Dicas quanto ao CONSUMO!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
allan junior

CONSUMO!!!

Mensagempor allan junior » 08 Jan 2008, 08:13

AI,VCS NÃO VÃO ACREDITAR MAS MEU MONZÃO FAZ 10KM/L NA CITY,E 12.5 KM/L NA ESTRADA.

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Rosberg
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Mensagempor Rosberg » 08 Jan 2008, 08:25

O meu é 1.8 a gasolina com carbura simples e faz 5km/l na cidade e 9,8km/l na estrada. Estou esperando ele sair da reforma pra mandar regular. Vê se ele fica como o de você, que faz, em média, 7 e 12 respectivamente.
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Mensagempor formigao » 08 Jan 2008, 08:27

O meu na cidade andando que nem gente faz 7 p/l andando que nem bixo baixa 4/5 pl na estrada ta entorno de 11,5 12 p/l (andando que nem gente uns 100kh) nao sou muito de correr
2,0 alcool
to louco pra trocar por um a gasolina pois como moro na fronteira é só ir ali na argentina (5km da minha casa) e abastecer com gasolina a R$ 1,40 o litro aki na minha cidade ta R$ 2,66 .
o alcool ta me f.... aki custa R$ 1,80 empoa eu pagava R$ 1,45
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Mensagempor Marcelo_Classic » 08 Jan 2008, 08:55

O meu faz 6 km/l na cidade e 12 na estrada, andando sem preocupação com economia. Andando bem na manha, consegui 14 km/l na cidade. Mas irrita andar assim ........
Meu pai tinha um monza gls 2,0 95 0km, e ele fazia 6 km/l na cidade também.
Quanto ao gás, eu nunca poria. São raros os relatos, que eu escutei, que a conversão ficou boa logo de cara. São necessárias inúmeras idas e vindas até a oficina para ajustes, etc. Sem contar o investimento inicial, muito alto. E o risco de aumento de preço devido às excelentes negociações do governo com a bolívia. Cada um é cada um, mas no meu carro, nunca vai ter gás.

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Robson Lott
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Mensagempor Robson Lott » 08 Jan 2008, 14:47

O meu '88 2.0 álcool tá fazendo 6,5 na cidade no geriatric-mode e raramente esticando até uns 4k giros. Já fez uma vez 7 km/l, mas tava todo reguladinho, tudo no jeito! Na estrada, faz entre 9 e 10,5 km/l dependendo da estrada e do mode. Na última viajem fez 9,6 descendo a lenha em ultrapassagens mas encostando no pedal em retas e descidas... e olhe q ele segurava 130 km/h em retonas apenas encostando até 1/4 no pedal. Sou minucioso pra notar esses detalhes em viajem. Tooooda hora passo o olho no painel pra saber q q o carro me fala no comportamento dele.....


Situação genérica notada nas 2 ultimas recentes viajens à Uberaba: Ao subir em uma estrada à uns 120~130, logo no início da subida, toco o pé até a metade do curso e o carro segura em 120, mas cai pra 100 e o vacuômetro começa a encostar na área laranja. Forço com o acelerador pra ele segurar nos 100 de 5a. mesmo, mas como vcs sabem a 5a. do meu Monza é over-drive, então preciso de passar pra 4a. Coloco ela e seguro o pé até a metade do curso do acelerador. O vacuômetro sai do inicinho da faixa laranja e cai pra faixa verde. Nessa hora, o 2.0 ganha força e vou até uns 3.500 à 3.700 giros até o topo da subida e então volto pra 5a. e ganho velocidade.....

PERGUNTA: compensa mais, em relação ao desempenho e economia, eu pisar fundo um pouco antes da subida e mantendo a 5a. mesmo o vacuômetro disparado e alcançar o topo da subida todo de 5a. ou esperar o carro perder um pouco de força pra reduzir pra quarta e retomar? Qual q deve ser mais econômico mas com um proveito de força e velocidade? Alguem aí já fez esse tipo de teste e notou diferença no modo de dirigir?
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Mensagempor formigao » 08 Jan 2008, 16:28

bahhh muito boa pergunta
eu tb faço o mesmo procedimento... e tenho a mesma dúvida..
subir com pé em baixo ou baixar uma marcha e pisar menos?????
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Mensagempor Alex » 08 Jan 2008, 16:42

Segundo que li na revista Quatro Rodas, em carro com injeção eletrônica é sempre mais econômico andar em baixas rotações, mesmo que tenha que pisar um pouco mais.

Para carburador acho que não vale, pois pisando mais, abre mais a boca do bixo, sem nenhuma regulagem!

Vou encontrar a reportagem e posto aqui.
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Marcelo_Classic
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Mensagempor Marcelo_Classic » 10 Jan 2008, 14:27

Alex escreveu:Segundo que li na revista Quatro Rodas, em carro com injeção eletrônica é sempre mais econômico andar em baixas rotações, mesmo que tenha que pisar um pouco mais.

Para carburador acho que não vale, pois pisando mais, abre mais a boca do bixo, sem nenhuma regulagem!

Vou encontrar a reportagem e posto aqui.


Também acho. Mais vácuo, no modelo carburado, puxa mais combustível.

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Mensagempor gabrielbacelar » 16 Jan 2008, 13:30

o econometro nao serve como base de comparação nesse caso não? ele é meio falho né?!!
e outra duvida. como posso fazer pra ver quanto de gasolina está sendo consumido 'em tempo de execução". digo, na hora que estou acelerando. tipo, um odometro pra gasolina marcando quantos litros foram gastos e que eu possa zerar isso. tem alguma forma de se fazer isso?

abs
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Mensagempor Alex » 16 Jan 2008, 13:48

O econômetro não é um instrumento preciso... ele serve para você "dosar" um pouco o pé... não pisar muito... só isso.

Para medir o consumo "em tempo real" alguns Monza vem com computador de bordo que faz isso. Para os que não tem, somente instalando algum dispositivo.

Pesquisando na internet encontrei o seguinte:
http://www.banach.com.br/pro_detalhes.asp?ID=237&t=pro

Medidores em geral:
http://www.nei.com.br/lista/Medidores,_ ... dores.aspx
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