MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Válvula termostática onde fica?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Válvula termostática onde fica?

Mensagempor chinesinho » 31 Ago 2010, 21:40

Estou com esse monza 1.6 1982 a uns 2 meses e ele é super confortável, depois que comprei e comecei a rodar paguei uma boa grana para trocar algumas peças desse carro (ficou 5 anos parado) e estava rodando super bem, só que essa semana estourou o radiador e descobri que deveria ter pedido para revisar o sistema de arrefecimento, a temperatura nunca marcava quente e a ventoinha quase não ligava, como rodo pouco só percebi essa semana... lendo alguns tópicos aqui parece ser fácil de trocar essa valvula e as cebolinhas, mas estou meio em dúvida onde fica a válvula e para que serve as 2 cebolinhas que tem na saida de água do motor para o radiador... Agradeço a ajuda dos colegas...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
ImagemImagemImagem
Monza 1982 1.6 4 marchas 2º Dono
chinesinho

Estado: SP - São Paulo
Monza: Hatch 1.6
Ano/Modelo: 1982/1982
Combustível: Gasolina

Re: Válvula termostática onde fica?

Mensagempor dbzronaldo » 31 Ago 2010, 22:37

amigo, pelo q eu sei e conhesso, é o numero 3.
olha.

http://www.amarascoautopecas.com.br/pro ... i-91-.html
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Estado: PR - Paraná
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1993/1993
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor John Cleiton » 01 Set 2010, 08:33

O meu eu deixei sem vávula termostática mesmo, não sofro nada com ele nem em dia frio, foi conselho de um ex-mozeiro pois teve q trocar junta do cabeçote duas vezes por causa da maldita valvula termostática, que hora funcionava bem e hora não...Então preferi não arriscar, e tem outra pelo menos sei que a agua ta correndo sempre pelo motor, não tenho a preocupação de ferver...Valew!
John Cleiton
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Estado: SC - Santa Catarina
Monza: Sedan SL 1.8
Ano/Modelo: 1984/1984

Mensagempor Carlos A. Freire » 01 Set 2010, 09:00

A válvula termostática de qualquer Monza de qualquer ano modelo ou motorização fica onde está assinalado na foto, na posição 3.

Trocar a válvula termostática, interruptor térmico do radiador (cebolão) que fica no radiador dos modelos carburados e MPFI, sensor de temperatura de partida a frio (carburado álcool) ou sensor de temperatura do Monza EFI (álcool ou gasolina) são simples, porém, deve sangrar o sistema de arrefecimento para retirada de ar. Se não o fizer ou não saber como fazer, a bomba d'água terá dificuldade em fazer o líquido de arrefecimento circular e, poderá provocar super aquecimento no motor. Fique atento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996

Mensagempor kraudyu » 01 Set 2010, 18:02

John Cleiton escreveu:O meu eu deixei sem vávula termostática mesmo, não sofro nada com ele nem em dia frio, foi conselho de um ex-mozeiro pois teve q trocar junta do cabeçote duas vezes por causa da maldita valvula termostática, que hora funcionava bem e hora não...Então preferi não arriscar, e tem outra pelo menos sei que a agua ta correndo sempre pelo motor, não tenho a preocupação de ferver...Valew!

Se ferveu, é porque faltou manutenção ou atenção do propietário, mas é mais fácil tirar a válvula termostática e mascarar um real problema no sistema de arrefecimento. Eu digo com veemência: Use a válvula, ela só traz benefícios ao motor, e quando ela dá problema é muito fácil de descobrir e solucionar, é só manter o sistema em ordem e ficar de olho no ponteiro da temperatura. Quando o ponteiro da temperatura do meu SL/E passa do marcação do meio (aconteceu 2 vezes por causa de mal contato no fusível da ventoinha) eu paro o carro e verifíco, meu motor nunca ferveu, e sempre usei válvula termostática :smt023
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagempor Rafaelo » 01 Set 2010, 18:22

kraudyu escreveu: só manter o sistema em ordem e ficar de olho no ponteiro da temperatura. Quando o ponteiro da temperatura do meu SL/E passa do marcação do meio (aconteceu 2 vezes por causa de mal contato no fusível da ventoinha) eu paro o carro e verifíco, meu motor nunca ferveu, e sempre usei válvula termostática :smt023

verdade, o motor precisa aquecer pra ficar economico e ter um desempenho melhor. andar com o motor frio gasta mais combustivel e nao desenvolve. vale o mesmo pra carburado. so que com IE a correçoes e ajuste em tempo real oque acaba melhorando ainda mais esse aspecto.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Imagem
Galeria: Imagens/Vídeos
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Sist. Alimentação: MPFI

Mensagempor José Leal » 01 Set 2010, 21:43

China, bem vindo!

Vamos ver se posso ajudar:
chinesinho escreveu:(...)Imagem

1- Sensor de temperatura do painel.
2- Sensor de temperatura da partida a frio. Certamente esse carro é álcool.
3- Corpo da válvula termostática.

Imagem

4- Tubo de distribuição de água, que passa por trás do cabeçote e por baixo do coletor de admissão. Recomendo que, já que o carro ficou muito tempo parado, vc troque esse tubo, pois certamente estará ressecado.
José Leal
MODERADOR

Estado: GO - Goiás
Monza: Não tenho Monza! :(

Mensagempor John Cleiton » 01 Set 2010, 21:57

Então galera o q tenho a dizer q cada um cada um né...Eu prefiro deixar assim, e nem por isso meu Monza perde Potência, qnto ao consumo faz média de 12km/l na estrada ( solex simples) a base de 80km a 100km, mesmo sem a válvula ele anda muito bem, ( ainda q em SC tem feito frio nesses dias) antes de sair pela manha só deixo uns 5 min ligado na lenta, e não tem crise, não se embanana em nada sei q a recomendação é usar a valvula pois o proprio fabricante recomenda né...Então é isso, q ninguém ande sem a valvula termostatica porque leu o q eu escrevi, eu faço isso no meu carro!, o correto é a valvula, mas eu não confio nas atuais....ja vi muito carro novin fervendo aí...
Um abraço a todos ai..
John Cleiton
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor kraudyu » 01 Set 2010, 22:51

John Cleiton escreveu:Então galera o q tenho a dizer q cada um cada um né...Eu prefiro deixar assim, e nem por isso meu Monza perde Potência, qnto ao consumo faz média de 12km/l na estrada ( solex simples) a base de 80km a 100km, mesmo sem a válvula ele anda muito bem, ( ainda q em SC tem feito frio nesses dias) antes de sair pela manha só deixo uns 5 min ligado na lenta, e não tem crise, não se embanana em nada sei q a recomendação é usar a valvula pois o proprio fabricante recomenda né...Então é isso, q ninguém ande sem a valvula termostatica porque leu o q eu escrevi, eu faço isso no meu carro!, o correto é a valvula, mas eu não confio nas atuais....ja vi muito carro novin fervendo aí...
Um abraço a todos ai..

Aí se um dia seu carro ferver por exemplo: um problema no cebolão, a solução vai ser andar sem cebolão :lol: :lol: KKKK, mas eu não tenho nada a ver com isso :shock: Fui KKKK
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagempor chinesinho » 01 Set 2010, 23:25

Imagem

Obrigado pela ajuda, então não está marcando direito a temperatura, o carro é a gasolina (1.6) vou mudar o fio da cebolinha, tem um outro fio preto bem mais curto e solto será que é o terra? Então agora nesse começo de mÊs vou dar uma geral no sistema de arrefecimento e vou colocar a Válvula que está faltando (acredito também que se não fosse importante nem teria) e trocar a cebolinha e o cebolão e limpar o radiador...
ImagemImagemImagem
chinesinho

Mensagempor Rafaelo » 02 Set 2010, 01:42

amigo pra sabe se o relogio da temperatura esta funcionando pegue esse fio 2 e encoste no parafuso do cabeçote por exemplo ou em qualquer ponto negativo limpo e ligue a ignição do carro onde acende as luzes do painel.

se estiver funcionando o ponteiro vai todo pro lado... senao se mexer o problema pode estar no sensor ou na fiação.

sim coloque a VT devolta, nao ande com o motor frio, ate pq se teu motor sobreaquecer tu vai ver no painel uma luz bem grande vermelha ascender!

o fio de sinal do relogio da temperatura é o azul original, esse mesmo da foto 2. tire um desdes sensores e procure por 120º grafado no corpo pq existe outro tipo de sensor iqual a essa da temperatura.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Imagem
Galeria: Imagens/Vídeos
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Sist. Alimentação: MPFI

Mensagempor John Cleiton » 02 Set 2010, 10:09

"Aí se um dia seu carro ferver por exemplo: um problema no cebolão, a solução vai ser andar sem cebolão KKKK, mas eu não tenho nada a ver com isso Fui KKKK "

Acontece q ele não vai ferever...hehe;;;ele anda friozinho friozinho, não preciso nem esquentar a cabeça com isso...mesmo q anda com ou sem o cebolão sei q a agua está refrigerendo o motor..vlaew!!.hehee :smt023
John Cleiton
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor kraudyu » 02 Set 2010, 12:35

John Cleiton escreveu:
Acontece q ele não vai ferever...hehe;;;ele anda friozinho friozinho, não preciso nem esquentar a cabeça com isso...mesmo q anda com ou sem o cebolão sei q a agua está refrigerendo o motor..vlaew!!.hehee :smt023

:smt005 :smt005 :smt005 :smt005 Essa foi a melhor, fico por aqui KKKK :smt005 :smt005 :lol:
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagempor John Cleiton » 02 Set 2010, 13:12

