História da Stock Car Brasil

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Bernardo Gaetani
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História da Stock Car Brasil

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Bem interessante...

Imagem

A Stock Car Brasil (Campeonato Brasileiro de Stock Car) é uma modalidade de automobilismo do Brasil.

Foi criada em 22 de abril de 1979 para ser uma alternativa à extinta Divisão 1 (D1), que corria com as marcas Chevrolet (Opala) e Ford (Maverick). Isso ocorreu porque a D1 vinha perdendo o interesse do público e dos patrocinadores por estar se tornando uma categoria monomarca devido à superioridade dos modelos Chevrolet. Para que isso não ocorresse, a General Motors criou uma nova categoria, que unisse desempenho e sofisticação. O nome foi um golpe de mestre: além de emular o nome da famosa categoria americana, desviava a atenção de que era uma monomarca, fato que foi comprovado na prática somente neste ano.

A sua primeira corrida foi realizada no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. A criação da categoria foi a melhor resposta a um antigo anseio de uma comunidade apaixonada por carros de corrida: uma categoria de Turismo que unisse, para os padrões da época, desempenho e sofisticação.

O regulamento foi criado para limitar os custos, procurando equilíbrio, sem comprometer as performances dignas das competições internacionais. A primeira prova contou com a presença de 19 carros, todos do modelo Opala com motores de seis cilindros de 4 100cm3. A pole position da estréia foi do carioca José Carlos Palhares, o Capeta. Ele fez o tempo de 1min23s00. A prova foi vencida por Affonso Giaffone.

Na época, o piloto retornava ao automobilismo brasileiro depois de uma passagem pela Fórmula 1, onde defendeu a equipe Copersucar-Fittipaldi. Ingo Hoffmann, doze vezes campeão da Stock, passou a dominar a categoria no final da década de oitenta, quando conquistou os títulos de 1989 a 1995.

Nestas temporadas aconteceu um sem número de ultrapassagens, grandes duelos e festas repletas de emoção. Nesses anos todos foram centenas de corridas pelos autódromos do Brasil. A grande consagração da categoria aconteceu em 1982, quando duas provas foram realizadas no Autódromo de Estoril, em Portugal.

Em 1987 ocorreu a primeira grande mudança da Stock Car. Com a mudança de apoio da GM na organização, foi adotado uma carenagem, criada e montada pela fabricante de carrocerias de onibus Caio, que era inserida em cima do chassi do Opala. O carro ganhava na aerodinamica e no desempenho, ficando muito parecido com um prototipo, mas com a forma do Opala. Os equipamentos de segurança ficam mais sofisticados.

A GM volta a investir pesado na categoria em 1990, voltando a organizar e passando a construir em sua fabrica um prototipo monobloco. O motor era uma derivação dos usados em competições europeias pela sua subsidiaria Opel.

Sem grande apelo do publico e perdendo espaço para categorias mais baratas bancadas por outras montadoras, a categoria passa por nova transformação em 1994, quando é adotado como veiculo o Omega de rua adaptado para competição. Numa estratégia de marketing e para diminuição de custos, as corridas passam a serem realizadas em rodadas duplas com a Formula Chevrolet, num evento chamado Chevrolet Challenger, cujos ingressos eram gratuitos e distribuidos nas concessionarias de veiculos da marca.

A partir de 2000 a General Motors deixa de organizar a competição em definitivo, que passa a ser realizada pela empresa Vicar, de propriedade do ex-piloto Carlos Col, que tambem gerencia a Formula 3. Para modernizar a competição e melhorar a segurança dos pilotos, a Stock Car passa a utilizar um chassi tubular. O projeto é do engenheiro argentino Edgardo Fernandez, que faz algo parecido para a categoria argentina TC2000, inspirado tanto na Nascar norte-americana quanto no DTM alemão. O chassi, fabricado na ZF, empresa do ex-piloto Zeca Giaffone, pode receber a carenagem de qualquer carro sedan.

Desde de 2003 deixou de ser usado na categoria o motor de 6 cilindros Chevrolet, usado com modificações desde o inicio da Stock Car em 1979, sendo trocado pelo motor V8 sem marca importado dos EUA pela ZF, similar ao utilizado na Busch Series da Nascar, iguais e limitados a 450 HP. Assim, a montadora GM passa a ser patrocinadora da categoria, fornecendo a carenagem do sedan Vectra, abrindo espaço para que outras montadoras pudessem ingressar na categoria com investimentos baixos.

