Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Monzaman »

Bom dia,

Fui em alguns mecânicos para solicitar orçamento para troca de junta do cabeçote.

A média cobrada de mão de obra é R$ 600,00, mais o passe no cabeçote feito pela retifica RS 300,00.

Em três oficinas que fui os valores ficaram entre R$ 1300,00 e R$ 1500,00, esse preço está dentro da média cobrada pelos mecânicos na cidade de vocês?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzaman escreveu: 29 Jun 2020, 11:09 Bom dia,

Fui em alguns mecânicos para solicitar orçamento para troca de junta do cabeçote.

A média cobrada de mão de obra é R$ 600,00, mais o passe no cabeçote feito pela retifica RS 300,00.

Em três oficinas que fui os valores ficaram entre R$ 1300,00 e R$ 1500,00, esse preço está dentro da média cobrada pelos mecânicos na cidade de vocês?
O problema não é só a troca da junta de cabeçote e sim, avaliar o que motivou a queima e outros danos causados.
É comum o cabeçote estar corroído e assim dar passagem entre galerias de óleo ou para os cilindros.

Quanto a valores de peças e de mão de obra, eu prefiro não entrar nesse assunto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Monzaman »

Carlos A. Freire escreveu: 29 Jun 2020, 11:52
Monzaman escreveu: 29 Jun 2020, 11:09 Bom dia,

Fui em alguns mecânicos para solicitar orçamento para troca de junta do cabeçote.

A média cobrada de mão de obra é R$ 600,00, mais o passe no cabeçote feito pela retifica RS 300,00.

Em três oficinas que fui os valores ficaram entre R$ 1300,00 e R$ 1500,00, esse preço está dentro da média cobrada pelos mecânicos na cidade de vocês?
O problema não é só a troca da junta de cabeçote e sim, avaliar o que motivou a queima e outros danos causados.
É comum o cabeçote estar corroído e assim dar passagem entre galerias de óleo ou para os cilindros.

Quanto a valores de peças e de mão de obra, eu prefiro não entrar nesse assunto.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, tudo bem? É a segunda vez que queima a junta do meu Monza, a primeira queimou na primeira semana que comprei. Já fazem 6 meses e agora outra junta.

Deixe-me fazer uma pergunta, na primeira vez que a junta queimou, encheram meu tanque com gasolina ao invés de álcool, andei um bom tempo assim, só percebi que tinham abastecido com gasolina quando a junta queimou e o motor estava aberto. Desde então, acredito que a junta tenha sido mal colocada, pois só tive problemas, estufamento de mangueiras, baixando aditivo, oxidação de velas e falta de compressão no motor.

Poderia o abastecimento com gasolina ter ocasionado a queima da primeira junta? Desde então tenho cuidado muito bem do carro, trocando óleo, aditivo, etc. Mas mesmo assim a junta queimou de novo. É comum o Monza queimar a junta assim?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzaman, é muito difícil dizer a causa do problema sem estar presente ao abrir o motor.

Motor a álcool que recebe 100% gasolina fica "grilando" muito (detonação), a ponto de ser muito ruim andar com o carro. Teria percebido em pouco tempo que havia algo de errado.
Com relação a manutenção anterior, saberá se foi mau executada ao abrir o motor e avaliar as peças envolvidas.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Monzaman »

Carlos A. Freire escreveu: 29 Jun 2020, 14:28 Monzaman, é muito difícil dizer a causa do problema sem estar presente ao abrir o motor.

Motor a álcool que recebe 100% gasolina fica "grilando" muito (detonação), a ponto de ser muito ruim andar com o carro. Teria percebido em pouco tempo que havia algo de errado.
Com relação a manutenção anterior, saberá se foi mau executada ao abrir o motor e avaliar as peças envolvidas.


Abs,

Carlos Freire
É verdade. Mas a minha inexperiência nesse caso falou mais alto. Andei vários dias sem perceber nada e achando que estava tudo bem, o Monza foi meu primeiro carro, tenho aprendido muito com ele.

Sobre a manutenção da junta, procede a informação que depois de colocar junta nova é necessário voltar ao mecânico, após determinada quilometragem, para um reaperto de parafusos do cabeçote? Porque na primeira vez em que troquei não houve esse reaperto.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Desconheço esse procedimento de reaperto de cabeçote.
Com parafusos novos é só aplicar o torque correto, na sequência correta, lembrando que tem aperto angular também.


Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Monzaman »

Carlos A. Freire escreveu: 29 Jun 2020, 15:01 Desconheço esse procedimento de reaperto de cabeçote.
Com parafusos novos é só aplicar o torque correto, na sequência correta, lembrando que tem aperto angular também.


Abs,

Carlos Freire
É o que se ouve por aí dos mecânicos, essa história de reaperto. Parafusos de cabeçote novos são indispensáveis na manutenção da junta, pode-se dizer isso? Porque quando foi feita a troca da minha junta utilizaram os mesmos parafusos velhos.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se os parafusos que estão no motor são elásticos a troca é obrigatória. Se não forem não é preciso trocar, desde que estejam bons.
Se colocar as roscas dos parafusos novos com os usados e transpassar luz, mostra que o parafuso está ruim e precisa de troca. Ele chegou na sua zona elástica.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder