TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por dutra s a »

eu ate pensei em fazer este teste com agua , mas não deu e outra so de olhar já da pra imaginar como funciona, pode se andar ate com um litro vrsilsa que pode não falhar , e porque , o que a bomba ta pegando é o que retornando no cash , agora, deixa só 3 litros , desliga o carro coma frente bem pra cima (numa rampa) , depois de uns 3 ,5 minutos de a partida , pode ser que não falhe , más deixa na lenta ou já saia acelerando pra ver o que acontece , claro que um pre filtro mais limpo ajuda a não falhar , mas a questão é a relação : quantidade física , ponto de sucção com inclinaçao

como na foto , uma quantidade muito baixa mesmo demora pra encher o copo , a bomba vai pegar so o que vem no retorno , aquele (pre filtro) embutido eu fiz um teste , numa imagem da pra ver um furo no meio dele , pois bem , o retorno não se acomoda 100% no copo, o combustível também sai ali antes de chegar no pre filtro do pescador , da mesma forma , apenas por esse furo é que o combustível fora do copo entra no copo, ou seja , com menos quantidade não vai entrar quase nada , a ponta do pescador fica quase um dedo de altura do chão do tanque , o cash deveria ser diferente , com mais passagem pra enche-lo mesmo em baixa quantidade e com uma tela em cima , caso a alta pressão de retorno venha ser forte o combustível não se perca pra fora e fique ali , claro que com tanque bem cheio o cash ira se encher mais facilmente

tche , te falo mais , pode não parecer , mas olhando ele aberto não da par dizer que cabe so 57 litros nem ferrando, pode por mais ai srrsr o cara é grande mesmo , e também é uma lata dura du inferno

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por dutra s a »

tche , sobre a válvula , como ela ira funcionar caso o tanque esteja ate a boca de combustível ????
eu entendi como ela funciona , mas quando submersa o que atuaria em vácuo pra não atrapalhar a bomba seria outro setor com espaço de ar pra poder dar vácuo ? ate mesmo o próprio respiro ?

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por vrsilva »

Dutra concordo plenamente contigo que o tanque não tem um projeto dos melhores não....

Já viu como é nos carros da Honda?

Dentro do cashtank tem a bomba com filtros, o filtro de combustível, a boia e o retorno de combustível cai dentro dele também... No Monza o retorno pelo menos deveria ser no cashtank pra manter ele sempre com combustível...
Nisso concordo que é um erro...

Quanto à deixar o carro numa aclive parado, depois que troquei o filtro não notei mais esse sintoma não Dutra, e eu sempre ando no máximo com meio tanque, sempre abasteço só "cinquentão" sabe! E uso até dar a quilometragem de média que eu estou acostumado a fazer com ele. Ponho por exemplo 22L cálculo consumo de 6,5km/L e ando essa kilometragem.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Rafaelo »

dutra s a escreveu:tche , sobre a válvula , como ela ira funcionar caso o tanque esteja ate a boca de combustível ????
eu entendi como ela funciona , mas quando submersa o que atuaria em vácuo pra não atrapalhar a bomba seria outro setor com espaço de ar pra poder dar vácuo ? ate mesmo o próprio respiro ?

abs estamos ai
a propria valvula se fecha(esfera) com ele lotado ate o teto, dae o combustivel nao sai pelo respiro, a fuga fica no gargalo dae. quando liga o motor a bomba puxa o ar mesmo assim por ele, mesmo tampado de combustivel...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por dutra s a »

POIS BEM COMPANHEIROS , PROJETO FEITO SÓ FALTA INSTALAR POIS SERA MAIS FACIL ,
caso nao lembrem copiei o projeto do kadet do membro danilo-sn com toda licença ao danilo-sn : viewtopic.php?f=14&t=11573

a diferença no meu é que usei um tubo mais fino pro retorno que o do danilo-sn e do proprio pescador e mais direcionado ao pé do pescador que ta dentro do pre filtro e tambem usei solda pra juntar os dois e nao tairap como o do danilo-sn e tambem a ponta do tubo de retorno esta do lado contrario ao do danilo-sn que na minha opniao da forma que fiz é melhor devido a aquela inclinaçao onde o combustivel fica no canto do pote no caso do carro com a frente pra cima ( olhando as imagens todas elas iram ver esse canto )

tambem descobri o porque das falhas e essa é pro vrsilva e waldir , na imagem a seguir do pote rsr, iram ver 3 pequenos degrais no vao do pote que é o curso do combustivel de retorno, nesses degrais principalmente no primeiro o jato de retorno faz com que o combustivel suba se espalhando impedindo entao que 100% do retorno se acumule no centro do cash , ou seja estando abaixo do nivel do cash e estando em inclinaçoes o retorno nao é totalmente aproveitado (sugado) e a parede do vao nao é totalmente reto alem de o cash ser abertissimo em cima ( sem teto ) como mostra a fotos as seguir juntando isso com um pre filtro bem sujo e a velocidade de sucçao da bomba se cria entao as falhas ( sugando ar),em outras palavras o problema é o proprio cash

tambem como mostra a imagem a seguir , em todo o sistema do cash so á uma pequena passagem de combustivel pra dentro do cash no caso da quantidade estiver abaixo da altura do cash , um pequeno furo no proprio pre filtro embutido no cash e apenas por ele é que a quantidade externa passa pra encher o cash

o tubo que usei pro retorno é o mesmo que na imagem acima em que no teto do tanque a um tubo que na sua ponta a uma valvula de vacuo e contra pressao dos gases , parece ser do mesmo milimetro da linha de retorno nao medi mas deva ser entra 6 a 7 mm. e tanto esse tubo mais fino como o do pescador que é mais grosso ambos sao de inox ,

obs : eu tinha dito que usaria a tomada de retorno do tanque pra unir com o U ( respiro ) que esta agarrado originalmente no gargalo , estudei melhor e vi que sera melhor eu usar um T pra manter o retorno original junto ao ao novo retorno que é no pescador , desta forma na condiçao de se ter um jato de retorno muito forte nao vou ter problemas trabalhando com 2 linhas de retorno no tanque a serem preenchidas pois alem de ter o novo retorno caindo diretamente dentro do cash na boca do pescador tambem irei ter o fluxo original pra forçar o enchimento do centro do cash forçadamente ,,, onde esta o pre filtro e ambos com uma divisao de vasao e pressao boa e nao exagerada como originalmente é , o T estara numa posiçao onde o fluxo estara reto ao novo retorno , pensei em usar um Y mas como ja tenho T vou começar com ele ,



em fim melhor que isso so dando um jeito de botar um cash-tank externo soldado no tanque que no caso do monza é meio impossivel pois esta afrente do eixo traseiro e embaixo nao da né , ou , um cash-tank externo separado do tanque mas ai com uso de 2 bombas , uma puxa de dentro do taque e enche o cash externo e outra do cash pro motor e porai vai .................. a ideia é parar coma falha em curvas , subidas e quando esta desligado com baixa quantidade e ao ligar o carro coma frente pra cima nao ficar falhando me dando tempo de chegar a um posto nao encurtando a vida util da bomba , se tem algo de ruim nisso é apenas o fato do jato do retorno secundario ( novo) mirando no prefiltro empurrando a sujeira de fora pra dentro dele entao aditivada nem pensar mas.........rsrsr

segue imagens

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por dutra s a »

mais umas fotos, agora pra mostrar que o retorno se perde de fato antes de encher o cash ( originalmente ), claro com baixa quantidade !, e porque ?
porque a mesma passagem de enchimento do cash também funciona como um ladrão no retorno, essa passagem que é única pra encher o cash com a quantidade externa é no pré-filtro embutido no cash como mostra a imagem a seguir , eu passei um tairap pela passagem pra ficar mais fácil de entender ,tanto que o fluxo de retorno nesse pré-filtro não é 100% continuo para o cash, não á uma divisão pra evitar esse desperdício por tanto o retorno além de jorra pra cima do cash (pra fora dele) tamdem sai pra fora por essa passagem

também usei agua pra mostrar com ira trabalhar com o novo retorno
segue imagens

ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17769
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Só como informação, um amigo tem um Monza Club 94 2.0 álcool, que ele mesmo adaptou painel digital. Já andei muitas vezes com esse Monza com menos de 1/4 de combustível e nunca deu se quer um solavanco, mesmo em curvas. Na semana passada mesmo, o painel nem marcava nada e a luz de nível baixo que tem no PD ficou acesa direto. Colocou 53 litros no tanque.
Lembro também quando meu tio teve um Monza GLS 94 álcool, rodou várias vezes com menos de 1/4 e nada aconteceu.

Eu particularmente não rodo com meus carros com menos de 1/4 de combustível. Para mim esse é o limite, como já havia comentado antes. O Máximo que coloquei com meu Monza foi 45 litros e nunca deu nada de falhas nesse sentido. A única vez que coloquei mais do que isso, foi quando misturaram álcool com gasolina no posto, onde fiz remover todo combustível.

Continuo com a opinião de que se o carro falha ou dá cortes com baixo combustível, trata-se de um problema que deve ser resolvido, mesmo que o defeito seja o tanque e não fazer adaptações. Desculpe, é apenas minha opinião.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por dutra s a »

professor freire eu entendi , não estou menosprezando o carro e achando e procurando defeito em tudo , mesmo porque ta pra aparecer alguém que mais goste de Monza do que eu e provo isso , mas há coisas que de sabemos que poderia ser melhor fabricado pois quando fizeram poderiam fazer igual os lá de fora que não tem la muito problemas parecidos com os nossos seja la qual for e porque , sei que não é todos os carros que tem e que nunca vai ter o mesmo problema do meu , mas o fato aqui é caçar certas coisas quando outras não mostra problemas , como por exemplo, minha linha esta perfeita , regulador de pressão também, não vaza e não tem passagem em nenhuma emenda pra poder esvaziar o retorno quando desligado , o tanque não há nada , a bomba ta boa , o pre filtro esta limpo , dentro do tanque esta tudo em ordem , não há nada de entupimento e nem aberto demais , a bomba estanca normalmente quando desliga e bico também ,

então o que poderia ser ?, pro caso da linha de combustivel e demais componentes desse sistema estando originais de fabrica provocar esse sintoma quando o combustível estiver baixo ??????????? !!!!!!!!!!!!!

eu procurei fazer algo que é mais logico e mais propicio a não deixar esse sintoma aparecer novamente e deu certo !

cheguei agora pouco após ter implantado a gambiarra, ainda to com as mãos sujas , como tive de ter pouquíssimo combustível pra trocar o pescador então eu tava com menos de 7 litros , ao descer o carro do macaco sacudi ele pra bomba captar aquele restinho no cash, pois bem , botei ele reto e a linha recarregou , fechei a garagem e fui buscar minha filha , pequei uma baita rampa como sempre porque é o caminho e pra entrar nessa baita subida tem de fazer curva e fiz de segunda, afirmo aqui que era pra falhar feio E NAO FALHOU , falta agora testa com essa mesma quantidade estando ele parado , desligado , e com a frente bem pra cima numa baita rampa , será o teste final

há e detalhe , essa gambiarra toda fiz hoje a pouco tempo e a 1 mes e meio estou andando sem pressão no bico apenas com a pressão da linha e bomba , pois troquei o bico porque o outro apresentou gasto na agulha e tava lavando tudo , e como botei um usado então tirei a pressão toda do regulador ate achar um bico delphi novo ,e esse sintoma de falhas por questão de quantidade vem se apresentando a mais de 4 anos e so parava quando eu andava com mais de 1/4 ou 2/4 ,,,em fim ,, ate aqui esta andando muito bem obrigado

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder