Dicas quanto ao CONSUMO!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
RicardoDS
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Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por RicardoDS »

silas escreveu:e ai blz tenho um monzao cinzao 86 1.8 alcool ta fazendo 5 depedendo do pe qual segredo para ficar economico
Pra ficar economico depende de muitos fatores....
- O tipo do percurso que você faz, percursos muito curtos fazem o carro rodar frio, o que aumenta o consumo;
-Se sua cidade tiver muitas subidas o consumo será maior também;
- Pneus descalibrados;
- Carro desalinhado;
- Carburador desregulado;
- Manias no volante, esticar demais as marchas, não aproveitar a faixa de maior torque em subidas, e por aí vai...

Enfim, são "n" motivos que podem fazer o carro ficar gastão. :smt023
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spider778

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por spider778 »

O meu tá agora com roda 15 e por isso dei uma aliviada no pé, calibro toda semana, mas confesso que por incrivel que pareça ele fazia com as 13, 9 km/l na cidade e 11-12 km/l na estrada, e agora faz 8-9 na cidade e 10-11 na estrada.
Tudo influencia, desde calibragem, peso do pé, tranqueiras no porta mala. O importante e sempre deixar o motor regulado e trocar filtro de gasolina e do ar no máximo a cada 10000 ou em condições extremas menos ainda.
Cuidado onde abastecer tb ajuda. Coloquei gasolina em um posto diferente desta última vez e minha média na cidade ficou em 8 cravado, acredito que naquele posto eles metam mais alcool que o permitido e isso deu uma influenciada. Notei de manhã quando tá meio frio ele deu umas reinadas estranhas. Hj vou abastecer no posto de sempre e controlar, pq com esta gasolina minha média na cidade é 9. Valeu.
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Malagoli
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Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por Malagoli »

Bom.. eu não reclamo do meu beberrão.. reclamo do governo que não cansa de roubar, roubar, roubar...
Eu só não coloco Gás nele.. de acordo com meu documento, parece que o antigo dono usava GNV.. consta lá "Alcool / GNV"..
Só não volto com isso pois eu não consigo me enxergar andando que nem 1.0... se não houvesse tamanha perda de potência, talvez eu colocava... mesmo assim, a resistência é grande.. se meu motor quer Alcool, eu do pra ele.. a criança me traz tanta felicidade, pra que eu vo ser tão pão duro? heahaeheauhuheauaehuhea

:smt110
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jr.glaucio
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Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por jr.glaucio »

allan junior escreveu:AI,VCS NÃO VÃO ACREDITAR MAS MEU MONZÃO FAZ 10KM/L NA CITY,E 12.5 KM/L NA ESTRADA.
tu colocou motor de chevette junior nele? heheheh brincadeira manuw tu é um felizardo ou é pé de puma, ta bom demais teu consumo :smt023
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José Leal
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Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por José Leal »

Amigos, estava relendo os últimos posts, e a galera tá falando do teste do BCWS sobre método carga X método rotação. Na minha humilde opinião (se valer algo...), acho que o método carga não é bom, pois acaba forçando o motor. Basta ouvir o barulho de "batida de biela" (diferente do barulho de batida de pino, que vem de outra causa) que o motor faz qdo um carro sobe uma ladeira em giro baixo e pé no fundo.

Outra coisa que acontece é que, ao acelerar até o fundo, nos carros com IE e sonda lâmbda, a central entra em um modo de " esportividade", que é um programa que ignora os valores enviados pela sonda (malha aberta), e passa a operar com a injeção de combustível predeterminada neste programa. Se for assim, pq as modernas IEs usam sonda lâmbda? Vamos então voltar às jurássicas LE-Jetronic da vida (sem ofensas e sem desmerecer ninguém, por favor)...

Para carros carburados, esse método é totalmente desaconselhado (como diz o próprio teste).

Por isso que EU prefiro andar no regime máximo de torque do motor. Não força, e dependendo da velocidade que desejo, o econômetro fica abaixo da faixa verde.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
alberto.rosa
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Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por alberto.rosa »

O meu faz uns 6 ou 7 e eu dirijo o tempo todo olhando o marcador de consumo que quanto mais você pisa mais ele sobe aí eu tiro o pé de novo.
Quero colocar um kit gás nele, pra quem acha que deve deixar o carro original e colocar o gás é errado é porque pode pagar pelo combustível, do jeito que está ficando daqui a pouco teremos que nos contentar em sentar dentro dele na garagem e imaginar como seria dirigirmos pelas estradas...
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Alberto Rosa
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Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por alberto.rosa »

Pessoal, bom dia. Eu sou um motorista novo daqueles que sabem dirigir pra frente o tempo todo e algumas vezes manobrar de ré, mas abriu o capô e aí já complica, só sei onde estão a bateria, o radiador e o motor, o resto não faço a mínima idéia dos nomes das peças tipo platinado, essas coisas assim e tenho até medo de ir no mecânico, eles começam a dizer que tem que trocar isso, trocar aquilo e eu dou uma de bobo, digo que vou trocar mais pra frente e saio correndo com o carro de lá pensando que estão me enganando.
Peço ajuda aos motoristas mais experientes de como posso fazer para o meu carro andar mais e gastar menos ou simplesmente gastar menos. Tenho um Monza 8 SL/E 1.8 a álcool, qualquer informação ajuda, depois que fui ao mecânico e eu liguei o carro e ele "acelerou" ele lá de fora, pelo capô eu realmente entendi que não faço idéia do que está depois do para brisa e antes da placa.
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Alberto Rosa
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TheRipper
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Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por TheRipper »

José Leal escreveu:Amigos, estava relendo os últimos posts, e a galera tá falando do teste do BCWS sobre método carga X método rotação. Na minha humilde opinião (se valer algo...), acho que o método carga não é bom, pois acaba forçando o motor. Basta ouvir o barulho de "batida de biela" (diferente do barulho de batida de pino, que vem de outra causa) que o motor faz qdo um carro sobe uma ladeira em giro baixo e pé no fundo.

Outra coisa que acontece é que, ao acelerar até o fundo, nos carros com IE e sonda lâmbda, a central entra em um modo de " esportividade", que é um programa que ignora os valores enviados pela sonda (malha aberta), e passa a operar com a injeção de combustível predeterminada neste programa. Se for assim, pq as modernas IEs usam sonda lâmbda? Vamos então voltar às jurássicas LE-Jetronic da vida (sem ofensas e sem desmerecer ninguém, por favor)...

Para carros carburados, esse método é totalmente desaconselhado (como diz o próprio teste).

Por isso que EU prefiro andar no regime máximo de torque do motor. Não força, e dependendo da velocidade que desejo, o econômetro fica abaixo da faixa verde.
Bem, se faz barulho de "batida de biela", por ter certeza de que seu motor está precisando de uma retífica urgentemente! NÃO é normal fazer esse barulho.

O uso da sonda lambda nas injeções modernas se justifica mais pela emissão de poluentes do que qualquer outra coisa. A sonda lambda de "banda estreita", que é maioria absoluta em todos os carros, só tem alguma precisão na faixa de estequiometria perfeita, fora disso, ela só diz que a mistura está rica ou pobre, mas NÃO diz com precisão o quão rico ou pobre! Isso sem contar o delay da sonda.
Eu uso injeção programável, com suporte a sonda lambda, mas só uso para ter uma base de acerto. Para você ter idéia de como uma sonda banda estreita é limitada, eu faço o acerto grosso pela sonda, e o acerto fino faço no "feeling" mesmo, testando a resposta do carro. Malha fechada com sonda comum é solução porca (econômica) que só serve para melhorar emissão de poluentes, se fosse uma sonda wide band, aí a coisa poderia ser diferente :wink:

É um erro achar que não força o carro no regime de torque máximo. Saiba que este é o momento de maior enchimento da câmara e maior PME. E pode ter certeza de que o giro mais alto contribui para desgaste mais rápido das peças. A única desvantagem do método carga, que também não é 100% comprovada, é que há uma maior tendência à carbonização. Apenas isso.
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