar que ela fique presa qdo movimentar a polia colocando o primeiro pistão em PMS.
Se a do virabrequim vc posicionar corretamente e a superior do CV estiver também virada para baixo (180º) gire mais uma vez pela CV até posicionar corretamente e verá que as duas estão sicronizadas. (ou não como diria Caetano <:o) Se não estiverem sincronizadas há que se posicionar corretamente a Correia dentada.
Isto posto, corretamente, e verificado se o pistão está em PMS, recoloque a polia de serviços. E a partir daí poderá ser verificado se os 'dentinhos' da polia correspondem com alguma marcação na capa plastica.
Se não tiver marcação na capa, faça uma com tinta branca, corretor de texto como foi dito acima.
Onde eu levei para conferir o avanço me disseram que é o ponto zero é o rebaixo maior e central, ficando 5 dentinhos à esquerda e 5 à direita.
O meu, por ter sido trocado o distribuidor à base de troca há quase 2 anos, e acertado o ponto 'de ouvido' a pistola mostrou que estava com 12º e foi ajustado para 7º e ficou lisinho.

É isto, mas aguarde outras confirmações... foi o que eu fiz por não ter mais a marca na capa antiga e a capa 'genérica' de $56,00 também não havia marcação.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
waldir

Monza: Sedan Hi-Tech 2.0

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 19 Set 2010, 17:09

Como o Waldir escreveu, com uma chave de fenda (pode ser grossa) dá para se determinar perfeitamente o PMS do cilindro 1 e verificar se a marca na polia está correta.
Acho a opção mais fácil.
O problema é que necessita de um ajudante competente. :(
Se houver por perto uma oficina que possua um indicador de PMS (toda boa oficina tem de ter um, pois alguns carros (motores Fire, por ex.) precisam dessa ferramenta para troca de correia dentada),é a melhor opção.

Abraços
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)

Mensagempor Rafaelo » 19 Set 2010, 23:02

outra maneira muito facil de indentificar o PMS do 1º e tirar a tampa do distribuidor e localizar o rotor. se a ponta do rotor apontar pra cima e pra esquerda(olhando ele de frente), vc ta em PMS do 1º cilindro. ao meu ver é o mais pratico, visualmente sozinho ja identifica.

olhando ele de frente. "+" indica o 1º cilindro.
+ 0
0 0
Imagem
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor Paulo cesar m » 20 Set 2010, 11:14

Então, eu fiz como o Rafaelo falou, regulei pela polia do comando deixando o avanço da pistola em 10° e alinhando a marca da polia com a marca da capa plástica.
Desta forma, a marcação da polia de baixo em 10° ficou exatamente no ressalto do meio, com 5 dentinhos à esquerda e 5 à direita.
Será que agora tá certo?
obrigado
Paulo cesar m

Mensagempor Carlos A. Freire » 20 Set 2010, 14:07

Está errado. Na polia do Monza 0º é a primeira marcação. Se não ficaria 10/ 5/ 0 / -5 /-10 não acha?

O marcação do comando coincide com a marca na chapa de proteção traseira da correia.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor toco » 29 Set 2010, 16:00

Monzeiros de plantão,me tirem uma duvida.....estava em uma oficina fazendo um orçamento, e conversando com o mecanico,pedi a ele pra medir com a pistola se estava fora do ponto ou não....ele mediu e deu 13,9º e disse estar correto.

Por favor comentem a respeito
Mode birita ativado [on]

'O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma está sempre certa e a outra é o marido...(Luiz Fernando Verissimo)
fotos...
viewtopic.php?f=33&t=15698
toco
Membro Classic (Ní­vel 7)

Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1991/1991
Sist. Alimentação: Carburador 2E

Próximo

Voltar para Mecânica Geral