Válvula solenoide e de vácuo

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Taranto

Mensagem não lida por Taranto »

Fastback escreveu:
Ainda continuo impressionado com esse teu carro, Taranto! Uma pérola!
Obrigado Fast!!
Eu também estou muito orgulhoso!!
Fui aspirar o carpete dele e fiquei surpreso com a existencia de plasticos protetores dos trilhos dos bancos e nas soleiras das portas traseiras... vou tirar fotos e postar!!!

Abraço!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fastback escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:1ª foto: Atrás do hidrovácuo está o interruptor e válvula de vácuo do conversor de torque.

2ª foto: A válvula com a mangueira amarela e azul é para acionamento do vácuo que comanda a válvula kicker no carburador, faz o motor acelerar quando o ar-condicionado é acionado. Ao lado está conexão tipo "T" da tomada de vácuo.

3ª foto: Mangueira do tubo de vácuo para o conversor de torque
4ª e 5ª: Conexão da solenoide do corpo de válvulas da transmissão automática.

A caixa de trasmissão automática do Monza é a TH250, que depois foi rebatizada de 3TH40.

Um site muito interressante sobre trasmissão automática: http://www.brasilautomatico.com.br/materias.htm

Abs,

Carlos Freire
Esse "Kicker" teria alguma relação com aquele "kick-down" que reduz a marcha conforme a necessidade do acelerador, Carlos?
No Landau é um sistema mecânico e um tanto quanto simplório: Há um dispositivo com uma mola presa no mesmo eixo onde é preso o cabo do acelerador. Sendo assim, conforme a "pisada", um braco de ferro interligando essa peça ao câmbio ativa os circuitos de redução. Conforme a pressão do óleo e a circulação do mesmo nos circuitos, ele define se a troca pode ou não ser feita. :)
Cambios automáticos são fascinantes.


Ainda continuo impressionado com esse teu carro, Taranto! Uma pérola!
Fast,

a válvula kicker, todo carro carburado com ar-condicionado tem, independente de ter câmbio manual ou não. Essa foto mostra o soleneide que libera o vácuo para acionar a válvula que está na frente do carburador, que após acionada, movimenta a borboleta para aumentar a rotação do motor, para compensar o peso do compressor.

O Monza automático tem a chave de kick-down, se não me engano está debaixo do pedal do acelerador. Ela faz isso mesmo que você mencionou.

Abs,

Carlos Freire
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Taranto escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:

4ª e 5ª: Conexão da solenoide do corpo de válvulas da transmissão automática.


Carlos Freire
Mais uma amigo!!

Para que serve esse conector e essa valvula da transmissão automatica.
da 4° e 5° fotos??

Valeu d novo!!!
Taranto,

verificando o manual de reparação do Monza (até 90), o conector da válvula da trasmissão automática da 4ª e 5ª foto, é do corpo de válvulas auxiliar (sistema TCC), indicando que seu Monza tem esse item.

Verificando o manual do proprietário do Monza 88, não há nada que menciona se tem o TCC, já o manual do Monza 90 indica que tem o TCC. Infelizmente não tenho o manual do proprietário do Monza 89 para confirmar a existência deste item para este ano de fabricação.

Abs,

Carlos Freire
Taranto

Mensagem não lida por Taranto »

Carlos A. Freire escreveu:
Taranto escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:

4ª e 5ª: Conexão da solenoide do corpo de válvulas da transmissão automática.


Carlos Freire
Mais uma amigo!!

Para que serve esse conector e essa valvula da transmissão automatica.
da 4° e 5° fotos??

Valeu d novo!!!
Taranto,

verificando o manual de reparação do Monza (até 90), o conector da válvula da trasmissão automática da 4ª e 5ª foto, é do corpo de válvulas auxiliar (sistema TCC), indicando que seu Monza tem esse item.

Verificando o manual do proprietário do Monza 88, não há nada que menciona se tem o TCC, já o manual do Monza 90 indica que tem o TCC. Infelizmente não tenho o manual do proprietário do Monza 89 para confirmar a existência deste item para este ano de fabricação.

Abs,

Carlos Freire
Bom tchê!!

Se esse conector (foto 4° e 5°) é do sistema TCC, etão o meu possui, certo?
Como faço para saber se esta funcionando no meu, uma vez que não percebo esse sistema funcionando como você descreveu?? (como se fosse uma sobremarcha)

OBS: Será que o TCC só funciona em situações muito especificas? Digo isso pois ainda não coloquei ele em rodovias para testar em velocidades costantes pois, li em um site que o TCC atua somente em determinadas velocidades e sem que haja aceleração ou desaceleração!! É isso mesmo??

Agradeço desde já sua presteza!!
Muio obrigado!!
Abraço.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom tchê!!

Se esse conector (foto 4° e 5°) é do sistema TCC, etão o meu possui, certo?
Como faço para saber se esta funcionando no meu, uma vez que não percebo esse sistema funcionando como você descreveu?? (como se fosse uma sobremarcha)

OBS: Será que o TCC só funciona em situações muito especificas? Digo isso pois ainda não coloquei ele em rodovias para testar em velocidades costantes pois, li em um site que o TCC atua somente em determinadas velocidades e sem que haja aceleração ou desaceleração!! É isso mesmo??

Agradeço desde já sua presteza!!
Muio obrigado!!
Abraço.
Taranto,

pela foto me parace que seu Monza possui o TCC.
O TCC só deve ser engatado em 3ª marcha e com velocidade acima de 60km/h.

Veja o teste que o manual de reparações do Monza recomenda:

CAIXA DE MUDANÇA AUTOMÁTICA "HMD 3T40"


1- Marcha "D"
a) Coloque a alavanca de mudanças na posição "D", acelere graduamente e observe:
- Mudança 1-2
- Mudança 2-3
- Engate do TCC

b) Com a transmissão engrenada em 3ª marcha e TCC engatado, solte o acelerador, pise levemente no pedal de freio e obeserve:
- Desengate do TCC
- Mudança 3-2
- Mudança 2-1

c) Com a transmissão engrenada em 3ª marcha e TCC engatado, abra rapidamente a 3/4 ou totamente o acelerador e obeserve:
- Desengate do TCC
- Mudança 3-2 imediatamente


2- Marcha "2" (intermediária)
a) Coloque a alavanca-de-mudanças na posição "2".

b) Acelere o veículo e observe a mudança 1-2. O ponto de mudança irá variar de acordo com a abertura da borboleta. A mudança será estável do que na posição "D".
c) O TCC não deverá engatar.

d) Observe a mudança descendente 2-1:
- Acelere o veículo até 32km/h;
- Rapidamente, abra a borboleta e observe a mudança descendente.


3- Marcha "1" (baixa)
a) Com a alavanca-de-mudanças na posição "1", acalere gradualmente e observe:
- Não deverá ocorrer mudança ascendente
- Não deverá engatar o TCC


4- Marcha "R"
- Coloque a alavanca-de-mudanças na posição "R" e observe a ré.




Abs,

Carlos Freire[/quote]
Taranto

Mensagem não lida por Taranto »

Carlos, mais uma vez, muito obrigado pela explicação!!!
É bom saber que há pessoas dispostas a compartilhar o conhecimento e se empenham em ajudar...

Valeu!!!
Abraço.....
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Taranto escreveu:Carlos, mais uma vez, muito obrigado pela explicação!!!
É bom saber que há pessoas dispostas a compartilhar o conhecimento e se empenham em ajudar...

Valeu!!!
Abraço.....
Opa... precisando e se a gente puder ajudar, "tamos aí"!!!!

Abs,

Carlos Freire
Taranto

Mensagem não lida por Taranto »

Enfim desvendado o enigma de meu automatico!!

Depois de testes diversos, e muitas perguntas cheguei ao problema e quero compartilhar!!

Da caixa de fusíveis sai um fio 12V que passa por um interuptor no pedal de freio (do tipo normalmente fechado) e em seguida passa por um interruptor a vácuo (também normalmente fechado) e finalmente esse fio se coneceta na caixa automatica.

Como funciona: Ao estabilizar uma velocidade acima de 60 km/h entra em ação o TCC, responsavel por fazer o emgrenamento mecanico entre o volante do motor e o conversor de torque (como se fosse uma pequena embreagem) isso evita a flutuação do motor (patinar).

Em dois casos o TCC deixa de atuar: Ao freiar abre-se o sistema deixando de alimentar o TCC com 12V e ao acelerar, pois aumenta o vácuo que desarma o interuptor (à vácuo) deixando de alimentar o TCC novamente.

No meu Monza, esse TCC não estava funcionando, daí fui investigar o porque e descobri que o bendito interruptor à vácuo estava com os contatos oxidados, foi só abrir e limpar!!!

Pronto, meu monza automatico agora parou de ficar acelerado quando estabilizo a velocidade!!!

Agradeço a todos pelas Dicas....

Abraços.
Responder