Cruze LTZ
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Cruze LTZ
Estou começando a coletar informaçõe$ para ver se a relação custo x benefĩcio de rebaixar o cabeçote deste carro é viável. A garantia dele termina daqui a alguns meses...
Ainda não sei também se tenho condições de encarar este selviço sozinho, na minha alficina. O astra está rodando bem até hoje, mas parecia ser mais simples que o cruze...
Por enquanto, não consegui muita coisa concreta, nem números precisos, porque não tenho acesso a um cabeçote desse para medições.
O que consegui até o momento foram fotos de anúncios na web.
Os que achei estão sendo vendidos completos, com comandos e polias (variadores de avanço), sendo que os anúncios mais baratos estão por 800,00 + frete de uns 70,00 + plaina na retífica depois (aí eu compraria um e guardaria o meu STD, como fiz com os 8v):
Aqui dá para ter uma noção de quanto material poderei desbastar. No "olhômetro", acho que devo conseguir uns 1,5mm, pela profundidade até pegar nas válvulas e da marcação "meia-lua" (padrão GM nos 8v é 1mm, neste eu não sei).
E esta é a ferramenta da Raven para sincronismo dos comandos do cruze / sonic. Custa coisa de 60 pratas por aí...
Certamente também precisarei de um jogo de velas mais frias. Talvez umas grau 8.
Os cálculos ainda não têm precisão nenhuma, porque são baseados em considerações e não em medidas reais. Mas, só para termos uma idéia, creio que saia dos 10,5:1 e suba para a casa dos 12:1 tirando 1,5mm do cabeçote. Sei que já traria alguma melhora, mas fico pensando se não seria muito trovão para pouca chuva...
Cálculos:
Dados de fábrica para o motor STD:
Curso: 88,2mm
Diâmetro cilindro: 80,5mm
Volume do cilindro: ((( 80,5² x 3,1416 ) / 4 ) * 88,2 ) / 1000 = 448,90169247 ml
Taxa de compressão: 10,5:1
Volume da câmara STD (tudo que sobra de espaço com pistão em PMS, junta, cava, etc): 448,90169247 / 9,5 = 47,252809734 ml
Rebaixo de 1,5mm, considerando diâmetro de 80,5 na parte superficial da câmara (chute): ( 80,5² * 3,1416 / 4 ) = 7,634382525 ml
Novo volume da câmara: 47,252809734 ml - 7,634382525 ml = 39,618427209 ml
Nova taxa: ( 448,90169247 ml + 39,618427209 ml ) / 39,618427209 ml = 12,3:1
O que acham? Compensa gastar aí uns R$ 1.500,00 em peças e desmontar o motor de um carro com 20.000 km e cheio de parafernalha eletrônica?
Eu estou começando criar coragem e a achar que sim... hehehe
No meu ex-vectra 2.2 16v, a taxa saiu de 9,6 e foi para 11,8:1 e o carro virou outro. Na blazer, também saiu dos 9,6 para pouco mais que 12:1 e também virou outro carro.
Ainda não sei também se tenho condições de encarar este selviço sozinho, na minha alficina. O astra está rodando bem até hoje, mas parecia ser mais simples que o cruze...
Por enquanto, não consegui muita coisa concreta, nem números precisos, porque não tenho acesso a um cabeçote desse para medições.
O que consegui até o momento foram fotos de anúncios na web.
Os que achei estão sendo vendidos completos, com comandos e polias (variadores de avanço), sendo que os anúncios mais baratos estão por 800,00 + frete de uns 70,00 + plaina na retífica depois (aí eu compraria um e guardaria o meu STD, como fiz com os 8v):
Aqui dá para ter uma noção de quanto material poderei desbastar. No "olhômetro", acho que devo conseguir uns 1,5mm, pela profundidade até pegar nas válvulas e da marcação "meia-lua" (padrão GM nos 8v é 1mm, neste eu não sei).
E esta é a ferramenta da Raven para sincronismo dos comandos do cruze / sonic. Custa coisa de 60 pratas por aí...
Certamente também precisarei de um jogo de velas mais frias. Talvez umas grau 8.
Os cálculos ainda não têm precisão nenhuma, porque são baseados em considerações e não em medidas reais. Mas, só para termos uma idéia, creio que saia dos 10,5:1 e suba para a casa dos 12:1 tirando 1,5mm do cabeçote. Sei que já traria alguma melhora, mas fico pensando se não seria muito trovão para pouca chuva...
Cálculos:
Dados de fábrica para o motor STD:
Curso: 88,2mm
Diâmetro cilindro: 80,5mm
Volume do cilindro: ((( 80,5² x 3,1416 ) / 4 ) * 88,2 ) / 1000 = 448,90169247 ml
Taxa de compressão: 10,5:1
Volume da câmara STD (tudo que sobra de espaço com pistão em PMS, junta, cava, etc): 448,90169247 / 9,5 = 47,252809734 ml
Rebaixo de 1,5mm, considerando diâmetro de 80,5 na parte superficial da câmara (chute): ( 80,5² * 3,1416 / 4 ) = 7,634382525 ml
Novo volume da câmara: 47,252809734 ml - 7,634382525 ml = 39,618427209 ml
Nova taxa: ( 448,90169247 ml + 39,618427209 ml ) / 39,618427209 ml = 12,3:1
O que acham? Compensa gastar aí uns R$ 1.500,00 em peças e desmontar o motor de um carro com 20.000 km e cheio de parafernalha eletrônica?
Eu estou começando criar coragem e a achar que sim... hehehe
No meu ex-vectra 2.2 16v, a taxa saiu de 9,6 e foi para 11,8:1 e o carro virou outro. Na blazer, também saiu dos 9,6 para pouco mais que 12:1 e também virou outro carro.
Eduardo Rettore
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Re: Cruze LTZ
Pomba cada dia este forum fica mais interessante, não sei como mas fica.
Eu jamais faria uma coisa destas com um carro com 20.000 kms mas vc tem conhecimento para isto, vou ficar aqui acompanhando e aprendendo.
Não vou nem te desejar boa sorte, pois sei que vc so vai abraçar esta empreitada com todos os dados tecnicos na mão, ai não tem erro.
Eu jamais faria uma coisa destas com um carro com 20.000 kms mas vc tem conhecimento para isto, vou ficar aqui acompanhando e aprendendo.
Não vou nem te desejar boa sorte, pois sei que vc so vai abraçar esta empreitada com todos os dados tecnicos na mão, ai não tem erro.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: Cruze LTZ
Valeu pelo voto de confiança... hehehe
A GM Brasil ainda soltou material técnico para cruze/sonic (mesmo cabeçote) no site reparador chevrolet.
Por enquanto eu só tenho o manual de serviços gringo (meio confuso na organização e em inglês). Mas estou na caça de mais informações para preparar o espírito... hehehe
A GM Brasil ainda soltou material técnico para cruze/sonic (mesmo cabeçote) no site reparador chevrolet.
Por enquanto eu só tenho o manual de serviços gringo (meio confuso na organização e em inglês). Mas estou na caça de mais informações para preparar o espírito... hehehe
Eduardo Rettore
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- rafael_club
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Re: Cruze LTZ
meu ex monza gasolina tava com 1,5mm e 10,5 taxa fico imaginando 12^^ acompanhando topic.
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Re: Cruze LTZ
Eduardo, sendo sincero, eu não mexeria no motor do Cruze. Como ele tem taxa de motor GSI (Vectra e Corsa), faria um remapeamento bem afinado e rodaria só na gasolina. Pega essa grana que vc iria investir na compra do cabeçote/serviços de retífica e gasta no remapeamento/dinamômetro.
Como o motor original do Vectra GSI possui 150CV e é 2.0, acredito que vc consiga essa potência com o motor 1.8 do seu carro e com bom consumo de combustível.
Como o motor original do Vectra GSI possui 150CV e é 2.0, acredito que vc consiga essa potência com o motor 1.8 do seu carro e com bom consumo de combustível.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Cruze LTZ
Zé, esquece remapeamento. Isso é besteira em motor aspirado. Só dá algum resultado expressivo em motor turbo de fábrica.
Eduardo, eu não teria coragem de mexer em um motor tão novo assim... minha Meriva que merecia um pouco mais de taxa, estou com dó de tirar o cabeçote (58mil km) ... imagina com 20 mil km.
Eduardo, eu não teria coragem de mexer em um motor tão novo assim... minha Meriva que merecia um pouco mais de taxa, estou com dó de tirar o cabeçote (58mil km) ... imagina com 20 mil km.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
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Re: Cruze LTZ
Ricardo, eu penso que o mapa original dos flex é um meio termo entre gasolina e álcool. Então, afinando o mapa para um combustível, trará algum ganho, muito mais que os 140CV originais.
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Re: Cruze LTZ
Na verdade ele não tem um mapa meio-termo. Então não vejo porque haveria ganho fazendo remapeamento sem que houvesse elevação significativa de consumo (mistura rica traz alguns cv, mas leva alguns reai$ do bolso e a saúde do motor embora).José Leal escreveu:Ricardo, eu penso que o mapa original dos flex é um meio termo entre gasolina e álcool. Então, afinando o mapa para um combustível, trará algum ganho, muito mais que os 140CV originais.
O que é meio termo é justamente a taxa de compressão. Esta não tem como variar eletronicamente (existem motores em testes há anos, nada no mercado ainda). É física. Relação entre volumes.
E é nisso que tenho vontade de mexer.
O meu ex-vectra 2.2 16v tinha 11,8:1 de taxa e podia rodar com mijoroba. Em situação de pouca carga e pé em cima, eu ouvia umas griladinhas. Se colocasse um pouco mais de álcool no tanque, ela já sumia (o malagoli também pode confirmar). E a injeção dele não era flex-fool, então é provável que a margem para atraso de ponto pela leitura do KS fosse menor que nos atuais.
Eu acredito que na casa dos 12:1 no cruze flex, até dê para rodar com mijoroba e certamente se misturar um pouco de álcool a mais no tanque, rodará sem problema.
Mas eu não sentiria saudade do petróleo se conseguisse mandar a taxa lá para os 14:1 e rodar só com álcool... Você lembra do seu com 13:1, não lembra? hehehe
Bom... Estou reunindo informações aqui... Vamos ver se sai um cruze aspiradinho de mais de 160cv desta história...
Eduardo Rettore
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