Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Primeiramente, permitam-me sugerir que esse tópico não deveria estar aqui e sim na seção Motores. Boteco, na minha opinião, é mais para coisas não relativas a mecânica. Papo de bar, como o nome está dizendo. :lol:

Segundo, acho que está havendo confusão entre água no óleo e motor queimando óleo.
Manchas brancas no óleo devem ser sempre motivo de preocupação, pois água e óleo não foram feitos para andar juntos, principalmente dentro do motor.
A água tem por finalidade resfriar o motor. O óleo lubrificar. Qualquer desses elementos que invada a casa do outro vai causar problemas.

Dito isso, acho que deve ser verificada a possibilidade de estar infiltrando água no cárter. Um lugar onde, no motor do Monza, isso pode acontecer, é no fundo da bomba dágua, onde existe um selo de metal, que pode estar furado. Não me lembro agora se pela junta do cabeçote é possível essa infiltração.

Sobre o problema do termostato estar com gambiarra, gambiarra essa confessada pelo mecânico que mexeu anteriormente no motor, acho que está sendo feito um alarme exagerado.
Nos motores carburados, o motor funcionar mais frio vai trazer problemas sim, mas não se compara aos problemas dos motores com injeção. Nessa última, a UCE pensa que o motor está frio e injeta mais combustível, para compensar. Já no motor carburado isso não acontece. O que acontece no carburado é que a queima não vai ser ideal, e assim o desempenho será pior do que com o motor na temperatura ideal.
Se com o termostato viciado (ele não estava vedando totalmente a passagem da água) a temperatura no painel estava OK, e quando colocaram o termostato para trabalhar corretamente o motor agora está mais quente, alguma coisa errada tem esse motor. Vários fatores fazem um motor esquentar em demasia. Os principais são deficiências no sistema de arrefecimento, como radiador entupido, bomba d'água ruim...

Um motor com mistura pobre demais também esquenta mais que o normal. Ignição fora de ponto também.
Para checar o ponto é necessário uma lâmpada estroboscópica e seguir os procedimentos para testar o avanço centrífugo e o avanço à vácuo.

Se meu motor apresentasse resquícios de água no óleo a primeira coisa que eu faria seria trocar óleo e filtro. Gastaria dinheiro mas seria a melhor maneira de saber se foi um episódio extemporâneo ou se a coisa é séria.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Monzaman »

dutra s a escreveu: 07 Jul 2020, 01:15 As vezes o óleo por estar bem limpo, pode dar a aparência de estar aguado. Então fique de olho para ter certeza e qualquer novidade, pois daí você volta e relata qualquer coisa.

Essa mancha já vi em muitos, o que não pode é ter essa mancha em demasia no entorno do comando de válvulas. Quando o motor esta bem aquecido e também não nao pode ter na vareta de oleo.

Um modo prático para monitorar se está correndo tudo bem, é ficar de olho no bocal de escape, se estiver sempre limpo (não ter nenhuma borra preta), então não está queimando óleo. Se as velas não estiverem pretas e ao baixa óleo e agua e, quando quente e não apresentar essa mancha nem na tampa nem na vareta, também indica que está tudo certo.

Mas a fundo que isso só com um aparelho como este a seguir, pois ele indica qualquer problema que existir na junta. Ele não costuma ser caro, é como um scaner de motor, rsrsrs!

abs estamos ai
Fui ao mecânico e ele me informou que é normal essa mancha. Sugeriu que eu abastecesse em outros postos para ver se a mancha persiste, mas ele falou que está tudo certo. Quando o motor está bem quente a mancha desaparece, quando saí de casa estava bem manchado, quando cheguei na oficina a tampa estava quase limpa, ainda bem que eu tinha tirado uma foto antes. No escape não tem borra, mas quando passo o dedo sai uma poeira preta, mas ela é seca. Esse aparelho é ótimo, pretendo adquirir um no futuro, mas preciso comprar um compressor antes.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por dutra s a »

monzaman, nem poeira preta deveria ter no escape, mas já que tem então monitore se essa poeira irá aumentar ou diminuir.

Não tem nada a ver em abastecer em outros postos para desaparecer a mancha, por acaso quando vai abastecer o combustível é colocado no mesmo local do óleo do motor ? Rsrsrsrsrsrsrsrsrs!

Essa tampa eu já abri várias e ela possui um respiro "micro-respiro" e dependendo da temperatura ambiente pode ocorrer de aparecer COMO NA FOTO e quando esfria, mas nunca a mais do que isso e nem na vareta e, nem quente.

Obs: Em geral, o certo é nunca aparecer e nem nenhum indício na vareta e nem no cárter.

Se voce puder, poderá tirar o óleo em um recipiente extremamente limpo e ver se existe algum indício estando com o motor frio e dai, é só por de volta.

Se o seu mecânico está falando isso, então fique esperto e vai monitorando o carro, se óleo abaixa, se a água está em ordem, velas e por ai vai.

Esse aparelho é bom por demais tche! Apesar que na minha oficina ter, eu pretendo comprar um para deixar em casa também, com compressor. Antes de viajar é bom dar uma passada, já pegamos muitos motores com problemas escondidos de junta, anéis, válvulas, compressão e etc, com esse equipamento.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Monzaman »

dutra s a escreveu: 07 Jul 2020, 11:58 monzaman, nem poeira preta deveria ter no escape, mas já que tem então monitore se essa poeira irá aumentar ou diminuir.

Não tem nada a ver em abastecer em outros postos para desaparecer a mancha, por acaso quando vai abastecer o combustível é colocado no mesmo local do óleo do motor ? Rsrsrsrsrsrsrsrsrs!

Essa tampa eu já abri várias e ela possui um respiro "micro-respiro" e dependendo da temperatura ambiente pode ocorrer de aparecer COMO NA FOTO e quando esfria, mas nunca a mais do que isso e nem na vareta e, nem quente.

Obs: Em geral, o certo é nunca aparecer e nem nenhum indício na vareta e nem no cárter.

Se voce puder, poderá tirar o óleo em um recipiente extremamente limpo e ver se existe algum indício estando com o motor frio e dai, é só por de volta.

Se o seu mecânico está falando isso, então fique esperto e vai monitorando o carro, se óleo abaixa, se a água está em ordem, velas e por ai vai.

Esse aparelho é bom por demais tche! Apesar que na minha oficina ter, eu pretendo comprar um para deixar em casa também, com compressor. Antes de viajar é bom dar uma passada, já pegamos muitos motores com problemas escondidos de junta, anéis, válvulas, compressão e etc, com esse equipamento.

abs estamos ai
Acho que ele quis dizer que depende da quantidade de água que adicionam no álcool. Tem postos que adicionam mais e postos que adicionam menos, quanto mais água no álcool mais a tampa vai ficar "suada" e manchada como na foto. Ele também disse que o álcool, diferente da gasolina, pode entupir os canais do carburador porque ele forma uma espécie de "gel", conforme o uso. Diferente da gasolina que se entupir é devido alguma sujeira.

Essa poeira que tem no escape acho que só passando um pano pra limpar e ver se acumula de novo, parece que faz tempo que está lá.

Vou ficar tranquilo quanto a tampa, por enquanto, mas seguirei monitorando. A água por enquanto não baixou nada, por isso acreditei que pudesse ser o álcool misturando com óleo, tanto que a cor não é tanto "café com leite", é quase um cinza...

Quem gosta de carro antigo e pretende comprar um devia andar com um teste de vazão de cilindro e um compressor "de rastro" enquanto avalia os carros pra compra. Esses dia vi aquele YouTuber automotivo Scott Kilmer testando um carro com problema na junta. O vídeo é esse aqui: http://y2u.be/v0U8Iyf0kk4

Ele usou essa ferramenta: https://amzn.to/3f907EW

Ele acompanha um fluido azul que vai dentro do tubo transparente. Esse tubo vai no reservatório do radiador e o fluido muda de cor para amarelo se entrar em contato com os gases do motor, basicamente ele acusa se gases do motor estão saindo pelo reservatório do radiador, o que indica problema de junta. Seria bom levar um desses na hora de ver avaliar um carro.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por dutra s a »

De certo modo existe sim o fato do carro ser álcool e aparecer essa mancha, mas em razão de se fazer retífica e troca de pistões, tudo com o devido aperto e folga, não é de se esperar que venha acontecer mesmo nos carburados, que lavam o cilindro mais que injetados e contaminam o filme de óleo.

Meu mecânico mesmo tem Del Rey álcool, no percurso da casa dele até a oficina mal, esquenta o motor, só vem no afogador e vira e mexe ele tem de deixar o carro ligado para evaporar o café com leite. O motor dele nunca foi feito nada e está tudo dentro, como tem de ser. Só que é em um percurso curto e 2 x ao dia, diferente de um carro que se usa mais do que isso e que não deveria ter essa mancha.

O álcool, diferente da gasolina é mais difícil de ser batizado ou adicionar mais água, por várias razões, tanto que se vê na rua mais gasolina batizada.

Eu mesmo só ando rico (na mistura ar combustível) não no bolso (kkkkkk!), minha Wideband, na lenta só mostra na maioria do tempo l.O. (praticamente apagada) em razão de andar com mistura muito rica. Em carros de arrancadas, por exemplo, é mostrado no display o entorno de 0.65 / 0,68 de sonda, Em um carro original, seja qual for a marcha lenta, fica sempre entorno de 1.00 de sonda, e nem por isso no meu aparece essas manchas, obs :nem frio nem quente.

Então, em resumo é melhor você ir monitorando mesmo, veja se o óleo abaixa, pois dinheiro não cai do céu e nem é um carro para se lagar de mão, ele é um Monza!

Qualquer ferramental, aparelhagem de boa qualidade para monitorar, testar e afins, para deixar tudo em ordem sempre será bem vindo, o problema é estar num país que qualquer detalhe a mais é uma fortuna para se obter.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Monzaman »

dutra s a escreveu: 07 Jul 2020, 17:01 De certo modo existe sim o fato do carro ser álcool e aparecer essa mancha, mas em razão de se fazer retífica e troca de pistões, tudo com o devido aperto e folga, não é de se esperar que venha acontecer mesmo nos carburados, que lavam o cilindro mais que injetados e contaminam o filme de óleo.

Meu mecânico mesmo tem Del Rey álcool, no percurso da casa dele até a oficina mal, esquenta o motor, só vem no afogador e vira e mexe ele tem de deixar o carro ligado para evaporar o café com leite. O motor dele nunca foi feito nada e está tudo dentro, como tem de ser. Só que é em um percurso curto e 2 x ao dia, diferente de um carro que se usa mais do que isso e que não deveria ter essa mancha.

O álcool, diferente da gasolina é mais difícil de ser batizado ou adicionar mais água, por várias razões, tanto que se vê na rua mais gasolina batizada.

Eu mesmo só ando rico (na mistura ar combustível) não no bolso (kkkkkk!), minha Wideband, na lenta só mostra na maioria do tempo l.O. (praticamente apagada) em razão de andar com mistura muito rica. Em carros de arrancadas, por exemplo, é mostrado no display o entorno de 0.65 / 0,68 de sonda, Em um carro original, seja qual for a marcha lenta, fica sempre entorno de 1.00 de sonda, e nem por isso no meu aparece essas manchas, obs :nem frio nem quente.

Então, em resumo é melhor você ir monitorando mesmo, veja se o óleo abaixa, pois dinheiro não cai do céu e nem é um carro para se lagar de mão, ele é um Monza!

Qualquer ferramental, aparelhagem de boa qualidade para monitorar, testar e afins, para deixar tudo em ordem sempre será bem vindo, o problema é estar num país que qualquer detalhe a mais é uma fortuna para se obter.

abs estamos ai
No meu caso esse reparo do motor não se enquadra numa retífica, conforme o mecânico me explicou, descobrimos ao abrir o motor que já havia sido retificado uma vez. O virabrequim estava fora da medida original e os pistões também. O que foi trocado na parte de baixo: pistões, bronzinas, anéis, virabrequim foi mantido bem como a parte dos cilindros. A parte do cabeçote também foi revisada, guias de válvulas de admissão, as rosca de velas estavam com pequenas folgas, os parafusos de cabeçote que foram novos, etc. Tanto que continuamos usando 20W50, numa retífica completa seria melhor adotar o 15w40, não é? O mecânico me informou que para fazer a retifica completa ia precisar de uns R$ 6.000,00, mas esse reparo me saiu pela metade do preço, com a mesma duração do tempo de garantia que ele dá para motores completamente retificados, 6 meses.

O bom da I.E é essa facilidade de entender o que está acontecendo no motor durante a injeção de combustível, o carburador por outro lado é sensível até as mudanças do tempo, dá para se dizer.

No caso da sonda quanto menor o número mais rica a mistura?
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por dutra s a »

Sim, quanto menor mais rico, mas este é valor no display de sonda e não da voltagem correspondente a valor de sonda. Existe uma conta para isso e não me lembro como fazer, rsrsr!

O bom de usar sonda, tanto banda larga como comum é que ao abastecer, se o combustivel estiver adulterado vai acusar na hora quando funcionar o carro, como se fosse mistura pobre demais que um carro original.

De fato o preço ideal para uma boa retifica mesmo (de verdade) é por volta desse preço, aqui em SP não é tão diferente, ao contrário de muitos lugares que fazem tudo por volta de 2 a 3,500 réis e ainda dizem que é retifica de primeira, rsrsr!

Eu só não fiz na época, porque iria sair o preço de um parcial novo, então comprei o parcial moderno 2011/2013, porque ja vinha fechado e ajustado de fábrica, daí era só escolher o cabeçote se o roletado ou original do Monza e como eu ja tinha onde achar um roletado praticamente novo por 800,00 réis (oportunidade única), então instalei, pois só o cabeçote roletado novo completo de fábrica saia entorno de 4.800 réis e cabeçote não é tão peculiar quanto a parte de baixo, rsrsrs!

Mas é isso, vamos tocando e qualquer dúvida estamos aqui e vai cuidando daí, rsrsrs!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Monzaman
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 128
Registrado em: 11 Set 2019, 12:51
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Qual o preço médio para troca de junta do cabeçote?

Mensagem não lida por Monzaman »

Esse mecânico não é dos mais baratos, mas já tive péssimas experiências com outros. Prefiro até pagar mais caro para ter um pouco mais de transparência e uma boa execução dos serviços.

Você colocou o GM Família II dos modernos, flex 2.0? Acho interessante esse swap, até no futuro eu entre numa dessa, talvez. Mas confesso que apesar da problemática eu gosto do motor original carburado.

Esse motor moderno no Monza deve deixá-lo muito veloz, ou não? Deve ser ótima a dirigibilidade.
Responder