A temporada de 2005 também entrou para a história da Stock Car. Além de a categoria ter se tornado multimarca - pela primeira vez os Mitsubishi-Lancer correram ao lado dos Chevrolet-Astra -, no dia 30 de outubro 40 carros da Stock Car V8 realizaram uma inédita corrida fora do Brasil valendo pontos para o campeonato. Foi uma rodada ao lado da TC2000, a principal categoria da Argentina e que no mês de julho tinha corrido em Curitiba (Autódromo Internacional de Curitiba). O Autódromo Oscar Gálvez recebeu um público de 70 mil pessoas. Giuliano Losacco foi o vencedor da prova com Mateus Greipel em segundo e Luciano Burti em terceiro lugar.

O ano de 2006 teve mais novidades. Além de a corrida da Argentina ter sido mantida no calendário, a Stock Car V8 recebeu a terceira marca. O Volkswagen-Bora passou a ser a carenagem de dez carros da principal categoria do automobilismo da América Latina. As equipes foram liberadas para a utilização do uso da telemetria, que permite um maior controle das equipes sobre o comportamento do carro.

Para 2007 foi anunciada a entrada da quarta montadora, a Peugeot, que usará a carenagem do 307 Sedan inicialmente em oito carros e, posteriormente, em dez. O objetivo é que a categoria tenha 10 carros de cada uma das quatro marcas.

Nesses anos todos aconteceram várias trocas de carenagens.

Veja as mudanças da categoria desde o início:

- Opala – 1979 a 1986
- Carenagem Caio/Hidroplas – 1987 a 1989
- Protótipo Opala - 1990 a 1993
- Omega – 1994 a 1999
- Tubular Vectra – 2000 a 2003
- Tubular Astra Sedan - 2004
- Tubular Astra Sedan e Mitsubishi Lancer – 2005
- Tubular Astra Sedan, Mitsubishi Lancer e Volkswagen Bora - 2006
- Tubular Astra Sedan, Mitsubishi Lancer, Volkswagen Bora e Peugeot 307 Sedan - 2007


Campeões:

1979 Paulo Gomes
1980 Ingo Hoffmann
1981 Afonso Giaffone
1982 Alencar Jr.
1983 Paulo Gomes
1984 Paulo Gomes
1985 Ingo Hoffmann
1986 Marcos Gracia
1987 Zeca Giaffone
1988 Fábio Sotto Mayor
1989 Ingo Hoffmann
1990 Ingo Hoffmann
1991 Ingo Hoffmann / Ângelo Giombelli
1992 Ingo Hoffmann / Ângelo Giombelli
1993 Ingo Hoffmann / Ângelo Giombelli
1994 Ingo Hoffmann
1995 Paulo Gomes
1996 Ingo Hoffmann
1997 Ingo Hoffmann
1998 Ingo Hoffmann
1999 Chico Serra
2000 Chico Serra
2001 Chico Serra
2002 Ingo Hoffmann
2003 David Muffato
2004 Giuliano Losacco
2005 Giuliano Losacco
2006 Cacá Bueno


Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stock_car#Hist.C3.B3ria

Veja Também:

http://www.stockcar.com.br - Site Oficial
http://www.cba.com.br - Site da Confederação Brasileira de Automobilismo

Bom proveito!
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ppeaguia

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:smt025 to sem palavras........
jr.glaucio
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Po o monza nunca participou de nenhuma categoria automobilistica? :?
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Bernardo Gaetani
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Como Monza não. Mas o VauxHall Cavalier e Opel Ascona foram reis das pistas mundiais...
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jr.glaucio
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ate emcampeonatos de arrancada pelo Brasil afora é dificil ver monza correndo, eles acham o monza muito pesado, mais eu acho q o opala é muito mais pesado, acho q se fizerem um bom trabalho no motor 2.0 do monzao ele chega junto
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O Opala é 6cc ou V8 os motores que usam... Eles não acreditam em 4cc a não ser AP...
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jr.glaucio
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e será q naum da pra adaptar um motor de um maveco 8 caneco no monza ? ja pensou uma crinça com esse motor turbinado e nitrado, ia fazer historia nas arrancadas do brasil ,pra mim so falta agrana p sonho eu ja tenho hehehe :D
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Da para colocar motor V6 em monza ou aumentar o 4cc dele até 2600cm3 mais turbo e etc sem problemas...
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