Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Fabrizzioviana
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 106
Registrado em: 26 Fev 2015, 10:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana

Mensagem não lida por Fabrizzioviana »

Sou novo aqui no clube, meu nome é Fabrizzio, tenho uma suprema 1993 2.0, acabei de fazer o motor completo, coloquei os pistões do astra flex STD, trabalhei os dutos de entrada e saida do meu cabeçote, trabalhei os dutos do coletor de admissão, coloquei filtro de ar K&N modelo original, que vai na caixa de admissão, só tirar o de papel e colocar o K&N, coloquei também os tuchos mecânicos e comando 276º, vou pegar ele agora sexta, não sei como ficou. Vou rodar no alcool, enquando não remapeio a IE vou usar um modulo flex para a IE aceitar o alcool.

Gostaria de saber como foi feita a adaptação do dosador do GSI, já que ele é diferente do meu, no caso o meu é um omega 2.0? E o porque de usar junta de aço, qual é a vantagem em relação a junta comum? O meu é ano 1993, não sei se tem valvula EGR, ou todos tem? Porque será que ele tirou o canister?

Obrigado amigos!

----------------------------------------------------------------------------------------------

Sou novo aqui no clube, meu nome é Fabrizzio, tinha um monza SL/E e agora tenho uma suprema 1993 2.0, acabei de fazer o motor completo, coloquei os pistões do astra flex STD, trabalhei os dutos de entrada e saida do meu cabeçote, trabalhei os dutos do coletor de admissão, coloquei filtro de ar K&N modelo original, que vai na caixa de admissão, só tirar o de papel e colocar o K&N, coloquei também os tuchos mecânicos e comando 276º, vou pegar ele agora sexta, não sei como ficou. Vou rodar no alcool, enquanto não remapeio ou compro uma MS vou usar um modulo flex para a IE aceitar o alcool.


Tenho Dúvidas de como devo proceder para fazer ele rodar no alcool?
Me disseram que o sensor de detonação pode se confundir com o barulho dos tuchos mecânicos?
Agora é melhor eu colocar junta de aço né? De qual carro serve lá? S10 2.4?
O ponto ideal para trabalhar nas condições do meu carro, qual seria?
Oque posso fazer para otimizar ainda mais meu motor?


Abraço!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por 500EF »

Fabrizzioviana escreveu: Sou novo aqui no clube, meu nome é Fabrizzio, tenho uma suprema 1993 2.0, acabei de fazer o motor completo, coloquei os pistões do astra flex STD, trabalhei os dutos de entrada e saida do meu cabeçote, trabalhei os dutos do coletor de admissão, coloquei filtro de ar K&N modelo original, que vai na caixa de admissão, só tirar o de papel e colocar o K&N, coloquei também os tuchos mecânicos e comando 276º, vou pegar ele agora sexta, não sei como ficou. Vou rodar no alcool, enquando não remapeio a IE vou usar um modulo flex para a IE aceitar o alcool.

Gostaria de saber como foi feita a adaptação do dosador do GSI, já que ele é diferente do meu, no caso o meu é um omega 2.0? E o porque de usar junta de aço, qual é a vantagem em relação a junta comum? O meu é ano 1993, não sei se tem valvula EGR, ou todos tem? Porque será que ele tirou o canister?

Obrigado amigos!

Se é para rodar no álcool e você estava com o motor aberto, poderia ter usado pistões "cabeçudos" para aumentar a taxa.

Ou então rebaixado o cabeçote, o que também eleva a taxa (-2mm com pistões flex = 14:1).

Não use módulo flex ou remapeamento para alimentar no álcool. Só isso não vai conseguir alimentar. A melhor saída é manter a pressão original e usar bicos com mais vazão (seus retrabalhados ou de outro carro que sirva... talvez os de astra flex cheguem perto do que precisa).

Tucho mecânico é inimigo do sensor de detonação. Vai ter problema.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

so aumenta vazao nao da. tem que aumentar esse avanço tb, que alias a potencia do alcool se vem dae tb.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por 500EF »

Com mais taxa (e depende de quanto mais), pode ser que não precise e nem possa adiantar mais.

Exemplos:

- Meu monza véio, com taxa de 8,8:1 e álcool teve o ponto inicial avançado +6graus no distribuidor
- Minha blazer com taxa aumentada (coisa de 12:1), teve o ponto mantido (original era 9,6:1).
- Meu ex-vectra, com 11,8:1 e álcool, teve o ponto mantido (original era 9,6:1).

Também já vi caso de VHC 1.0 (12,5:1 original) convertido para álcool sem mexer na taxa. Avançaram o ponto e deu KS. Tiraram um pouco e deu KS. Tiraram mais e deu KS. Só parou com o ponto original de volta. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Com mais taxa (e depende de quanto mais), pode ser que não precise e nem possa adiantar mais.
sim, depende de quanto a mais nem precisa mesmo. porem 12:1 ta pra botar muito ponto.

eu tenho no meu 18 APMS° fisico(inicial do sensor 3 dentes antecipado) + mapa(18 APMS lenta ou 28 carga) e o KS nem sinal.

taxa 11.5:1 alcool

so acho que nao vale apena mexer nessas ECU OEM, custa 400 reais pra troca o hexadecimal rsrsrs
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 232
Registrado em: 14 Fev 2013, 13:14
Cidade: Sarandi
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por fontana »

minha injeção motronic 1.5.2 sem KS é toda original, meu cabeçote, coletor e bicos do flex, pistão alcool, 14 de taxa, rodo com tudo original, ponto original etc....coloquei um MEG pra atrasar em alta, fiz um esquema pra acionar ele manualmente, mas se uso o atraso o motor amarra em alta.....
nunca quebrei nenhum motor...
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Fabrizzioviana
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 106
Registrado em: 26 Fev 2015, 10:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor Admissão N20XF (Roletado)

Mensagem não lida por Fabrizzioviana »

Rafaelo escreveu:pessoal, como a maioria que frequenta essa sessão já sabe, estou fazendo o estudo técnico do motor N20XF que possuo e hoje vai ser o coletor de admissão que muitos tem duvidas se realmente o coletor pro ser de "plástico serve" pois é, quem é leigo ou ate alguns ignorantes(sabem que estão errados e continuam achando que estão certos) pensam assim infelizmente.

porem hoje vamos desmistificar isso. é uma "injustiça" contra a eng. de motores pensar dessa forma, agindo assim a pessoa simplesmente acaba matando todos os conceitos da física/química atrás disso ah muito mais que um coletor feito de "plástico". que alias nem é de plástico, plástico é genérico.


vamos pra parte mais legal dele. seus benefícios,curiosidade,etc:

Material Fabricação
PA66-30GF esse é o código do material usado nesse coletor e na maioria dos coletores "plástico" como falei cima, de plástico ele não tem nada. é um composto de dois polímeros 6.6 vem da PA poliamida ou seja nylon66. o coletor é feito de nylon66 e com 30% e reforçado com fibra de vidro. o nylon66 tem alta resistência mecânica e excelente resistência química, tudo que um coletor admissão precisa. vide a fonte nylon66 abaixo.



*Filler / Reinforcement Glass Fiber Reinforcement, 30% Filler by Weight: em sua composição esta misturado 30% de fibra de vidro ao seu peso, essa fibra serve como retardante de fogo e rigidez a peça.
*Features: Flame Retardant - nao pega fogo! motivos óbvio seu aplicação em um motor.
*Processing Method: Injection Molding - o produto é injetado em uma maquina como comento abaixo... sua produção é altíssima comparado o alumínio de fundição.
*Heat Deflection Temperature - suporta ate 230°C entrando na area de derretimento...
*Melt Temperature 275-300 °C - derrete >275°C

fonte técnica do composto:
http://polymerik.pp.fi/pdf/RTP-PA6630GFFR0BLK.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nylon_66

codigo do material que é feito PA66-30GF, o coletor e seu codigo GM 93.339.037
Imagem

ou seja escolheram um composto moderno e muito apropriado pra aplicação exigida(calor,químico,rigidez) nada de plástico de bacia :smt023



Sistema Injetor a Frio
o sistema de injetor desse coletor é diferente de todos os outros coletor que conhecemos, inclusive do seu antecessor alumínio. nesse coletor é injetor a frio MPFI, isso mesmo. 4 bicos injetores um pra cada cilindro no momento que a bomba injeta o combustível(gasolina) a eficiência é muito ampla assim. dessa forma cada cilindro recebe a mesma quantidade e de forma igual. então ao dar a partida o ciclo completo(720°) já vai estar carregado de combustível. partidas ultra rápidas dessa forma. sem falar na economia, ele injeta menos combustível e tempo que o convencional... se repararem ela vai no pé da válvula. no antigo coletores escorria pelas paredes do coletor oque resultava em desperdício e falta de eficiência.
Imagem

mangueira divisória da partida frio.
Imagem



Juntas "Onboard"
as juntas desse coletor sao reutilizáveis, infinitas como queiram. toda vez que se tira um coletor antigo precisa se trocar a junta. essas nao... é so colocar o coletor quantos vezes quiser sem precisar comprar novas juntas(coletor e TB).
Imagem
Imagem



TB(Corpo Acelerador)
a TB desse coletor é do mesmo diametro que o antecessor 63.5mm - 2,5"
Imagem



