Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Boa noite a todos!

Me chamo Leonardo, acabei de adquirir um Mon.........Kadett 1994 GL =)

Esse é o meu primeiro carro mais "antigo", O problema é que nunca tive e não sei nada de GM =), então achei esse fórum ótimo para buscar certas respostas, fazer novas amizades e quem sabe poder ajudar também. Ocarro não tem ar ou direção.

O Kadett está bem novo e bem conservado, como podem ver nas fotos que vou (tentarei) anexar. O motor parece ter sido pouco "fuçado", e tem um som ótimo. Porém estou com um problema que parece ser na injeção, e gostaria de saber se alguém poderia dar uma luz. Já procurei bastante pelo fórum e internet, e a algumas das coisas citadas já foram verificadas ou trocadas.

Vamos aos sintomas:

Basicamente o carro não desenvolve ao pisar fundo no acelerador, a borboleta abre, se escuta a sucção, mas o carro perde desempenho. Se soltar um pouco o acelerador ele acorda e começa a desenvolver, mas a cada pisada ele volta murchar novamente. Tem que ficar indo e voltando com o pedal, dosando a entrada de ar pra acertar o ponto ideal da mistura e sentir ele ter força, mas mesmo assim não chega a puxar como deveria. Vai no máximo a 140 e as vezes resolve morrer sozinho, em situações diversas (aceleração ou desaceleração) e em qualquer marcha. Pega no estalo normalmente depois, mas se ligar frio e não der umas leves aceleradas, corre o risco de morrer parado.

Acabei trocando algumas coisas eu mesmo, pois no segundo dia comigo o carro já não quis pegar (maldita bobina impulsora!), e para tentar melhorar o caro como um todo, pois ele aparenta ter ficado muito tempo parado.

Peças trocadas:

> Tampa e rotor do distribuidor (Delphi)
> Módulo Hei e Bobina impulsora (Delphi)
> Cabos de Vela, Velas (as que estavam no carro eram pra gasolina!) e bobina de ignição (NGK)
> Filtro de Ar e óleo (Mahle)
> Filtro de Comb. (Bosch)
> Bomba de Comb. (Delphi)
> Óleo Mobil 20W50
> Troca das telas e "limpeza" dos bicos e da TBI com troca das juntas. (Não foi feito por mim, o mecânico diz também ter limpado o bico, regulou o CO com scanner e o mesmo também não acusou falhas)
> Sensor MAP (DS)
> Sensor TPS (Delphi)
> Outras pequenas coisas como a fixação do sistema de bomba e filtro, uso de aditivo pra tentar limpar as linhas de combustível, flush no arrefecimento + aditivos, pneus...

Tentei fazer pessoalmente o máximo possível por curtir e por falta de mão de obra qualificada, a única vez que levei na oficina foi para fazer a limpeza do TBI e passar o scanner. Foi medido a pressão da bomba, 2bar e 9 de alta, mesmo assim eu troquei essa bomba quando voltei porque ela estava alta demais, era uma weber, entrou a delphi.

Mesmo depois de tudo isso o problema continua igualzinho desde que comprei, na verdade parece ter piorado mesmo o carro estando mais liso no funcionamento sem muita carga. A única coisa que passou a acontecer foi morrer do nada, isso foi depois do carro ter dado pau no segundo dia e eu troquei apenas velas, cabos, módulo hei, bobinas e filtro de combustível (que era de alumínio), depois funcionou mas com esse problema de morrer do nada. Fiz aquele reforço no aterramento do Hei mas também não mudou nada.

Ontem resolvi limpar os contatos do conector do sensor de temperatura da injeção, pois quando fiz a limpeza do arrefecimento vi que ele tava meio oxidado. Notei que o sensor girava em falso na carcaça e era da MTE, mexi e girei nele com o carro frio e ligado, a ventoinha ligou e o carro morreu. Liguei novamente e depois de alguns segundos, a ventoinha ligou de novo e a luz da injeção ficou acesa, sem nenhuma das duas desligar. Hoje fui atras de um sensor novo, acabei achando só da Iguaçu, mas comprei e troquei. Posteriormente compro o GM. O engraçado é que depois que troquei e funcionei o carro, o mesmo problema persistiu, ventoinha armada e luz acesa. Resolvi verificar o conector e seu chicote, fui até aonde os fios se juntam no chicote maior e não encontrei nenhum defeito, limpei melhor o conector pelos dois lados e visivelmente pareceu estar ok. Liguei de novo e o carro funcionou normal e mais liso, mas o problema da falta de rendimento e morridas persistem.

Vou tentar funcionar o carro com a bomba puxando direto de um reservatório, pra ver se não é nada relacionado ao pescador ou pré filtro, mesmo sabendo que a bomba dá pressão e vazão.

Se alguém puder dar uma luz, qualquer coisa já iria ajudar!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.

Para o sintoma, recomendo conferir o ponto da correia dentada (sincronismo do motor), o ponto de avanço inicial e, a pressão a vazão e a estanqueidade da linha de combustível. Disse que trocou a bomba e filtro, mas não informou valores de pressão e de vazão.
Com scanner, fazer os testes de funcionamento da IE e verificar os valores do tempo de injeção e da relação A/F. Esses valores indicam se está ok ou se tem problema.
Após conferência e possíveis reparos, fazer o ajuste de índice de CO.

Para alguns itens acima será preciso o uso de equipamentos de diagnósticos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Carlos A. Freire escreveu: 03 Jul 2018, 08:50 Bom dia.

Para o sintoma, recomendo conferir o ponto da correia dentada (sincronismo do motor), o ponto de avanço inicial e, a pressão a vazão e a estanqueidade da linha de combustível. Disse que trocou a bomba e filtro, mas não informou valores de pressão e de vazão.
Com scanner, fazer os testes de funcionamento da IE e verificar os valores do tempo de injeção e da relação A/F. Esses valores indicam se está ok ou se tem problema.
Após conferência e possíveis reparos, fazer o ajuste de índice de CO.

Para alguns itens acima será preciso o uso de equipamentos de diagnósticos.

Abs,

Carlos Freire


Carlos, muito obrigado pela resposta!

Mesmo nos falando pela primeira vez, já li muitas mensagens suas e aprendi bastante!

Já estava querendo conferir o ponto da correia a um tempo, pois vi que foi trocada recentemente, quando ainda não tinha comprado o carro. Acabei ainda não fazendo isso, pois é difícil achar um serviço bom na região que moro, e estou com o carro menos de dois meses.

Então, quando levei na oficina, o mecânico mediu a pressão da bomba sim, 2bar normal e 9bar de alta. Ele também desconectou a mangueira de retorno que sai da TBI, e pediu para eu ligar a ignição, apesar de não ter nenhum número, encheu metade de uma garrafa pet em alguns segundos.

Antes de fazer a limpeza da TBI eu ajustei com um multímetro o potenciômetro de CO, estava em 3V e eu mudei para 1.9. O problema deu uma sutil melhorada, mas ainda estava lá, e senti o carro mais fraco. Como já tinha medo da mistura estar pobre, até pq o carro esta bem econômico pra etanol, eu deixei em 2.3V. Mas como levei na oficina, o mecânico regulou novamente dentro da faixa do scanner.

Também já verifiquei os pontos de aterramento e parece estar tudo ok, como disse o carro esta bem novo, o problema é que ficou bastante tempo parado.

O carro mostra que tem rendimento, quando se vai tentando dosar o acelerador, isso que me deixa com ainda mais duvidas do que pode ser o problema. Mas desconfio do bico, aproveitando o assunto, saberia me indicar uma marca decente de bico pra esse carro?

Obrigado pela ajuda! Se precisar posto mais fotos ou faço videos.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por tyo »

quando o carro morre do nada é em desacelerações? tipo ao passar em uma lombada ou num semáforo?Se sim tem grande chance de ter problema no sensor de velocidade que fica no cambio se a pressão e a vazão estão ok eu antes de trocar o bico que pode ser à toa olharia o sincronismo mesmo e o ponto do distribuidor( sintoma parece ponto atrasado).Não adianta pular etapas no diagnóstico.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

