Erro meu

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
mauroviana
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Mar 2016, 10:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Erro meu

Mensagem não lida por mauroviana »

Olá a todos.
Tenho um Vectra elite 2.4 18v 2006. O que aconteceu foi que o ar-condicionado parou de gelar de repente já a algum tempo. Quando ligo o ar, o compressor atraca normalmente mas a ventoinha não aciona e o ar não gela. Com a grana curta, resolvi eu mesmo dar uma olhada pesquisando na internet e aqui também. Segui algumas dicas de como testar fusíveis, relés, ver superficialmente a pressão do fluido. Ao verificar o pressostato, resolvi fazer um JUMP no conector que vai para o pressostato, e para minha surpresa o carro que estava ligado morreu na hora, logo pensei "Vixi fiz caca". Resultado, retirei o jump e dei partida novamente, o carro pegou mas com uma certa dificuldade, mas logo eu desliguei. Quando fui dar partida já no outro dia, o carro não quis mais pegar de jeito nenhum.
Gostaria muito de levá-lo para uma oficina para ser arrumado, mas infelizmente no momento não tenho essa opção. Gostaria muito que me ajudassem.
mauroviana
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Mar 2016, 10:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Erro meu

Mensagem não lida por mauroviana »

Olá pessoal. Fiz teste na bomba e tá chegando sim combustível também tirei a vela e dei partida pra ver se tava saindo faisca e também tá saindo faisca, liguei o alarme e o mesmo tá funcionado normalmente. Será que quando eu fiz um jump no pressostato do ar, eu acabei queimando o modulo de injeção? Mas o carro não pega de jeito nenhum qualquer ajuda é bem vinda.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Erro meu

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fez o teste da bomba com manômetro e vazômetro?
Verificou se tem sinal de rotação chegando na UCE?

Não me lembro no Vectra, mas no Astra tem alguns relês próximo da bateria. Dois são da cor lilás, sendo um da bomba de combustível e o outro, não sei ao certo, mas sem ele o carro fica sem partida. Esses dois relês, no caso do Astra tem alto índice de problemas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mauroviana
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Mar 2016, 10:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Erro meu

Mensagem não lida por mauroviana »

Grato pelo help.
Sim tem mesmo esse reles, eu retirei um de cada vez tanto os que ficam ao lado da bateria quanto os que ficam embaixo do painel e testei ligando 12vts neles e medindo com multímetro os contatos. Eles estão atracando perfeitamente. Não fiz o teste com manômetro porque não disponho dessa ferramenta mas, afastei a flauta para ver se os bicos estão ejetando, e eles estão sim injetando, expelindo combustível.
Tem um detalhe, quando passa um certo tempo "+/- 2hr " e tento dar a partida ele QUASE PEGA, mas aí é como se ele entrasse em modo de proteção e desiste de pegar.
Estou pesquisando na internet e fazendo testes. Queria muito levá-lo em uma oficina e me livrar dessa besteira que fiz de por jump no conector que vai para o pressostato. Acho que queimei alguma coisa.
Agradeço muito qualquer ajuda.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Erro meu

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não fiz o teste com manômetro porque não disponho dessa ferramenta mas, afastei a flauta para ver se os bicos estão ejetando, e eles estão sim injetando, expelindo combustível.
Em sistema de IE não basta chegar combustível. É muito importante ter a pressão correta, pois se não, o combustível não vence a passagem dos bicos. Para testar a linha de combustível, somente com manômetro e, depois com motor funcionando, além do manômetro, o vazômetro.
Fazendo os testes como se deve, usando os equipamentos de diagnósticos, não ficamos no achismo. Sabemos se o sistema avaliado está ou não com defeito e, partimos para outro setor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Erro meu

Mensagem não lida por 500EF »

Eu partiria de onde começaram os problemas.

Tem foto do local onde fez o "jumper"?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 232
Registrado em: 14 Fev 2013, 13:14
Cidade: Sarandi
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Erro meu

Mensagem não lida por fontana »

mauroviana escreveu:Olá a todos.
Tenho um Vectra elite 2.4 18v 2006. O que aconteceu foi que o ar-condicionado parou de gelar de repente já a algum tempo. Quando ligo o ar, o compressor atraca normalmente mas a ventoinha não aciona e o ar não gela. Com a grana curta, resolvi eu mesmo dar uma olhada pesquisando na internet e aqui também. Segui algumas dicas de como testar fusíveis, relés, ver superficialmente a pressão do fluido. Ao verificar o pressostato, resolvi fazer um JUMP no conector que vai para o pressostato, e para minha surpresa o carro que estava ligado morreu na hora, logo pensei "Vixi fiz caca". Resultado, retirei o jump e dei partida novamente, o carro pegou mas com uma certa dificuldade, mas logo eu desliguei. Quando fui dar partida já no outro dia, o carro não quis mais pegar de jeito nenhum.
Gostaria muito de levá-lo para uma oficina para ser arrumado, mas infelizmente no momento não tenho essa opção. Gostaria muito que me ajudassem.
repetindo a pergunta do Pastor Eduardo Rettore, manda foto nitida de onde vc fez o jump e como fez........
se vc mandar a foto eu te digo exatamente oque aconteceu ou deixou de acontecer, enquanto isso não mexa em mais nada....
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
mauroviana
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Mar 2016, 10:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Erro meu

Mensagem não lida por mauroviana »

Imagem
Imagem
Imagem

Só lembrando que o ar condicionado já estava parado a cerca de um ano, mas o carro estava com ótimo funcionamento. Nesse último domingo que eu tentei achar o defeito do ar, e por fim fiz esse jump no conector com o carro em funcionamento e ele morreu na hora, mas quando dei partida novamente ele pegou e logo desliguei porque só uso nas necessidades.
Gente muito obrigado pela ajuda. Não êxitem em fazer qualquer pergunta.
Ah... mais uma coisa, dei partida nele e ele pegou por mais ou menos 5 segundos, dai não pegou mais.
Responder