Vacuômetro

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
AlexNet
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 18 Abr 2010, 17:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Vacuômetro

Mensagempor AlexNet » 03 Mai 2010, 16:45

Como funciona o vacuômetro do monza?

Avatar do usuário
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7267
Registrado em: 07 Fev 2008, 12:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Vacuômetro

Mensagempor José Leal » 03 Mai 2010, 19:13

Alex, resumidamente, o vacuômetro possui uma mangueira que é ligada no painel e dependendo do ano/versão do seu Monza, é ligada no coletor de admissão ou na flauta distribuidora de vácuo.

Faça uma pesquisa pelo fórum, que vc terá informações detalhadas. Se não encontrar o que procura, pode perguntar a vontade.

Avatar do usuário
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5427
Registrado em: 27 Nov 2009, 07:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vacuômetro

Mensagempor Leocastro » 04 Mai 2010, 09:25

Bem, resumidamente, o vacuômetro tem finalidade de Econômetro. Nos carburados, a medida que você pisa no acelerador, você aumenta o vácuo na admissão, fazendo com que se admita maior mistura Ar combustível, logicamente, está entrando mais combustível. Nos carburados até que dá pra se economizar combustível baseando-se no ponteiro! Já que, se você pisar menos, menos combustível será jogado. Já nos com Injeção, é diferente. Você até pode pisar mais, aumentando o vácuo, porém, a injeção só manda a quantidade correta de combustível. Logo, o vacuometro estaria "mentindo" pra você, dizendo que tá jogando muito combustível e na verdade pode não estar jogando!

No youtube tem um video do Auto Esporte, comparando ele com o econometro do Mille Economy.

Espero que entendeu! Qualquer dúvida, pergunte!
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991
Astra Belga SW
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=33&t=21828
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Cabeçote LFVT (Low Friction Valve Train) Roletado N20XF
Freios dianteiros 254mm Vectra B e freios traseiros 270mm a disco do Vectra B.
Motronic 1.5.4

AlexNet
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 18 Abr 2010, 17:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vacuômetro

Mensagempor AlexNet » 04 Mai 2010, 09:32

Então, o meu é ligado no coletor de admissão. Basicamente eu entendo o funcionamento dele, a minha dúvida é como funciona o "relógio". O "relógio" do vacuômetro do meu monza fica sempre com o ponteiro travado pra cima, não se move. Eu gostaria de saber como funciona este "relógio". Ele deve ficar travado pra cima ou pra baixo. Ele se move em alguma situação? Não encontrei nada a respeito de como deve ser o funcionamento deste "relógio".

Avatar do usuário
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6013
Registrado em: 14 Jan 2007, 12:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vacuômetro

Mensagempor RicardoDS » 04 Mai 2010, 09:36

Com o carro desligado ele tem que ficar lá em cima.
Com o carro ligado, sem acelerar, ele tem que ficar bem em baixo.
Ao pisar no acelerador (logicamente, com o carro ligado) o ponteirinho "pula" pra cima.

Avatar do usuário
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5427
Registrado em: 27 Nov 2009, 07:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vacuômetro

Mensagempor Leocastro » 04 Mai 2010, 09:40

AAAAAHHH Tá! Bem, com o carro desligado, ele fica sempre apontando pra cima, ao ligar o carro, o ponteiro tem que baixar. E quando você pisa no acelerador, ele sobe na relação que cria o vácuo na admissão.
Já que o teu não está funcionando, pode ser que esteja desligado. Caso esteja ligado, a mangueira pode estar entupida. Aconteceu isso no meu kadett!
Abração!
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991
Astra Belga SW
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=33&t=21828
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Cabeçote LFVT (Low Friction Valve Train) Roletado N20XF
Freios dianteiros 254mm Vectra B e freios traseiros 270mm a disco do Vectra B.
Motronic 1.5.4

AlexNet
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 18 Abr 2010, 17:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vacuômetro

Mensagempor AlexNet » 04 Mai 2010, 10:00

Valeu pessoal. Valeu mesmo. Sabadão eu vou dar uma "fuçada" nos componentes pra ver se consigo fazer o meu funcionar direito.
Acho que não é problema com o caninho, nem com a conexão com o painel, porque quando eu sugo o ar no caninho o ponteiro move-se para baixo, acredito ser um problema no próprio "relógio" ou naquela válvula que sai do coletor de admissão onde se encaixa o caninho.

Abs.

Avatar do usuário
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5427
Registrado em: 27 Nov 2009, 07:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vacuômetro

Mensagempor Leocastro » 04 Mai 2010, 11:10

Se quando você suja, ele abaixa, logo está funcionando! Ou está deligado ou a mangueira está entupida então!
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991
Astra Belga SW
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=33&t=21828
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Cabeçote LFVT (Low Friction Valve Train) Roletado N20XF
Freios dianteiros 254mm Vectra B e freios traseiros 270mm a disco do Vectra B.
Motronic 1.5.4

AlexNet
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 18 Abr 2010, 17:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vacuômetro

Mensagempor AlexNet » 10 Mai 2010, 21:27

E aquela válvula sextavada que está no coletor de admissão, onde é ligado o hidrovácuo e o canutilho do vacuômetro? Será que ela pode estar entupida devido a oxidação ou outros resíduos? É possível removê-la para verificar se há entupimento?

PS: Já verifiquei o canutilho que vai para o painel. Conexão com o painel. Tudo Ok.

Avatar do usuário
dathus
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 86
Registrado em: 25 Dez 2010, 00:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vacuômetro

Mensagempor dathus » 05 Jan 2011, 20:25

Alguem ai sabe o nome da bendita valvula sextavada.. ou como desentopir a safada? o meu tava muito sujo.. e funcionava.. dai a 3 dias o ponteirinhu começo a subir até morre la em cima :) "o danado" agora removi ela.. com uma chave de boca 22.. ela tem 4 entradas alem da que vai fixa no tubo de admissao. 1 maior vaio para o hidrovaco. essa o diametro é enorme.. nao entope mesmo! outra um pouco ao lado.. que vai num diafragma do carburador.. " entopida " nao sei se regula a lenta.. ou avanço de algo.., outra acima.. do VACUOMETRO " essa entopida" o furo é tao fino. que nem agulha nao limpa o furo. e outra que vai para o ar condicionado.

bom alguem ai sabe como limpar? deixei de molho no ant ferrugem..no sabao em pó.. cutuquei com arame.. bati ar.. do compressor.. e nada! ou preciso do nome pra compra outra ou de alguma dica pra desentopir.. isso!.. falar nisso.. o monza tem um filtro na entrada de ar do cabeçote.. aquele filtro do meu estava tao sujo. que nem passava nada.. depois que limpei.. alguma sujeira deve ter passado pelo carburador e entopido a safada valvula.. mas demoro 1 ano pra isso acontece.
TO DE VOLTA NO MONZAO!...


Voltar para “Mecânica Geral”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: erivone, Google [Bot] e 10 visitantes