Comissão aprova a volta da obrigatoriedade dos extintores ABC

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Comissão aprova a volta da obrigatoriedade dos extintores ABC

Mensagem não lida por 500EF »

Imagem

Notícias

Comissão aprova a volta da obrigatoriedade dos extintores ABC
Decisão de 2015 que tornou o extintor apenas facultativo em automóveis é questionada por deputados

Por Da Redação

22 jun 2017, 16h31 - Publicado em 21 jun 2017, 15h32

Quase dois anos após a polêmica da obrigatoriedade ou não dos extintores de incêndio do tipo ABC em automóveis, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados voltou a aprovar o retorno do extintor como item obrigatório.

Os extintores do tipo ABC iriam se tornar obrigatórios a partir de outubro de 2015. Na época, a medida provocou um grande aumento nas vendas do equipamento. Duas semanas antes do prazo, porém, a resolução 556/15 do Contran tornou sua presença apenas facultativa.

Na época, o Contran justificou a decisão com um estudo de 90 dias que constatou a baixa incidência de incêndios dentro do volume total de acidentes com veículos, e que o uso do extintor sem preparo representaria mais risco ao motorista do que o incêndio em si.

O novo texto do Projeto de Lei 3404/15 do deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE) questiona essa justificativa. Para o deputado, “não é plausível que o Contran, de um momento para outro, entenda que o extintor de incêndio não é mais considerado item de segurança do veículo e decida tornar facultativo o seu uso, deixando vulneráveis os ocupantes dos veículos em caso de incêndio”.

O relator do projeto, o deputado Remídio Monai (PR-RR), concorda com o argumento de Rodrigues. Segundo ele, “o custo do extintor de incêndio é insignificante em relação ao custo do próprio veículo, ainda mais se considerarmos os benefícios advindos de sua adequada utilização”.

Hoje encontráveis por até R$ 50,00, na época os extintores do tipo ABC chegaram a custar R$ 150,00 devido à intensa procura, ocasionando até mesmo fila de espera e acusações de fraudes.

Logo após a decisão do Contran de tornar o equipamento apenas facultativo (mantendo a obrigatoriedade apenas para veículos de transporte como ônibus, caminhões, triciclos de cabine fechada e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis), a procura despencou drasticamente.

Após a aprovação pela Comissão de Viação e Transportes, o projeto 3404/15 ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de passar para o Senado.

http://quatrorodas.abril.com.br/noticia ... tores-abc/
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Comissão aprova a volta da obrigatoriedade dos extintores ABC

Mensagem não lida por jorgeAP »

kkkkkkkkkkkkkkkk. vou precisar de mais linhas para expor meus kkkkk, o que vai se fazer com os carros que foram fabricados sem os """EXTINTORES DE INCÊNDIO"" alguns modelos novos já não tem nem o suporte para montar o extintor. Como definir o local "que DEVERIA ser de fácil acesso" PARA se montar o suporte e o famigerado extintor?????????????????
BRASIL ORDEM E PROGRESSO, é o que está escrito na bandeira nacional.
Conheço gente que já jogou fora o extintor. será que esses dePUTAdos teem alguma fabrica de extintores. para ficar brincando de legislar?
VOU PROCURA NAS GAVETAS MEU NARIZ DE PALHAÇO DE NOVO. PORQUE votar eu NÃO voto a muito tempo.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Comissão aprova a volta da obrigatoriedade dos extintores ABC

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Esse projeto, que foi aprovado por unanimidade pela comissão de viação e transportes da câmara, não é novo.
Ele deu entrada em outubro de 2015, poucos dias depois do Contran emitir a resolução que tornava o extintor facultativo para alguns tipos de veículos.
Sobre brincar de legislar, como disse o Jorge, é para isso que existe o poder legislativo, com toda a despesa e os cabides de emprego. E isso tudo nos custa os olhos da cara, muito mais do que um extintor ou um milhão de extintores. :(
Por isso devemos escolher com critério quem vai nos representar lá. É tarefa difícil para quem não tem bola de cristal, pois o deputado exemplar de hoje pode ser o maior corrupto de amanhã (Collor, Cabral e muitos outros).
Sobre não ter onde instalar os extintores em carros novos, que saíram de fábrica sem um, a resolução do Contran que tornou os extintores facultativos prega que os fabricantes devem prover locais apropriados, de acordo com a legislação, para instalação, caso o proprietário resolva ter um extintor no carro, como pode ser visto no texto abaixo, em negrito:

"Foi publicada no DOU, em 18 de setembro, a RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 556, DE 17-09-2015, que torna facultativo o uso do extintor de incêndio, instalado na parte dianteira do habitáculo do veículo ao alcance do condutor, para os automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

Os proprietários dos veículos descritos acima poderão optar pelo uso do extintor de incêndio, sendo que se optarem pelo uso do equipamento deverão seguir as normas dispostas nesta Resolução.

Contudo, a RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 556, DE 17-09-2015 ressalta que ainda é obrigatório o uso do extintor de incêndio para caminhão, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus, veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos, gasosos e para todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros.

Para os fabricantes e importadores de automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada, os mesmos deverão disponibilizar local adequado para a instalação do suporte para o extintor de incêndio, na forma da legislação vigente.

A partir de 1º de outubro desse ano, os veículos automotores obrigados a utilizar o extintor de incêndio só poderão circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC, e para os proprietários de automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada, que optarem pela utilização do extintor de incêndio, também deverão utilizar extintores de incêndio com carga de pó ABC."

Nota: notaram a pegadinha do Contran no final do texto da resolução 556-15? Se você optar por ter um extintor no seu carro, mas não for o modelo ABC, você pode ser multado por isso! Pelo menos eu, se fosse fiscalizar um veículo e encontrasse um extintor de outro modelo, estaria amparado para lascar uma multa no proprietário cuidadoso. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Comissão aprova a volta da obrigatoriedade dos extintores ABC

Mensagem não lida por 500EF »

Segundo o trecho da materia do link abaixo, em 2.000.000 de ocorrencias, apenas 800 (0,04%) tinham relacao com incendio e destes, somente 24 usaram o extintor.

Ou seja, em 2 milhoes de ocorrencias, o treco só serviu para alguma coisa em 24 carros.

No minimo questionavel a perda de tempo e a mobilizaçao em torno do tema.

Certamente há outras medidas mais eficientes nas quais eles deveriam investir os esforços para melhorar a segurança no transito, né?

Agora, com tudo isso, nao que eu seja contra ter o extintor no carro. Eu mesmo mantenho nos meus. So acho absurdo que seja obrigatorio (respeito a decisao de quem nao quiser ter... Nao gosto de estado interferindo em decisao pessoal) e ainda mais ter que pagar para recarregar um extintor que ja estava carregado.

http://revistaautoesporte.globo.com/Not ... culos.html
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Comissão aprova a volta da obrigatoriedade dos extintores ABC

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Não existe estatística confiável a respeito de quantos veículos se incendiaram no Brasil, nem no presente ano nem nos anos anteriores. E muito menos de quantos incêndios foram apagados por extintores manuais.
Não existe interligação entre as bases de dados dos diversos departamentos de trânsito do país, ou dos corpos de bombeiros.
Por outro lado, considerar como válido para todos os veículos uma estatística de seguradoras é ignorar a realidade. Quem faz seguro geralmente é dono de carro novo ou seminovo. Carros com mais anos de uso nem são aceitos pelas seguradoras. E são esses veículos os mais sujeitos a incêndio. Podemos fazer uma enquete aqui no fórum para ter uma idéia de quantos Monzas têm seguro.
E donos de carros com seguro são os que menos se arriscam a combater um incêndio no seu carro, pois geralmente é melhor ter perda total do que ter um carro remendado depois de incendiado.
Infelizmente tem muita coisa que a gente faz por que é obrigado pelo Estado. Senão ia virar uma bagunça, ainda pior do que já acontece.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Comissão aprova a volta da obrigatoriedade dos extintores ABC

Mensagem não lida por 500EF »

Veja bem: regulamentar é uma coisa, senao realmente vira selva. Mas escolher por mim se eu posso ou nao colocar sal na minha comida (sim... Ja fizeram lei para isso), eu vou morrer berrando que é um absurdo.

Coisas que atrapalhem ou coloquem a vida de terceiro em risco, precisam ser regulamentadas. Coisas que dizem respeito à individualidade, nao. Aí é caso de estado paizão e eu nao sou filho do estado.

Sobre carros pegando fogo, nao sei como é aí no RJ, com GNVs e maresia, mas eu nem consigo me lembrar quando foi que vi pela ultima vez alguem parado no acostamento saindo fumaça...

Já outros tipos de acidentes, é raro o dia que nao vejo um.

Nao acho que o numero da estatistica esteja muito fora da realidade, heim... Pelo menos da minha realidade aqui... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder