Página 1 de 7

Vacuômetro

Enviado: 03 Mai 2010, 16:45
por AlexNet
Como funciona o vacuômetro do monza?

Re: Vacuômetro

Enviado: 03 Mai 2010, 19:13
por José Leal
Alex, resumidamente, o vacuômetro possui uma mangueira que é ligada no painel e dependendo do ano/versão do seu Monza, é ligada no coletor de admissão ou na flauta distribuidora de vácuo.

Faça uma pesquisa pelo fórum, que vc terá informações detalhadas. Se não encontrar o que procura, pode perguntar a vontade.

Re: Vacuômetro

Enviado: 04 Mai 2010, 09:25
por Leocastro
Bem, resumidamente, o vacuômetro tem finalidade de Econômetro. Nos carburados, a medida que você pisa no acelerador, você aumenta o vácuo na admissão, fazendo com que se admita maior mistura Ar combustível, logicamente, está entrando mais combustível. Nos carburados até que dá pra se economizar combustível baseando-se no ponteiro! Já que, se você pisar menos, menos combustível será jogado. Já nos com Injeção, é diferente. Você até pode pisar mais, aumentando o vácuo, porém, a injeção só manda a quantidade correta de combustível. Logo, o vacuometro estaria "mentindo" pra você, dizendo que tá jogando muito combustível e na verdade pode não estar jogando!

No youtube tem um video do Auto Esporte, comparando ele com o econometro do Mille Economy.

Espero que entendeu! Qualquer dúvida, pergunte!

Re: Vacuômetro

Enviado: 04 Mai 2010, 09:32
por AlexNet
Então, o meu é ligado no coletor de admissão. Basicamente eu entendo o funcionamento dele, a minha dúvida é como funciona o "relógio". O "relógio" do vacuômetro do meu monza fica sempre com o ponteiro travado pra cima, não se move. Eu gostaria de saber como funciona este "relógio". Ele deve ficar travado pra cima ou pra baixo. Ele se move em alguma situação? Não encontrei nada a respeito de como deve ser o funcionamento deste "relógio".

Re: Vacuômetro

Enviado: 04 Mai 2010, 09:36
por RicardoDS
Com o carro desligado ele tem que ficar lá em cima.
Com o carro ligado, sem acelerar, ele tem que ficar bem em baixo.
Ao pisar no acelerador (logicamente, com o carro ligado) o ponteirinho "pula" pra cima.

Re: Vacuômetro

Enviado: 04 Mai 2010, 09:40
por Leocastro
AAAAAHHH Tá! Bem, com o carro desligado, ele fica sempre apontando pra cima, ao ligar o carro, o ponteiro tem que baixar. E quando você pisa no acelerador, ele sobe na relação que cria o vácuo na admissão.
Já que o teu não está funcionando, pode ser que esteja desligado. Caso esteja ligado, a mangueira pode estar entupida. Aconteceu isso no meu kadett!
Abração!

Re: Vacuômetro

Enviado: 04 Mai 2010, 10:00
por AlexNet
Valeu pessoal. Valeu mesmo. Sabadão eu vou dar uma "fuçada" nos componentes pra ver se consigo fazer o meu funcionar direito.
Acho que não é problema com o caninho, nem com a conexão com o painel, porque quando eu sugo o ar no caninho o ponteiro move-se para baixo, acredito ser um problema no próprio "relógio" ou naquela válvula que sai do coletor de admissão onde se encaixa o caninho.

Abs.

Re: Vacuômetro

Enviado: 04 Mai 2010, 11:10
por Leocastro
Se quando você suja, ele abaixa, logo está funcionando! Ou está deligado ou a mangueira está entupida então!