Fixação
o coletor agora conta com parafusos, não é mais utilizado prisioneiros. reparem no anel de forço em cada parafuso M8
Imagem

centralizador, essa peça nada mais é um centralizador quando se colocar o coletor. como não tem mais prisioneiros e sim parafusos, ficaria difícil "acertar o buraco", com essa saliência ela encaixa no cabeçote facilitando a montagem da peça.
Imagem



Parede Interna Dutos
um dos benefícios desses coletores de plástico injetados(não fundido) é que sua alma(interior) é lisa, sem marca da fundição de areia como no antigo alumínio. baixo falo dos benefícios disso que são muitos. reparem como todos os cilindro estao equalizados na mesma altura... diferente também do antigo alumínio que avia uma pequena variação no tamanho.
Imagem

obs: os dutos desse coletor são de 34mm, e o diâmetro da porta do cabeçote N20XF são 36mm.
Imagem

o duto começa retangular e vai virando circular ate a saida. reparem na peça que eu achei no começo que fosse um swirl, é apena parte da fabricaçao do coletor nada demais.
Imagem




Plenum e Dutos
visivelmente se nota isso. reparem no plenum desse coletor como é bem grande em relação ao de alumínio. o plenum é essa área horizontal que junta os dutos nele e conecta a borboleta de aceleração. tanto é que ela é mais larga que o antigo, abaixo falo mais sobre plenum. os dutos estao curvados como um "C" a função disso tb explico abaixo na parte técnica.
Imagem



Fabricante
só por curiosidade o fabricante é a Visteon. http://en.wikipedia.org/wiki/Visteon
Imagem


esses são os principais benefícios desse coletor moderno. outra diferença é o peso, não chega ser um beneficio pq a diferença é insignificante tanto é que não entrou na lista acima. outro fator por ele ser de plástico é pelo custo, nao tem custo de fundição(alumínio) e sim de extrusão(injetora) sai uma fração do custo do antigo.



------------------------------------------------

agora falaremos a parte da engenharia de motores, os principais ganho desse coletor que é tendência quando se fala motores de veículos de "passeio" a utilização desses coletor plástico.

benefícios técnico:

Aumento da Eficiência Volumétrica - VE
alguns não conhece esse termo,outros conhecem e já ouviram falar que motores estão cada vez mais eficientes. pois bem, é verdade. um dos melhoramentos desse motor é justamente essa Eficiência Volumétrica, como o próprio nome esta dizendo é melhorar a volumetria de um motor na aspiração(menos combustível). como se faz isso? uma das técnica é que falei acima, segue a lista:

-Dutos lisos: como os dutos estão lisos não existe resistência mecânica(do fluido ar) ou seja o ar flui com maior facilidade dentro dos dutos, criando menos turbulência, isso no MPFI não ajuda. então quanto mais liso melhor, o motor em alto giro cria um arrasto muito grande, sem resistência do ar acaba gerando mais potencia em alta rpm na faixa potencia. em baixa rpm o torque se mantém mais linear justamente pq o ar é aspirado mais rápido...

-Duto curvado em perfil C: o duto em formato de "C" é um padrão em motores urbano, esse tipo de formado aumenta a estabilidade do vácuo em baixa rpm, proporcionando um torque mais linear.

-Plenum "maior": o plenum nada mais é que um reservatório de vácuo, isso tem vários objetivos, aumentar a estabilidade da lenta, deixar o torque mais linear e desde muito cedo 1500 rpm ja aumentar bastante a curva de torque, e principalmente criar o efeito Helmholtz Resonance abaixo falo que é isso. já da pra imaginarem né :) então quanto maior for a "sala" maior será a a reserva de vácuo. e isso em baixas velocidade(rpm) é determinante entre ter um motor de lenta instável(fase fria) ou ter um motor de lenta super estável(fase fria), entre outros recursos.

-Material Flexível: o "plástico" genericamente falando é mais flexível que alumínio não é mesmo? então. esse é a função que se utiliza na lei de Helmholtz. a criação de uma ressonância de alta frequência. com o alumínio dificilmente acontece isso, por vários motivos um deles é pq parede grossa, e a outra é de alumínio rígido que não vibra nessas condições... os engenheiros utilizaram do efeito Helmholtz criando uma ressonância interna do plenum, essa ressonância é audível e mecanicamente sentida... é so colocar a mão no coletor e acelerar, vai notar vibrar... isso é o efeito Helmholtz em ação. boa parte da vibração vem quando o ar em movimento bate contra a parede da porta da valvula ADM do cabeçote criando uma onda vibracional que reverbera por todo o coletor... em alta rpm não acontece pq a válvula fica praticamente "sempre aberta" dae o ar entra com maior facilidade.

qual o beneficio? ressonância interna aumenta a eficiência volumétrica, nao é atoa que temos caixa de som, instrumentos musicais de madeira e não de alumínio :lol: esse efeito faz deixar a mistura mais homogenia, deixa a lenta mais estável, o torque vem mais cedo e com maior linearidade ate o corte. esse efeito so ocorre ate 0 até +-3500 rpm. quem ja nao viu nos motores novos a linha de torque mais reta possível desde a lenta quase? vem disso ae, não só disso. vem do coletor e comando variável tb.


resumo:
o coletor de alumínio não produz nada disso que falei e que vimos,ate pq esse novo foi feito pra arrumar isso rsrsrsr. as diferenças são essas, nao é apenas um "coletor de plástico" tem muito mais coisa atrás. sua principal função é aumentar a eficiência volumétrica(menos combustível,mais potencia,mais torque,maior estabilidade)

vale apena colocar ele em MPFI especialmente no cabeçote N20XF onde é original. se lembrar de algo vou atualizando.
Oque preciso para colocar ele no meu omega 2.0? Obrigado!
Fabrizzioviana
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 106
Registrado em: 26 Fev 2015, 10:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor Admissão N20XF (Roletado)

Mensagem não lida por Fabrizzioviana »

Rafaelo escreveu:vlw Leandro, sem duvida, não só incentivo como preparação pra isso. não adianta de nada ter as informação se não tem como inseri-las corretamente na MS, ou pior se não tem os dados.



Novas Atualizações.

Flauta Alimentação
a flauta desse modelo é somente entrada, não existe mais retorno. o retorno foi excluído por alguns motivos.
1° custo reduzido.
2° risco de vazamento/incêndio reduzido. os Eng só agora pararam pra pensar que não faz sentido levar o retorno la pra frente, ao em vez de deixar o regulador de la trás, foi oque fizeram demoraram :)
3° menos manutenção.

agora a flauta possui o engate rápido, um padrão da Eng automotiva atual. vários motores,conectores de combustível estão vindo assim.
Imagem



injetor flex
isso nao mudou desde o antigo coletor, isso vem desde os primeiros flexpower da GM familia 2. o injetor é o bosch 0280 156 086

-dados técnico:
alta resistencia: 20.5 Ohms
vazão: 29.5 lb/h @3BAR (nomimal)
vazão: 34 lb/h @4BAR (pico)
potencia suprida aspirado 80%DC(dutycycle)@4BAR : 220cv gasolina / 156cv alcool
potencia suprida aspirado 90%DC(dutycycle)@4BAR : 245cv gasolina / 175cv alcool

Imagem

-material fabricação:
o material é o mesmo do coletor admissão, com uma ressalva. ele é 35GF ao invés de 30GF do coletor... isso quer dizer que ele tem 5% a mais de GF(fibra de vidro) devido a pressao 3BAR e o combustivel com longo tempo de exposição. o GF quer dizer GlassFiber...
Imagem



Sensores
- sensor TPS: padrao GM 3 pinos(terra - 5V - retorno sinal) oriundo do TB Vectra A e Omega A. essa peça nao é original do coletor N20XF
Imagem

- sensor MAP/MAT: original dos flexpower mesmo o antigo já contava com esse sensor. esse sensor é responsável por capturar a pressão e a temperatura do ar da admissão. 4 fios (terra - 5V - retorno sinal MAP - retorno sinal MAT) peça totalmente configuravel em suas funçoes em seu estado original na MS.
Imagem



Mangueira Servo-freio
conector engate rápido, estilo flauta alimentação.
Imagem



Suporto cabo acelerador
esse é uma peça exclusiva pra quem tem monza/kadett e queira instalar de forma original sem adaptação. a peça é projetada e confecciona por min e esta a venda a quem tem interesse. essa peça nao é original do coletor N20XF

borboleta em repouso.
Imagem

borboleta em "batente" 100% WOT
Imagem

peça feita pra se usar o cabo acelerador original monza MPFI. obs: pela ainda crua, sem acabamento.
Imagem
Imagem



Válvula PWM controle RPM
essa peça é da mesma origem do TB Vectra A e Omega A. essa peça não é original do coletor N20XF
ela tem a funçao de fornecer mais ar pro motor pra estabilizar a RPM da lenta. especialmente quando entra o AC ou sai, DH, alternador carregando, consumo elétrico, recurso anti poluição como o DashPot, Fase fria, Fase aquecimento, Fase quente, etc. essa peça é pra quem for instalar injeção programável com perfil original de funcionamento. o famoso ClosedLoop. sem ela se torna um motor de pista :smt023
no original era feito pela própria borboleta eletrônica. por motivos óbvio, se opta TB mecânica pra evitar adaptação como essa(acelerador eletrônico)
Imagem
Imagem

se lembrar de mais vou atualizando. vlw

Rafaelo será que eu consigo colocar ele no meu omega 2.0, plug and play? Ou vou precisar colocar a flauta e os bicos também?

Obrigado amigos
Responder