gira a chave mas motor de arranque nã dá partida

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

gira a chave mas motor de arranque nã dá partida

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Vectra não dá partida no motor

Olá pessoal, eu de novo aqui com problema no "vecão" de novo, sómque agora na partida do motor.

Ja havia dado esse defeito hâ algum tempo atrás ma tinha parado.
O que acontece é que de repente o motor de arranque simpledmente não gira. No painel acendem as luzes de controle, mas não dá sinal de partida. Hoje fui em Bauru e no estacinamento só cosegui funcionar fazendo curto circuito entre solenoide e terminal positivo do motor! Não teve outro acordo. :smt021

Há alguns anos atras isso acontecru com um Monza que eu tinha e depois de muito quebra cabeça descobri que era oxidação no termnal do comutador da chave de ignição. Poderia se algo semelhante? :smt017
Alguem jâ teve esse problema?

Abçs

Gilmar
Vectra 97 GLS
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 232
Registrado em: 14 Fev 2013, 13:14
Cidade: Sarandi
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: gira a chave mas motor de arranque nã dá partida

Mensagem não lida por fontana »

Gilmar Martins escreveu:Vectra não dá partida no motor

Olá pessoal, eu de novo aqui com problema no "vecão" de novo, sómque agora na partida do motor.

Ja havia dado esse defeito hâ algum tempo atrás ma tinha parado.
O que acontece é que de repente o motor de arranque simpledmente não gira. No painel acendem as luzes de controle, mas não dá sinal de partida. Hoje fui em Bauru e no estacinamento só cosegui funcionar fazendo curto circuito entre solenoide e terminal positivo do motor! Não teve outro acordo. :smt021

Há alguns anos atras isso acontecru com um Monza que eu tinha e depois de muito quebra cabeça descobri que era oxidação no termnal do comutador da chave de ignição. Poderia se algo semelhante? :smt017
Alguem jâ teve esse problema?

Abçs

Gilmar
normalmente quebra o pino do cilindro da chave dentro do comutador de ignição, ou seja, a pontinha que aciona o comutador quebra e ele não gira até o final....
quando acontece isso a chave fica mais "mole" ao girar, algumas vezes nem volta mais ....
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: gira a chave mas motor de arranque nã dá partida

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Não, o pino não quebrou, testei a energia vai ate o rele, na verdade a energia sai do rele, na caixa de fusivel, mas não chega no bendix do motor de partida. Tem uma interrupção no caminho, pensei em trocar o rele, mas está conduzindo energia. :smt017
Obrigado pela orientação. :smt023
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: gira a chave mas motor de arranque nã dá partida Vectra

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Então pessoal. O danado dá partida quando está frio. Hoje por exemplo de manhã é só virar a chave e pegar. Fiz isso umas cinco ou seis vezes. Depois que pega tudo ok. Outra coisa, quando se coloca a mão ou os dedos em cima de algum relê da caixa de fusível ele não dá partida. Poderia ser algum aterramento? Eu já reapertei os terra do motor, da injeção, mas não adiantou. Parece que só dá partida quando quer.! :smt021
Conforme disse também acima: não chega energia na solenoide do motor de partida (bendix). Fiz o teste várias vezes.
Sei que eu deveria levá-lo em um bom eletricista. O problema é que aqui onde moro tá difícil. Tenho certeza que irão dizer que é o motor de partida, e isso eu sei que não é. Como disse lá em cima, eu tive um Monza 86 Classic com os mesmos sintomas, e dois eletricistas renomados da região onde eu morava na época (Pelotas RS e Jaboticabal SP) fizeram o motor de partida sem necessidade (no último o motor não deu partida nem mesmo quando acabou de ser montado na oficina!) e no fim descobri por mim mesmo que era oxidação no terminal do comutador da partida, na verdade no conector do fio (estava verde como o fio do chuveiro quando queima). Mas no Vectra eu nem consigo retirar o comutador! Não sei também se a ligação vai direta do comutador para o motor de partida. Alguém poderia me informar? Dá para ver que sou muito ruim em elétrica! :smt017

Abraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: gira a chave mas motor de arranque nã dá partida Vectra

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Gilmar Martins escreveu:Então pessoal. O danado dá partida quando está frio. Hoje por exemplo de manhã é só virar a chave e pegar. Fiz isso umas cinco ou seis vezes. Depois que pega tudo ok. Outra coisa, quando se coloca a mão ou os dedos em cima de algum relê da caixa de fusível ele não dá partida. Poderia ser algum aterramento? Eu já reapertei os terra do motor, da injeção, mas não adiantou. Parece que só dá partida quando quer.! :smt021
Conforme disse também acima: não chega energia na solenoide do motor de partida (bendix). Fiz o teste várias vezes.
Sei que eu deveria levá-lo em um bom eletricista. O problema é que aqui onde moro tá difícil. Tenho certeza que irão dizer que é o motor de partida, e isso eu sei que não é. Como disse lá em cima, eu tive um Monza 86 Classic com os mesmos sintomas, e dois eletricistas renomados da região onde eu morava na época (Pelotas RS e Jaboticabal SP) fizeram o motor de partida sem necessidade (no último o motor não deu partida nem mesmo quando acabou de ser montado na oficina!) e no fim descobri por mim mesmo que era oxidação no terminal do comutador da partida, na verdade no conector do fio (estava verde como o fio do chuveiro quando queima). Mas no Vectra eu nem consigo retirar o comutador! Não sei também se a ligação vai direta do comutador para o motor de partida. Alguém poderia me informar? Dá para ver que sou muito ruim em elétrica! :smt017

Abraços,

Gilmar
Pois é pessoal, tá dificil de solucionar o problema do meu Vectra
No youtube tem um vídeo sobre como retirar o comutador para fazer reparo (https://www.youtube.com/watch?v=JZBBuyOVAzE), mas no meu Vectra não tem o furo para a retirada do miolo da chave. Não consegui retirar. Alguém poderia me dar uma idéia? :smt017

Aguardo,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: gira a chave mas motor de arranque nã dá partida

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Problema resolvido:
Comutador de partida, levei o vecão na auto elétrica, o reparador trocou o comutador em 2 minutos, não precisou retirar o tambor da chave de partida. Ficou 10. Preço: 80 reis (peça paralela). :smt021
O retirado ainda era original! :smt023

abraços,

gilmar
Vectra 97 GLS
Responder