meu focus 1.6 2003/2004 prata

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1212
Registrado em: 05 Dez 2011, 19:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: meu focus 1.6 2003/2004 prata

Mensagem não lida por Nelson osorio »

E ai cara. Peguei um VW pólo sedan, criei un tópico dele tnb. E já percebi a mesma coisa que VC disse. Deveria ter pego o 2.0. Parece que 1.6 é pouco para esses carros. Mas de modo geral, o focus é maquina, cogitei um desses tmb. Ou , as vezes é que estamos estranhando pelo fato que tínhamos um Monza. Kkkk pelo menos pra mim, a diferença de motorização foi gritante. Nem tem como comparar com aquela grudada que o Monza proporcionava. Mas fiquei satisfeito com meu polinho.
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: meu focus 1.6 2003/2004 prata

Mensagem não lida por Robson Lott »

Só um comentário "do contra"... :smt021 :smt023 hehehehehehe!!!!

Zé Guilherme e Nelson Osório,

Eu tive uma pequena experiência durante 6 meses num desses 2007 1.6 8v Zetec RoCam com seus quase 90k km e fiz duas viagens de 1000km cada uma. Na primeira viagem, na gasolina, rodovia pista simples (com direito à muuuuuitas acelerações para ultrapassar caminhões) e serra, carro cheio, eu e minha esposa revezamos, cada um com uma maneira de dirigir. O carro fez 13,5km/L! Achei razoável esse consumo, pelas características acima descritas. Na cidade, o consumo em uso severo (menos de 4KM por trecho), o carango rodava em torno de 9 a 10 km consumindo um litro de gasolina. E por fim, em uma viagem que fiz à SP, onde eu tava sozinho, dirigindo loucamente, abasteci 100% de álcool, e o mesmo rodou quase 10km por litro consumido.

Considero números razoáveis pela motorização de baixa cilindrada e tamanho/peso do carro. Só que aquela frente em forma de cunha creio ter conrtribuido pelos numeros de consumo bons! E a potência desse motor tb considero pouca, mas nada que tivesse me passado raiva, ele cresce de giro rapidamente dentro das devidas proporções e com muito "gosto" de giros altos, mesmo tendo escalonamento de marchas Wide Ratio e 5a. overdrive. Sabendo cambiar (o que era sabidamente necessário nessas viagens, porém não me atrai esse método), o 1.6'zinho não faz perder velocidades em algumas subidinhas.

Compartilho a opinião de que o desempenho não é nada assimmmmm empolgante. Ainda mais quando vc vê carros de mesma categoria te passando e vc tirando leite de pedra no 1.6'zinho. Mas minha consideração por essa experiência, é que esse motor, pelo tamanhozinho que ele é, é bem competente, ainda mais na relação consumo vs. performance ao puxar essa carroceria! ;-)

Lógico que comparar um motorzinho de dentista desse com um Zetec ou até um Duratec 2.0 16v é mudar da água pro vinho, mas será que é essa sua intenção? Se for assim, o céu é o limite! Dai a leque de opções por conta do aumento de motorização, muda! E há mto carro "melhor" que o Focus no mercado (mesmo ano e mesma gama de valores), num é mesmo?!?!?!?

Abraços!

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Avatar do usuário
Giancarlo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 01 Mai 2014, 12:52
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: meu focus 1.6 2003/2004 prata

Mensagem não lida por Giancarlo »

Boa noite Jose! Parabéns pelo Focus. Apesar de possuir o Monza, nosso carro de uso diário aqui é um Focus também.
O primeiro Focus que tivemos foi um 1.6 2008 GLX sedan prata, flex. Rodei nesse carro uns 40 mil km, 90% em cidade.
Depois de pegar o "jeito" do carro, sabendo a hora certa para as trocas de marcha, e o giro de melhor aproveitamento
Do motor, raríssimas vezes fiz menos de 10km/l na cidade. A média normal dele era algo em torno de 10-10,5 usado ar condicionado as vezes. Na estrada é que fiz médias espetaculares, sempre acima de 15 km/l. Por duas vezes fiz 18,7 km/l, usando gasolina podium...e sem me amarrar muito, média de 90-110 km/h.
Trocamos esse Focus por outro sedan, um ano mais novo, mas já do modelo seguinte, 2009. Também sedan, porém 2.0 automático, apenas gasolina. O carro é muito bom, apesar de um pouco mais "duro" em relação ao anterior. As médias de consumo é que ficaram bem diferentes, muito devido ao cambio. Hoje ele faz aproximadamente 8,5-9 km/l na cidade, sem tranqueiras, desenvolvendo 40-60 km/h, e ar ligado as vezes. Se pegar tranqueira, e ar ligado direto, na cidade é 7,5 - 8 km/l no máximo. Na estrada se repete...melhor média com ele foi 14 km/l....ar ligado as vezes e tres pessoas mais bagagem. O carro realmente responde bem...mas cobra em um consumo razoavel. Recomendo ambas as versões, e nunca tive problemas com manutencao. O primeiro pegamos usado com 28 mil km e o segundo com 31 mil km. Atentar muuuuito para as trocas de liquido do arrefecimento, especialmente para o zetec rocam, bem delicado neste sentido. Ambos modelos muito robustos e bem construídos. Se precisar de alguma dica, só chamar! Forte abraco!! Deus abencoe!!
Giancarlo Machado

Monza GLS 1994 Automático :D

Ex- Monza Classic SE 92 automatic 87.000 km
Ex- Ford Taurus LX 97 79.000 km
josé guilherme
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1250
Registrado em: 28 Set 2010, 00:44
Cidade: floresta
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: meu focus 1.6 2003/2004 prata

Mensagem não lida por josé guilherme »

Nelson osorio escreveu:E ai cara. Peguei um VW pólo sedan, criei un tópico dele tnb. E já percebi a mesma coisa que VC disse. Deveria ter pego o 2.0. Parece que 1.6 é pouco para esses carros. Mas de modo geral, o focus é maquina, cogitei um desses tmb. Ou , as vezes é que estamos estranhando pelo fato que tínhamos um Monza. Kkkk pelo menos pra mim, a diferença de motorização foi gritante. Nem tem como comparar com aquela grudada que o Monza proporcionava. Mas fiquei satisfeito com meu polinho.
sim exatamente,
Robson Lott escreveu:Só um comentário "do contra"... :smt021 :smt023 hehehehehehe!!!!

Zé Guilherme e Nelson Osório, detalhe que eu cogitei um polo 1.6 tbm :lol:

Eu tive uma pequena experiência durante 6 meses num desses 2007 1.6 8v Zetec RoCam com seus quase 90k km e fiz duas viagens de 1000km cada uma. Na primeira viagem, na gasolina, rodovia pista simples (com direito à muuuuuitas acelerações para ultrapassar caminhões) e serra, carro cheio, eu e minha esposa revezamos, cada um com uma maneira de dirigir. O carro fez 13,5km/L! Achei razoável esse consumo, pelas características acima descritas. Na cidade, o consumo em uso severo (menos de 4KM por trecho), o carango rodava em torno de 9 a 10 km consumindo um litro de gasolina. E por fim, em uma viagem que fiz à SP, onde eu tava sozinho, dirigindo loucamente, abasteci 100% de álcool, e o mesmo rodou quase 10km por litro consumido.

Considero números razoáveis pela motorização de baixa cilindrada e tamanho/peso do carro. Só que aquela frente em forma de cunha creio ter conrtribuido pelos numeros de consumo bons! E a potência desse motor tb considero pouca, mas nada que tivesse me passado raiva, ele cresce de giro rapidamente dentro das devidas proporções e com muito "gosto" de giros altos, mesmo tendo escalonamento de marchas Wide Ratio e 5a. overdrive. Sabendo cambiar (o que era sabidamente necessário nessas viagens, porém não me atrai esse método), o 1.6'zinho não faz perder velocidades em algumas subidinhas.

Compartilho a opinião de que o desempenho não é nada assimmmmm empolgante. Ainda mais quando vc vê carros de mesma categoria te passando e vc tirando leite de pedra no 1.6'zinho. Mas minha consideração por essa experiência, é que esse motor, pelo tamanhozinho que ele é, é bem competente, ainda mais na relação consumo vs. performance ao puxar essa carroceria! ;-)

Lógico que comparar um motorzinho de dentista desse com um Zetec ou até um Duratec 2.0 16v é mudar da água pro vinho, mas será que é essa sua intenção? Se for assim, o céu é o limite! Dai a leque de opções por conta do aumento de motorização, muda! E há mto carro "melhor" que o Focus no mercado (mesmo ano e mesma gama de valores), num é mesmo?!?!?!?

Abraços!

Robson Lott
nao quero trocar ele tao cedo nao...
Giancarlo escreveu:Boa noite Jose! Parabéns pelo Focus. Apesar de possuir o Monza, nosso carro de uso diário aqui é um Focus também.
O primeiro Focus que tivemos foi um 1.6 2008 GLX sedan prata, flex. Rodei nesse carro uns 40 mil km, 90% em cidade.
Depois de pegar o "jeito" do carro, sabendo a hora certa para as trocas de marcha, e o giro de melhor aproveitamento
Do motor, raríssimas vezes fiz menos de 10km/l na cidade. A média normal dele era algo em torno de 10-10,5 usado ar condicionado as vezes. Na estrada é que fiz médias espetaculares, sempre acima de 15 km/l. Por duas vezes fiz 18,7 km/l, usando gasolina podium...e sem me amarrar muito, média de 90-110 km/h.
Trocamos esse Focus por outro sedan, um ano mais novo, mas já do modelo seguinte, 2009. Também sedan, porém 2.0 automático, apenas gasolina. O carro é muito bom, apesar de um pouco mais "duro" em relação ao anterior. As médias de consumo é que ficaram bem diferentes, muito devido ao cambio. Hoje ele faz aproximadamente 8,5-9 km/l na cidade, sem tranqueiras, desenvolvendo 40-60 km/h, e ar ligado as vezes. Se pegar tranqueira, e ar ligado direto, na cidade é 7,5 - 8 km/l no máximo. Na estrada se repete...melhor média com ele foi 14 km/l....ar ligado as vezes e tres pessoas mais bagagem. O carro realmente responde bem...mas cobra em um consumo razoavel. Recomendo ambas as versões, e nunca tive problemas com manutencao. O primeiro pegamos usado com 28 mil km e o segundo com 31 mil km. Atentar muuuuito para as trocas de liquido do arrefecimento, especialmente para o zetec rocam, bem delicado neste sentido. Ambos modelos muito robustos e bem construídos. Se precisar de alguma dica, só chamar! Forte abraco!! Deus abencoe!!
o meu ta fazendo 8 na cidade :( (gasolina)
̶m̶o̶n̶z̶a̶ ̶s̶l̶/̶e̶ ̶1̶9̶8̶5̶ ̶p̶r̶a̶t̶a̶ ̶a̶n̶d̶i̶n̶o̶
ford focus 1.6 2003/04 prata geada
corsa maxx 1.8 2005 prata escuna
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: meu focus 1.6 2003/2004 prata

Mensagem não lida por Robson Lott »

Zé Guilherme,

Que bom que vc não pretende troca-lo tão cedo! ;-) Porém queria te sugerir da uma olhada no sistema de ignição, alimentação e elétrica de seu RoCam, cara! O seu não é flex ainda, então o consumo médio de 8km/L tá meio abaixo da média. Digo isso abaixo "de boa", nada denegrindo a imagem do teu Oval Azul, que por sinal, curti bastante!

- Ou sua cidade tem um relevo muito acidentado
- Ou seu pé é bem pesadinho
- Ou a gasolina não tá mto boa "por essas bandas"
- Ou os injetores precisam ser diagnosticados e talvez necessitam de limpeza, idem para os dutos de alimentação (TBI, borboleta e coletor)
- Ou velas e cabos de velas tão desgastados
- Ou seu trajeto é curto (uso severo, não dá tempo pra sair da fase de aquecimento em que a mistura é rica)
- Ou seu RoCam precisa de uns cacetes pra ficar melhor!

O que acha?

Abraços!

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
josé guilherme
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1250
Registrado em: 28 Set 2010, 00:44
Cidade: floresta
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: meu focus 1.6 2003/2004 prata

Mensagem não lida por josé guilherme »

Robson Lott escreveu:Zé Guilherme,

Que bom que vc não pretende troca-lo tão cedo! ;-) Porém queria te sugerir da uma olhada no sistema de ignição, alimentação e elétrica de seu RoCam, cara! O seu não é flex ainda, então o consumo médio de 8km/L tá meio abaixo da média. Digo isso abaixo "de boa", nada denegrindo a imagem do teu Oval Azul, que por sinal, curti bastante!



O que acha?

Abraços!

Robson Lott
- Ou sua cidade tem um relevo muito acidentado
nao

- Ou seu pé é bem pesadinho
o meu sim, do meu pai nao

- Ou a gasolina não tá mto boa "por essas bandas"
creio que nao seja isso

- Ou os injetores precisam ser diagnosticados e talvez necessitam de limpeza, idem para os dutos de alimentação (TBI, borboleta e coletor)
- Ou velas e cabos de velas tão desgastados

ai ja nao sei

- Ou seu trajeto é curto (uso severo, não dá tempo pra sair da fase de aquecimento em que a mistura é rica)


sim segunda a sexta sao de 2 km cada vez que pegamos o carro...
so aos fins de semana que anda mais

- Ou seu RoCam precisa de uns cacetes pra ficar melhor!

uahahhahahaa
̶m̶o̶n̶z̶a̶ ̶s̶l̶/̶e̶ ̶1̶9̶8̶5̶ ̶p̶r̶a̶t̶a̶ ̶a̶n̶d̶i̶n̶o̶
ford focus 1.6 2003/04 prata geada
corsa maxx 1.8 2005 prata escuna
Avatar do usuário
Giancarlo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 01 Mai 2014, 12:52
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: meu focus 1.6 2003/2004 prata

Mensagem não lida por Giancarlo »

Jose,
Boa noite.

Sobre o consumo, concordo com o post do Robson. Todos esses fatores influenciam, e muito no consumo. Meu cunhado tem um Focus Hatch 2009, do modelo geração 1,5, igual ao seu....e ele não consegue fazer mais do que 8,5 na cidade. Ele mora em Passo Fundo, muuuitas subidas e descidas. Com o motor 1.6, ele é obrigado a chamar na aceleração, ou o carro não vence. Ainda mais com família...dois pequenos e a esposa....então, não se decepcione. As médias que fiz aqui em Canoas-Porto Alegre sempre foram em transito leve, sem muita tranqueira de para e arranca. Obs: Ele também se arrepende de ter comprado o modelo 1.6, e não o 2.0. Consumo semelhante e desempenho muito superior, especialmente se for cambio mecanico. Mas a manutenção é um pouco mais alta e um pouco mais chata.
Tens um ótimo carro, muito bom para usar no dia a dia...Uma as coisas que mais vi influenciar o consumo urbano, é, além do transito, como o Robson falou, trajeto curto demais. Menos de 5-7 km...o motor trabalha em fase de aquecimento, mistura MUITO rica, e portanto o consumo MUITO ALTO.
Uma dica importante para o Focus...o filtro de combustível dele é comum trabalhar quase intupido, se vc, ou o dono anterior andava muito no Alcool. Troque-o...(com muito carinho, pois é chaaaato demais de acessar) para evitar um desgaste prematuro na bomba de combustível.
Filtro de ar....ao trocar o filtro, repare na "esponjinha" que tem no fundo do compartimento. Ela costuma ter um pouco de borra de óleo do retorno...troque-a se possível.
Motor de arranque....o Focus 1.6 é um pouco problemático nesse quesito. Caso ele esteja encomodando, abra-o e limpe-o...costuma melhorar bastante! Não sei por que, mas acho que ele é subdimensionado para o tamanho do motor. Meu mecanico falou que a fiação para o motor de arranque é um pouco fina, causando eventualmente falha no arranque.
Tanque de combustível....revise a mangueira que liga o cano de abastecimento ao tanque de combustível. No nosso caso, perdemos um bocado de combustível, e ainda arriscamos incêncio, e o carro não tinha 60 mil km. Revise-a o quanto antes. Eu mesmo troquei em casa....casualmente pela mangueira do Monza. Vários já conhecem essa gambiarra....pois o preço cobrado pela mangueira FORD é impraticável.
No que puder ajudar....estou à disposição!

Forte abraço e aproveite seu carro!! Baita projeto da FORD!! :smt023
Giancarlo Machado

Monza GLS 1994 Automático :D

Ex- Monza Classic SE 92 automatic 87.000 km
Ex- Ford Taurus LX 97 79.000 km
josé guilherme
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1250
Registrado em: 28 Set 2010, 00:44
Cidade: floresta
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: meu focus 1.6 2003/2004 prata

Mensagem não lida por josé guilherme »

aproveitando a visita aqui pra dar uma atualizada

algumas fotos novas:
Imagem
Imagem
Imagem

desde entao estava tudo calmo, porem o mes de outubro ficou marcado pelo alto gasto com o focus
pra começar arrumei o ar conicionado que havia praticamente parado de gelar e coloquei um retrovisor novo (que foi destruido por um ciclista desatento)
Imagem

ate ai estava feliz...

ate que um dia ao sair com o carro da garagem o carro fica sem embreagem
la vou eu gastar uma nota num kit novo..
aproveitei para trocar os dscos de freio que ja nao estavam bons
depois de uma canseira do mecanico o carro ficou pronto tudo maravilhoso sem trepidar nada, freiando bem, mas a felicidade durou pouco (bem pouco)

apos 12 km de rodovia percebo um cheiro de queimado, e percebo que o marcador de temperatura esta no vermelho, parei o carro no acostamento...
Imagem
... e chamei me pai ( que veio com a quantum do tio) e um guincho, segui viagem ( na verdade so faltava 1 km + a volta) com a quantum e meu pai acompanhou o focus ate a cidade de volta no guincho

no mecanico foi constatada que a bomba d'agua quebrou, troquei a mesma e parecia tudo em paz para viajar final de semana

engano o meu

na ida tudo em paz tudo beleza, a estradinha uma delicia, cheia de curvas, pavimentaçao razoavel (leia-se buracos rasos), e com pouco movimento
Imagem

porem na volta a uns 7 km de casa adivinha?
sim, ponteiro no vemelho de novo
e la vamos nos de novo de guincho
Imagem
dessa vez eu mesmo acompanhei o guincho
no mecanico aconteceu o que eu temia, nao era a termostatica como imaginei e sim o radiador, e pro meu azar nao deu pra limpar o mesmo pois estava muito sujo...
logo tive que morrer na troca do radiador e ja aproveitei e conferi todo o sistema de arrefecimento trocando a carcaça da valvula termostatica que ja estava condenada a ter futuros vazamentos

depois disso tudo meu carro vem rodando liso (assim como meu bolso :lol: :lol: )
̶m̶o̶n̶z̶a̶ ̶s̶l̶/̶e̶ ̶1̶9̶8̶5̶ ̶p̶r̶a̶t̶a̶ ̶a̶n̶d̶i̶n̶o̶
ford focus 1.6 2003/04 prata geada
corsa maxx 1.8 2005 prata escuna
Responder