Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá, pessoal.

Eu estava curioso para conhecer o motor TSI que alguns modelos de carros da Volkswagen trazem atualmente.
Trata-se, para quem não sabe, de um motor com 1.0 litro de cilindrada, 3 cilindros e 12 válvulas, turbo e com várias novidades que tornam esse motor um dos mais potentes e econômicos na categoria. Para se ter uma idéia, ele fornece 20,4 Kg de torque já a 2000 RPM. Nossos Monzas com motor 2.0 à gasolina fornecem 16,6 Kg a uma rotação bem mais alta.
Mas confesso que balancei ao ver as informações do referido motor. Muitas de suas partes são descartáveis, não se pode retificar ou substituir, só trocando o conjunto maior ou mesmo o motor parcial.
Por outro lado existem muitos componentes a mais do que num motor de automóvel normal. A página abaixo mostra detalhes do motor.
Eu, se tinha algum interesse em adquirir um carro com esse motor, depois de ler a matéria perdi metade do interesse. Automóvel com motor de avião. :(
Ah, além de muitas partes desse motor não serem passíveis de reparo, o que se pode fazer exige ferramentas e conhecimento que dificilmente uma oficina independente vai ter. O proprietário fica na mão de concessionárias.

https://omecanico.com.br/ed-286-motor-d ... ment-63774

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por mspagiari »

Luis veja nos 3:07 deste video:

https://www.youtube.com/watch?v=qLylY_-x0Dk
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por LeoStrop »

É um motor interessante justamente pela potência e economia. Acredito que tenha bastante qualidade também. O problema é justamente quando os defeitos começarem a ocorrer ou quando eles irão começar a ocorrer.

Mas eu não teria um carro equipado com esses motores, justamente pelo uso da injeção direta. Esse tipo de sistema pode e tem gerado algumas dores de cabeça, a maior delas sendo o LSPI (low speed pre ignition), ou pré ignição em baixos RPM, seria uma batida de pino só que mais devastadora. Mas isso não tem ocorrido muito com os motores europeus, só alguns asiáticos e americanos.

Outro problema é a diluição de combustível no óleo. Os motores Honda 1.5T com injeção direta sofrem com isso nos climas mais frios dos EUA, alguns deles até elevam a marca na vareta de óleo de tanto combustível que vai para o cárter.

Como o combustível já é injetado dentro do cilindro, as válvulas de admissão nunca são "lavadas" pelo combustível, o que aumenta muito o acumulo de depósitos nelas. Com o tempo, elas já não conseguem mais vedar com eficiência. Já vi relatos de carros da Chevrolet lá fora que apresentaram problemas antes dos 100 mil km, pois as válvulas já estavam encobertas de carbono.

Eu acho que para um motor desse tamanho gerar tanta potência, ele tem que sofrer bastante também, com pressões e temperaturas bem elevadas dentro dos cilindros. Pior ainda é que isso ocorre a baixos RPM.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

Todas as preocupações que colocaram aí em cima são válidas.

Mas, a tendência de todos os modelos é caminharem para soluções com motores pequenos + turbocompressor (chamado de Downsizing).

Lá fora já é assim há alguns anos. Por aqui, está chegando agora.

A VW veio na frente, com Up, Golf, Jetta, Tiguan.

A GM por enquanto com cruze, tracker e equinox, mas Onix e família 1.0T já estão a caminho.

A FIAT também já está desenvolvendo versões 1.0T e 1.3T para substituir os aspirados maiores em toda a linha (parece que vão começar pelos SUV).

Hyunday provavelmente aposentará o 1.6 aspirado, substituindo pelos 1.0T.

E estes carros não são feitos para terem alto desempenho (diferentemente dos antigos tempra, marea, audi a3, etc). A sensação para quem dirige é muito natural e agradável. Se não avisarem que você está num 1.0T, você achará que está dirigindo um 2.0 aspirado bem torcudo. As turbinas são pequenas e de baixo atrito, atingem bem rápido a velocidade necessária para pressurizar a admissão. O 'lag' é mínimo...

Vamos ver como estarão depois de uns 5 anos rodando nas mãos dos mais variados tipos de pessoas. Porque, enquanto forem novos, até que funcionam bem...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Carlos Tagliacozzo63
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 10 Jul 2019, 22:35
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por Carlos Tagliacozzo63 »

Olá Luiz,
Sabia da "parte boa" deste motor: Torque, potência,economia e pouco peso.
Obrigado por esclarecer "o outro lado" : É a obsolescência programada no maior nível de requinte...
Fiquemos com nossos tradicionais...

Abraço,

CF
Luiz Carlos (Rio) escreveu: 24 Ago 2019, 19:07 Olá, pessoal.

