Marcell 500 EF escreveu:http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/economia.htm
Já fiz os testes de andar pisando fundo até os 3000RPM e andando bem na maciota, realmente, deu diferença, pisando fundo em primeira, segunda e terceira, obtive mais economia. Não me lembro os números mas deu economia sim. Sem falar em andar mais rápido.
mas como se mantém uma velocidade constante com o pé no fundo? só se for na subida e nessa situação prefiro estar na faixa de giro em que o carro tenha força.
no link do BCWS o cara pergunta: "Então é melhor eu manter, por exemplo, uma velocidade de 80 km/h a 3.000 giros, ou compensa passar para a quarta marcha, mantendo a mesma velocidade porém a 2.700-2.800?"
o BCWS responde: "Ocorre que há dois modos de extrair a mesma potência de um motor: com maior rotação e borboleta menos aberta, ou com menor rotação e borboleta mais aberta. Se determinado carro precisa, digamos, de 30 cv para se manter a 120 km/h, esta potência pode ser obtida -- hipoteticamente -- a 3.500 rpm em quinta marcha, com maior abertura de borboleta, ou a 4.300 rpm em quarta, com menor abertura. Como no primeiro caso as perdas por bombeamento são menores, o consumo será também menor.
e
Por isso, o leitor Pércio deve certamente utilizar a última marcha do Kadett na velocidade citada. As 3.000 rpm em que fala o manual são um regime de bom compromisso entre desempenho e economia, não o regime de menor consumo."
claro que para manter uma certa velocidade, uma menor faixa de RPM consome menos combustível. é melhor estar de 5ª a 2800 que de 4ª a 3000. mas gente, ambas estão numa ótima faixa de torque. dá pra fazer retomada ou subir ladeira numa boa, mas como o cara vai manter o carro a 80KM/h com 3000 giros com o pé no fundo? o carro vai desenvolver mais e mais velocidade consumindo mais, pois está acelerando e não mantendo uma velocidade. mantendo o pé só o suficiente o cara pode até dar umas tiradas de pé pra poder cortar combustível. antes da subida dá uma pisada pra pegar velocidade e acelera até a metade da ladeira, depois alivia o acelerador. pronto, o carro ainda vai cortar combustível em plena subida.
acho que esse lance de pé embaixo só serve pra manter velocidade numa subida e com giro baixo, pois se o carro estiver com giro acima de 2500 com certeza vai ganhar velocidade/giro e gastar mais.
caras, falei muito..... melhor eu ir pra casa. hehe!!!
falou, pessoal! amanhã venho aqui ver as demais opiniões. :smt023