Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por dutra s a »

Monzaman escreveu: 03 Jul 2020, 13:19 Dutra, tudo blz? Falando em parafusos, vão utilizar os parafusos "torx" no meu cabeçote. Será que tem alguma diferença a longo prazo dos parafusos originais?

O mecânico desmontou o cabeçote para realizar a manutenção da junta queimada, mas também foi desmontada a parte de baixo do motor para verificação.

Foi constatado que um dos pistões estava com a canaleta quebrada, provavelmente devido ao calço hidráulico causado pela infiltração de água na câmara de combustão (junta queimada).

Vou deixar algumas fotos aqui para registrar.

WhatsApp Image 2020-07-02 at 10.52.07 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-07-02 at 10.52.07 (2).jpeg
Tudo blz, na luta, né?

Então, eu mesmo viajei para o Piauí com canaleta quebrada e cabeçote taxado (motor antigo), gastei várias completadas de óleo em razão de soprar óleo pelo respiro onde eu tinha um reservatorio pra reutilizar vapor de óleo, mas fui e voltei sem maiores problemas 4.200 km, fora o que andei lá e depois que voltei só, tirei o cabeçote quando queimou junta, o motor em si, já tinha passado por problemas com antigos donos e eu só terminei o serviço, rsrsr!

Aqui na oficina onde tenho convivência mexemos com preparação para Interlagos e etc... Quando isso ocorre, geralmente é por falta de mistura, no meu caso, segundo meus dados e outros diagnósticos (por ser aspirado original), tudo indicava pré detonação com vela graduação para gasolina.

Sobre o parafuso, sendo novos e originais GM com aplicação correta para o seu motor e, mão de obra perfeita, então não vejo problemas em usa-los. Do contrário, ai sim em curto prazo terá problemas.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Monzaman »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 03 Jul 2020, 18:52 Será que não arranhou o cilindro?

Segundo manual da Mahle, que fabrica pistões, a causa de quebra de pistão entre canaletas é causada por excesso de carga. Cabeçote rebaixado demais e ponto de ignição muito avançado.
quebra pistão entre canaletas.jpg
quebra pistão entre canaletas2.jpg

https://www.mahle-aftermarket.com/media ... or-web.pdf

Abs
Interessante esse material. Obrigado por compartilhar! O mecânico me informou que o cilindro por algum motivo não arranhou, que foi verificado etc. Peguei o carro hoje e a princípio está tudo certo, percebi que ele está trabalhando mais quente e o ponteiro passa da metade da escala para ligar a ventoinha, o mecânico me informou que isso é normal, pois os carros a álcool trabalham mais quente. Achei estranho, pois antes quando chegava no meio ele ligava ventoinha e desligava quase perto do azul. Agora parece estar trabalhando na parte de cima da escala. Detalhe: antes desse reparo o carro estava com a válvula termostática entortada, parecia um chapéu com as abas viradas pra cima, então nunca fechava totalmente. Agora está fechando e abrindo normal, só achei estranho o comportamento do ponteiro no painel.
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Monzaman »

dutra s a escreveu: 04 Jul 2020, 00:35
Monzaman escreveu: 03 Jul 2020, 13:19 Dutra, tudo blz? Falando em parafusos, vão utilizar os parafusos "torx" no meu cabeçote. Será que tem alguma diferença a longo prazo dos parafusos originais?

O mecânico desmontou o cabeçote para realizar a manutenção da junta queimada, mas também foi desmontada a parte de baixo do motor para verificação.

Foi constatado que um dos pistões estava com a canaleta quebrada, provavelmente devido ao calço hidráulico causado pela infiltração de água na câmara de combustão (junta queimada).

Vou deixar algumas fotos aqui para registrar.

WhatsApp Image 2020-07-02 at 10.52.07 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-07-02 at 10.52.07 (2).jpeg
Tudo blz, na luta, né?

Então, eu mesmo viajei para o Piauí com canaleta quebrada e cabeçote taxado (motor antigo), gastei várias completadas de óleo em razão de soprar óleo pelo respiro onde eu tinha um reservatorio pra reutilizar vapor de óleo, mas fui e voltei sem maiores problemas 4.200 km, fora o que andei lá e depois que voltei só, tirei o cabeçote quando queimou junta, o motor em si, já tinha passado por problemas com antigos donos e eu só terminei o serviço, rsrsr!

Aqui na oficina onde tenho convivência mexemos com preparação para Interlagos e etc... Quando isso ocorre, geralmente é por falta de mistura, no meu caso, segundo meus dados e outros diagnósticos (por ser aspirado original), tudo indicava pré detonação com vela graduação para gasolina.

Sobre o parafuso, sendo novos e originais GM com aplicação correta para o seu motor e, mão de obra perfeita, então não vejo problemas em usa-los. Do contrário, ai sim em curto prazo terá problemas.

abs estamos ai
Interessante como o motor aguenta tanto, mesmo "condenado". O meu Monza apesar da canaleta quebrada não baixava óleo, somente água, os pistões estavam lavados quando foi aberto. Segue uma foto de como ficou o motor montado. Comentei ali no post anterior sobre o comportamento do ponteiro de temperatura, o que você acha, Dutra? Vou colocar uma foto de como estava a válvula termostática também.
IMG_1247.JPG
WhatsApp Image 2020-07-02 at 10.52.07 (14).jpeg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por dutra s a »

Não está correto andar com a termostática torta e, mais errado ainda é andar sem ela, coisa que fazem muito no nordeste. Deve andar sim, com a válvula termostática funcionando corretamente e de aplicação correta para o seu carro.

Essa de que carro a álcool trabalha mais quente, só ocorre se não tiver água, kkkk! Fora isso, em termos não existe.
No passado até achei a mesma coisa, mas não tem muito a ver.

Toda VT abre e fecha numa determinada temperatura, para deixar esquentar e manter e, para resfriar, alguns carros tem abertura de válvula mais curto contando do inicio de quando está frio e outros vai abrir um pouco mais quente do que as de Monza. Mas isso é relativo a tamanho de motor, quantidade de água e uma série de variáveis, pois o principio é o ponto de ebulição da água e o que entra da injeção eletrônica ou carburador acertado com algum módulo para manter o melhor desempenho com base na temperatura e outros fatores.

Lembre-se que (no caso do Monza) o sensor de temperatura do painel não trabalha com a injeçao eletrônica ou no seu caso, algum módulo. Ela é só para painel que no seu caso, acredito ser abaixo do distribuidor. Portanto, muitos fatores podem contribuir para uma marcação diferente no painel, pode ser aterramento ruim no painel ou pode ser que com a VT nova esteja trabalhando corretamente.

Indiferente de como irá se comportar o ponteiro, o mais importante é a VT abrir e fechar corretamente no tempo certo e ela sendo de aplicação correta do seu ano e modelo de Monza.

Eu sou bastante leigo nos modelos carburados, então para melhor determinar originalidade do seu modelo só o prof Carlos Freire, rsrsrs!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Monzaman »

dutra s a escreveu: 04 Jul 2020, 17:27 Não está correto andar com a termostática torta e, mais errado ainda é andar sem ela, coisa que fazem muito no nordeste. Deve andar sim, com a válvula termostática funcionando corretamente e de aplicação correta para o seu carro.

Essa de que carro a álcool trabalha mais quente, só ocorre se não tiver água, kkkk! Fora isso, em termos não existe.
No passado até achei a mesma coisa, mas não tem muito a ver.

Toda VT abre e fecha numa determinada temperatura, para deixar esquentar e manter e, para resfriar, alguns carros tem abertura de válvula mais curto contando do inicio de quando está frio e outros vai abrir um pouco mais quente do que as de Monza. Mas isso é relativo a tamanho de motor, quantidade de água e uma série de variáveis, pois o principio é o ponto de ebulição da água e o que entra da injeção eletrônica ou carburador acertado com algum módulo para manter o melhor desempenho com base na temperatura e outros fatores.

Lembre-se que (no caso do Monza) o sensor de temperatura do painel não trabalha com a injeçao eletrônica ou no seu caso, algum módulo. Ela é só para painel que no seu caso, acredito ser abaixo do distribuidor. Portanto, muitos fatores podem contribuir para uma marcação diferente no painel, pode ser aterramento ruim no painel ou pode ser que com a VT nova esteja trabalhando corretamente.

Indiferente de como irá se comportar o ponteiro, o mais importante é a VT abrir e fechar corretamente no tempo certo e ela sendo de aplicação correta do seu ano e modelo de Monza.

Eu sou bastante leigo nos modelos carburados, então para melhor determinar originalidade do seu modelo só o prof Carlos Freire, rsrsrs!

abs estamos ai
Ouvi muitos de mecânicos de longa data aqui da minha cidade que era melhor andar sem válvula...

O antigo mecânico entortou ela porque o carro estava super aquecendo e a pressão estava muito alta (provavelmente devido a canaleta do pistão quebrada), para entregar o carro logo ele "sanou" o problema do jeito dele. Estranho é que o ponteiro funcionava "corretamente" com a válvula entortada, ligando a ventoinha no meio da escala (1/2) e mantendo a temperatura na rodovia em 1/4 da escala, próximo ao azul. Nunca passava do meio. Agora na rodovia o ponteiro fica no meio da escala e a ventoinha liga um pouco antes da faixa vermelha e em pouco tempo ela cai para o meio da escala de novo.

Percebi que o carro está esquentando muito mais rápido agora. A única coisa estranha é o comportamento do ponteiro mesmo. Hoje quando liguei parece que ouvi um barulho de "ferro com ferro", acompanhando a rotação do motor, mas em questão de segundos o som passou, não sei porque deu isso, mas não era o som dos tuchos descarregados, parecia na parte de baixo.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por dutra s a »

Deve averiguar tudo em razão de ter mexido em cabeçote e no motor parcial, quando se anda sem a VT o consumo do carro é exagerado e também não tem desempenho (parece estar guinchando outro carro), numa retomada por exemplo, ele da aquela queda de força e depois volta ao normal. Nos carburados acredito ser assim também, não tenho certeza e, para corrigir isso os mecânicos mexem em ponto do distribuidor, na pressão de combustível, no carburador e na velas, que no geral estão escondendo algo que deveria ser corrigido.

Se fosse para entortar a válvula era melhor fazer 2 furos de 2 ou 3mm nela, eu ja fiz por razões que não vem ao caso, mas não é o certo, rsrsrsrs!

Ao estar com a VT de aplicação correta e funcionando como deve ser, a resposta do carro é melhor, praticamente instantânea e o consumo melhora.

Dê uma pesquisada na seção de arrefecimento aqui do fórum, suas dúvidas sobre o marcador do painel tem lá, vale apena dar uma olhada :ok:

abs estamos ai
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Monzaman »

dutra s a escreveu: 05 Jul 2020, 02:27 Deve averiguar tudo em razão de ter mexido em cabeçote e no motor parcial, quando se anda sem a VT o consumo do carro é exagerado e também não tem desempenho (parece estar guinchando outro carro), numa retomada por exemplo, ele da aquela queda de força e depois volta ao normal. Nos carburados acredito ser assim também, não tenho certeza e, para corrigir isso os mecânicos mexem em ponto do distribuidor, na pressão de combustível, no carburador e na velas, que no geral estão escondendo algo que deveria ser corrigido.

Se fosse para entortar a válvula era melhor fazer 2 furos de 2 ou 3mm nela, eu ja fiz por razões que não vem ao caso, mas não é o certo, rsrsrsrs!

Ao estar com a VT de aplicação correta e funcionando como deve ser, a resposta do carro é melhor, praticamente instantânea e o consumo melhora.

Dê uma pesquisada na seção de arrefecimento aqui do fórum, suas dúvidas sobre o marcador do painel tem lá, vale apena dar uma olhada :ok:

abs estamos ai
Hoje de manhã retirei a vareta do óleo e a tampa do óleo para verificar. Achei estranho pois o óleo está "aguado" e a tampa de óleo com uma mancha clara, parecido com a contaminação de óleo, seguem as fotos.
WhatsApp Image 2020-07-06 at 11.14.53.jpeg
WhatsApp Image 2020-07-06 at 11.14.52.jpeg
Lembrando que a manutenção da junta recém foi feita, devo voltar ao mecânico para que ele verifique o serviço devido a essa mancha?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por dutra s a »

As vezes o óleo por estar bem limpo, pode dar a aparência de estar aguado. Então fique de olho para ter certeza e qualquer novidade, pois daí você volta e relata qualquer coisa.

Essa mancha já vi em muitos, o que não pode é ter essa mancha em demasia no entorno do comando de válvulas. Quando o motor esta bem aquecido e também não nao pode ter na vareta de oleo.

Um modo prático para monitorar se está correndo tudo bem, é ficar de olho no bocal de escape, se estiver sempre limpo (não ter nenhuma borra preta), então não está queimando óleo. Se as velas não estiverem pretas e ao baixa óleo e agua e, quando quente e não apresentar essa mancha nem na tampa nem na vareta, também indica que está tudo certo.

Mas a fundo que isso só com um aparelho como este a seguir, pois ele indica qualquer problema que existir na junta. Ele não costuma ser caro, é como um scaner de motor, rsrsrs!

abs estamos ai
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder