Dicas quanto ao CONSUMO!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
allan junior

CONSUMO!!!

Mensagempor allan junior » 08 Jan 2008, 08:13

AI,VCS NÃO VÃO ACREDITAR MAS MEU MONZÃO FAZ 10KM/L NA CITY,E 12.5 KM/L NA ESTRADA.

Rosberg
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagempor Rosberg » 08 Jan 2008, 08:25

O meu é 1.8 a gasolina com carbura simples e faz 5km/l na cidade e 9,8km/l na estrada. Estou esperando ele sair da reforma pra mandar regular. Vê se ele fica como o de você, que faz, em média, 7 e 12 respectivamente.
Rosberg
Ex: Monza Classic 86/86
FOTOS: viewtopic.php?f=5&t=6210

Atual: Astra Sedan CD Bege Nevada 2003/2004
viewtopic.php?f=23&t=19003

Atual: Honda Biz 125CC Fuel Injection 2010/2010
viewtopic.php?f=23&t=12440

formigao
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor formigao » 08 Jan 2008, 08:27

O meu na cidade andando que nem gente faz 7 p/l andando que nem bixo baixa 4/5 pl na estrada ta entorno de 11,5 12 p/l (andando que nem gente uns 100kh) nao sou muito de correr
2,0 alcool
to louco pra trocar por um a gasolina pois como moro na fronteira é só ir ali na argentina (5km da minha casa) e abastecer com gasolina a R$ 1,40 o litro aki na minha cidade ta R$ 2,66 .
o alcool ta me f.... aki custa R$ 1,80 empoa eu pagava R$ 1,45
Monza sl/e 2.0 89 alcool chumbo trio+portamalas+desembaçador
lampadas cool blue
KICKER L5 15'' na mala rodas originais diamantadas
Porto Alegre RS

Marcelo_Classic
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagempor Marcelo_Classic » 08 Jan 2008, 08:55

O meu faz 6 km/l na cidade e 12 na estrada, andando sem preocupação com economia. Andando bem na manha, consegui 14 km/l na cidade. Mas irrita andar assim ........
Meu pai tinha um monza gls 2,0 95 0km, e ele fazia 6 km/l na cidade também.
Quanto ao gás, eu nunca poria. São raros os relatos, que eu escutei, que a conversão ficou boa logo de cara. São necessárias inúmeras idas e vindas até a oficina para ajustes, etc. Sem contar o investimento inicial, muito alto. E o risco de aumento de preço devido às excelentes negociações do governo com a bolívia. Cada um é cada um, mas no meu carro, nunca vai ter gás.

Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Mensagempor Robson Lott » 08 Jan 2008, 14:47

O meu '88 2.0 álcool tá fazendo 6,5 na cidade no geriatric-mode e raramente esticando até uns 4k giros. Já fez uma vez 7 km/l, mas tava todo reguladinho, tudo no jeito! Na estrada, faz entre 9 e 10,5 km/l dependendo da estrada e do mode. Na última viajem fez 9,6 descendo a lenha em ultrapassagens mas encostando no pedal em retas e descidas... e olhe q ele segurava 130 km/h em retonas apenas encostando até 1/4 no pedal. Sou minucioso pra notar esses detalhes em viajem. Tooooda hora passo o olho no painel pra saber q q o carro me fala no comportamento dele.....

Situação genérica notada nas 2 ultimas recentes viajens à Uberaba: Ao subir em uma estrada à uns 120~130, logo no início da subida, toco o pé até a metade do curso e o carro segura em 120, mas cai pra 100 e o vacuômetro começa a encostar na área laranja. Forço com o acelerador pra ele segurar nos 100 de 5a. mesmo, mas como vcs sabem a 5a. do meu Monza é over-drive, então preciso de passar pra 4a. Coloco ela e seguro o pé até a metade do curso do acelerador. O vacuômetro sai do inicinho da faixa laranja e cai pra faixa verde. Nessa hora, o 2.0 ganha força e vou até uns 3.500 à 3.700 giros até o topo da subida e então volto pra 5a. e ganho velocidade.....

PERGUNTA: compensa mais, em relação ao desempenho e economia, eu pisar fundo um pouco antes da subida e mantendo a 5a. mesmo o vacuômetro disparado e alcançar o topo da subida todo de 5a. ou esperar o carro perder um pouco de força pra reduzir pra quarta e retomar? Qual q deve ser mais econômico mas com um proveito de força e velocidade? Alguem aí já fez esse tipo de teste e notou diferença no modo de dirigir?
[/b]
Ex-Monzas, eterno Monzeiro!
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem

formigao
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor formigao » 08 Jan 2008, 16:28

bahhh muito boa pergunta
eu tb faço o mesmo procedimento... e tenho a mesma dúvida..
subir com pé em baixo ou baixar uma marcha e pisar menos?????
Monza sl/e 2.0 89 alcool chumbo trio+portamalas+desembaçador
lampadas cool blue
KICKER L5 15'' na mala rodas originais diamantadas
Porto Alegre RS

Alex
ADMINISTRADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS

Mensagempor Alex » 08 Jan 2008, 16:42

Segundo que li na revista Quatro Rodas, em carro com injeção eletrônica é sempre mais econômico andar em baixas rotações, mesmo que tenha que pisar um pouco mais.

Para carburador acho que não vale, pois pisando mais, abre mais a boca do bixo, sem nenhuma regulagem!

Vou encontrar a reportagem e posto aqui.
MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!

Marcelo_Classic
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagempor Marcelo_Classic » 10 Jan 2008, 14:27

Alex escreveu:Segundo que li na revista Quatro Rodas, em carro com injeção eletrônica é sempre mais econômico andar em baixas rotações, mesmo que tenha que pisar um pouco mais.

Para carburador acho que não vale, pois pisando mais, abre mais a boca do bixo, sem nenhuma regulagem!

Vou encontrar a reportagem e posto aqui.

Também acho. Mais vácuo, no modelo carburado, puxa mais combustível.

gabrielbacelar
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagempor gabrielbacelar » 16 Jan 2008, 13:30

o econometro nao serve como base de comparação nesse caso não? ele é meio falho né?!!
e outra duvida. como posso fazer pra ver quanto de gasolina está sendo consumido 'em tempo de execução". digo, na hora que estou acelerando. tipo, um odometro pra gasolina marcando quantos litros foram gastos e que eu possa zerar isso. tem alguma forma de se fazer isso?

abs
..::Projeto Manuais para todos::..
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB

Verde Metálico

Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro :(

199.000 Motor Zerinho. :D
Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!

Alex
ADMINISTRADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS

Mensagempor Alex » 16 Jan 2008, 13:48

O econômetro não é um instrumento preciso... ele serve para você "dosar" um pouco o pé... não pisar muito... só isso.

Para medir o consumo "em tempo real" alguns Monza vem com computador de bordo que faz isso. Para os que não tem, somente instalando algum dispositivo.

Pesquisando na internet encontrei o seguinte:
http://www.banach.com.br/pro_detalhes.asp?ID=237&t=pro

Medidores em geral:
http://www.nei.com.br/lista/Medidores,_ ... dores.aspx
MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!

Voltar para “Mecânica Geral”