Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2094
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
Cidade: Arapongas
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Ricardo e José Leal: Obrigado pela contribuição de vocês!

Pessoal, vcs devem ter reparado que eu retirei as duas fotos do painel de instrumentos do meu carro que eu havia colocado para ilustrar esse tópico. Hoje, ao abrir o tópico, a segunda foto estava diferente e ao invés do painel de instrumentos do Astra, havia um marmanjo de cueca. :smt017

Rodando esta semana com o carro, a gasolina aditivada foi toda queimada e eu voltei a rodar com álcool. Aos poucos, o carro foi voltando ao normal.

Ontem, chegou a hora de eu efetuar a troca de óleo do motor, quando aproveitei para troca também o filtro de combustível. Aí, parece que o carro voltar a ser "mais ele". Pena que não pensei na hora em reter o filtro velho, para depois checar como ele estava por dentro.

Parece que tudo se estabilizou, mas a marcha lenta ainda está levemente mais calma, conforme passou a ocorrer depois que viajei com o carro. Mas, marcha lenta, acelerações e retomadas todas lisas. Então, fica aí o grande mistério.

Tudo de bom pra vcs e obrigado a todos pelas soluções propostas!

Abraço :smt023
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!

Mensagem não lida por RicardoDS »

Qual óleo está utilizando nele?
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2094
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
Cidade: Arapongas
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Ricardo, é semi sintético. Não me lembro se é 15W40 ou 15W30.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!

Mensagem não lida por José Leal »

Esse motor não exige 5W30?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2094
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
Cidade: Arapongas
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

É isso mesmo, 5W30, 5W40 semi sintético. Teve uma vez que coloquei o 5W40, pq estava viajando e não tinha 5W30.
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2094
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
Cidade: Arapongas
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Bom dia!
Perdi a paciência e resolvi passar um pente fino no carro.
Sintoma: desengatado, funciona normal. Em tração ascendente, perda instantânea de força por 1 ou 2 segundos, retornando ao normal em seguida.
Marcha lenta: cerca de 100 rpm abaixo do nível de costume (800 rpm).

Bomba combustível: normal.
Vela e cabo de vela: novo.
Filtro comb./ar: novo.
Bobina: ok.
TBI: após a limpeza, marcha lenta mais lisa.
Teste no scanner da CSS: nenhum avaria constatada.
Após reset da central: carro voltou a ficar mais solto.

Motivo da falha na viagem relatada: combustível adulterado, conforme relatado aqui.
Motivo da persistência da falha após a viagem: excesso de água no etanol.

Explico:

Carro só recebe peça original GM nas programações do fabricante ou até antes.
Combustível adulterado da viagem era de um posto SHELL, até então, minha referência de qualidade, há anos.
O etanol com excesso de água era de um posto IPIRANGA onde abastecia há 20 anos. Apesar da amizade, troquei de posto e as falhas desapareceram.
Meu mecânico desconfiou do excesso de água saindo do escapamento. Como é muito meu amigo e não encontrou falhas no motor e agregados, sem eu saber, abasteceu o carro dele no mesmo posto e sofreu os mesmos problemas. Depois, sugeriu a troca de posto, cujo resultado me surpreendeu (de verdade).

Marcha lenta: apesar de estar mais lisa após limpeza de TBI, continua abaixo da rotação que apresentava até os 80 mil km.

Abraço
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2094
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
Cidade: Arapongas
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor 2.0 Flexpower - Roletado: Por quê? RESUMIDO!!!

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Pessoal, boa noite!
O carro alcançou os 90 mil km rodados e eu agendei uma revisão de rotina. Aparentemente, nada anormal.
Mas, numa inspeção detalhada, constatou-se defeito em 1 dos bicos de injeção.
O bico foi substituído e o carro voltou a ficar novo, liso, macio e mais solto, como antes!
Em marcha lenta, dá até a impressão que foram trocados os coxins do motor. Incrível!
Acho que resolvemos hoje o problema do Astra!
Obrigado pela atenção e abraço a todos!
Responder