Dicas quanto ao CONSUMO!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tem que procurar o defeito dele está coim alto consumo. Verificar se a adaptação do GNV contribui para essa situação, se tem histórico recente de manutenção na correia dentada, velas cabos de velas, rotos e tampa do distribuidor, mangueiras do sistema de vácuo soltas ou em local errado, obstruções no sistema de respiro do motor... Como pode perceber, tem muitas variáveis para essa situação, sem contar outros problemas de suspensão, direção, pneus e forma de condução, entre outros.

Um carro adaptado aumenta muito o leque de possibilidades.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por matheusrsouza »

eu ja to procurando as peças pra fazer manutenção no sistema de respiro (filtro de ar e anti chamas), correias foram trocadas em agosto, e irei trocar tambem as velas e cabos ja citados. Acabei de fazer uma grande descoberta, descobri uma Accioly aqui no RJ, nao sabia que tinha, e é relativamente proximo a minha casa, isso facilita e muito!

Irei postando a evolução (ou nao rs) do caso, valeu pela atenção!
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se mexeu com correia dentada, verifique o sincronismo do motor (ponto da correia dentada). Muitos reparadores experientes erram no ponto da correia do Monza.

Não esqueça de verificar se o ponto do respiro no coletor de admissão está obstruído. É o local que mais dá problema em veículos gasolina. Temos muitos tópicos falando sobre essa obstrução, com sintomas, procedimentos e soluções.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 230
Registrado em: 28 Ago 2009, 08:29
Cidade: Juiz de fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Barcelona
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por sdpmg »

"matheusrsouza" meu monzão, como o seu, é adaptado com GNV, e já estou entrando no oitavo ano com ele. Todas as vezes que ele começa a aumentar o consumo, tanto no GNV como na gasosa, sempre esta relacionado com: Filtro de ar sujo, rolamentos ruins, alinhamento "item que sempre deixo mais que o necessário, pois meu monza não puxa pra lado nenhum, não come pneu, ae acabo esquecendo de respeitar o tenpo necessário para alinhar" - as velas? já rodei quase 4 anos só executando limpeza nas mesmas e nunca tive problemas em relação com o consumo, só troco velas se alguma queimar, ae vou e troco todas. Recentemente tive problemas com falhas intermitentes de funcionamento que depois de muita análise descobri que era os cabos de velas, e nesse período até descobrir o consumo também aumentou. Mas o que mais influencia no consumo é os rolamentos e o filtro de ar. Espero ter ajudado. :smt023
Sérgio.
BARCELONA 1992, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por matheusrsouza »

sdpmg escreveu:"matheusrsouza" meu monzão, como o seu, é adaptado com GNV, e já estou entrando no oitavo ano com ele. Todas as vezes que ele começa a aumentar o consumo, tanto no GNV como na gasosa, sempre esta relacionado com: Filtro de ar sujo, rolamentos ruins, alinhamento "item que sempre deixo mais que o necessário, pois meu monza não puxa pra lado nenhum, não come pneu, ae acabo esquecendo de respeitar o tenpo necessário para alinhar" - as velas? já rodei quase 4 anos só executando limpeza nas mesmas e nunca tive problemas em relação com o consumo, só troco velas se alguma queimar, ae vou e troco todas. Recentemente tive problemas com falhas intermitentes de funcionamento que depois de muita análise descobri que era os cabos de velas, e nesse período até descobrir o consumo também aumentou. Mas o que mais influencia no consumo é os rolamentos e o filtro de ar. Espero ter ajudado. :smt023
ajudou e muito amigo, e você foi direto ao ponto, meu filtro de ar ta 'pavoroso', vou providenciar a troca no inicio da semana que vem. Rolamentos eu nao faço ideia de como estão, mas sendo assim, tambem vou começar a avaliar a troca..
Carlos A. Freire escreveu:Se mexeu com correia dentada, verifique o sincronismo do motor (ponto da correia dentada). Muitos reparadores experientes erram no ponto da correia do Monza.

Não esqueça de verificar se o ponto do respiro no coletor de admissão está obstruído. É o local que mais dá problema em veículos gasolina. Temos muitos tópicos falando sobre essa obstrução, com sintomas, procedimentos e soluções.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, no ponto acho que o Zangado está, esse ponto do respiro no coletor de admissão que eu nao sei oq é, vou ter q procurar e pesquisar sobre.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
maraposo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 26 Jan 2014, 14:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por maraposo »

:( Triste hein, o meu faz de 9/10 no Alcool dentro da Cidade
Renan Zambon Mendes
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Nov 2014, 18:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por Renan Zambon Mendes »

Man vai umas dicas show pra vc!!
-Mantenha a calibragem dos pneus sempre na especificação de fabrica. Revise ela uma 2 vezes por semana.
-Mantenha o ponto de ignição sempre lisinho, e não descuide da marcha lenta dele. Conversando com mecânicos experientes, especializados em GM, me disseram que a M.L. é de 1000 rpm, e por experiência própria, o meu Monza se baixar disso ele fica "galopando" o motor.
- Cuide para não passar do tempo de troca de óleo e filtro de òleo.
- O filtro de ar conserve sempre limpo.
- Se teu carro tem Econometro procure usar ele sempre no verde.
- Veja se o suspiro do tanque não esta entupido;
- Se teu carro for carburador 2E, verifique se o calibrador de marcha lenta esta em boas condições;

Perca meia hora, uma hora que seja por semana fazendo isso, mas dói menos que perde dinheiro.
Olha o meu Monza é 90, carburador 2E, a unica coisa de errada nele é que o calibrador de marcha lenta ta ficando "baleadinho", e ele faz media 6,5 km/l na cidade, e esta ótimo dentro dos parâmetros para o carro.
Renan Zambon Mendes
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Nov 2014, 18:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por Renan Zambon Mendes »

pessoal fiz a primeira viajem na estrada com o monza fiz 118km, seguindo a especificação de troca de marchas economicas do manual, e ele fez 9km/l. è demais neh?
Responder