meu focus 1.6 2003/2004 prata

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
Giancarlo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 01 Mai 2014, 12:52
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: meu focus 1.6 2003/2004 prata

Mensagem não lida por Giancarlo »

Jose,
Boa noite.

Sobre o consumo, concordo com o post do Robson. Todos esses fatores influenciam, e muito no consumo. Meu cunhado tem um Focus Hatch 2009, do modelo geração 1,5, igual ao seu....e ele não consegue fazer mais do que 8,5 na cidade. Ele mora em Passo Fundo, muuuitas subidas e descidas. Com o motor 1.6, ele é obrigado a chamar na aceleração, ou o carro não vence. Ainda mais com família...dois pequenos e a esposa....então, não se decepcione. As médias que fiz aqui em Canoas-Porto Alegre sempre foram em transito leve, sem muita tranqueira de para e arranca. Obs: Ele também se arrepende de ter comprado o modelo 1.6, e não o 2.0. Consumo semelhante e desempenho muito superior, especialmente se for cambio mecanico. Mas a manutenção é um pouco mais alta e um pouco mais chata.
Tens um ótimo carro, muito bom para usar no dia a dia...Uma as coisas que mais vi influenciar o consumo urbano, é, além do transito, como o Robson falou, trajeto curto demais. Menos de 5-7 km...o motor trabalha em fase de aquecimento, mistura MUITO rica, e portanto o consumo MUITO ALTO.
Uma dica importante para o Focus...o filtro de combustível dele é comum trabalhar quase intupido, se vc, ou o dono anterior andava muito no Alcool. Troque-o...(com muito carinho, pois é chaaaato demais de acessar) para evitar um desgaste prematuro na bomba de combustível.
Filtro de ar....ao trocar o filtro, repare na "esponjinha" que tem no fundo do compartimento. Ela costuma ter um pouco de borra de óleo do retorno...troque-a se possível.
Motor de arranque....o Focus 1.6 é um pouco problemático nesse quesito. Caso ele esteja encomodando, abra-o e limpe-o...costuma melhorar bastante! Não sei por que, mas acho que ele é subdimensionado para o tamanho do motor. Meu mecanico falou que a fiação para o motor de arranque é um pouco fina, causando eventualmente falha no arranque.
Tanque de combustível....revise a mangueira que liga o cano de abastecimento ao tanque de combustível. No nosso caso, perdemos um bocado de combustível, e ainda arriscamos incêncio, e o carro não tinha 60 mil km. Revise-a o quanto antes. Eu mesmo troquei em casa....casualmente pela mangueira do Monza. Vários já conhecem essa gambiarra....pois o preço cobrado pela mangueira FORD é impraticável.
No que puder ajudar....estou à disposição!

Forte abraço e aproveite seu carro!! Baita projeto da FORD!! :smt023
Giancarlo Machado

Monza GLS 1994 Automático :D

Ex- Monza Classic SE 92 automatic 87.000 km
Ex- Ford Taurus LX 97 79.000 km
josé guilherme
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1250
Registrado em: 28 Set 2010, 00:44
Cidade: floresta
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: meu focus 1.6 2003/2004 prata

Mensagem não lida por josé guilherme »

aproveitando a visita aqui pra dar uma atualizada

algumas fotos novas:
Imagem
Imagem
Imagem

desde entao estava tudo calmo, porem o mes de outubro ficou marcado pelo alto gasto com o focus
pra começar arrumei o ar conicionado que havia praticamente parado de gelar e coloquei um retrovisor novo (que foi destruido por um ciclista desatento)
Imagem

ate ai estava feliz...

ate que um dia ao sair com o carro da garagem o carro fica sem embreagem
la vou eu gastar uma nota num kit novo..
aproveitei para trocar os dscos de freio que ja nao estavam bons
depois de uma canseira do mecanico o carro ficou pronto tudo maravilhoso sem trepidar nada, freiando bem, mas a felicidade durou pouco (bem pouco)

apos 12 km de rodovia percebo um cheiro de queimado, e percebo que o marcador de temperatura esta no vermelho, parei o carro no acostamento...
Imagem
... e chamei me pai ( que veio com a quantum do tio) e um guincho, segui viagem ( na verdade so faltava 1 km + a volta) com a quantum e meu pai acompanhou o focus ate a cidade de volta no guincho

no mecanico foi constatada que a bomba d'agua quebrou, troquei a mesma e parecia tudo em paz para viajar final de semana

engano o meu

na ida tudo em paz tudo beleza, a estradinha uma delicia, cheia de curvas, pavimentaçao razoavel (leia-se buracos rasos), e com pouco movimento
Imagem

porem na volta a uns 7 km de casa adivinha?
sim, ponteiro no vemelho de novo
e la vamos nos de novo de guincho
Imagem
dessa vez eu mesmo acompanhei o guincho
no mecanico aconteceu o que eu temia, nao era a termostatica como imaginei e sim o radiador, e pro meu azar nao deu pra limpar o mesmo pois estava muito sujo...
logo tive que morrer na troca do radiador e ja aproveitei e conferi todo o sistema de arrefecimento trocando a carcaça da valvula termostatica que ja estava condenada a ter futuros vazamentos

depois disso tudo meu carro vem rodando liso (assim como meu bolso :lol: :lol: )
̶m̶o̶n̶z̶a̶ ̶s̶l̶/̶e̶ ̶1̶9̶8̶5̶ ̶p̶r̶a̶t̶a̶ ̶a̶n̶d̶i̶n̶o̶
ford focus 1.6 2003/04 prata geada
corsa maxx 1.8 2005 prata escuna
Responder