GM põe fim ao Celta; Classic é o próximo

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500EF
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GM põe fim ao Celta; Classic é o próximo

Mensagem não lida por 500EF »

12/06/2015 | 19h37

Indústria
GM põe fim ao Celta; Classic é o próximo
Fabricante deve também transferir produção do Cruze para a Argentina

PEDRO KUTNEY, AB

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Segundo fornecedores de peças, concessionários Chevrolet e trabalhadores da fábrica de Gravataí (RS), há cerca de um mês a General Motors deixou de produzir o Celta, carro que foi lançado junto com a inauguração da planta gaúcha, em setembro de 2000, e desde então passou por poucas mudanças. Procurada, a GM não confirmou a informação e continua anunciando normalmente o Celta em seu website por R$ 34.990, provavelmente para desovar os estoques restantes. Esta semana, Valcir Ascari, diretor do sindicato dos metalúrgicos de Gravataí, confirmou a Automotive Business que já fazia “mais de 20 dias que o modelo não era produzido”.

O fim do Celta é o primeiro passo de uma mudança produtiva e de portfólio que a GM organiza para suas fábricas no Brasil e na Argentina, acabando com os modelos mais antigos ainda em linha. Segundo informações obtidas por Automotive Business, o próximo da lista é o sedã compacto Classic, ainda mais velho que o Corsa, lançado com este nome em 2003, mas desde 1996 vendido como Corsa Sedan, da primeira geração feita no Brasil. Com quase 20 anos de idade sem alterações significativas, o Classic é feito atualmente somente na Argentina e deve ter a produção encerrada até o fim do primeiro semestre de 2016, de acordo com o plano de encomenda de peças recebido por alguns fornecedores.

O espaço deixado pelo Classic na planta argentina, em Rosário, deverá ser ocupado pela nova geração do Cruze (hatch e sedã), programada para entrar em linha no segundo semestre de 2016, deixando de ser produzido no Brasil, em São Caetano do Sul (SP). Com essa manobra, a GM manda para a Argentina o modelo de seu portfólio que mais consome peças importadas (incluindo motor e câmbio), melhorando assim seu balanço de compras nacionais, cujo valor pode ser abatido integralmente da sobretaxa de até 30 pontos porcentuais do IPI criado pelo Inovar-Auto – a legislação industrial imposta pelo governo federal para o setor automotivo para incentivar a produção nacional com mais componentes feitos no País.

Fechando o ciclo de remanejamento produtivo, a antiga fábrica de São Caetano, depois de perder o Cruze, passaria a fazer uma versão mais barata do Onix, hatch produzido hoje só em Gravataí, cujo preço mais barato hoje parte de R$ 40.590. Seria uma forma de compensar ao menos em parte a falta que o Celta fará. Custando cerca de R$ 5 mil a menos do que o Onix, foram vendidas de janeiro a maio deste ano 16 mil unidades do Celta, o que representou queda de 5% sobre o mesmo período de 2014. Ainda assim, o carro representou 9% das vendas da linha Chevrolet e foi o 17º automóvel mais emplacado no mercado brasileiro.

Já o Classic é o carro mais barato da linha Chevrolet no Brasil (R$ 34.250), representou 9% das vendas da marca e foi de janeiro a maio o 18º automóvel mais emplacado do mercado. Nos primeiros cinco meses de 2015 foram vendidas 15,9 mil unidades do sedã, com retração de 9,7% sobre idêntico intervalo do ano anterior. Ainda não há informações sobre o que a GM pretende fazer para substituir o Classic, já que o modelo mais próximo dele é o Prisma, que custa algo como R$ 13 mil a mais.

http://www.automotivebusiness.com.br/no ... -o-proximo
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Re: GM põe fim ao Celta; Classic é o próximo

Mensagem não lida por Adrianno Sakamoto »

Celta vai tarde, Classic também, mas não posso negar que graças a eles ainda encontro peças pro meu Corsa. Livrar o Cruze do custo-brasil é o minimo, a GM queria mesmo deixar sua produção na China.

Abraços.
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Re: GM põe fim ao Celta; Classic é o próximo

Mensagem não lida por JoseAugusto20 »

So vou acreditar depois de não ver mais esse carro em concessionarias :lol:
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Re: GM põe fim ao Celta; Classic é o próximo

Mensagem não lida por José Leal »

Adrianno Sakamoto escreveu:Celta vai tarde, Classic também(...)
PERFEITO!

R $34000,00 num Classic, é de morrer!

Minha esposa iria pegar um Onix LT com My Link por R $35000,00 em 2013. Hj um LS chulé custa mais de R $40000,00.

É POR ISSO QUE OS CARROS ESTÃO ENCALHADOS NAS FÁBRICAS. ACHO É POUCO!!!
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Re: GM põe fim ao Celta; Classic é o próximo

Mensagem não lida por Adrianno Sakamoto »

JoseAugusto20 escreveu:So vou acreditar depois de não ver mais esse carro em concessionarias :lol:
Ainda vão "assombrar" as concessionárias e pátios este ano, tamanho estoque guardado.

Agora que as fábricas vão acordar e voltarem a produzir veículos com aceitação mais mundial de exportação. Estão nos cubanizando, vamos viver cada vez mais dependentes da China, vamos conservar nossos "velhinhos" por 50 anos pois veículo novo estará custando horrores :lol:.

Abraços.
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