Vazamento de água no cabeçote

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4222
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Diego, o meu está assim como o da foto, mas o vazamento não é pelo vedador do distribuidor (no meu já fiz uma pesquisa de pane :( )
No meu rachou aquela mangueira de respiro de óleo, sobre a tampa de válvulas. O óleo escorre para a frente do motor e o eletro-ventilador se encarrega de deslocar a sujeira para esse ponto.
O vedador que vc citou eu já substituí no meu outro Monza. Custou 50 centavos (não original) e foi fácil de trocar.
Estou meio desiludido com borrachas originais, pois essa mangueira que rachou não tem 2 anos e custou uma nota,é original GM .

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Puxa, Luiz.... o meu tbm rachou essa mangueira. Mas eu não achei a original pra comprar, coloquei uma gates mesmo, já tem um tempão e ela está lá, 100%. Custou-me 22 reais. :D :smt023

Abraço! 8)
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 22 Mar 2008, 23:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por lfgomez »

Diego Paiva, obrigado pela dica! Vou verificar se está vazando óleo pelo distribuidor! Sempre baixou um pouco de óleo do carro, mas nunca me preocupei com isso, pois era pouco!
Muito obrigado Carlos Freire! Era exatamente essa peça que eu estava procurando!
Já havia procurado por todo o ChepChev e não a encontrei. Você realmente é um dos maiores, senão o maior, conhecedor de Monzas! Agora estou mais animado, antes estava ficando triste toda vez que olhava para meu monza na garagem.
Realmente muito obrigado a todos que colaboraram no Tópico! :smt023
Vou procurar essa peça amanhã aqui em Campinas. Com o número dela deve ser um pouco mais fácil.
Por enquanto coloquei um parafuso pequeno (1 mm dentro do furo) e passei silicone de alta temperatura. Acho que dá para chegar nas lojas com alguns litros de água. Aproveitei e coloquei o carburador com mistura ligeramente rica (nada muito absurdo) afim de diminuir a temperatura do motor.
Vou postando aqui conforme for progredindo nessa empreitada em busca do "Adaptador do medidor de temperatura"!
Mais uma vez, obrigado!

Abraços,
Luis Fernando.
--------------------------------------------------------------------
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 22 Mar 2008, 23:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por lfgomez »

Olá a todos!
Demorei um pouco para responder, mas, agora posso dizer: Problema Resolvido! :mrgreen:
Era exatamente a peça que o Carlos Freire disse! Apesar de no ChepChev não mostra-la em Monzas 87, a peça é a mesma, inclusive a mesma usada nos Monzas Tubarão. Inclusive a que consegui com a GM (tive que encomendar) tem o sextavado em baixo relevo como a do Monza 94 do Luiz Carlos.
Só não consigo entender como uma peça de alumínio pode ter ficado tão corroída. Tirei umas fotos para que vocês vejam o estado em que a peça estava:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bom, muito obrigado a todos!
Fica aí a dica para todos que notarem um vazamento próximo ao sensor de temperatura. A peça do tubarão é igual a do caixote (tirando o sextavado em baixo relevo, que facilita MUITO a colocação).

Abraços,
Luis Fernando.
--------------------------------------------------------------------
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por mello3 »

Esqueceu de colocar fotos da peça nova!!! :smt017

Realmente um problema bem incomum... Mas ainda bem que foi resolvido! :smt023

[]´s
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
alquini
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1252
Registrado em: 06 Out 2007, 22:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por alquini »

tava poooodre essa peça hein..

Afinal...qual a função dela??
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 22 Mar 2008, 23:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por lfgomez »

Desculpe a demora.. Não havia visto as respostas...
Bom, mello3, não estava com minha câmera em Santos onde comprei a peça. Tenho apenas uma foto de celular (VGA - 640x480) dela.
Imagem

Aqui uma comparação.. hehehe


Imagem

Alquini, a peça estava realmente podre.. O problema é que em todos os lugares que fui, ninguém conhecia a peça. Só em uma loja da GM, com o número dela na mão e o ChepChev aberto consegui mostrar o que eu queria, depois de ouvir por 15 minutos que essa peça não era vendida separadamente do cabeçote.. Bom, a função dela, além de servir para acoplar o sensor de temperatura no cabeçote deve ser a de permitir acesso aos dutos de água do motor. Notei em uma S10 que mesmo os motores mais novos, que não tem o sensor de temperatura aí, ainda tem essa mesma peça, só que sem o furo no meio.

Mais uma vez, obrigado a todos! :smt023

Abraços,
Luis Fernando.
--------------------------------------------------------------------
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
gesneto
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Dez 2011, 01:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vazamento de água no cabeçote

Mensagem não lida por gesneto »

Este tópico está me ajudando bastante. Encontrei problemas no meu carro( Kadett GSi 1992) com o sensor de temperatura, comprei outro e quando fui trocá-lo, supresa: a porcaria quebrou um pedaço lá dentro da rosca do adaptador(94638935 - Adapatador do sensor de temperatura).
Não tive a mesma sorte que o Luis Fernando ao retirar a peça. O Adaptador não saiu de jeito nenhum.

Estou com este problema agora: preciso retirar o cabeçote para resolver este problema.

Preciso de ajuda com isto.
Não estou com R$ para pagar para um mecânico fazer isto. Tenho certa experiência e auto-confiança para fazer o serviço, mas não tenho muitas ferramentas em casa, como o torquímetro, por exemplo.
Bom, a dúvida é a seguinte: se eu marcar a correia dentada na posição em que ela está(fazendo marcas nas polias), e retirar o cabeçote, depois eu consigo montar isso no ponto?
Se eu retirar o cabeçote, necessariamente vou ter que trocar a junta?
Puts.. não tinha mês pior para eu ter feito uma cagada dessas...:-( Obrigado amigos monzeiros!
Responder