Fico pensando o que havia na cabeça dos engenheiros que programaram a UCE dos nossos EFI a alcool...
Abraços!
Ah o inverno
- mspagiari
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 729
- Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
- Cidade: Itanhaem
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Club
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Ah o inverno
O meu é gasolina tive um 89 gasolina tb,mas o q ocorre com monza a alcool? é dificil de esquentar?
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
ex-monza 1989 sle preto
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Ah o inverno
Tive um Monza SL/E 87 álcool e na família tivemos um GLS 94 também álcool. No inverno e manhãs frias não tínhamos problemas.
Um Monza Club 94 álcool de um amigo, teve problema de funcionar pela manhã e, o problema inicial era do cabeçote corroído e passando água para o 4º cilindro e, problemas com motor de partida. Feito as devidas correções, funciona muito bem nas manhãs frias.
Claro que esses veículos citados acima, tem que injetar gasolina para pegar quando frio.
O Club 94 foi alterado para manual quando começou a ter problemas na partida. Já o SL/E 87 e o GLS 94 estavam originais, com injetor automático.
Todos eles com sistema de ignição em ordem, entrada de combustível ok e bem regulado, sistema Thermac e aquecedor do coletor funcionando bem.
Abs,
Carlos Freire
Um Monza Club 94 álcool de um amigo, teve problema de funcionar pela manhã e, o problema inicial era do cabeçote corroído e passando água para o 4º cilindro e, problemas com motor de partida. Feito as devidas correções, funciona muito bem nas manhãs frias.
Claro que esses veículos citados acima, tem que injetar gasolina para pegar quando frio.
O Club 94 foi alterado para manual quando começou a ter problemas na partida. Já o SL/E 87 e o GLS 94 estavam originais, com injetor automático.
Todos eles com sistema de ignição em ordem, entrada de combustível ok e bem regulado, sistema Thermac e aquecedor do coletor funcionando bem.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Ah o inverno
Amigos, tenho um Monza 95 desde zero
Passado um tempo havia dificuldade em pegar pelas manhãs frias.
Resolvi instalar um botão remoto para injeção da gasolina.... melhorou muito.
Passado um tempo aqui no forum descobri sobre o aquecedor do coletor de admissão. Refiz a ligação que veio desativada de fábrica (?) sou o único dono. Melhorou substancialmente.
Troquei o relé de alta temperatura que aciona entre outras coisas o aquecedor do coletor de admissão. Continuando a pesquisar sobre o PTC (sistema de aquecimento do coletor) ele desliga o aquecedor quando a temperatura da água que passa pelo coletor atinge exatos 83ºC.
O relé de alta temperatura também aciona a injeção de gasolina a partir de 20ºC ( um pulso curto) e quando está abaixo de 15ºC um puso longo suficiente para pegar na primeira virada da chave de ignição.
Mantenha seu motor com trocas regulares de óleo (uso o 15W40 SN) troca de filtros à cada troca de óleo. Filtro de Combustivel e filtro de ar. Custam entre R$13 a 20,00 e não tem porque economizar nestes elementos que vão ajudar a manter a "saúde" do seu motor. E não esqueça do sistema de arrefecimento.
Passado um tempo havia dificuldade em pegar pelas manhãs frias.
Resolvi instalar um botão remoto para injeção da gasolina.... melhorou muito.
Passado um tempo aqui no forum descobri sobre o aquecedor do coletor de admissão. Refiz a ligação que veio desativada de fábrica (?) sou o único dono. Melhorou substancialmente.
Troquei o relé de alta temperatura que aciona entre outras coisas o aquecedor do coletor de admissão. Continuando a pesquisar sobre o PTC (sistema de aquecimento do coletor) ele desliga o aquecedor quando a temperatura da água que passa pelo coletor atinge exatos 83ºC.
O relé de alta temperatura também aciona a injeção de gasolina a partir de 20ºC ( um pulso curto) e quando está abaixo de 15ºC um puso longo suficiente para pegar na primeira virada da chave de ignição.
Mantenha seu motor com trocas regulares de óleo (uso o 15W40 SN) troca de filtros à cada troca de óleo. Filtro de Combustivel e filtro de ar. Custam entre R$13 a 20,00 e não tem porque economizar nestes elementos que vão ajudar a manter a "saúde" do seu motor. E não esqueça do sistema de arrefecimento.
Editado pela última vez por waldir em 06 Jul 2017, 14:10, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- mspagiari
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 729
- Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
- Cidade: Itanhaem
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Club
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Ah o inverno
Eu tive alguns carros a alcool ( xr3 89, santana 87, premio 86 e outro 87 )
O premio argentino (motor sevel) foi uma bomba, mas o nacional (fiasa 1.3) era bom.
O xr3 vivia dando trabalho com aquele carburador weber 460, entupia gicle direto...
O melhor foi o santana, mas bebia muito...
A rotina era puxar o afogador e esperar... o cheirinho de alcool era bom...
Nas tarde frias, qdo saia do trabalho tb era rotina puxar o afogador... a famosa "esquentadinha".
Porem, mesmo a gasolina, creio q o correto seja esperar esquentar um pouquinho....
O premio argentino (motor sevel) foi uma bomba, mas o nacional (fiasa 1.3) era bom.
O xr3 vivia dando trabalho com aquele carburador weber 460, entupia gicle direto...
O melhor foi o santana, mas bebia muito...
A rotina era puxar o afogador e esperar... o cheirinho de alcool era bom...
Nas tarde frias, qdo saia do trabalho tb era rotina puxar o afogador... a famosa "esquentadinha".
Porem, mesmo a gasolina, creio q o correto seja esperar esquentar um pouquinho....
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
ex-monza 1989 sle preto
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 192
- Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
- Cidade: Vitória
- Estado: Espírito Santo-ES
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Ah o inverno
Minha reclamaçao mesmo vai para os genios que programaram a temperatura na qual a partida a frio automatica é acionada.
Meu monza depois que liga, pode ser o dia mais frio do ano... ligo e ja saio com o carro, sem dar nenhum engasgo, parece gasolina. Em menos de 2km ele ja ta no inicio do branco da escala de temperatura. Tudo funciona 100%.
Nao adianta. Se o inverno aqui fosse rigoroso, ele pegaria de primeira, pois a partida a frio dele esta totalmente em ordem. Tanto que quando viajo pra lugares frios, é bater a chave e pegar na hora, logo apos ouvir o pulso da bomba. Porem aqui, temperaturas abaixo dos 20 graus pela manha nao sao constantes... sempre fica no limbo. 23, 22, 21.
Meu monza depois que liga, pode ser o dia mais frio do ano... ligo e ja saio com o carro, sem dar nenhum engasgo, parece gasolina. Em menos de 2km ele ja ta no inicio do branco da escala de temperatura. Tudo funciona 100%.
Nao adianta. Se o inverno aqui fosse rigoroso, ele pegaria de primeira, pois a partida a frio dele esta totalmente em ordem. Tanto que quando viajo pra lugares frios, é bater a chave e pegar na hora, logo apos ouvir o pulso da bomba. Porem aqui, temperaturas abaixo dos 20 graus pela manha nao sao constantes... sempre fica no limbo. 23, 22, 21.