Motor esquentando

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
JFerreira
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Mar 2010, 16:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor esquentando

Mensagem não lida por JFerreira »

No meu caso aconteceu foi isso que o Luiz Carlos disse. Por aquecer demais o conector derreteu e colocaram somente dois terminais fêmeas no lugar e assim o mecânico acabou invertendo os fios.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Motor esquentando

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

jesuino b ferreira escreveu: 09 Fev 2018, 21:02 Mas o conector da ventuinha entra em qualquer posição?
Quando o conector é original isso não acontece, pelos menos não o Classic 86 e o SL/E 90 que eu tinha. O conector era feito de tal forma que não havia possibilidade de inverter os fios, só encaixava numa posição, igual os conectores de som. Também o Classic 91/82 que possuo hoje não tem como inverter, pois os conectores são originais e só encaixam em uma posição. Já o Classic 90 da minha esposa não é original, e certa vez quando fiz manutenção não prestei atenção e liguei invertido, por que são duas pontas soltas, daí a ventoinha soprava para frente.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
gilmareu
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Jul 2017, 08:29
Cidade: Cosmópolis
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor esquentando

Mensagem não lida por gilmareu »

Aproveitando carona neste tópico de temperatura, vou dar o meu parecer em relação ao Monza 95 GL do meu pai.

Eu não trabalho com mecânica, mas sou bem curioso e já fiz muitas coisas no meu Diplomata. Mas falando em Monza, este é de meu pai que ele tem desde 0Km, está com 170mil Km originais e rodou no gás e deu problema no cabeçote 3X !!!!

Sei que muitas pessoas rodam no gas sem problemas, mas no Monza do meu pai, isso não é verdade.

Enfim, neste última troca do cabeçote eu mesmo fiz os seguintes serviços:
Elétrica:
Retirada total do Kit Gás geração 3, ou seja, tampando os buracos que tinham na TBI, voltando a injeção ao normal, tirando a caixinha do gás para selecionar combustível, todas aquelas coisas;
Troquei módulo HEI queimado e o regulador do alternador que estava mandando mais de 15V para o circuito do carro e dava B.O. no HEI;
Bobina, os encaixes da bobina dos fios que vêm do carro estavam folgados e dava mal contato, andando o carro dava um estouros insanos;
Bobina impulsora, não estava dando erro, porém estava começando a desfarelar;
Limpeza do distribuidor, ficou tão limpo que eu montei ele na sala de casa e minha mulher não reclamou, parecia um espelho, também vi uns vídeos no youtube e teste o aterramento dele, tudo OK;
Motor:
Troca do óleo e filtro, como estourou a junta do cabeçote, fez aquele milk shake de água e óleo;
Troca de todas as juntas do escape, do coletor, do cabeçote, sendo o aperto certinho, com os kgs de torque recomendados mais os 3 apertos de 60 graus;
Sincronismo das polias, por algum motivo ou montagem anterior, as polias estavam fora da sincronia, tipo a polia inferior batia na marca da lata (180 graus) e lá em cima a polia do vira não estava em exatos 0 grau;
Ventoinha está girando para o lado certo, quando liga vem o bafo para a parte detrás do carro;
Termostática nova, bomba d'água nova;
Troca dos tuchos hidráulicos, tinha uns 2 que estavam sem pressão nenhuma;
Troca do líquido do arrefecimento com aditivo base etilenoglicol;


Aí blz, saí com o carro para testar, na garagem tudo lindo, funcionava a ventoinha o carro baixava a temperatura, saía para andar o carro esquentava feito o caldeirão do demo. Como não tenho pistola de ponto (quase comprei uma) imaginei que o ponto estava adiantado, pois meu Opalão se estiver muito adiantado esquenta tb. Aí vi que haviam duas posições marcadas no distribuidor de algum mecânico anterior, coloquei na outra posição, mais atrasado, aliás bem mais atrasado.

Saí para o rolê e tudo ótimo, ventuinha arma bem antes do meio do ponteiro do painel, não chegou até o meio em nenhum momento, mesmo quando pegamos um ladeirão, o carro subiu de segunda, no final de ladeira, chamava até uma terceirinha e de boas.

Mas tem uma coisa que tem muitos anos que acontece na jóia e queria saber se é normal.

Eu tenho uma pistola de temperatura com infravermelho, agora eu meto a pistola em cima da termostática, no cabeçote e no radiador, dá tudo entre 80 e +100 graus de boa, mas quando aponto para o bloco do motor, ali próximo da rosca das velas, ele me dá 150 e até 170 graus!

E a sensação para quem está dentro do carro é sempre de calor, quando liga a ventuinha se vc estiver com os vidros abertos, vem aquele bafo quente, o para-lama do lado direito vc põe a mão ele tá super quente tb.

Como não tenho Monza e já sofri bastante para acertar a jóia, queria saber se é normal do monza esta quentura no bloco do motor?
Gilmar
GM Monza 95
Responder