Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

Vídeo que postaram hoje no canal Acelerados.

Mostra bem a diferença de um motor aspirado de 150cv (Honda Civic 2.0) contra um turbo-downsizing, também de 150cv (Cruze 1.4T).

E antes que alguém diga que não compra carro para disputar arrancada, mas analisando com um pouco mais de profundidade, não é difícil imaginar como será muuuuuuuuuuuuuito mais prazerosa a condução do 1.4T do que a 2.0 N/A no uso diário, em condições normais de trânsito.

https://www.youtube.com/watch?v=TzpSjmEjOko
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 16 Out 2019, 20:27 Novidade nem sempre é bom negócio para compradores de carros.
Infelizmente eu sou obrigado a concordar com o senhor, mas isso é culpa da mão de obra porca que a gente tem, e aqui no RJ onde a gente mora, é ainda pior..
500EF escreveu: 21 Out 2019, 17:42 Vídeo que postaram hoje no canal Acelerados.

Mostra bem a diferença de um motor aspirado de 150cv (Honda Civic 2.0) contra um turbo-downsizing, também de 150cv (Cruze 1.4T).

E antes que alguém diga que não compra carro para disputar arrancada, mas analisando com um pouco mais de profundidade, não é difícil imaginar como será muuuuuuuuuuuuuito mais prazerosa a condução do 1.4T do que a 2.0 N/A no uso diário, em condições normais de trânsito.

https://www.youtube.com/watch?v=TzpSjmEjOko
O torque vem muito mais rápido, sendo que os turbos de hoje simplesmente não tem lag, pisou, encheu. Como o torque vem muito mais rápido, vc pisa menos, pisando menos, vc consome menos, e polui menos, a receita é simples. E cara, vamos e convenhamos, esses carros são uns canhões, puxam muito, deve ser mt gostoso de andar!
Oigres escreveu: 20 Out 2019, 01:34
É só lembrar do início da injeção eletrônica aqui, Alguns preferiam tirar e colocar um 2E
Meu pai fala que na época do Gol GTI dele, tirar a injeção e por um 2E, era o preço dum Gol BX 85. O velho gosta de aumentar, mas se vc parar pra analisar o preço dum carburador original hoje, eu não duvido q fosse não.

Eu ri a beça da indireta do Monza turbo, eu acredito que tenha sido sem querer, mas foi engraçado :lol: :lol: :lol:
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

matheusrsouza escreveu: 22 Out 2019, 05:38 O torque vem muito mais rápido, sendo que os turbos de hoje simplesmente não tem lag, pisou, encheu. Como o torque vem muito mais rápido, vc pisa menos, pisando menos, vc consome menos, e polui menos, a receita é simples. E cara, vamos e convenhamos, esses carros são uns canhões, puxam muito, deve ser mt gostoso de andar!
Exatamente!

Você pegou o espírito da coisa.

Diferentemente dos primeiros carros turbo de fábrica (Tempra, Marea, Uno, Gol e Parati 1.0T, A3 e Golf do fim da década de 90, etc), ou dos turbinados (como meu Monza véio), que visam desempenho em alta, a intenção dos motores 'turbo downsizing' é exatamente esta que você descreveu:

Motores menores e mais eficientes, que passam a sensação ao motorista de que está no comando de um carro equipado com motor aspirado muito maior.

Depois eu vou tentar localizar um estudo que fiz na época do lançamento do cruze 1.4T aqui no Brasil, para demonstrar para os incrédulos do fórum Cruze Clube que ainda teimavam em achar que "um carro pesadão desse com motor 1.4 com certeza seria uma porcaria de dirigir".

Então, eu pesquisei no site oficial da GM-Powertrain-USA (hoje não existe mais) e peguei as curvas de torque e potência do 1.4T e comparei com as do Malibu 2.5 aspirado (que eu acredito ser o mesmo motor Ecotec das nossas atuais S10 Flex, de quase 200cv).

Até os 4000 rpm, que é onde a maioria de nós dirige o carro cotidianamente, as curvas batem em cima.

Ou seja, até os 4000rpm, seu Cruze 1.4T se comporta exatamente como se tivesse um motor 2.5 aspirado.

Isso inclusive explica o pulo que ele dá na frente do Civic do vídeo de ontem. É como se fosse um Civic 2.0 contra um Cruze 2.5 ali na pista.

Eu ri a beça da indireta do Monza turbo, eu acredito que tenha sido sem querer, mas foi engraçado :lol: :lol: :lol:
Ele me ama. Só não sabe disso ainda... :lol:



EDIT:

Achei o gráfico que eu tinha montado com as quatro curvas sobrepostas.

Só explicando para quem não tem costume de 'ler' gráficos, as curvas vermelhas são do Malibu 2.5 Ecotec e as pretas são do Cruze 1.4T.

As duas curvas mais altas são as de potência e as duas curvas mais baixas são as de torque.

Na escala de baixo (engine speed), é mostrada a faixa de rotação do motor (10 = 1000 rpm, 20 = 2000rpm, etc).

Nas escalas laterais, do lado esquerdo está a de torque (padrão americano, em libra-pé) e do lado direito a escala de potência, em HP.

Analisando as de torque, dá para ver que até os 2.000 rpm o motor 1.4T do cruze entrega mais força que o grandão 2.5 do Malibu. Depois empata e só começa a perder para ele depois dos 3.000 rpm.

Analisando as curvas de potência, a mesma coisa. Até os 4.000rpm o motorzinho 1.4T do Cruze nunca entrega menos potência que o grandão 2.5. E só começa a perder para ele depois disso (porque a concepção do projeto privilegia a baixa/média, para agradar a maioria de nós no uso diário do carro, em detrimento da potência em alta).

Seria perfeitamente possível fazer um motor 1.4T que gerasse mais do que os 200cv do 2.5 em alta, mas aí provavelmente perderia em baixa/média e ficaria desagradável de conduzir no trânsito (a turma que faz "upgrade" de turbina em carro turbo-downsizing original sente isso na pele).

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por matheusrsouza »

500EF escreveu: 22 Out 2019, 09:16

Ele me ama. Só não sabe disso ainda... :lol:
Isso é amor antigo, eu nem me meto, mas acho engraçado, kkk!

Analisando as curvas de potência, a mesma coisa. Até os 4.000rpm o motorzinho 1.4T do Cruze nunca entrega menos potência que o grandão 2.5. E só começa a perder para ele depois disso (porque a concepção do projeto privilegia a baixa/média, para agradar a maioria de nós no uso diário do carro, em detrimento da potência em alta).
Pior que é uma coisa tão logica, que é difícil compreender pq os caras não entendem.
Seria perfeitamente possível fazer um motor 1.4T que gerasse mais do que os 200cv do 2.5 em alta, mas aí provavelmente perderia em baixa/média e ficaria desagradável de conduzir no trânsito (a turma que faz "upgrade" de turbina em carro turbo-downsizing original sente isso na pele).
Vc chegou num ponto interessante, vc que é entendedor, como fica esses carros pra andar na rua, com upgrade de turbina?
Recentemente o dudu do backstage trocou a turbina do up dele, parece que o carro fica bem arisco pra andar na cidade.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

matheusrsouza escreveu: 22 Out 2019, 21:54
Analisando as curvas de potência, a mesma coisa. Até os 4.000rpm o motorzinho 1.4T do Cruze nunca entrega menos potência que o grandão 2.5. E só começa a perder para ele depois disso (porque a concepção do projeto privilegia a baixa/média, para agradar a maioria de nós no uso diário do carro, em detrimento da potência em alta).
Pior que é uma coisa tão logica, que é difícil compreender pq os caras não entendem.
Eu acho que é preconceito.

Mas ainda bem que isso muda instantaneamente. Basta a pessoa dirigir um pela primeira vez que se surpreende na hora.

Tenho exemplos práticos na família.

Ano passado, um parente estava para pegar um Yaris (motor 1.5 aspirado e câmbio CVT, que completo, custava algo perto de 80.000 dinheiros). Eu comentei para não deixar de fazer um test-drive no Polo, que embora eu achasse mais feio (design VW nunca foi primoroso... Para mim, toda a linha tem "cara de Gol"... rsrsrs!), com certeza se sentiria muito melhor na condução.

Eu o acompanhei nos dois test-drives. Odiei com todas as minhas forças o comportamento do motor+câmbio do Yaris... Se eu tivesse que andar naquilo todo dia, morreria de raiva.

Aí, não deu outra. Comprou o Polo TSI Highline, que completo, com aquele painel digital (que eu acho maravilhoso) e tudo mais, ainda saiu uns 10.000 mais barato que o Yaris, porque a Toyota não dava nenhum desconto, nem para CNPJ.

Sei que ainda assim é caro, concordo que um Polo não deveria custar mais de 70 paus, etc. Mas o que comentei na época (e se procurarem nos fóruns que participo, vão achar isso por escrito) era que a GM estava dormindo e o Polo reinaria soberano neste segmento do mercado, já que não tinha absolutamente nenhum concorrente a altura, na mesma faixa de preço.

O Onix antigo, com motor 1.4 aspirado + cambio automático (conjunto muito fraco para o porte do carro, na minha opinião), na versão LTZ, custava na época uns 65.000 dinheiros.

E por esta grana já pegava um Polo TSI bem completinho. Por pouco mais, já pulava para a versão Highline.

Agora com o lançamento do Onix Hatch 1.0T pelos mesmos preços do antigo (ok, eu sei que no antigo eles já estavam aplicando descontos em cima dos preços de tabela e no novo ainda não. Mesmo assim, a GM chegou atrasada na briga, mas veio para disputar a liderança deste segmento com certeza).

Ah! E só para esclarecer, este parente não tem nem de longe um perfil de alguém que busca esportividade. É uma pessoa com seus mais de 70 anos (e eu nunca canso de repetir 1.0T NÃO É E NEM FOI FEITO PARA SER ESPORTIVO! Mas já tem um monte de mané chamando Onix de "foguete" no YouTube... Ai, ai... kkkkk!).
Vc chegou num ponto interessante, vc que é entendedor, como fica esses carros pra andar na rua, com upgrade de turbina?
Recentemente o dudu do backstage trocou a turbina do up dele, parece que o carro fica bem arisco pra andar na cidade.
Não tive oportunidade de andar num desses ainda. Mas até pela lógica, é fácil perceber que você faz uma troca, de mais rendimento em alta por menos em baixa.

A turbina funciona como um "cata-vento". Ela não é ligada a nada no motor diretamente (correias, como um compressor do tipo "blower", por exemplo). Ela é impulsionada pela passagem dos gases de escape pelas "pás de sua hélice" (sendo mais didático do que técnico).

As turbinas modernas para motores gasolina/etanol giram na faixa de 120.000 a 200.000 rpm (não escrevi errado, cento e vinte a duzentas mil rpm).

Então, quanto maior ela for, mais pesada ela for (e dependendo até do formato de suas pás, etc), ela vai levar mais tempo para sair da inércia e atingir esta rotação.

Aí vem o lag maldito.

Então, imagina que você tem um carro de 1.200kg, movido por um motor 1.0 aspirado (e câmbio automático, para piorar a situação).

Sim, aspirado. Porque até que a turbina atinja rotação suficiente para começar a gerar pressão positiva no coletor de admissão, é o que você vai ter.

A baixa dele (saída do semáforo, etc), deve virar uma inhaca daquelas. A condução em condições normais (trânsito diário, pisando de leve no acelerador, deixando o motor sempre girando baixo) certamente deixa de ser prazerosa.

Depois que a turbina já estiver embalada, aí tudo bem (se você for usar o carro só para trackdays, por exemplo, onde está a maior parte do tempo com motor girando acima de 4000rpm e com pé afundado no acelerador), o efeito disso fica minimizado.

Nos carros dos YouTubers, mesmo que digam que as retomadas ainda são boas, é preciso ver que eles estão na maior parte do tempo com pé no fundo do acelerador e com o motor girando alto (redução de marcha e pé no porão). Aí o lag talvez incomode menos do que quando a sua tia for tirar o carro da vaga, na porta da escola de sua filha.

São soluções diferentes, para propósitos diferentes. :ok:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

Vídeo que postaram hoje.

Parece que a FIAT, como já tinham anunciado na mídia uns tempos atrás, realmente está programando para o início do ano que vem a entrada dos motores turbo downsizing na sua linha.

https://www.youtube.com/watch?v=5YG4d7RqhlU
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

Só de curiosidade, este vídeo mostra imagens do motor 1.0T do novo Onix fora do carro.

https://www.youtube.com/watch?v=wT41qs7TQjg
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

Já é o segundo caso registrado:

https://www.youtube.com/watch?v=YUldDse1xtk

E pelo que dá para ver no início do vídeo, parece que alguma coisa ali no coletor de admissão (vazamento de combustível na flauta, por exemplo), iniciou o incêndio.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder