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Vacuômetro

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Vacuômetro

Mensagempor AlexNet » 03 Mai 2010, 16:45

Como funciona o vacuômetro do monza?
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Re: Vacuômetro

Mensagempor José Leal » 03 Mai 2010, 19:13

Alex, resumidamente, o vacuômetro possui uma mangueira que é ligada no painel e dependendo do ano/versão do seu Monza, é ligada no coletor de admissão ou na flauta distribuidora de vácuo.

Faça uma pesquisa pelo fórum, que vc terá informações detalhadas. Se não encontrar o que procura, pode perguntar a vontade.
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Re: Vacuômetro

Mensagempor Leocastro » 04 Mai 2010, 09:25

Bem, resumidamente, o vacuômetro tem finalidade de Econômetro. Nos carburados, a medida que você pisa no acelerador, você aumenta o vácuo na admissão, fazendo com que se admita maior mistura Ar combustível, logicamente, está entrando mais combustível. Nos carburados até que dá pra se economizar combustível baseando-se no ponteiro! Já que, se você pisar menos, menos combustível será jogado. Já nos com Injeção, é diferente. Você até pode pisar mais, aumentando o vácuo, porém, a injeção só manda a quantidade correta de combustível. Logo, o vacuometro estaria "mentindo" pra você, dizendo que tá jogando muito combustível e na verdade pode não estar jogando!

No youtube tem um video do Auto Esporte, comparando ele com o econometro do Mille Economy.

Espero que entendeu! Qualquer dúvida, pergunte!
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Re: Vacuômetro

Mensagempor AlexNet » 04 Mai 2010, 09:32

Então, o meu é ligado no coletor de admissão. Basicamente eu entendo o funcionamento dele, a minha dúvida é como funciona o "relógio". O "relógio" do vacuômetro do meu monza fica sempre com o ponteiro travado pra cima, não se move. Eu gostaria de saber como funciona este "relógio". Ele deve ficar travado pra cima ou pra baixo. Ele se move em alguma situação? Não encontrei nada a respeito de como deve ser o funcionamento deste "relógio".
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Re: Vacuômetro

Mensagempor RicardoDS » 04 Mai 2010, 09:36

Com o carro desligado ele tem que ficar lá em cima.
Com o carro ligado, sem acelerar, ele tem que ficar bem em baixo.
Ao pisar no acelerador (logicamente, com o carro ligado) o ponteirinho "pula" pra cima.
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Re: Vacuômetro

Mensagempor Leocastro » 04 Mai 2010, 09:40

AAAAAHHH Tá! Bem, com o carro desligado, ele fica sempre apontando pra cima, ao ligar o carro, o ponteiro tem que baixar. E quando você pisa no acelerador, ele sobe na relação que cria o vácuo na admissão.
Já que o teu não está funcionando, pode ser que esteja desligado. Caso esteja ligado, a mangueira pode estar entupida. Aconteceu isso no meu kadett!
Abração!
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Re: Vacuômetro

Mensagempor AlexNet » 04 Mai 2010, 10:00

Valeu pessoal. Valeu mesmo. Sabadão eu vou dar uma "fuçada" nos componentes pra ver se consigo fazer o meu funcionar direito.
Acho que não é problema com o caninho, nem com a conexão com o painel, porque quando eu sugo o ar no caninho o ponteiro move-se para baixo, acredito ser um problema no próprio "relógio" ou naquela válvula que sai do coletor de admissão onde se encaixa o caninho.

Abs.
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Re: Vacuômetro

Mensagempor Leocastro » 04 Mai 2010, 11:10

Se quando você suja, ele abaixa, logo está funcionando! Ou está deligado ou a mangueira está entupida então!
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Re: Vacuômetro

Mensagempor AlexNet » 10 Mai 2010, 21:27

E aquela válvula sextavada que está no coletor de admissão, onde é ligado o hidrovácuo e o canutilho do vacuômetro? Será que ela pode estar entupida devido a oxidação ou outros resíduos? É possível removê-la para verificar se há entupimento?

PS: Já verifiquei o canutilho que vai para o painel. Conexão com o painel. Tudo Ok.
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Re: Vacuômetro

Mensagempor dathus » 05 Jan 2011, 20:25

Alguem ai sabe o nome da bendita valvula sextavada.. ou como desentopir a safada? o meu tava muito sujo.. e funcionava.. dai a 3 dias o ponteirinhu começo a subir até morre la em cima :) "o danado" agora removi ela.. com uma chave de boca 22.. ela tem 4 entradas alem da que vai fixa no tubo de admissao. 1 maior vaio para o hidrovaco. essa o diametro é enorme.. nao entope mesmo! outra um pouco ao lado.. que vai num diafragma do carburador.. " entopida " nao sei se regula a lenta.. ou avanço de algo.., outra acima.. do VACUOMETRO " essa entopida" o furo é tao fino. que nem agulha nao limpa o furo. e outra que vai para o ar condicionado.

bom alguem ai sabe como limpar? deixei de molho no ant ferrugem..no sabao em pó.. cutuquei com arame.. bati ar.. do compressor.. e nada! ou preciso do nome pra compra outra ou de alguma dica pra desentopir.. isso!.. falar nisso.. o monza tem um filtro na entrada de ar do cabeçote.. aquele filtro do meu estava tao sujo. que nem passava nada.. depois que limpei.. alguma sujeira deve ter passado pelo carburador e entopido a safada valvula.. mas demoro 1 ano pra isso acontece.
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Re: Vacuômetro

Mensagempor Roberto Marinho » 06 Jan 2011, 00:20

Eu também tenho duvidas sobre essa maldita peça sextavada.
Eu chamo de essa peça de "distribuidor de vácuo", afinal, é essa a função dela.
Quando comprei o Balthazar, ela veio entopida, meu econometro não funcionava. A sujeira tava tão dura que eu PENEI para reabrir os furos dela.
Mas reparei que as aberturas dos buracos são sempre menores do que a abertura dos tubos.
Só que... eu não sei se isso é consequência da sujeira ou se é ao natural mesmo. Criei até um, desenho para ilustrar o que estou dizendo.

Imagem


Então... o certo é como na figura 1, com as arestas circundadas de azul, ou contínuo como na 2?
O tubo do econometro no meu carro está apenas com um pequeno furo, mais estreito que o do desenho, aberto a duras penas.
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Re: Vacuômetro

Mensagempor dathus » 06 Jan 2011, 00:43

Roberto!? se vc alargar os furos vc muda a pressao do vacuometro. cada entrada tem uma espessura certa! a do econometro nao passa nem uma agulha! ja olhei com uma lupa! talvez exista algum reagente que dilua essa crosta preta que faz entopir vc conseguiu desentopir e funciono normal seu painel??
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Re: Vacuômetro

Mensagempor Leocastro » 06 Jan 2011, 06:35

dathus escreveu:Alguem ai sabe o nome da bendita valvula sextavada.. ou como desentopir a safada? o meu tava muito sujo.. e funcionava.. dai a 3 dias o ponteirinhu começo a subir até morre la em cima :) "o danado" agora removi ela.. com uma chave de boca 22.. ela tem 4 entradas alem da que vai fixa no tubo de admissao. 1 maior vaio para o hidrovaco. essa o diametro é enorme.. nao entope mesmo! outra um pouco ao lado.. que vai num diafragma do carburador.. " entopida " nao sei se regula a lenta.. ou avanço de algo.., outra acima.. do VACUOMETRO " essa entopida" o furo é tao fino. que nem agulha nao limpa o furo. e outra que vai para o ar condicionado.

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Companheiro, compre CAR80, e, aplique na peça, se quiser fazer melhor ainda, pegue um copo de vidro, echa ele com o car80, e, deixe a peça de "molho".
Isso ajudaará consideravelmente a amolescer a sujeira.
Abraços!
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Re: Vacuômetro

Mensagempor Roberto Marinho » 06 Jan 2011, 09:38

dathus escreveu:Roberto!? se vc alargar os furos vc muda a pressao do vacuometro. cada entrada tem uma espessura certa! a do econometro nao passa nem uma agulha! ja olhei com uma lupa! talvez exista algum reagente que dilua essa crosta preta que faz entopir vc conseguiu desentopir e funciono normal seu painel??


Bom dia, amigo!

Quando eu fui limpar, usei o Car 80 mesmo, mas tava tão ruim que foi uma lata E MEIA até abrir denovo o furo pára o vacuometro. Cheguei a dar pancadas com martelo e um prego.
Abriu o furo e o bixo la no painel agora funciona que é uma beleza.
Ja se vão 4 ou 5 anos e nada de entopir denovo.
A peça tava bem imunda mesmo.
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Re: Vacuômetro

Mensagempor Leocastro » 06 Jan 2011, 09:50

Roberto Marinho escreveu:
dathus escreveu:Roberto!? se vc alargar os furos vc muda a pressao do vacuometro. cada entrada tem uma espessura certa! a do econometro nao passa nem uma agulha! ja olhei com uma lupa! talvez exista algum reagente que dilua essa crosta preta que faz entopir vc conseguiu desentopir e funciono normal seu painel??


Bom dia, amigo!

Quando eu fui limpar, usei o Car 80 mesmo, mas tava tão ruim que foi uma lata E MEIA até abrir denovo o furo pára o vacuometro. Cheguei a dar pancadas com martelo e um prego.
Abriu o furo e o bixo la no painel agora funciona que é uma beleza.
Ja se vão 4 ou 5 anos e nada de entopir denovo.
A peça tava bem imunda mesmo.



Siga a dica!!!! Rs...

No meu kadett, limpei a mangueira com car 80, e, fiquei 2 anos com ele sem problema algum!
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Re: Vacuômetro

Mensagempor dathus » 06 Jan 2011, 18:56

OPS mas e o nome alguem sabe??, consegui desentopir o meu mas vou compra esse car 80 que ainda vai ser muito util.,
só achei essas inscrições na peça..
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Re: Vacuômetro

Mensagempor Carlos A. Freire » 07 Jan 2011, 08:10

52275767 - CONECTOR do tubo de vácuo c /3 saídas - Monza de 87 à 91

Abs,

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Re: Vacuômetro

Mensagempor dathus » 07 Jan 2011, 14:06

Carlos A. Freire escreveu:52275767 - CONECTOR do tubo de vácuo c /3 saídas - Monza de 87 à 91

Abs,

Carlos Freire


\o/ isso mesmo.. agora achei no cep-chev o meu com ar.. tem 4 saidas nº-52282694.. Valeu carlos..
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Re: Vacuômetro

Mensagempor Racha » 08 Jan 2011, 17:24

por favor onde acho fotos ou especificações para ligar as mangueiras de vácuo e do sensor do carburador
monza classic 2.0 completo Álcool
obrigado
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Re: Vacuômetro

Mensagempor dathus » 08 Jan 2011, 18:19

... escreveu:por favor onde acho fotos ou especificações para ligar as mangueiras de vácuo e do sensor do carburador
monza classic 2.0 completo Álcool
obrigado


amigo o meu é a gasolina.. tem 4 saidas o tal conector.. precisa ver quantas saidas tem o seu conector ou se vc nao tem esse conector.. e tb se ele esta entopido.

1 - a de cima vai no vacuometro no painel.. ( cada entrada tem um diametro de furo )

2 - o cano mais grosso.. " no meio da peça " vai na mangueira do servo freio. ( HIDROVACUO )

3 - um cano médio "no oposto desse mais grosso" vai em alguma valvula do ar condicionado. entra pelo lado do carona!.. abaixo do ventilador.

4 - entre esses dois o medio e o grosso tem um fino.. igual ao do vacuometro do painel.. esse " no meu monza " entra num diafragma no carburador. vou tirar umas

Imagem
Editado pela última vez por dathus em 08 Jan 2011, 18:52, em um total de 1 vez.
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Re: Vacuômetro

Mensagempor Racha » 08 Jan 2011, 18:21

beleza valeu
mas e aquelas mangueirinhas que saem do carburador
c pode me ajudar
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Re: Vacuômetro

Mensagempor dathus » 08 Jan 2011, 19:01

... escreveu:beleza valeu
mas e aquelas mangueirinhas que saem do carburador
c pode me ajudar


creio que o a alcool nao vai ser igual ao meu mas tem um topico no monzeiros.. com fotos do seu ... BROSOL 2e

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=50&t=2369&hilit=brosol+2e

caso nao consiga ajudar.. posta ai novamente que eu tento ver no carro do meu amigo.

abraço.
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Re: Vacuômetro

Mensagempor Leocastro » 08 Jan 2011, 23:49

Esse Diafragma de alguma coisa, é o Clicker, ele compensa a marcha lenta quando você liga o Ar Condicionado.
Segue video do funcionamento dela!!!
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Re: Vacuômetro

Mensagempor dathus » 09 Jan 2011, 11:32

\o/ isso mesmo.. Ainda chego no nivel 7 :)

o meu tem ar.. mas sem gas mas depois disso vo da uma fuçada pra ver se essa peça ta funcionando..
valeu!..
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Re: Vacuômetro

Mensagempor Leocastro » 09 Jan 2011, 12:18

Bem pessoa, o vacuometro, não liga ai direto não, se ligar ai, ele ficará só em cima, indicando alto consumo. Você liga ele no local aqui, onde indica a foto.
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