MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar



Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor Marchiori » 19 Mar 2012, 11:46

Bom, só pra contar. Um Omega 4.1 só tem torque, é algo absurdo mas não chega a andar tanto assim.
Agora o 3.0 sim, se não me engano é um projeto da Lotus, desenvolve muito bem, literalmente um canhão, já tive a oportunidade de acelerar forte um desses.
Vectra CD também já andei, é um carro que não deixa nada a desejar também, mas são ramos diferentes.
Um tração traseira e 6cc, outro dianteira e 4cc. Mas independente dos carros, estará bem servido. Se eu fosse ter outro carro, com certeza procuraria por um Omega 3.0, mas em um estado bom :smt023
Agora quanto a carro menorzinho, já não me acerto muito com eles :smt005

Abraço
GM 1990/1991
Monza SL/E 2.0 - 2E fuel


Fotos do GM:
viewtopic.php?f=33&t=20645
Avatar do usuário
Marchiori
Membro GLS (Ní­vel 6)
 
Mensagens: 646
Registrado em: 30 Ago 2010, 18:05
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Sto Ângelo
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1990/1991
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor 500EF » 19 Mar 2012, 13:15

José Leal escreveu:
jcseujcs escreveu:(...)depois q dei uma volta no omega o bicho anda heim...(...)

Se for o 3.0, eu nem discuto. Mas se for o 4.1, só tem torque de trator de esteira. Como o motor não tem muito giro, acaba murchando rapidinho. O phodda é que a GM c@gou no motor 16V, onde a potência máxima é em 5800RPM. Mexendo na curva de potência, atropela o Ômega.


Não é bem assim não, José...

Originalmente, são 138cv contra 165cv (falando dos 2.2 16v e do 3.0, que são os que eu conheço).

E além disso, o 6 cilindros tem mais torque na curva toda. Então durante toda ela, o 3.0 terá mais potência que o 4 cilindros.

Concordo que se investir um pouco no 4 cilindros, vai chegar, ou até passar um pouco da potência do 3.0 original. Mas se investir o mesmo no 3.0, ele desaparece novamente.

Agora, é como eu disse. Para o tópico em questão, tem que analisar a situação de uma perspectiva mais ampla. E não apenas do ponto de vista do motor.

São dois carros de comportamento e categoria muito diferentes. Cada um com seus prós e contras. E a escolha deve ser daquele que se adapte melhor às necessidades do dono... :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo @ 0,8 bar - Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
 
Mensagens: 4319
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Estado: MG - Minas Gerais
Cidade: Belo Horizonte
Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1990/1990
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor jcseujcs » 19 Mar 2012, 19:58

Galera só pra constar, não tem nada a ver com os carros que tinha em mente ou seja omega ou vectra, mais hoje andei em um CLIO SEDAN PRIVILEGE 1.0 16V 4P 2004 completo R$ 21.000 esta super conservado e gostei do comportamento do carrinho, o cara pega o monza + R$11.500 de volta, msm querendo algo com mais motor fiquei balançado com a proposta, e o carro anda bem pelo motor 1.0 não foi como o celta... como disse o 500EF por mais q seja difícil tenho q escolher oq vai se adaptar as minhas necessidades no momento msm q no final tenha de abrir mão de alguns sonhos...
mais ainda não tirei o vectra ou omega da mente...afff como ta dificil...

Abraços

Julio Cesar da Silva
MONZEIROS.COM CRISTO

Ex-SL/e 92 2.0 alcool Completo
Album de Fotos: picasaweb.google.com/118269738781584223230/Monza?authkey=Gv1sRgCP3jzb2Y0Ju88AE

Atual XR3 89 1.6 cht alcool
viewtopic.php?f=23&t=25245
Avatar do usuário
jcseujcs
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 2007
Registrado em: 15 Ago 2008, 20:38
Estado: PR - Paraná
Cidade: Assis Chateaubriand
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1992/1992
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor Diego Paiva » 19 Mar 2012, 20:33

Olha, esse franceses são péssimos de comércio, pelo menos aqui... manutenção e peças caras. Sei não, acho melhor vc procurar mais... Não fique enfeitiçado pelo preço. As vezes o barato sai caro!

Pra ir prum carrinho desses, melhor ficar com o monza mesmo...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Avatar do usuário
Diego Paiva
MODERADOR
 
Mensagens: 11052
Registrado em: 14 Dez 2006, 13:48
Estado: CE - Ceará
Cidade: Fortaleza
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor gleidson » 19 Mar 2012, 22:21

he he he garanto que nao vai dar divorcio se ficar com o CLIO se é que me entendem rsrsrs
" só brincadeira amigo" :smt023

olha se vc analisar mais e começar a prestar atenção nos corollas, vc vai ver que ele é bem legalzinhos mesmo os 2001.... é mais de tiozim mas sem film e com umas rodinhas bacana certeza que vai ficar lindão....

eu iria de corolla :)
MONZEIROS DE GUARULHOS !


Monza sl/e 1988 1.8 ETANOL 95cv
Imagem
Avatar do usuário
gleidson
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 1714
Registrado em: 31 Ago 2008, 11:25
Estado: SP - São Paulo
Cidade: GUARULHOS
Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1988/1988
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor jcseujcs » 20 Mar 2012, 09:02

Diego Paiva escreveu:Olha, esse franceses são péssimos de comércio, pelo menos aqui... manutenção e peças caras. Sei não, acho melhor vc procurar mais... Não fique enfeitiçado pelo preço. As vezes o barato sai caro!

Pra ir prum carrinho desses, melhor ficar com o monza mesmo...

Então Diego, aqui no PR como tem a fabrica da renault a gente ve bastante desses carrinhos, meu cunhado teve um e diz q é muito bom, hj ele pegou outro renault um logan, vou pesquisar mais...

Abraços

Julio Cesar da Silva
MONZEIROS.COM CRISTO

Ex-SL/e 92 2.0 alcool Completo
Album de Fotos: picasaweb.google.com/118269738781584223230/Monza?authkey=Gv1sRgCP3jzb2Y0Ju88AE

Atual XR3 89 1.6 cht alcool
viewtopic.php?f=23&t=25245
Avatar do usuário
jcseujcs
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 2007
Registrado em: 15 Ago 2008, 20:38
Estado: PR - Paraná
Cidade: Assis Chateaubriand
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1992/1992
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor jcseujcs » 20 Mar 2012, 09:23

gleidson escreveu:he he he garanto que nao vai dar divorcio se ficar com o CLIO se é que me entendem rsrsrs
" só brincadeira amigo" :smt023

olha se vc analisar mais e começar a prestar atenção nos corollas, vc vai ver que ele é bem legalzinhos mesmo os 2001.... é mais de tiozim mas sem film e com umas rodinhas bacana certeza que vai ficar lindão....

eu iria de corolla :)

É o clio é um carro com cara um pouco feminina...rsrs mais gostei do rodar do carrinho, por ser 1.0 anda ate bem...
esses corolla 2001 são bem tiozão msm, eu particularmente acho mais ou menos bonitinho ainda o preto, mais aqui na região a gente só ve prata, e a esposa não gosta deles tbm, fico no fogo cruzado muitas vezes...rsrs
se dependesse só de mim seria uma coisa, mais depois q a gente casa somos duas cabeças e dois pensamentos algumas vezes diferentes buscando entrar em um consenso...rsrs

Abraços

Julio Cesar da Silva
MONZEIROS.COM CRISTO

Ex-SL/e 92 2.0 alcool Completo
Album de Fotos: picasaweb.google.com/118269738781584223230/Monza?authkey=Gv1sRgCP3jzb2Y0Ju88AE

Atual XR3 89 1.6 cht alcool
viewtopic.php?f=23&t=25245
Avatar do usuário
jcseujcs
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 2007
Registrado em: 15 Ago 2008, 20:38
Estado: PR - Paraná
Cidade: Assis Chateaubriand
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1992/1992
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor vrsilva » 20 Mar 2012, 10:17

Se quer continuar andando de carro e com muito luxo, o corolla é a melhor escolha saindo do monza, agora se quer agradar a esposa e ter um "veiculo", escolha o clio... Na minha humilde e sincera opinião, clio só compra quem não entende de carro... já foi um carro bom, mas não é mais... na verdade é um carro descontinuado que ainda insistem a empurrar, e os outros carros não me agradam nem um pouco... opinião minha... acho que deve deixar de lado esse paradigma com relação ao corolla e pegar um para um test-drive, coloca a mulher para dirigir ele que ela vai mudar de ideia, tenho certeza... dirigir um clio comparado ao corolla é sofrido...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)
 
Mensagens: 5687
Registrado em: 12 Dez 2010, 10:47
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Sorocaba
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1995
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor José Leal » 20 Mar 2012, 10:35

500EF escreveu:Não é bem assim não, José...

Originalmente, são 138cv contra 165cv (falando dos 2.2 16v e do 3.0, que são os que eu conheço).(...)

Eduardo, mas foi exatamente o que eu disse. Os 3.0 são muito ignorantes. 6 cilindros e com muito giro. Os 4.1 é que não tem muito giro, aí acontece exatamente aquele "problema" que mata tb os motores 16V do Vectra. E ainda tem a relação peso/potência que, se não me engano, é favorável ao Vectra.
Avatar do usuário
José Leal
MODERADOR
 
Mensagens: 6880
Registrado em: 07 Fev 2008, 12:56
Estado: GO - Goiás
Cidade: Goiânia
Monza: Não tenho Monza! :(

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor Frederico1Freddy » 20 Mar 2012, 10:57

Renault clio só se for 1.6 16v! Minha irmã teve um 2001 hatch por 3 anos muito bom para o dia a dia, leve, rápido, econômico e com air bag duplo, mas teve um problema no motor que uma peça não achava na minha cidade, estado e no país, teve q buscar da frança e o carro ficou parado 3 meses na concessionária se não fosse isso ele estava aqui até hj!
Ex: Monza Barcelona 1992 2.0 gasolina.
Ex: Opala Diplomata 1990 4.1/S gasolina.
Atual: Uno Economy Way 2011 1.0 flex.
Avatar do usuário
Frederico1Freddy
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 82
Registrado em: 16 Mar 2009, 18:19
Estado: GO - Goiás
Cidade: Anápolis
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor 500EF » 20 Mar 2012, 11:34

José Leal escreveu:
500EF escreveu:Não é bem assim não, José...

Originalmente, são 138cv contra 165cv (falando dos 2.2 16v e do 3.0, que são os que eu conheço).(...)

Eduardo, mas foi exatamente o que eu disse. Os 3.0 são muito ignorantes. 6 cilindros e com muito giro. Os 4.1 é que não tem muito giro, aí acontece exatamente aquele "problema" que mata tb os motores 16V do Vectra. E ainda tem a relação peso/potência que, se não me engano, é favorável ao Vectra.


Concordo que com 36% a mais de volume deslocado, o 4.1 tinha obrigação de ter muito mais potência que o 3.0. E só tinha ridículos 3 cv a mais...

Mas 4.1 contra 2.2 16v continuam sendo 168cv contra 138cv, José. Sem chance para o Vectra... E a situação de potência em giros intermediários fica mais desfavorável ainda para o vectra, porque o torque desse monstro é de caminhão, então mesmo com giro baixo, já tem potência alta (torque x rpm).

Original contra original, o 4.1 atropela o vectra.

E se comparar preparados, este motor 4.1 tem muita margem para melhoria. Ele tinha obrigação de ter mais de 200cv. Não conheço muito bem as especificações dos componentes, mas tenho certeza que se quebrar a cabeça e estudar um pouco, sai muita potência daí, sem deixá-lo ruim de usar na rua...

Agora, atualizando para os dias de hoje, o Omega Fittipaldi tira 292cv de um V6 3.6 aspirado (injeção direta e taxa de 11,3:1 na gasolina). É ou não é de tirar o chapéu? hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo @ 0,8 bar - Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
 
Mensagens: 4319
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Estado: MG - Minas Gerais
Cidade: Belo Horizonte
Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1990/1990
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor José Leal » 24 Mar 2012, 13:17

500EF escreveu:Concordo que com 36% a mais de volume deslocado, o 4.1 tinha obrigação de ter muito mais potência que o 3.0. E só tinha ridículos 3 cv a mais...

Pois é, originalmente o 4.1 é muito limitado. Nem sei se a R/L é tão desfavorável assim para a GM amarrar o motor.

Mas 4.1 contra 2.2 16v continuam sendo 168cv contra 138cv, José. Sem chance para o Vectra... E a situação de potência em giros intermediários fica mais desfavorável ainda para o vectra, porque o torque desse monstro é de caminhão, então mesmo com giro baixo, já tem potência alta (torque x rpm).

Concordo que potência X potência, o 4.1 não faz mais que a obrigação de dar um espanco no 2.2 16V. Mas e a relação peso/potência? No Vectra é de aprox. 9Kg/CV. Eu não sei se no Ômega é algo próximo disso...

Original contra original, o 4.1 atropela o vectra.

É o que eu disse ali em cima. Teria que analizar outros fatores.

E se comparar preparados, este motor 4.1 tem muita margem para melhoria. Ele tinha obrigação de ter mais de 200cv. Não conheço muito bem as especificações dos componentes, mas tenho certeza que se quebrar a cabeça e estudar um pouco, sai muita potência daí, sem deixá-lo ruim de usar na rua...

Aí eu não sei nada. A única vez que "preparei" um motor, ele rajou com pouco mais de 2000KM :smt010 . Deixo para vc essa parte.

Agora, atualizando para os dias de hoje, o Omega Fittipaldi tira 292cv de um V6 3.6 aspirado (injeção direta e taxa de 11,3:1 na gasolina). É ou não é de tirar o chapéu? hehehe

Imagino esses 292CV bebendo a mais pura gasolina Pódium. Deve ser um doce acelerar um desses. E por ser injeção direta, não deve beber muito.
Avatar do usuário
José Leal
MODERADOR
 
Mensagens: 6880
Registrado em: 07 Fev 2008, 12:56
Estado: GO - Goiás
Cidade: Goiânia
Monza: Não tenho Monza! :(

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor 500EF » 24 Mar 2012, 16:29

José Leal escreveu:Pois é, originalmente o 4.1 é muito limitado. Nem sei se a R/L é tão desfavorável assim para a GM amarrar o motor.


Aproveitaram quase que integralmente o aumento da cilindrada visando somente torque, porque tinha quem reclamava de falta de torque no 3.0.

Concordo que potência X potência, o 4.1 não faz mais que a obrigação de dar um espanco no 2.2 16V. Mas e a relação peso/potência? No Vectra é de aprox. 9Kg/CV. Eu não sei se no Ômega é algo próximo disso...


O Omega 6 cilindros tem 165cv no 3.0 e 168cv no 4.1 e pesa entre 1450 e 1500 kg.

E ainda tem a tração traseira, que faz toda a diferença na arrancada e nas saídas de curva...

Aí eu não sei nada. A única vez que "preparei" um motor, ele rajou com pouco mais de 2000KM :smt010 . Deixo para vc essa parte.


O malagolas está rodando para baixo e para cima até hoje... hehehe

E guarde este vídeo para mostrar para quem falar que o problema do seu carro foi porque usou taxa de 13:1:



Isso aí é um kadett gsi conversível, com injeção original (le-jetronic), pistões do à álcool e cabeçote rebaixado no que deu (se bobear, a taxa deve estar para lá dos 15:1), bicos vermelhos e velas mais frias e ignição CMPlus.

Imagina um trabalho parecido num 16v, ou melhor ainda, num 6 cilindros... hehehe

Imagino esses 292CV bebendo a mais pura gasolina Pódium. Deve ser um doce acelerar um desses. E por ser injeção direta, não deve beber muito.


Ah... Afundou o pé, não tem milagre... São quase 300 cavalos para alimentar... hehehe

Mas eu já tive o prazer de acelerar um desse. Foi o carro aspirado mais bravo que já andei. O treco cola você no banco igual carro turbo. E a tração traseira com esta potência é um show a parte... :evil:

Tipo de carro que dá o que eu chamo de "orgasmetal" em quem curte acelerar... :lol:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo @ 0,8 bar - Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
 
Mensagens: 4319
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Estado: MG - Minas Gerais
Cidade: Belo Horizonte
Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1990/1990
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor Malagoli » 25 Mar 2012, 21:37

500EF escreveu:O malagolas está rodando para baixo e para cima até hoje... hehehe


Eduardo, eu acho que você vai querer vir aqui em casa me bater... mas eu não aguentei, foi uma coisa difícil de se fazer... dificílima, mas eu "rodei pra cima e pra baixo" no Vectra até o dia 21, na quarta. De lá pra cá muita coisa aconteceu :cry:

Depois irei postar direitinho aqui... explicar bem aos amigos e ver se vocês ainda me deixam fazer parte da família, vai ser tensão pura.

:|
Criando os Monza em 3Ds MAX! viewtopic.php?f=44&t=9855&start=100

Imagem
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
 
Mensagens: 3151
Registrado em: 26 Jan 2008, 14:26
Estado: MG - Minas Gerais
Cidade: Belo Horizonte
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Re: Opinião Vectra CD 2.2 16v e Omega CD 4.1

Mensagempor RicardoDS » 25 Mar 2012, 21:49

Malagoli escreveu: mas eu "rodei pra cima e pra baixo" no Vectra até o dia 21, na quarta. De lá pra cá muita coisa aconteceu :cry:

Depois irei postar direitinho aqui... explicar bem aos amigos e ver se vocês ainda me deixam fazer parte da família, vai ser tensão pura.

:|

Vendeu o Vectra sem anunciar aqui no fórum? trocou num Marea?

Se for, viajo até aí pra ajudar o Eduardo te dar uma surra. :smt010


hahaha, deixando a brincadeira de lado, o que houve aí?
Avatar do usuário
RicardoDS
MODERADOR
 
Mensagens: 5875
Registrado em: 14 Jan 2007, 12:52
Estado: PR - Paraná
Cidade: RM de CTBA
Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1988/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

AnteriorPróximo

Voltar para Carros - Outras marcas e veículos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes