José Leal escreveu:Amigos, estava relendo os últimos posts, e a galera tá falando do teste do BCWS sobre método carga X método rotação. Na minha humilde opinião (se valer algo...), acho que o método carga não é bom, pois acaba forçando o motor. Basta ouvir o barulho de "batida de biela" (diferente do barulho de batida de pino, que vem de outra causa) que o motor faz qdo um carro sobe uma ladeira em giro baixo e pé no fundo.
Outra coisa que acontece é que, ao acelerar até o fundo, nos carros com IE e sonda lâmbda, a central entra em um modo de " esportividade", que é um programa que ignora os valores enviados pela sonda (malha aberta), e passa a operar com a injeção de combustível predeterminada neste programa. Se for assim, pq as modernas IEs usam sonda lâmbda? Vamos então voltar às jurássicas LE-Jetronic da vida (sem ofensas e sem desmerecer ninguém, por favor)...
Para carros carburados, esse método é totalmente desaconselhado (como diz o próprio teste).
Por isso que EU prefiro andar no regime máximo de torque do motor. Não força, e dependendo da velocidade que desejo, o econômetro fica abaixo da faixa verde.
Bem, se faz barulho de "batida de biela", por ter certeza de que seu motor está precisando de uma retífica urgentemente! NÃO é normal fazer esse barulho.
O uso da sonda lambda nas injeções modernas se justifica mais pela emissão de poluentes do que qualquer outra coisa. A sonda lambda de "banda estreita", que é maioria absoluta em todos os carros, só tem alguma precisão na faixa de estequiometria perfeita, fora disso, ela só diz que a mistura está rica ou pobre, mas NÃO diz com precisão o quão rico ou pobre! Isso sem contar o delay da sonda.
Eu uso injeção programável, com suporte a sonda lambda, mas só uso para ter uma base de acerto. Para você ter idéia de como uma sonda banda estreita é limitada, eu faço o acerto grosso pela sonda, e o acerto fino faço no "feeling" mesmo, testando a resposta do carro. Malha fechada com sonda comum é solução porca (econômica) que só serve para melhorar emissão de poluentes, se fosse uma sonda wide band, aí a coisa poderia ser diferente
É um erro achar que não força o carro no regime de torque máximo. Saiba que este é o momento de maior enchimento da câmara e maior PME. E pode ter certeza de que o giro mais alto contribui para desgaste mais rápido das peças. A única desvantagem do método carga, que também não é 100% comprovada, é que há uma maior tendência à carbonização. Apenas isso.