Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

Resposta da GM: Vendas suspensas e recall a caminho.

Imagem

Mas não me convenceu muito esta historinha de programação eletrônica fazer carro pegar fogo...

Eduardo Rettore.

https://blogdojorgemoraes.blogosfera.uo ... incendios/
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

Agora sim, uma possível explicação mais plausível.


“A General Motors do Brasil (GMB), em cumprimento aos artigos 2º e 3º da Portaria MJ nº 618/19, vem, respeitosamente, informar esta Autoridade que recebeu em 5 de novembro de 2019 informações de que os veículos Onix Plus 2020 podem apresentar uma condição de defeito na calibração do software que pode, em alguns casos, causar vazamento de óleo no compartimento do motor. Se o vazamento de óleo ocorrer e o óleo entrar em contato com componentes do motor funcionando em alta temperatura, poderá gerar um incêndio. Com base nas informações disponíveis, este defeito parece manifestar-se principalmente quando o veículo está em baixa rotação, em ambientes de altas temperaturas e condições áridas, e possivelmente em combinação com o combustível de baixa qualidade.

As informações recebidas pela GMB até a presente data, indicam que o defeito na calibração do software dos veículos pode fazer com que ocorra uma condição de pré-ignição em determinadas situações. Se o defeito se manifestar, esta condição de pré-ignição poderá aumentar a pressão e a temperatura na câmara de combustão do motor, causando degradação no topo do pistão. Esta condição pode levar a quebra do pistão e sua biela de conexão e consequentemente causar quebra do bloco do motor. Se o bloco do motor quebrar, o óleo pode vazar e entrar em contato com os componentes do motor quente.”


Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/notici ... -do-motor/
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

"Downsizing" dá nisso.

Você pega um motor com três canequinhos e extrai dele a mesma potência (e ainda mais torque) de um com 4 canecões...
"Soca" muito mais ar e combustível numa câmara de combustão menor (e consequentemente causa uma explosão muito mais potente). Além disso faz tudo para aliviar o peso do motor. Qualquer coisa que saia errado pode dar nisso aí.
Não estou afirmando que seja isso, mas acho que tem grandes possibilidades. O motor não aguenta o que esperam dele. Vamos ver se a GM vai anunciar reforços nas partes críticas. Talvez o faça escondido, e continue culpando o software. O software é o mordomo de hoje em dia, tudo é culpa dele. :lol:

Abs

Nota: Nos aviões de patrulha Neptune P-15, que operavam na base aérea de Salvador, os motores eram chamados pelo pessoal da manutenção de "casca de ovo".
Isso porque, por terem potência elevadíssima (possuíam 3 turbinas que regeneravam potência direto para o eixo-de-manivelas, além de atuarem como os turbos atuais), toda hora precisavam trocar cilindros. Num motor de Douglas C-47, muito menos potentes, troca de cilindro era coisa rara. Eu nunca precisei trocar um, apesar de ter voado e feito manutenção nesses aviões de 1967 a 1974.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

Mas tem alguma coisa nesta história da GM que não está batendo.

O primeiro caso aconteceu dentro do pátio da chevrolet.

Imagem

Carro 0 km, sendo manobrado para entrar numa vaga de estacionamento. Ou seja, sem desgaste por tempo de uso e sem carga nenhuma no motor na hora do ocorrido...

Eu ainda estou achando que tem mais zebra nisso e que ela não está sendo contada...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Se o bloco do motor quebrar, o óleo pode vazar e entrar em contato com os componentes do motor quente.
Fico aqui imaginando qual seria a temperatura necessária para um óleo de motor entrar em combustão. Sei que é bem mais alta do que a temperatura do ponto de fulgor do óleo.
E imagino que componente quente seria esse, já que o interior do motor, onde o óleo circula, já é quente para cac....

Acho que ainda leva muito tempo para a verdade ser conhecida. Se algum dia for.

Até lá é bom não comprar um carro desses. Nem é só pelo prejuízo em caso de incêndio. É pelo risco de vida. Ainda mais agora que não é mais obrigatório ter extintor a bordo.
Antes que alguém diga que um extintor portátil não consegue apagar fogo em um automóvel, eu digo que pelo menos pode servir para abrir uma rota de fuga. Ainda mais em situação de incêndio sem colisão, quando as portas estão funcionando normalmente, o que é mais difícil em situação de fogo após colisão ou capotamento.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

Bem lembrado. Ainda tem mais este agravante: dá para ver logo no inicio do vídeo que o fogo começou na parte da frente do motor, que é onde agora fica a admissão (linha de combustível, flauta e bicos - que são aquecidos eletricamente para auxiliar nas partidas a frio - estão ali).

Todas as partes que ficam mais quentes do que a temperatura normal de trabalho do óleo (que é a mesma do motor, na casa dos cento e poucos graus), agora estão na parte de trás, perto da parede corta-fogo (turbina, escapamento, etc).

E também concordo com a questão do extintor. Se tivesse um disponível e o cara usasse logo no inicio do incêndio, quando começou a filmar, teria salvado o carro (e ainda bem que ninguém se machucou, mas poderia).

Minha encrenca com extintores e sua legislação era com a obrigatoriedade de recarregar algo que ainda está carregado. Em extintores prediais ainda é assim. O treco está com o teste hidrostático do cilindro em dia e com o ponteiro no verde. Mas você tem que pagar anualmente um malandrinho para trocar a etiqueta dele e fingir que recarregou... Eu fico revoltado com umas coisas dessas...

Mas já que nos automóveis novos ele não é mais obrigatório, talvez devessem manter pelo menos o local para o cara colocar um, se quiser... Porque Andar com um solto, ou preso de qualquer jeito, dentro do carro também não seria muito seguro...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por jorgeAP »

Já rodei com meu Monza vazando óleo e combustível pela bomba de combustível. Fazendo uma meleira no bloco e não pegou fogo. Acredito que deva ter entre os amigos alguém que também rodou assim. Óleo vazando no retentor do comando de válvula também e bem comum em carros antigos. Nem por isso tem registro de incêndio.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

A GM está recolhendo todos os Onix Plus já vendidos ou que estejam nos pátios das concessionárias ou na fábrica. Mesmo os já vendidos aguardando entrega.
Só vai liberar os mesmos (19 mil carros) quando tiver uma atualização de software para eles. Não há prazo para isso ainda.
Enquanto esperam, os proprietários terão um carro alugado, de preferência um Onix dos antigos, para suprir suas necessidades.
Está parecendo a Boeing com seus 737 Max.

Se a GM está dizendo que a culpa é do software de gerenciamento, e que o problema ocorre em certas condições de temperatura e combustível ruim, estou imaginando o que pode acontecer.
O software que vier pode ter um mapa de ignição mais suave, de forma a não causar pré ignição, que pode ter sido a causa final de danos a pistões, bielas e bloco.
Se for assim, os proprietários podem não ter, daqui para a frente, o mesmo desempenho de antes.
E a culpa pode ser de gente que tem grana para comprar um carro desses e abastece em qualquer posto cabeça de porco.
Eu vejo aqui no meu bairro a fila que motoristas com carrões fazem para abastecer com gasolina alguns centavos mais barata. Chegam a atrapalhar o trânsito na Estrada do Galeão, uma das vias principais da Ilha do Governador. O posto em questão é de bandeira, mas eu sempre desconfio de esmola muita.
Vamos ver no que vai dar essa novela.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 09 Nov 2019, 09:17, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder