Página 1 de 1

Bico Injetor sem pulso negativo

Enviado: 26 Set 2017, 12:59
por Barbado13
Boa tarde pessoal, apesar de estar criando um tópico pela primeira vez sou usuário a anos desse fórum, e por meio deste já solucionei muitos problemas relacionados ao Monza e seus modelos de injeção, tanto EFI como MPFI. Sou um reparador automotivo e estou apelando para os especialistas deste fórum pois meu problema é muito chato!

Primeiramente, resumindo, tenho uma Ipanema 1.8 EFI movida a Etanol que veio para nós para realizar uma troca de junta de cabeçote, uma vez que ela estava vazando água do sistema de arrefecimento por ela, no ponto logo abaixo do distribuidor do motor. Fizemos os reparos, remoção do cabeçote e montagem do mesmo e na hora da primeira partida para funcionar e ver como ficou...não funcionou! Feito os primeiros testes encontramos o Bico Injetor que não fazia a injeção do combustível. Nos testes vimos que não pulsava o negativo no pino que vem da UCE. A partir disso testamos TUDO que estava relacionado ao bico e não foi encontrado nada errado, tudo em ordem, modulo HEI, bobina Impulsora, Bobina de Ignição, UCE, aterramentos da mesma, aterramentos do chicote da injeção no cabeçote, tudo OK. Vem faísca para as velas, tanto que, para vcs terem noção, se despejar gasolina pelo TBI o carro funciona e se mantém até parar de jogar combustível. Com o scanner nele percebo que não regista a rotação do motor, com certeza é por isso que não funciona o bico...mas.... Para não me alongar, cheguei à conclusão que algo está errado no seguinte caminho: do pino B5 aos Pinos D15 e D16 da UCE. Quando se dá a partida há pulsos do modulo HEI para o pino B5 da UCE mas não sai pulsos negativos dos pinos D15 e D16 para o bico. Não sei mais o que testar! O bico não cheguei a troca-lo por outro, porém o coloquei numa maquina de testes e ele funcionou perfeitamente! Se alguém souber de outra dica por favor...preciso de ajuda! Se quiserem saber informações sobre os testes que fiz podem perguntar, tenho tudo à mão aqui.

Re: Bico Injetor sem pulso negativo

Enviado: 27 Set 2017, 14:49
por 500EF
Não tenho o esquema dos EFI aqui na mão para consultar, mas quem fornece o sinal de rpm para a ECU não é o módulo de ignição (HEI)?

Se for, vai ver o problema está entre o HEI e a ECU...

Re: Bico Injetor sem pulso negativo

Enviado: 28 Set 2017, 08:37
por 500EF
Complementando o que eu disse ontem, com imagem do esquema elétrico:

Imagem
.
.
.
Imagem

E só mais uma curiosidade: Como você está medindo o pulso negativo do fio que vai da ECU para o bico?