Junta queimada Vectra 2.0 8 válvulas

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Gilmar Martins
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Re: Junta queimada Vectra 2.0 8 válvulas

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Oi pessoal, estou com mais um probleminha com "vecão":

Conforme mencionei, o motor está praticamente pronto, faltando apenas o torque final. (encomendei um torquímetro angular e ainda não chegou) Mas meu problema agora é que eu não consigo fazer a conexão dos chicotes das ventoinhas. Fiquei confuso: Há dois conectores um que sai da ventoinha do radiador que tem 3 pinos e outra da ventoinha do ar condicionado que tem 2 pinos. Mas o que acontece que o chicote não alcança os conectores. Já verifiquei se estão presos em algumas peças, mas não há nada. Será que estavam conectados errados antes da desmontagem? :smt017

Alguém de vocês poderiam me ajudar? :smt005

Aguardo,

Abraços,

Gilmar
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José Leal
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Re: Junta queimada Vectra 2.0 8 válvulas

Mensagem não lida por José Leal »

Gilmar, os conectores das ventoinhas são diferentes, justamente para não acontecer de ligar algo errado. Falando isso sem saber se trocaram os conectores.

Veja se ajuda:

Imagem
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Gilmar Martins
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Re: Junta queimada Vectra 2.0 8 válvulas

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

José Leal escreveu:Gilmar, os conectores das ventoinhas são diferentes, justamente para não acontecer de ligar algo errado. Falando isso sem saber se trocaram os conectores.

Veja se ajuda:

Imagem

Então José Leal: Os conectores que estão em meu carro são iguais, apenas que um tem três pinos com os fios correspondentes e o outro tem dois pinos,(no meio está vago) e também fios correspondentes inclusive com as mesmas cores, acho que estavam ligados errados. Mas estava funcionando, não sei se a ventoinha do radiador então estava com apenas uma velocidade. É possível?

Eu consegui fazer a conexão, mas os chicotes ficaram muito esticados. Ainda não funcionou, por que não fiz o torque final do motor, portanto ainda não o liguei.
Muito obrigado pelas instruções.

Abraços,

Gilmar
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Re: Junta queimada Vectra 2.0 8 válvulas

Mensagem não lida por José Leal »

Pela foto, repare que o conector sobre o radiador possui 2 fios. Acontece que nos Vectra até 97, com cebolão, o sistema elétrico é diferente dos modelos 98+, com as ventoinhas controladas pela central de injeção. A diferença é que nos sistemas com cebolão existe um resistor para cada ventoinha (que costuma queimar o termo fusível e funcionar apenas a velocidade alta). No caso dos modelos sem cebolão, quem faz a velocidade baixa das ventoinhas é a ligação em série entre os motores.

Tem uns esquemas elétricos das ventoinhas dos dois modelos. Pesquise na Internet, que vc encontrará.
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Re: Junta queimada Vectra 2.0 8 válvulas

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

José Leal escreveu:Pela foto, repare que o conector sobre o radiador possui 2 fios. Acontece que nos Vectra até 97, com cebolão, o sistema elétrico é diferente dos modelos 98+, com as ventoinhas controladas pela central de injeção. A diferença é que nos sistemas com cebolão existe um resistor para cada ventoinha (que costuma queimar o termo fusível e funcionar apenas a velocidade alta). No caso dos modelos sem cebolão, quem faz a velocidade baixa das ventoinhas é a ligação em série entre os motores.

Tem uns esquemas elétricos das ventoinhas dos dois modelos. Pesquise na Internet, que vc encontrará.
Pois é: do lado esquerdo ( com quem olha de frente para o motor) vem o chicote com 3 fios que tem a mesma cor do conector que também tem 3 fios que saem da ventoinha do radiador. Do lado direito, sai um chicote (em cima do radiador) com dois fios que coincidem com o conector que vem da parte de baixo do radiador também com fios da mesma cor. não estou entendendo por que tudo indica que a ligação deve seguir a lógica, mas quando faz a conexão, com eu disse acima, os fios ficam muito esticados. Mas se inverter fica fora da logica, por que um conector falta um fio e no outro sobra, além das cores não baterem. :smt017

Amanhã vou tentar tirar uma fotos para postar para ver se ajuda. :smt021

Obrigado pelas informações,

Abraço,

Gilmar
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Re: Junta queimada Vectra 2.0 8 válvulas

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Não consigo copiar as fotos, estou copiando o link, veja se pode me ajudar.

Imagem
http://imgur.com/2f8hh1b

Imagem
http://imgur.com/NWVmJ4h

Abraços,

Gilmar
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Re: Junta queimada Vectra 2.0 8 válvulas

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Bem pessoal, consegui montar o cabeçote do "vecão" e já fiz o teste drive. Está tudo ok :smt020

Adquiri uma ferramenta para aperto angular.http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -cr176-_JM. Eta ferramenta difícil de usar, acho que por nunca ter usado achei muito complicado segurar o dispositivo para não girar tudo junto. Se alguém tiver alguma dica acho que seria muito útil para alguns hobistas como eu. :smt021

Gostaria de agradecer imensamente o pessoal do fórum pela grande ajuda prestada. Muito obrigado mesmo. :smt023

Nos próximos dias voltarei a cuidar o Classic MPFI.

Abraços a todos,

Gilmar
Vectra 97 GLS
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