Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »



como avia previsto a tensao nao caiu, nem segurando em rpm media, nem aceleração rapida. oque aconteceu foi uma diminuição no tempo da queima na rápida, mas é bem pouco. o tempo normal no meu caso é 1ms e a queda fica em 0.800ms e logo volta.

em bancada nao tem encurtamento no tempo da queima, em aceleração rapida, eu fiz e nao mostrou problema. simulei a 14.4v na fonte.

de quebra ja vi que o tempo de carga ta ok fiel ao configurado, conforme a ECU estiver setado. no meu caso agora eu subi mais coloquei 4ms posterior ao que seria o limite, ta em bancada e coloquei 15min em 3k e a dissipação esta boa em torno dos 80° ainda é toleravel. e na lenta fica 45°C nada mal. vai ficar com 4ms mesmo, o tempo de queima aumentou tb.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Bom vídeo!

Com o carro parado, o único jeito de tentar simular carga (e mesmo assim, não é a mesma coisa) é quando afundamos o pé de uma vez, como você fez no vídeo várias vezes.

O problema é que isso é muito rápido para nós vermos em tempo real. Por isso que eu gosto de filmar a tela (como você fez) e depois jogar em um editor para poder passar quadro-a-quadro.

Vejam, por exemplo, nesta sequência de prints o que acontece com o tempo de queima quando afundou o pé, chegando a uns 60% de abertura da borboleta pelo seu log (poderia ter escolhido vários outros, em que o fenômeno também aconteceu).

A pior situação está no penúltimo print (6:34:017 minutos do vídeo). O tempo de queima cai bastante (não apaga a vela... tem centelha e tem queima, mas por pouco tempo). Dali em diante você já começa a tirar o pé novamente e a situação volta ao normal gradativamente:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

pois é, deixei todos os instrumentos visível juntos pra nao ter erro.

oque notei:
1° a tensao da igniçao nao tem variaçao, fica sempre nos 375v +-
2° tempo da queima em qualquer rpm é sempre de 1ms, coloquei mais Dwell e consegui aumentar uns uSeg apenas, agora estou com 4ms o limite pro meu dissipador da ECU.
3° quando entra em carga(depende da carga) o tempo de queima cai, porem o mínimo que eu pude ver depois(filmar,falar,observar nao deu muito certo) foi de 500us ou seja meio milessimo.
4° dwell se permanece igual ao ajustado na ECU
5° tensao do sistema cai de 14.4 pra 14 ou 13.9v no momento da pisada, porem nao tem relaçao com a carga, eu fiz no simulador sem carga e acontece o mesmo. devido os injetores abrirem em quase 85DC% sao 4 e cada um consome 2A, fora a ign que tem 8A cada bobina no pico ambos...

se tu observar, vai notar que é quando tem carga total no motor. quando atinjo 95% VE ou kpa.

gostei do teste. sistema DIS muito bom

veja esse outro em bancada
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Tudo bem.

Mas no teste em bancada, com as velas em "condições ambiente" (CNTP) é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais fácil de centelhar do que lá dentro do cilindro, né?

A coisa fica feia exatamente quando você vem de pouca ou nenhuma carga e afunda o pé.

Entra mistura de uma vez, "esfria" o eletrodo da vela, compressão, turbulência, etc.

Uma série de complicadores que não tem como simular em uma bancada simples (até existem câmaras hiperbáricas para teste de vela em compressão, mas nem assim é a mesma coisa que dentro de um cilindro em combustão...) ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

tudo nao entendeu o propósito do segundo video de bancada hehehe

1° estava tentando achar o ponto maximo de carga da bobina e ja achei(saturação térmica)
2° ilustrei o funcionamento do sistema DIS na pratica visualmente!
3° mostrei o tempo de cada evento em diversas RPM
4° tempo de queima sem carga/tempo dwell configuração da ECU

não estava tentando ver se teria diferença entre ligado no motor e na rua rsrsrsrs eu sei que tem diferença né.

apesar que tem gente ainda que nao acredita nisso, mas se colocar um aterramento entre o eletrodo e o corpo da vela simularia um caso extremo de "carga" apaga da vela. e isso é perceptível no oscilo. é claro que o motor em rapida, com todo aquele litro de combustivel prejudica a centelha, so os ignorantes nao sabem disso :wink:

pior é meu caso, alcool... vai mais combustivel pra dentro quem gasolina.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Ok.

Mas é que teve um momento ali no vídeo que você frisou que o tempo de queima não caia, então eu achei melhor deixar claro para a turma que nestas condições do teste (vela centelhando fora do motor e com gap pequeno), nada deveria cair mesmo. ;)

Aproveitando que estamos falando de medições, só como curiosidade, no final de semana eu liguei o osciloscópio ao PC para ver como funcionava a captura dos dados.

Talvez tenha utilidade em alguma situação bem específica, mas como regra geral, não justifica levar o notebook até o carro só para isso. A imagem na tela é suficiente para resolver a maioria das questões rotineiras.

De qualquer forma, só para ilustrar, aqui está a captura da medição do sinal de rpm (roda fônica) do meu astra.

Ele gera um arquivo CSV (valores separados por vírgula) com 2.500 pontos (X e Y), que pode ser aberto em uma planilha (excel, librecalc, etc) ou como eu fiz, usado para gerar um gráfico diretamente pelo programa gnuplot (linux):

Imagem

E um vídeo do processo da medição com o PC ligado pela USB:



https://www.youtube.com/watch?v=jBBXweQrhkk
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Ok.

Mas é que teve um momento ali no vídeo que você frisou que o tempo de queima não caia, então eu achei melhor deixar claro para a turma que nestas condições do teste (vela centelhando fora do motor e com gap pequeno), nada deveria cair mesmo.
eu fiz ambos videos pra ficar claro a diferença. assim nao tem duvida nem de um, nem de outro. e como falei o objeto foram varios, nao apenas esse detalhe.

----------------

bacana, se tu por na centelha no seg canal tu consegue saber o ponto de igniçao.

nao sei se notou, no meu segundo video utilizo o gerador arbitrário de onda. nele tem a função "onda customizada" é uma onda fabricada, ou seja, tu desenha a onda que quiser num software do programa, da pra fazer ate pulso binario com ele, bem legal esse equipamento. eu tenho duas ondas de ECU aqui na memoria.

*roda fonica 60-2 indutiva(igual a tua)
*roda fonica 60-2 hall(no meu caso da MS que esta config)

eu uso sensor hall bosch digital no meu motor, o mesmo da fase do nossos cab, alem de mais preciso, não tem ruídos. o teu mostrou ruidos em algumas partes, oque é normal nesses sistemas.

nesse aparelho eu injeto a onda e programo o gerador freq,amp,etc, uso pra reparar e testar ECU de qualquer espécie.

olhando teu video, lembrei que tive que desenhar a onda do zero rsrsrs, sorte que estava com um indutivo na mao na epoca, e o hall ja tinha.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

As possibilidades de diagnósticos são realmente várias. É uma ferramenta bem interessante...

Eu ainda estou aprendendo a interpretar o que vejo na tela. Mas algumas coisas já pego, como nos pulsos de ignição e sensor de rotação.

Neste vídeo abaixo, eu já tinha percebido a irregularidade na amplitude do sinal dos dentes da roda fônica do primeiro carro antes do camarada falar.

Podem perceber que na medição que eu fiz do meu astra aí em cima, as formas de onda geradas pelos dentes da roda fônica passando pelo sensor estão bem alinhadinhas. No do mocréia aí em baixo, não (brevemente o verão anunciado por aí... vende-se mocréia muito barato... rsrsrs)...



https://www.youtube.com/watch?v=TWPPxisGrvo
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder