Corcel I 1972/1973

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Chrystian
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 452
Registrado em: 03 Jan 2011, 20:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Corcel I 1972/1973

Mensagem não lida por Chrystian »

Bom pessoal, depois de bom tempo longe do fórum, resolvi voltar por aqui pra ver como andam as coisas.. E nada mais justo do que voltar compartilhando com vocês minha aquisição.. Nao sei se sabem mas o Monza descrito no meu perfil pertence ao meu pai.. Mas me sinto como um dono também, por ter incentivado a compra, ajudado a cuidar bastante do carrinho e me sinto privilegiado por tê-lo na família até hoje.. Não se encontra no mesmo estado em que estava na época que postava muito por aqui, por ser o o unico carro do meu pai, sendo assim então obrigado a usar o Monza como carro de trabalho, o que surrou bastante ele... Mas se Deus quiser quando eu estiver financeiramente estabilizado quero reformar ele e deixá-lo como quando o adquirimos, muito novo rsrs

Enfim, como descreve o título estou adquirindo meu primeiro carro, e como sou apaixonado por clássicos, mas nao disponho de condições financeiras para adquirir o carro dos meus sonhos (Opala), depois de muito pesquisar acabei achando um carrinho que me agradasse e que eu teria uma maior facilidade de achar um em bom estado.. Comecei procurando por Opalas claro, passei até pelo Fusca, um carrinho que acho bacana demais por ser um clássico e por ter uma mecânica tão simples e resistente, mas acabei nao concordando com o preço exorbitante praticado por aí, além de nao caber no meu bolso, claro. Até que desviei minhas buscas ao Corcel I, um carro de mecanica relativamente simples, barata, que também estao pedindo preços astronomicos por um, mas sempre da pra achar um que cabe no orçamento... Até que achei esse, ano 1972 modelo 1973, já com motor 1.4, onde o cara começou a reformar mas nao concluiu.. Motor dele parece estar filé, pintura nova pelo visto feita recentemente, interior bastante íntegro e mantendo sua linha de originalidade. O atual dono dele ja me disse que teria que ser feita a troca do assoalho que está um pouco podre (Nao muito surpreso por se tratar um carro com 44 anos). Nao sei se vou ter mais alguma surpresa quando for fazer o assoalho, pois parece que o cara que estava reformando é meio porco... Não dá pra entender por que pintou o carro antes de refazer o assoalho do carro... :smt017

Bom, o carrinho pelo visto tem potencial, e quero ir mexendo devagar nele... Com meu orçamento apertado realmente tem que ser devagar.. Assim que pegar ja quero dar uma revisada básica no motor, trocar velas, cabos de velas, bomba de combustivel, filtro de ar e combustivel, e dar aquela revisada no carburador do bichinho, queria fazer isso urgente pois senti um cheiro de gasolina na vareta do oleo do motor, e estava um pouco acima do nível... Li alguns topicos aqui à respeito e vi que causas provaveis são bomba de gasolina ou carburador... Como ja faria uma revisao nisso em qualquer carro que eu pegasse, é unir o útil ao agradável... Como o dono trabalha numa loja de baterias, troca de oleo, etc, ele trocou as pastilhas, deu uma revisada no freio e trocou o fluido de freio essa semana, e me disse que no dia que eu for pegar o carro ele iria trocar o óleo na minha frente, o que vou deixar pra fazer depois de resolver esse problema de gasolina no óleo... Ele ja está com aditivo na água, o que da pra ver claramente no seu belo reservatorio de vidro que equipava o Corcel na época kkk

Depois de deixar a mecanica toda revisada aí sim vou trocar o assoalho completo e ver se tem mais alguma surpresa me aguardando kkkk
No meu ponto de vista acho que peguei o carro por um preço bom (R$ 4.000,00).. Por esse preço só vejo carros sucateados por aí, podres, as vezes cheios de multas e mal cuidados... O Corcel nao está perfeito, mas com calma vou deixá-lo bacana demais... Meu projeto é deixar originalzinho mesmo sem mudanças em suspensão, rodas, sons, faróis, nada... O mais original possível e que esteja seguro e confiável pra andar e viajar nele na hora que eu bem entender... Vou colocar as fotos do anúncio dele que é as que tenho por enquanto pois ainda estou resolvendo pendencias de compra e venda (recibo, transferencia, cartorio e outras burocracias), mas assim que pegar o carro eu posto mais algumas pra vocês e vou atualizando à medida que eu for mexendo nele... Espero que gostem do carrinho!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Nas fotos notam-se dois modelos de rodas diferentes... O dono tinha desistido de vender, então ele comprou umas rodas maiores e ia rebaixar ele :smt021 , mas como ele vai vender pra mim agora, voltou com as rodas originais dele aro 13''...

Desde já agradeço a atençao e espero que curtam o carrinho e que possam me ajudar pra deixar o carro zero bala.. Apesar de existirem outros clubes, os Monzeiros ficaram no meu coração! kkk
Chevrolet Monza 1994 GLS EFI 2.0 Cinza Bartok Gasolina 110Cv
FOTOS: viewtopic.php?t=17046
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Corcel I 1972/1973

Mensagem não lida por jorgeAP »

Repetiu o tópico, mas tá valendo! peça a um moderador para retirar um para não embolar muitos tópico com o mesmo titulo.
Sobre o CORCEL, tá muito bacana, a lataria está aparentemente lisa, apesar que amassar um CORCEL é tarefa DIFÍCIL, dá para fazer DOIS carros com a lataria dele. KKKKKKK
Pelo que vi nas fotos acabamento não vai dar trabalho para você, até os bancos estão inteiros, a mecânica mais importante para andar com ele e que tem que averiguar com cuidado. Mas CORCEL além de simples é robusto, e não dá problemas, suspensão não sei, mas nada de misterioso.
Só fazer direitinho a suspensão e a mecânica, que já tem um carrinho para torcer os pescoços das pessoas nas ruas.
Monza 91 automático (o melhor)
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Corcel I 1972/1973

Mensagem não lida por jorgeAP »

Pediria as outras rodinhas para o antigo dono. Gostei mais delas que as originais, combinaram perfeito com o carro. O cara tem bom gosto.
Monza 91 automático (o melhor)
Chrystian
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 452
Registrado em: 03 Jan 2011, 20:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Corcel I 1972/1973

Mensagem não lida por Chrystian »

Aah é que desacostumei, algum tempo sem entrar por aqui e já faço bagunça... Ja apaguei o outro lá, tudo certo agora... As outras rodas são bacanas mesmo, mas ainda prefiro as originais, só colocar as calotas nelas mesmo rsrs
Chevrolet Monza 1994 GLS EFI 2.0 Cinza Bartok Gasolina 110Cv
FOTOS: viewtopic.php?t=17046
Avatar do usuário
GMR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 555
Registrado em: 17 Set 2013, 22:15
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Corcel I 1972/1973

Mensagem não lida por GMR »

Esses carrinhos são show..... deixa as originais mesmo, carro antigo tem que ser o mais original possivel. Belo exemplar.
Não é o dono que escolhe o carro, mas sim, o carro que escolhe o dono!!!!
Chrystian
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 452
Registrado em: 03 Jan 2011, 20:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Corcel I 1972/1973

Mensagem não lida por Chrystian »

Bom pessoal, demorei pra postar dnv pois estava resolvendo algumas pendencias... Mas enfim, assim que comprei o Corcel já deixei direto na oficina para uma revisão.. Freios , instalaçao do freio de mão que está sem, regulagem de valvulas, revisao no distribuidor, platinado, condensador, velas, cabos de velas, oleo, filtro de oleo, filtro e bomba de combustível, filtro de ar, essas coisinhas.. Consegui uma indicação muito boa de um mecânico aqui de BH... Na oficina trabalha pai e filho, que são os unicos por aqui que trabalham com restauração de Jeeps da segunda guerra, e qualquer outro tipo.. Os caras são feras mesmo, tanto nos 4x4 quanto nos carros de passeio comuns. Enfim, ja fui tendo minha surpresa na oficina mesmo... Ao ligar o carro o mecânico percebeu que algo não estava certo... Falou que ia abrir o Cárter pra dar o diagnóstico que eu ja estava imaginando qual era...

Após alguns dias o mesmo me liga e me fala pra ir lá pra me mostrar o estado do motorzinho do Corcel.. O óleo colocado pelo antigo proprietário estava como uma graxa, com certeza para disfarçar o estado real do motor para o bobo aqui comprar kkk Por dentro estava uma borra preta, por baixo bielas arranhadas, o eixo com uma folga considerável e num estado tão crítico que chegou a ficar azulado... O jeito foi deixar o motor para retífica geral, onde deixei nas mãos do mecânico que transmite total confiança e experiência, para mandar o motor para retífica e remontá-lo a nivel de restauração... Ja que iria abrir o motor ele me sugeriu com que eu fizesse um upgrade de 1.4 para 1.6, trocando pistões, camisas, etc.. O preço combinado com ele foi de R$ 3.500,00 para o serviço completo, incluindo uma geral no carburador, pintura do motor na cor original, trocar as mangueiras de combustível,dar uma geral mesmo no cofre do motor, colocando tudo em ordem e a nível original que o carro merece...

Foi um gasto fora das minhas pretensões no momento, mas o carro merece ser bem tratado, assim também ele me trará muitas alegrias depois de reformado.. Ainda não tirei mais fotos dele, mas assim que tiver a oportunidade vou tirar e postar por aqui... O carro ainda se encontra na oficina, e como o serviço é todo artesanal não é possivel uma previsão exata de quando ele fique pronto, mas creio que com mais uma ou duas semanas de serviço o carro ja esteja em casa dnv...

Abraços amigos Monzeiros! :D
Chevrolet Monza 1994 GLS EFI 2.0 Cinza Bartok Gasolina 110Cv
FOTOS: viewtopic.php?t=17046
Responder