Eu estava curioso para conhecer o motor TSI que alguns modelos de carros da Volkswagen trazem atualmente.
Trata-se, para quem não sabe, de um motor com 1.0 litro de cilindrada, 3 cilindros e 12 válvulas, turbo e com várias novidades que tornam esse motor um dos mais potentes e econômicos na categoria. Para se ter uma idéia, ele fornece 20,4 Kg de torque já a 2000 RPM. Nossos Monzas com motor 2.0 à gasolina fornecem 16,6 Kg a uma rotação bem mais alta.
Mas confesso que balancei ao ver as informações do referido motor. Muitas de suas partes são descartáveis, não se pode retificar ou substituir, só trocando o conjunto maior ou mesmo o motor parcial.
Por outro lado existem muitos componentes a mais do que num motor de automóvel normal. A página abaixo mostra detalhes do motor.
Eu, se tinha algum interesse em adquirir um carro com esse motor, depois de ler a matéria perdi metade do interesse. Automóvel com motor de avião. :(
Ah, além de muitas partes desse motor não serem passíveis de reparo, o que se pode fazer exige ferramentas e conhecimento que dificilmente uma oficina independente vai ter. O proprietário fica na mão de concessionárias.

https://omecanico.com.br/ed-286-motor-d ... ment-63774

Abs
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por mspagiari »

Concordo com o amigo acima.

Eu sou antiquado e saudosista como td mundo aqui sabe... Sempre fui assim e morrerei assim...

Não gosto de carros novos, a meu ver não tem alma e são descartáveis como tablets , jamais rodarão por 10, 15, 20 anos e até 30 ou 40 como fuscas por exemplo.

Porem entendo q para trabalho diário são inviáveis hj em dia devido a concepção de época.

Principalmente em metrópoles. Mesmo assim páro nos celtas, classics e afins... Não arrisco em tecnologias ainda em teste (lembram do marea e recentemente o linea????)....

Mes passado qdo fui ao médico em Santos tinha um citroen aircross (ou algo assim) brilhando de novo com uma pane em um cruzamento super movimentado no canal 3, o cara empurrando e tal...

Sem contar q se meu velhinho quebrar na rua, raramente ficarei na mão dependendo de um "profissional"...

BEM...

Dos VW tava namorando este aqui ontem, já tive um e deu vontade de ter outro. :D

O unico poblema é q ele esquentava muito e vendi, mas tinha uma baita potencia e facil de mexer tb...

Taí ele:

https://www.youtube.com/watch?v=n6ERTLIPb40

Gostei desta história, quem sabe um dia meu filho faça isso se eu sobreviver até lá...

Tem esses tb...

https://www.youtube.com/watch?v=oujHyHp-Fpo

https://www.youtube.com/watch?v=NV1hSLR046g
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

Acho que Descartável é a palavra-chave aqui...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

mspagiari escreveu:
Dos VW tava namorando este aqui ontem, já tive um e deu vontade de ter outro.
Esse foi o primeiro carro da volkswagen que me deu vontade de ter.
Lembro que eu dizia a amigos que se comprasse um Passat eu instalaria nele um interruptor para acionar manualmente o ventilador do radiador, pois tinha visto vários casos de Passats na estrada porque o ventilador deixou de ser acionado. Era o único senão que eu tinha contra ele.
Mal sabia eu que num futuro próximo todos os carros teriam um ventilador do radiador acionado eletricamente ou por embreagem magnética, sujeito a falhas.
Mas o Passat ganhava do Chevette em quase tudo. Fiz uma vez uma viagem em dupla, eu e meu cunhado, ele num Passat e eu no meu Chevette. O carro dele gastou menos combustível na viagem.

Mas voltando ao assunto inicial, o motor 1.0 TSI , fui dar uma olhada na outra opção de motor decente, o 1.6 MSI da volks, que equipa o novo Polo, e vi que também é um motor complexo. Duas válvulas termostáticas, por exemplo, radiador de óleo e algumas outras firulas. Mas bem menos que o Turbinado.

Eu não sou saudosista em matéria de carro, acho que a injeção eletrônica, por exemplo, é bem vinda, para substituir o carburador. Mas acho desnecessário ter um monte de válvulas injetoras, quando só preciso de uma. Performance não é minha praia. Claro que gosto de carro no qual se pisa fundo e ele responde, mas não precisa ser um carro de corrida. Como eu aprendi em 31 anos de aviação, quanto mais componentes tem uma máquina, mais chances ela tem de um deles dar problema. 16 válvulas, avanço de válvulas variável, multi válvulas injetoras, duas termostáticas, bomba de óleo com pressão variável, várias correias, uma para cada componente, tudo isso dá chance à bruxa pra ficarmos na estrada.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder