Dicas quanto ao CONSUMO!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Diego Rodrigues
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 549
Registrado em: 13 Nov 2007, 16:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re:

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

alexandremsx escreveu:o meu tá fazendo uns 7km/l no álcool, quando ando na manha... moro em brasilia, aqui é td mt plano mas as distancias são grandes, então nem é tanta economia hehehehe
Fala, monzeiro. tbm sou de BSB. andando aqui no DF, quando não pego engarrafamento, abasteço e sempre faço as contas multiplicando a quantidade de litros por 12. sempre dá um valor bem próximo.

moro na Samambaia e já fui pro serviço no final da Asa Sul com 12 reais. são 50 KM (ida/volta). quando voltei o ponteiro ainda estava um pouco acima da posição anterior (antes de abastecer). aliás, minha marcação de tanque vazio agora é 1/4... com o problema que estou no tanque. hehe! nada de resolver. :cry:

falando em bsb. tem alguma galera monzeira que se encontre aqui no DF?

:smt023
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
Diego Rodrigues
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 549
Registrado em: 13 Nov 2007, 16:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

kelvissonn escreveu:O meu tá fazendo 8,5 na cidade e 13 na pista.

Acho q o consumo tb é culpa do motorista, pois a maioria das pessoas q eu vejo só dirigem com o pé em baixo.

Já eu não , sempre alivio mais pé no acelerador nem deixo o ponteiro do vácuo subir kkkk e se vir uma descida pela frente se der dô logo uma banguela . Só pra ter uma idea uma vez fiz um viajem deuns 15km, e só sei q dei tanta banguela q o carro só funcionava pra subir kkkkkk economizou bastante.

PS: o meu era 2.0 a alcool e foi mudado pra gasolina.
com certeza! sempre fico de olho no vacuômetro. pra mim o ideal é pisar no pedal de acordo com a necessidade. não precisa atolar o pé pro carro ganhar velocidade, conforme a velocidade vai aumentando é que se vai pisando.

outra coisa, o melhor é chegar logo numa velocidade boa (80, 100) e manter o pé no pedal só pra segurar a velocidade. nas descidas, tirar o pé e deixar o carro ir engatado. aqui em bsb dá pra fazer muito isso.

ao ver de longe que o sinal fechou é bom já ir aliviando o pé pra esperar o sinal abrir. aí vc já continua no embalo depois. hehe!
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por TheRipper »

Bem, vamos a algumas considerações:

O que mata consumo do carro é giro. Se puder afundar o pé em marcha mais alta, o consumo vai ser melhor, pois as perdas por bombeamento são menores. O ideal é evitar "esticar" as marchas.
Pé no fundo em giro baixo é mais econômico do que "pouco pé" e giro alto :wink:

A recomendação acima de tirar o pé numa descida ou antes de um sinal são válidas, sobretudo para motores com injeção eletrônica, nos quais entra em ação o "Cut off", que corta o combustível para o motor em situações como essas.

Meu carro tem injeção programável, o que me dá total controle sobre o ajuste em todas as faixas de giro. Consegui um mapa bem eficiente, com boa economia em baixo regime, e potência máxima em alto regime.

Meu motor é 2.0, a álcool, com cabeçote retrabalhado e escape livre. Estou fazendo entre 7 e 8km/l na cidade, e 9 e 10km/l na estrada. :wink:
Diego Rodrigues
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 549
Registrado em: 13 Nov 2007, 16:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

TheRipper escreveu:Bem, vamos a algumas considerações:

O que mata consumo do carro é giro. Se puder afundar o pé em marcha mais alta, o consumo vai ser melhor, pois as perdas por bombeamento são menores. O ideal é evitar "esticar" as marchas.
Pé no fundo em giro baixo é mais econômico do que "pouco pé" e giro alto :wink:
vc deve estar se referindo àquela técnica chamada WOT. em que se pisa a fundo com o carro em última marcha e giro baixo.

eu não consigo me acostumar com esse método e, sinceramente, não acredito muito nele. prefiro sair com o carro usando a marcha certa fazendo as trocas na faixa entre 2000 e 3000 RPM. depende se estou numa reta, subida ou descida. ao chegar numa boa velocidade só mantenho o pé, tirando sempre que não for necessário (descida, sinal...).

em subidas mantenho sempre acima de 2500 e no máximo 3500. pra mim é o giro ideal onde o carro tem torque suficiente pra não precisar atolar o pé, basta triscar.
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/economia.htm

Já fiz os testes de andar pisando fundo até os 3000RPM e andando bem na maciota, realmente, deu diferença, pisando fundo em primeira, segunda e terceira, obtive mais economia. Não me lembro os números mas deu economia sim. Sem falar em andar mais rápido.
Diego Rodrigues
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 549
Registrado em: 13 Nov 2007, 16:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

Marcell 500 EF escreveu:http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/economia.htm

Já fiz os testes de andar pisando fundo até os 3000RPM e andando bem na maciota, realmente, deu diferença, pisando fundo em primeira, segunda e terceira, obtive mais economia. Não me lembro os números mas deu economia sim. Sem falar em andar mais rápido.
mas como se mantém uma velocidade constante com o pé no fundo? só se for na subida e nessa situação prefiro estar na faixa de giro em que o carro tenha força.

no link do BCWS o cara pergunta: "Então é melhor eu manter, por exemplo, uma velocidade de 80 km/h a 3.000 giros, ou compensa passar para a quarta marcha, mantendo a mesma velocidade porém a 2.700-2.800?"

o BCWS responde: "Ocorre que há dois modos de extrair a mesma potência de um motor: com maior rotação e borboleta menos aberta, ou com menor rotação e borboleta mais aberta. Se determinado carro precisa, digamos, de 30 cv para se manter a 120 km/h, esta potência pode ser obtida -- hipoteticamente -- a 3.500 rpm em quinta marcha, com maior abertura de borboleta, ou a 4.300 rpm em quarta, com menor abertura. Como no primeiro caso as perdas por bombeamento são menores, o consumo será também menor.

e

Por isso, o leitor Pércio deve certamente utilizar a última marcha do Kadett na velocidade citada. As 3.000 rpm em que fala o manual são um regime de bom compromisso entre desempenho e economia, não o regime de menor consumo."


claro que para manter uma certa velocidade, uma menor faixa de RPM consome menos combustível. é melhor estar de 5ª a 2800 que de 4ª a 3000. mas gente, ambas estão numa ótima faixa de torque. dá pra fazer retomada ou subir ladeira numa boa, mas como o cara vai manter o carro a 80KM/h com 3000 giros com o pé no fundo? o carro vai desenvolver mais e mais velocidade consumindo mais, pois está acelerando e não mantendo uma velocidade. mantendo o pé só o suficiente o cara pode até dar umas tiradas de pé pra poder cortar combustível. antes da subida dá uma pisada pra pegar velocidade e acelera até a metade da ladeira, depois alivia o acelerador. pronto, o carro ainda vai cortar combustível em plena subida.

acho que esse lance de pé embaixo só serve pra manter velocidade numa subida e com giro baixo, pois se o carro estiver com giro acima de 2500 com certeza vai ganhar velocidade/giro e gastar mais.

caras, falei muito..... melhor eu ir pra casa. hehe!!!

falou, pessoal! amanhã venho aqui ver as demais opiniões. :smt023
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Não é manter a velocidade. Tu pisa fundo até atingir a velocidade, pois dessa forma vai gerar economia. Quando atingiu, tu mantém na marcha mais alta e menor rotação. Isso é lógico que se tu continuar pisando só vai aumentar. Para mantér 80, tu dosa no pedal mas até chegar nos 80 pé embaixo. É a melhor forma de economizar combustível.
gabrielbacelar
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 322
Registrado em: 28 Dez 2007, 09:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por gabrielbacelar »

po. gostei da ideia do overdrive. será que da pra adaptar no monzao? e como sei que o meu não tem isso. como sei se é overdrive ou pride direct? legal o link
..::Projeto Manuais para todos::..
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB

Verde Metálico

Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro :(

199.000 Motor Zerinho. :D
Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
Responder