Fika mesmo, q com pessoas com "alto conhecimento" em motores como vc não adianta discutir, pois vc sabe td eu nada ai da nisso né...Valew! :smt023
Qndo eu falei mesmo q eu ande sem o cebolão, foi ironia da minha, parte mais se vc não entendeu,td bem! :smt005
Alias estava vendo um tópico seu do ano passado se não me engano, e vc mesmo viu q essas valvulas termostaticas são uma mer...se elas funionasse como devem seria uma blza, mas uma hora ou outra ela não abre, e isso é real, trabalho em retífica e esculto a mesma coisa de sempre, que aconteceu superaquecimento por causa da valvula termostática...Até então estava postando a minha opinião, sem desvalorizar a opinião de nenhum , até falei q o correto é usar a valvula, ( q eu faço isso pq é no meu carro e não me importo de esperar um pouco mais pra aquecer) e vc vem querer me tirar cara, té imagino o tipo de Monzeiro que vc é!
John Cleiton
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor John Cleiton » 02 Set 2010, 13:33

Além do mais estava vendo em outros vários tópicos vc tirando com outros monzeiros, se achando o sabe td..eu heim..
John Cleiton
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor kraudyu » 02 Set 2010, 13:43

Primeiramente, eu não tenho Monza, tenho Kadett, e é lógico que eu entendi o que você quis dizer no seu antepenúltimo comentário, também só estou brincando. E onde é que eu escrevi que essas válvulas termostáticas são umas merd..., sendo que eu sempre usei no meu Kadett? Dizer que válvula termostática causa superaquecimento é até aceitável para uma pessoa que não entende de mecânica, mas isso vindo de alguém que trabalha com motores é complicado (essa é a minha opinião). Eu, sabe tudo? KKK, se eu soubesse tudo não estaria num fórum para procurar informações, o que eu faço é brincar, agora se a pessoa não entende aí não posso fazer nada.
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagempor John Cleiton » 02 Set 2010, 13:55

Já q vc baixou tanto o nivel assim sem comentários...prefiro não discutir com vc. Obrigado pelo elogio.
Grande abraço!
John Cleiton
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor kraudyu » 02 Set 2010, 13:57

Baixou o nível? KKK, depois dessa eu é que não quero discutir com você colega!!!
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagempor dbzronaldo » 02 Set 2010, 13:58

calminha ai galera.

xD

xD

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor John Cleiton » 02 Set 2010, 14:01

BRiga! BRiga! Briga!!kkkkk
Blza...vamos parar então cara, nossa discução nao vai levar a nada prefiro continuar no forum com uma boa relação com vc, pois vamos nos encontrar com opiniões em outros tópicos...gosto de estar de bem com as pessoas...o q acha...amigos??kkkkk
John Cleiton
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor Rodrigo Caires » 02 Set 2010, 14:16

Pois é, pessoal...

Não vamos ficar brigados, cria um clima chato...
Temos que expor nossas opiniões e aceitar a dos outros...tem de ser recíproco!

Vamos deixar essa história de lado e voltar ao intuito do Tópico, onde JUNTOS ajudaremos o amigo resolver o problema do monzão dele da maneira mais fácil...

Monza, Kaddet, Ipanema...somos todos irmãos!!!
Rodrigo C. Solposto
1.8 Alcool, Carburador Brosol 2E.
Preto Cadillac....BANDIDO
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=11669
Reforma Parc. viewtopic.php?f=43&t=15158&p=170774#p170774
Rodrigo Caires
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Ano/Modelo: 1985/1986
Sist. Alimentação: Carburador 2E

Mensagempor dbzronaldo » 02 Set 2010, 17:44

isso ai galera.

não podemos ficar brigados com ninguem.
pq estamos aki em busca de conhecimento, e claro, ajudar em que for precizo nossos irmãos monzeiros.
só não podemos discutir por gosto,e opnião.
xD
pq cada um tem o(a) SEU/SUA,

resumindo.
gosto é igual
é igual impreção digital, cada um tem a sua. xD

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor kraudyu » 02 Set 2010, 17:48

Tudo em paz John Cleiton :smt023
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagempor chinesinho » 11 Set 2010, 18:49

Imagem

Então troquei as cebolinhas, comprei a valvúla termostática e quando o mecânico foi por as peças aconteceu esse imprevisto o cotovelo da válvula quebrou e não encontro essa peça em lugar nenhum, comprei esse novo e o vendedor me garantiu que serviria, mas as abas que tem na nova não deixam a valvúla encaixar, será que esse cotovelo dos monzas 1.8 serve no meu 1.6? Estou louco atrás dessa peça e nenhuma loja de peças aqui da minha cidade tem e os desmanches tão pouco... o que posso fazer?
ImagemImagemImagem
chinesinho

Mensagempor jhsantana » 11 Set 2010, 20:50

Bom vale deixar bem claro aqui que a intenção deste fórum é para podermos adquirir conhecimento, então deixemos os pormenores de lado e vamos ao que interessa.
Vale lembrar que nada adianta se o dono do carro ficar usando somente água no sistema de arrefecimento, vai enferrujar tudo, e ai meus amigos de nada adianta colocar valvula,interruptor térmico ou bomba nova, porque vai enferrujar tudo, e como bem disse nosso amigo Carlos Freire, tem que saber fazer sangria do sistema piois se der bolha de ár vai continuar esquentando do mesmo jeito.
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
jhsantana
Membro Classic (Ní­vel 7)

Estado: MG - Minas Gerais
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1988/1988