Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Na última vez em que tive problemas para meu Monza pegar, coloquei minha lâmpada estroboscópica para ver de tinha centelha e não acusou.
Como eu ando cabreiro com módulos HEI, pois já troquei 4 desde que o original deu problemas, peguei meu distribuidor xingling de reserva e instalei no motor.
Não funcionou nem indicou centelha na estroboscópica.
Aí parti para checar a bomba de combustível.
Como minha audição não está boa, pedi a um amigo para meter o ouvido lá na roda direita traseira e ele também não ouviu a bomba.
Peguei um fio e liguei do positivo da bateria para o pino da tomada de diagnósticos, o que deveria fazer a bomba funcionar.
Não funcionou. Comprei uma bomba nova, mas na hora de trocar bateu uma preguiça. E eu não me lembrava (já troquei duas vezes a bomba, uma no Monza anterior e outra nesse) se precisava esvaziar o tanque para não vazar muito combustível.
Aí eu tirei e recoloquei várias vezes o plugue da bomba.
Problema resolvido.
Mas ando cabreiro com isso. Espero que o plugue não volte a dar mau contato, principalmente na rua.
Estou quase comprando um novo.
Obrigado pela dica do site.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Bom dia Luiz Carlos!

Realmente esse plugue sofre pela localização que está, mesmo com aquela borrachinha de vedação, a umidade ainda consegue entrar. E já é o segundo plugue que troco, o primeiro foi o do sensor de temperatura que ficava ligando a ventoinha com o carro frio e as vezes deixava a injeção louca. Então eles são suscetíveis a dar defeito.

Pelo menos o defeito começa apenas com um mau contato, então algumas mexidinhas nele podem fazer com que volte a fornecer corrente. Mas é chato pois pode desligar o carro do nada andando (como aconteceu comigo), então por segurança, seu fosse você já compraria um e faria a troca.

No caso desse plugue o chato é ter que soldar os fios deitado embaixo do carro, tirando isso é bem fácil. Comprei aqueles tubos termocontrátil que isolam bem e dão um bom acabamento. Vou comprar um mais grosso pra encapar todo o chicote, inclusive o plugue.

O do sensor de temperatura comprei na Casa do Auto Elétrico:

https://casadoautoeletrico.com.br/Index ... or%20monza

E esse da bomba eu comprei por esse anúncio no ML:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Sintomas estranhos após troca do fluido do arrefecimento!

Prezados Monzeiros, boa noite!

Venho mais uma vez pedir ajuda das mentes mais conhecedoras de Monza e sua mecânica. :cry:

A uns dias atrás fiz a troca do sistema líquido de arrefecimento do Kadett, porém o carro começou a apresentar alguns problemas após isso, como vou relatar abaixo.

Antes de relatar o problema atual, vou informar sobre o histórico do carro e do seu sistema de arrefecimento: Quando comprei o Kadett, notei que a temperatura ficava sempre muito baixa e nunca chegava próximo ao meio do medidor com o carro andando na estrada, então comprei logo uma VT nova para fazer a troca. A VT é da Borgwarner, tem menos de 2 anos de uso e é a correta para o carro (92°C e sem aquele "pezinho" para tapar os dutos do coletor quando ela abre, já que o carro é a etanol). Logo que troquei, utilizei 40% de aditivo misturado com água, notei que agora a temperatura subia até o meio do medidor até a VT abrir, então a temperatura caia rapidinho até o nível normal dos nossos GM. Achei meio estranho esse comportamento, mas como o ponteiro só ia até a metade e depois caia pra temperatura normal, continuei utilizando sem nenhum problema, e até então sempre continuou funcionando assim.

Agora o problema atual:

A uns 3 dias atrás fui trocar novamente o líquido de arrefecimento, só para manter uma boa limpeza mesmo, visto que ainda tinha um pouco de depósito ferroso no reservatório de expansão. Antes de fazer a troca o carro estava perfeito e nunca baixou água nesses quase dois anos da troca da VT.

Fiz a troca, só retirei o radiador, sensor de temperatura e reservatório de expansão. Montei tudo novamente com o fluido novo ( da mesma marca e proporção que sempre utilizei), enchi o reservatório sem o sensor de temperatura até começar a sair água pelo seu orifício, garantindo assim que não ficasse ar no sistema. Liguei o carro e deixei até a ventoinha acionar. Tudo normal, a VT abriu como antes quando o ponteiro atingiu a metade (deu pra ver o momento da abertura pois o ponteiro caiu e o radiador começou a evaporar pois estava molhado). Quando o ponteiro atingiu a metade novamente, a ventoinha ligou e desarmou no momento correto.

Porém quando fui andar com o carro a temperatura em vez de ir até a metade e cair, agora está indo até quase o vermelho antes de cair novamente, as vezes chega até a acender a luz de superaquecimento. Isso tudo andando na estrada a uns 100 km/h. A ventoinha está armando normalmente enquanto isso, é só a VT que parece demorar demais pra abrir e abaixar a temperatura novamente. E além do mais o carro está falhando em retomadas e saídas de quebra mola, como se estivesse com excesso ou falta, mas se eu manter o pé ele começa a alisar e acelera normalmente com uma aceleração boa. Só que a lenta e o funcionamento com pé leve estão bem quadrados. Com o carro parado se eu afundar o pé em ponto morto ela hesita em subir o giro e falha, dando até pra sentir um cheiro de etanol.

Sempre uso a lógica pra tentar achar o problema, mas dessa vez fiquei meio confuso. Se fosse só o problema de temperatura, até entendo, mas o carro ficar desregulador do nada , só com essa simples manutenção me causou estranheza.

Bom, pra mim as possibilidades podem ser uma bolsa de ar logo atrás da da VT e do sensor causando "erro" na temperatura real do sistema e confundindo esses dois sistemas. Mas como a ventoinha funciona nos momentos corretos e eu só coloquei o sensor depois de sair bastante água, não tenho muita certeza se poderia ser isso.

Será que alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Tenho um sensor de temperatura guardado que posso trocar pra testar. O atual é um delphi com menos de 2 anos de uso também.

A temperatura na maioria do tempo fica estável e na medida correta, é só quando a VT começa a fechar novamente que a temperatura sobe até o vermelho, ai quando ela abre e o ciclo começa novamente. A luz da injeção não acende em nenhum momento.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por tyo »

Me parece que a VT nova que você colocou veio com defeito, o que é bem comum. Ela deve estar travando aberta e cuidado, pois pode queimar a junta ficar andando com o carro com a luz de temperatura acesa, talvez até tenha queimado já e por isso tem a falha!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

tyo escreveu: 18 Fev 2020, 09:41 Me parece que a VT nova que você colocou veio com defeito, o que é bem comum. Ela deve estar travando aberta e cuidado, pois pode queimar a junta ficar andando com o carro com a luz de temperatura acesa, talvez até tenha queimado já e por isso tem a falha!


Bom dia tyo!

Pensei nessa possibilidade, mas a VT abre sim, só que abre no momento errado, com a temperatura no painel muito alta,e quando ela abre a temperatura volta ao normal em 1 segundo. Acho improvável a junta ter queimado, já que a falha é só no primeiro momento que você pisa no acelerador, depois disso o carro ganha aceleração e vai forte até os 160km/h. E também a água não está abaixando, nem tem água no óleo. A falha começou a ocorrer antes do carro chegar a esquentar.

Pensando melhor em tudo, estou achando que o problema pode ser aterramento, posso ter deixado cair água bem em cima do aterramento do farol. Pois o carro parece que não está superaquecendo de verdade, parece só mesmo um erro de informação nos sensores e acho que o aterramento pode ocasionar isso.

Chegando em casa hoje vou lixar os aterramentos e testar, se continuar vou trocar o sensor de temperatura que tenho guardado aqui. Se nada disso resolver vou drenar todo os sistema e testar a VT dentro da panela.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por tyo »

LeoStrop escreveu: 18 Fev 2020, 10:08
tyo escreveu: 18 Fev 2020, 09:41 Me parece que a VT nova que você colocou veio com defeito, o que é bem comum. Ela deve estar travando aberta e cuidado, pois pode queimar a junta ficar andando com o carro com a luz de temperatura acesa, talvez até tenha queimado já e por isso tem a falha!


Bom dia tyo!

Pensei nessa possibilidade, mas a VT abre sim, só que abre no momento errado, com a temperatura no painel muito alta,e quando ela abre a temperatura volta ao normal em 1 segundo. Acho improvável a junta ter queimado, já que a falha é só no primeiro momento que você pisa no acelerador, depois disso o carro ganha aceleração e vai forte até os 160km/h. E também a água não está abaixando, nem tem água no óleo. A falha começou a ocorrer antes do carro chegar a esquentar.

Pensando melhor em tudo, estou achando que o problema pode ser aterramento, posso ter deixado cair água bem em cima do aterramento do farol. Pois o carro parece que não está superaquecendo de verdade, parece só mesmo um erro de informação nos sensores e acho que o aterramento pode ocasionar isso.

Chegando em casa hoje vou lixar os aterramentos e testar, se continuar vou trocar o sensor de temperatura que tenho guardado aqui. Se nada disso resolver vou drenar todo os sistema e testar a VT dentro da panela.
Então teste o motor com um termômetro laser e veja a temperatura, mas molhar o aterramento não era pra causar falha, pois fica bem embaixo. Imagina num dia de chuva como seria? kk! Mas sim, ele pode causar uma leitura falha da temperatura, veja na panela também com o termômetro quando a VT começa a abrir, pode ser que ela abra sim, mas está com defeito no sentido de que abre na hora errada qual marca é a VT, que vc usou?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

tyo escreveu: 18 Fev 2020, 10:39 Então teste o motor com um termômetro laser e veja a temperatura, mas molhar o aterramento não era pra causar falha, pois fica bem embaixo. Imagina num dia de chuva como seria? kk! Mas sim, ele pode causar uma leitura falha da temperatura, veja na panela também com o termômetro quando a VT começa a abrir, pode ser que ela abra sim, mas está com defeito no sentido de que abre na hora errada qual marca é a VT, que vc usou?


Poo tyo, só me falta a pistola a laser kkk. Mas vou procurar por aqui pois é uma boa ferramenta para se ter.

Realmente, só cair água no aterramento não faria sentido, mas como tirei a bateria também, vou dar uma olhada geral e checar o negativo dela, pois é o que faz mais sentido nisso tudo. O carro realmente não parece estar superaquecendo.

A VT é uma Whaler, tem menos de 2 anos de uso. A questão que eu não mexi nela nessa troca de aditivo, e antes ela tava funcionando como relatei acima, abria certinho quando o ponteiro chegava próximo ao meio da escala e nunca passava disso. Foi só trocar o líquido que começou a apresentar isso, também estou suspeitando que o aditivo poderia estar ruim (fabricado em 2017 e venceu no final de 2019), mas é menos provável.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por tyo »

Tem uns bem baratinhos que funcionam bem. Eu tenho um desse: https://www.americanas.com.br/produto/4 ... yfEALw_wcB
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Responder