Pandemia rima com bateria

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Pandemia rima com bateria

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.
Meus carros já ficam muito tempo parados na garagem. Com a pandemia, então, estão ficando mais ainda. Sou do grupo de risco para covid (idade avançada e alguns problemas de saúde) e me borro de medo do coronavirus me pegar. A bateria de um dos carros (o Fiat Uno Way) não aguentou o recesso e o carro não pegava mais nem dando chupeta. A iluminação do relógio do painel apresentava uma leve oscilação, mesmo com motor funcionando. Deixei a bateria AC Delco 60A dele na carga por várias horas mas ela continuou ruim. Comprei uma bateria Heliar nova para o Monza e passei a que estava no Monza para o Way. O motor de arranque do Monza exige mais. Resolvi comprar um teste de baterias para não ficar mais na dúvida. Fiz uma pesquisa e o que eu queria estava fora de estoque nas lojas, então apelei para um site chinês. Aqui está o novo brinquedinho:
20201006_110424.jpg
Eu já tinha comprado um multímetro decente há pouco tempo:
20201006_111328.jpg
Agora estou equipado.

Ah, já que o assunto é bateria, depois de décadas preferindo baterias com a caixa preta (suja menos), percebi que a branca permite que se veja o nível do eletrólito, detalhe importante na hora de fazer manutenção de bateria com problemas. Além de permitir que se veja o nível, é importante também que a bateria permita que se complete esse nível, se necessário. Algumas são totalmente blindadas. Outras, como a Heliar, permitem que se retire 6 tampinhas na parte superior, possibilitando assim que se complete o eletrólito com água destilada. Essas tampinhas não são como as das baterias antigas, de rosca, são prensadas na tampa. Com um pouco de jeito se consegue remover e depois instalar de novo as mesmas.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Pandemia rima com bateria

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Oi Luiz tudo bem? Fazia um bom tempo que eu não entrava no no fórum, estive muito ocupado com outros problemas,
Por conta da pandemia eu também estou há 7 meses sem poder sair. Lamentavelmente perdi vários amigos e também tenho muito medo de ser mais uma vítima portanto estou fazendo o máximo possível para evitar sai de casa.

Mas vamos lá, a bateria do meu monzão também está pifando, ela é Moura e já tem alguns anos. Na última vez que funcionei o monzão faz um 20 dias, naquela ocasião eu dei uma carregada por que já estava arriada, (eu fiz um carregador caseiro que tenho usado há vários anos e tem funcionado bem) mas votando ao assunto, será que tem como abri-la para tentar trocar o completar o nível ou quem sabe trocar o eletrólito? Eu não tenho intensão de trocá-la agora, primeiro por que as condições estão difíceis para mim, e segundo por que o carro é hobby e agora a situação complicou. Talvez eu até me desfaça dele em breve.

Abraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 605
Registrado em: 06 Abr 2011, 20:03
Cidade: Norte
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pandemia rima com bateria

Mensagem não lida por jshawk »

Nessa situação ou eu ligaria o carro por 30 minutos toda semana ou tiraria o Negativo da bateria. Minha bateria durou pelo menos 4 anos quando tive o costume de tirar o Negativo já que meu carro ficava muito tempo parado.

[]'s
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pandemia rima com bateria

Mensagem não lida por rafamts »

Meu Monza ficou um bom tempo parado (uso uma Uno no dia a dia). No período de hibernação do Monza, mantive a bateria desconectada. Foi o que salvou de descarregar a bateria.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pandemia rima com bateria

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Oi Luiz tudo bem? Fazia um bom tempo que eu não entrava no no fórum, estive muito ocupado com outros problemas,
Por conta da pandemia eu também estou há 7 meses sem poder sair. Lamentavelmente perdi vários amigos e também tenho muito medo de ser mais uma vítima portanto estou fazendo o máximo possível para evitar sai de casa.

Mas vamos lá, a bateria do meu monzão também está pifando, ela é Moura e já tem alguns anos. Na última vez que funcionei o monzão faz um 20 dias, naquela ocasião eu dei uma carregada por que já estava arriada, (eu fiz um carregador caseiro que tenho usado há vários anos e tem funcionado bem) mas votando ao assunto, será que tem como abri-la para tentar trocar o completar o nível ou quem sabe trocar o eletrólito? Eu não tenho intensão de trocá-la agora, primeiro por que as condições estão difíceis para mim, e segundo por que o carro é hobby e agora a situação complicou. Talvez eu até me desfaça dele em breve.
Gilmar, não sei por que só apareceu essa sua mensagem hoje aqui pra mim.
Espero que você continue tomando cuidado e esteja bem.
Já ouvi falar de gente que esvaziou a bateria, lavando seu interior, para retirar aqueles depósitos que se formam no fundo da caixa, substituiu a solução água destilada/ácido e a bateria durou mais uns tempos.
Mas já ouvi falar que gente que fez isso e só gastou grana, pois o problema era outro. As placas estavam deterioradas. E trocar as placas é quase trocar a bateria, e ainda tem a agravante de as caixas serem seladas.

Eu, no seu lugar, compraria uma bateria de segunda linha (nessa altura você já deve ter resolvido seu problema). Quase todo fabricante de nome tem uma segunda linha, mais barata (e com garantia menor) para suprir essa gama de consumidores.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder