Corcel 1971 Placa Preta

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
GMR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 555
Registrado em: 17 Set 2013, 22:15
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Corcel 1971 Placa Preta

Mensagem não lida por GMR »

Bem vindos ao FUTURO !!!!!!!

Imagem

Imagem

Uma homenagem ao De Lorean por realmente ter conseguido chegar ao dia 21 de outubro de 2015.
Não é o dono que escolhe o carro, mas sim, o carro que escolhe o dono!!!!
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Corcel 1971 Placa Preta

Mensagem não lida por WALDSR »

".. Valeu WALDSR, particularmente acho a versão 70/71/72 as mais bonitas do corcel, pelo fato de terem a lanterna traseira quadriculada, acho que as outras perderam esse charme.... Um GT ja é raro, 72 então..... mas fiquei curioso, pq o GT 72? .."

Explico:

Em 72, meu tio (um apaixonado por carros) comprou um GT 0km, igual a este:
Imagem

Ele tinha a maioria dos detalhes estéticos do GT 71 (capô preto fosco c/ tomada de ar, faróis milha embutido na grade, faixas laterais mais longas (a do 71 ia até a roda traseira e tinha um aplique em forma de grade de ventilação), teto de vinil, pintura preta entre as lanternas traseiras, lanternas de ré abaixo do parachoque e emblemas exclusivos, em especial um intrigante "XP" (Extra Power) nos paralamas dianteiros e rodas estilo Magnum (muito usada nos Esportivos Top V8 americanos, e aqui, nos primeiros Charger R/T).
Internamente, as novidades eram o console com os 4 instrumentos que antes eram no painel, novos controles de ventilação e um volante que de "esportivo" só o emblema central, pois era o do Galaxie. (Melhor seria se tivessem continuado com o do Aero Willys Itamaraty de 3 raios. No GT 73 em diante usaram o Walrod de 3 raios igual ao do SP2).
Mas o destaque foi no upgrade do motor para 1.4 (o kit se manteve até o Corcel II), válvulas maiores e troca do carburador para o DFV 446 (padrão p/ os Dart/ Charger e Opala SS4/ SS6) em substituição ao Solex 35 DIDS 2 (francês), o terror dos mecânicos, por não entenderem as regulagens e o 2º estágio a vácuo.(na época as informações tinham um enorme pano preto encobrindo os detalhes, Internet ?, mas nem no Jornada nas Estrelas, apesar de já existir a nivel militar nos States). Curiosamente, este mesmo francês equipou os primeiros Passat TS sem choradeira posterior. A maquiagem externa do motor era na panela do filtro de ar toda cromada e tampa do cabeçote vermelha.
Claro que na época nem tinha noção de nada disso. Mas por ser fã do modêlo, colecionador da 4 Rodas e Auto Esporte e sobre tudo por ter informações "privilegiadas" através dos informativos internos e boletins técnicos da Ford dos anos 70. Fiquei "intochicado" (como diria o compadre Déco).
A coisa é tão grave, que tive um GT 74, Corcel II 79 (1.4 c/ cambio 5M, raridade). E nos anos 90, ainda sentindo falta do velho motor Sierra/ Ventoux, tive um Twingo 1.2 e Renault R19 1.6, ambos com injeção Magneti Marelli, que na verdade eram os CHT do Escort com a tampa do cabeçote antiga.
Atualmente o sonho de consumo é um idêntico ao da foto, sem tirar ou por nada; e tb um Monza SL/E Hatch 82 1.6 Álcool 4M. Ano passado vi na net um GT 72, (azul calçinha), todo restaurado por 25k. Fiz contas e + contas, mas a pressão da torcida corinthiana foi maior, tive que deixar de lado, mas não desistir.
Argh.., falei demais.
Aos puritanos GM, minhas desculpas por utilizar tão nobre espaço.
Ao colega GMR, novamente, parabéns pelo Oscar recebido.
Aos amantes de carros, é +1 história de buteco de oficina no final do expediente.
V1, V2, T.O.Imagem
Avatar do usuário
GMR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 555
Registrado em: 17 Set 2013, 22:15
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Corcel 1971 Placa Preta

Mensagem não lida por GMR »

WALDSR, xp seria uma serie especial da Ford? Tinha uma serie da Binno que vinha com rodas especiais e motor preparado, mas acho que era no 74....75. Vamos ver se encontramos esse carro por ai, acho estranho isso pois até a versão standart é dificil de achar no ano 72, quem dira uma versão dessas, raridade total.....
Tenho um amigo que tem um Twingo, impressionante como é amplo por dentro.

Vc falou da internet naquela época..... cara, meu radio é original de fabrica e só tem AM e OM, naquele tempo a TV era preto e branco, telefone rarissimo e caro....... olha a evolução da tecnologia em 44 anos..... Hoje na Outlander da pra ver filme enquanto viaja, da pra falar pelo telefone no som do carro..... é um salto monstruoso. Agora, o que regrediu nesse tempo foi a 4 rodas..... tenho até 2001 depois para de colecionar, desanimei total com ela.......
Não é o dono que escolhe o carro, mas sim, o carro que escolhe o dono!!!!
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Corcel 1971 Placa Preta

Mensagem não lida por WALDSR »

O XP foi uma designação dada ao novo motor 1.4 lançado em 72 para o GT e Belina (só que esta, rendia menos por ter carburação de corpo simples).
Originariamente a Bino era uma equipe de competição dos anos 60, patrocinada pela Willis Overland do Brasil, que tb era parceira da Renault. Fizeram sucesso nas pistas com o Willis Interlagos, sendo seu principal oponente o Malzoni GT que utilizava mecânica dos DKW Vemag (motor 3 cilindros, 2 tempos, 1.0), um projeto de Rino Malzoni, que anos depois fundou a Puma Veiculos.
Qdo a Ford adquiriu a Willis (e no pacote veio o Corcel), a Bino fez várias modificações mecânicas e estéticas no Corcel (começou em 69 com o 4p, depois se concentrou só no cupê), e ganhou fama pelo desempenho e acessórios exclusivos. Extra oficialmente tinham o apoio da Ford. Mas era através do preparador e ex chefe de equipe de competição, Carlos Greco, que tinha boas relações com a Alpine (divisão de corrida da Renault), que se conseguia componentes mecânicos para se ter maior potência.
Um Corcel Bino, nunca foi série de linha de produção, pois era fruto de modificações independente. Como os Opala Envemo e Passat Dacon/Porsche. A dificuldade em se achar um legitimo Corcel Bino, está no fato de não se ter mais registros da Bino dos que foram modificados, e tb por não haver menção no documento do carro ou nº de série especial no chassis. Com o passar dos anos os equipamentos e acessórios foram retirados por desgaste e quebra, como deixou-se de ter peças de reposição, voltaram a forma original. Ou seja, qualquer cupê 70/71/72 (creio que em sua maioria os de SP), poderia ter sido um Bino.
Imagem
Imagem
V1, V2, T.O.Imagem
Responder