tyo escreveu: 03 Jul 2018, 14:35 quando o carro morre do nada é em desacelerações? tipo ao passar em uma lombada ou num semáforo?Se sim tem grande chance de ter problema no sensor de velocidade que fica no cambio se a pressão e a vazão estão ok eu antes de trocar o bico que pode ser à toa olharia o sincronismo mesmo e o ponto do distribuidor( sintoma parece ponto atrasado).Não adianta pular etapas no diagnóstico.
Não é necessariamente em desacelerações, ocorre em qualquer situação mesmo pisando mais de 50% no acelerador ou simplesmente quase sem acelerar. Eu fiz uma viagem recentemente com ele, e notei que se eu ficasse em quinta marcha a mais ou menos uns 100km/h, ele morria mais facilmente, já se eu estivesse em quarta na mesma velocidade era menos provável ele morrer. Mas como disse, é bem aleatório, com ele parado na primeira partida do dia, se eu deixar ele sozinho sem acelerar um pouco, o giro vai caindo e morre, só depois que esquenta que mantém. Mas os problemas, tanto de morrer quanto da falha, ocorrem a qualquer temperatura sem modificar o comportamento.

Pode ser o sensor de velocidade sim, mas o meu velocímetro parece estar normal e a luz de marcha ascendente funciona.

Vou olhar o sincronismo sim! Já vou buscar uma oficina mais perto e fazer contato pra fazer isso e fazer um diagnósticos com equipamento.

Obrigado!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ou está perdendo a pressão de combustível (bomba parando até por falta de tensão) ou o problema está na ignição, como falta de sinal de rotação do motor, ou até mesmo, falta de alimentação elétrica na ignição. Isso levando em conta que não tenha nenhum dispositivo anti furto não original.

Se o painel tivesse conta giros, ajudaria nessa avaliação, pois se o motor apaga com cambio engrenado e o defeito é pane de combustível, o conta giros mantém, agora, quando é ignição, o conta giros cai no mesmo instante.

Verifique também se não tem nenhuma oxidação no conector que entra na UCE.


Quanto a sua dúvida sobre marca e válvula injetora, a original é Delphi, mas há relatos aqui que a nacional não é boa. Teria de ser uma fabricação antiga ou uma americana. O pessoal diz para não usar a chinesa.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Carlos A. Freire escreveu: 03 Jul 2018, 18:44 Ou está perdendo a pressão de combustível (bomba parando até por falta de tensão) ou o problema está na ignição, como falta de sinal de rotação do motor, ou até mesmo, falta de alimentação elétrica na ignição. Isso levando em conta que não tenha nenhum dispositivo anti furto não original.

Se o painel tivesse conta giros, ajudaria nessa avaliação, pois se o motor apaga com cambio engrenado e o defeito é pane de combustível, o conta giros mantém, agora, quando é ignição, o conta giros cai no mesmo instante.

Verifique também se não tem nenhuma oxidação no conector que entra na UCE.


Quanto a sua dúvida sobre marca e válvula injetora, a original é Delphi, mas há relatos aqui que a nacional não é boa. Teria de ser uma fabricação antiga ou uma americana. O pessoal diz para não usar a chinesa.


Abs,

Carlos Freire
É verdade, sem conta giros fica difícil avaliar, mas eu sinto que o giro não cai na hora! Simplesmente o carro perde força, se você não acelerar não dá pra saber se morreu, mas é só pisar na embreagem e o giro cair, que as luzes do painel ascendem. Quando o carro já perde a resposta do acelerador eu já me preparo pra deixar o giro do motor cair para poder dar a partida ainda em movimento, como dirijo quase sempre na estrada.

Esse sintoma de morrer só apareceu depois da troca do Hei, impulsora, bobina de ignição, velas e cabos. Será que algum desses pode ser o causador do problema mesmo o giro não caindo direto? Antes disso só havia a a murchada ao pressionar o acelerador, mas suspeito que os dois problemas podem ser da mesma origem.

Ví que é complicado achar marcas boas para a válvula injetora mesmo...mas vou fazer as outras verificações antes de troca-lá. Obrigado pela dica!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por 500EF »

Não foi por isso que ele falou do conta-giros. Este instrumento faz a leitura dos pulsos de ignicao. Mesmo que o carro tenha apagado por falta de combustivel, se ainda houver centelha, a rotacao será mostrada no painel.

Mas se o ponteiro for a zero de uma vez, é sinal que não há mais centelha naquele momento. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder