Monza Classic 500 EF

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 240
Registrado em: 11 Jan 2015, 21:52
Cidade: EMBU DAS ARTES
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Monza Classic 500 EF

Mensagem não lida por Tomcat »

Caros Irmãos Boa Noite

Gostaria de uma orientação do Fórum com relação a uma oportunidade que me apareceu de adquirir um exemplar do Monza Classic 500 EF e queria saber mais informações sobre esse exemplar os pontos positivos e negativos.

Tenho um Modelo SL/E 91 tubarão que graças a deus me atende em tudo que preciso e como me apareceu essa oportunidade queria mais informações sobre esse exemplar.

Desde já agradeço a ajuda de todos.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF

Mensagem não lida por 500EF »

A primeira coisa que tem que ver é se é mesmo um 500EF autêntico. Existem monzas classic comuns, transformados em 500EF rodando por aí.

Sobre as coisas específicas deste modelo, a maior dificuldade que terá será com a parte estética, se não estiver em ordem.

Aerofólio, adesivos laterais e emblemas.

No interior, ele tem revestimento em couro e detalhe com logotipo 500EF na capa da buzina.

O motor é basicamente o mesmo dos 2.0 MPFI tubarão e a injeção tem algumas pequenas diferenças (modelo do bico e não tem sensor de detonação). O calcanhar de aquiles é o sensor VAF (perto da caixa do filtro-de-ar). Principalmente quando mexânico fuçador mexe onde não devia e coloca problema onde não tinha.

O sistema de ignição + distribuidor são iguais aos dos 2.0 carburados.

Se algumas imagens ajudarem, depois dá uma olhada no tópico do meu 500EF na seção de fotos. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 240
Registrado em: 11 Jan 2015, 21:52
Cidade: EMBU DAS ARTES
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic 500 EF

Mensagem não lida por Tomcat »

Obrigado por me ajudar Moderador.

Então pelas fotos que vi e onde estou tentando fechar negócio é o autético 500 ef com o motor de 4 bicos é o próprio com o aerofólio completo tem um amigo que me disse que a injeção dele que é um problema é um sistema como posso dizer burra não é confiável mas pelo que vi nas fotos a diferença é no bico e na caixa de ar o seu é o 500 EF se puder me ajudar e mais informações irmão ficarei eternamente agradecido não que não esteja agradecido por me responder mas ele é o monza que estou a procura e queria muito a orientação.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF

Mensagem não lida por 500EF »

Bom... O meu está na familia desde 0km, foi turbinado há 10 anos e mantive a injeçao original, que está funcionando até hoje e muito bem, obrigado... Hehehe

Burro é o mexanico que fala que esta injecao é burra.

O que acontece, na verdade, é que ela é analogica (as outras sao digitais), entao não tem como ligar o scaner nela. As mediçoes sao feitas na base do multimetro. Entao, os mexanicos burros, que nao sabem usar multimetro, nao gostam dela.

Só isso... ;)

Entao, se o carro tiver sido bem cuidado e se estiver tudo funcionando corretamente (como eu disse, costumam fuxicar no VAF), nao deve ter surpresas diferentes do que teria com qualquer outra injecao.

O funcionamento dela é bem simples e sao poucos sensores para medir. Nao é nenhum bicho de sete cabeças.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Classic 500 EF

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tomcat

Muitos mecânicos chamam a injeção eletrônica do Monza MPFI de burra. Os motivos são vários. Um deles é que ela não controla, por exemplo, o tempo de ignição do motor, como é no EFI.
Ela também não controla a marcha lenta.
Também não permite análise de panes por escaner ou pelo código de falhas, coisa que o EFI faz.
Claro que, quando tudo está funcionando bem, ela é totalmente funcional.
O problema que você citou, o do tal VAF, de fato é um problema. Veja o preço de um VAF usado no mercado livre:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... i-novo-_JM

Abs

Nota: Não estou querendo lhe tirar o entusiasmo pela compra do carro, apenas lhe alertar para você saber o que está adquirindo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF

Mensagem não lida por 500EF »

Como eu disse, vai do estado de conservaçao do carro.

Pode ser até uma mercedes 20 anos mais nova que se nao tiver sido bem cuidada, será uma péssima compra...

Por isso, eu concordo com você que tem que avaliar muito bem mesmo, para saber o que vai levar para casa.

O meu monza véio, mesmo com as modificaçoes do turbo, continua com a lejetronic funcionando perfeitamente.

E um detalhe: ela agora faz o meu motor funcionar no alcool.

E mesmo que ela nao tenha interferência em atuadores e controles eletronicos de marcha lenta e avanço de ponto, nao quer dizer que isso não seja feito de nenhuma outra maneira.

O motor tem os avanços feitos mecanicamente como nos carburados (os kadett gsi e os monza mpfi 121cv já têm ponto mapeado eletronicamente e sensor de detonaçao) e um atuador eletro-mecanico para ajuste da lenta de acordo com a temperatura do motor e outro para correçao quando o ar-condicionado é ligado.

Eu prefiro chamar isso de soluçao Simples, pratica, funcional, confiável e durável. E a galera dos mpfi deve concordar comigo... Hehehe... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Legal, meu Mpfi funciona como um relogio depois que fiz o cabeçote. É impressionante o arranque do motor. Ja tem sensor de detonação e o distribuidor com sensor hall. Estou tentando deixar o mais proximo do original possivel. Sei que tenho ainda um longo caminho, mas também não tenho pressa. :D

Vou dizer uma coisa, jamais trocaria por um EFI. O que tem dado de problemas essa injeção por aqui, acontece que não se encontra peças de reposição de boa qualidade. Até um distribuidor para os EFI tá difícil. :roll:

Abs,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 240
Registrado em: 11 Jan 2015, 21:52
Cidade: EMBU DAS ARTES
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic 500 EF

Mensagem não lida por Tomcat »

Boa Noite a todos.

Obrigado pela a ajuda e orientação infelizmente o dono desistiu de vende-lo porque tinha muitas histórias com o carro e a família mas enfim obrigado a todos e vou seguindo a procura.
Responder