Carros Novos que mais consomem

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Evandro Monza SR
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Re: Carros Novos que mais consomem

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Voltando ao tema dos testes do Inmetro, me parece que os testes seguem protocolos que permitem a repetibilidade (testes com valores reprodutíveis para um mesmo elemento testado, em diferentes ocasiões). Claro que um mesmo carro sendo testado em ocasiões diferentes apresentarão uma dispersão de resultados. Se vc testar um Cruze 10 x dentro de um laboratorio controlado, teremos 10 resultados distintos, dentro de uma variação de dispersão e desvio padrão. Ainda assim, teremos uma média. Não há um valor cravado de consumo, mesmo em laboratório.

O teste é feito em laboratório selado e parâmetros controlados. Concluo que são válidos, embora obviamente apresente limitações.

Obviamente, um usuário dirigindo seu carro vai aferir valores distintos, como disseram os amigos acima (20% discrepante, ou qualquer outro valor). Mas a eficiência dos carros no ranking permite a comparação entre eles, não significando que ele fará na rua o que vc consegue fazer. Mas se o carro for testado diverrsas vezes pelo INMETRO, ele vai apresentar o mesmo valor. Esse é o ponto sensível mencionado pelo Rafaelo.

Como exemplo: Podemos afirmar que um Passat gasta menos que um Compass. Mas não podemos dizer que vc dirigindo um Passat ou um Compass vai dar os valores que estão na tabela. Mas se vc comprar ambos os carros e tive-los na sua garagem, a Compass provavelmente (e com grande probabilidade) ira gastar mais na sua mão, na mesma proporção da tabela.

A conclusão que podemos ter com os numeros INMETRO é que ela apenas indica que os carros gastam mais ou menos um em relação ao outro, em teoria ou no mundo real. Em teoria o no mundo real, eles serão mais ou menos gastões como mostra a tabela (análise relativa), mas não podemos afirmar que as médias da tabela serão feitas por motoristas no mundo real (analise absoluta).

Me parece que os criterios INMETRO, pelo fato dos testes serem feitos em laboratório, são infinitamente melhores que os divulgados pelas revistas, que são em ambiente aberto.

Abaixo, link com a norma utilizada, e outro link com normas complementares e o laboratorio do INMETRO.

Sem querer defender o INMETRO, mas creio que, ainda que eles não controlem absolutamente todas as variáveis, eles devem controlar uma boa parte delas, garantindo a reprodutibilidade.

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pb ... icular.pdf

http://www.inmetro.gov.br/metcientifica ... rfilho.pdf
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Re: Carros Novos que mais consomem

Mensagem não lida por Rafaelo »

Evandro Monza SR escreveu:e os carros deveriam ser testados em um ambiente absolutamente controlado, talvez um dinamometro em sala com ambiente controlado.
com certeza.

sabe qual é o problema Evandro? o proprio inmetro...

o inmetro nao é certificadores como a ABNT. por tanto nao tem legalidade ou formalização oficial dos teste oferecidos por eles. resumindo, nao tem padronização! entao é feito de qualquer forma o teste, dae entra tudo oque falei acima.

é por isso que questiono esses valores captados por eles, se notarem vao ver que sao centenas de carros, imagina a logistica pra testar tudo isso, burocracia, tempo, etc,etc nao é algo feito em um ano... tanto é que tem carros ae de 2008. garanto que ate usado entrou no teste, alugaram, pegam emprestado de alguem, a montadora forneceu novo, vai saber. nao é padronizado como a ABNT

Agora.
se fosse pela ABNT, TODOS esses motores sendo analisado em bancada por dinamometros, dae sim, eu poderia falar pra voces que os consumos presentes nos teste sao reais e nao 'ficticios'. seria mais justo analisar um com outro.


obs: voces ja viram a potencia/torque de um motor oferecido pela montadora de carros? ela mesmo ABNT e a norma do teste que foi avaliado(protoloco). nunca vao ver inmetro pq é outra proposta essa instituição. ela so analisa, nao gera laudos...
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Re: Carros Novos que mais consomem

Mensagem não lida por Rafaelo »

Evandro Monza SR escreveu:Me parece que os criterios INMETRO, pelo fato dos testes serem feitos em laboratório, são infinitamente melhores que os divulgados pelas revistas, que são em ambiente aberto.
ate poder ser.

se observar vai ver la esta explicito, CONSUMO URBANO, CONSUMO RODOVIÁRIO. a nao ser que foi feito em dinamometro de chassis simulando essas situaçoes, aeeee a coisa se torna diferente. tem como saber? pela descriçao da a entender que foi feito na rua, ae é outro assunto.

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aqui esta um pouco do que falei: disso ja sabia, a ABTN tem um norma pra as montadoras testarem em laboratorio, e se for o caso a propria faz o laudo e oficializa o consumo. é o famoso consumo oficial divulgado pela montadora. essa sim teria que ter uma tabela ABNT com comparativo, que pena que nao tem.
TODAS AS MONTADORAS APLICANDO A MESMA NORMA ABNT( NBR 7024)

http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... NSUMO.html

a NORMA que as montadoras no setor de engenharia de motores tem que seguir.
https://pt.scribd.com/doc/216023955/NBR ... ombustivel

obs: olhem o paragrafo 5.2.1 um dos itens que eu citei no começo desse topico :ok: se olharem mais tem varios! bem legal.

o Inmetro nao faz isso, ele so testa sem norma alguma.
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Carlos A. Freire
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Re: Carros Novos que mais consomem

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Lembro que em uma das visitas que fiz no campo de testes da GM em Indaiatuba (Cruz Alta), eles me mostraram todas as pistas de testes, buraco, subidas, curvas, reta infinita lombadas entre outras e, rodas com sensores.
Conforme o teste que for fazer, o piloto de testes anda com o carro com rodas com esses sensores, na (s) pista (s) que querem testar. Os valores obtidos por esses sensores ficam armazenados em uma espécie de computador, que depois em rodo com dinamômetro aplicam um programa com esses valores simulando toda a pista. Também há outra máquina que simula na suspensão o que aconteceu na pista. Há também salas para testes de temperatura, onde dentro da sala podem colocar temperatura de -20 a 70ºC, emissão de poluentes, ventos, e outra sala para ruídos, umidade (corrosão), além da sala do crash teste.
Assim eles podem analisar todas as condições do carro e todas suas partes em em funcionamento ou em durabilidade em laboratório.
Esse campo de provas validam carros GM do mudo inteiro (haviam carros de outros países sendo validados) e de outras montadoras.
Além desses testes, também fazem os testes de rua, como aparecem em revistas o carro flagrado camuflado.

Há uma sala para validação, onde inspetores credenciado pelo governo do país que será validado, inclusive o nosso país, que com esse carro em dinamômetro de rolo, roda com um programa específico simulando condições de rua e estrada, onde verifica, consumo e principalmente emissões de poluentes.

Se governo tem esses dados quando validou o carro, poderiam ser eles a serem colocados na etiqueta. Talvez não o façam por que a maioria das montadoras não tem essa pista de testes aqui no país e talvez custaria caro para elas usarem mais de uma vez só para tirar esses valores.

Me disseram que semanas antes da visitação, que a Mercedes usou essa pista para testarem seus carros. Outras montadoras aqui no país as vezes também usam.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Carros Novos que mais consomem

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

O protocolo, ou receita de bolo dos testes que todos devem seguir, inclusive o INMETRO, é a NBR 7024, escrita pela ABNT. E não só a 7024. Devem ser seguidas a 11481, 12026, 10972, dentre outras.

A Associação Brasileira de Normas Tecnicas não faz os testes, apenas estabelece os protocolos, nesse caso, a norma citada. Muitas vezes simplesmente fazendo cópia das normas europeias ou americanas, e dando aquela tropicalizada bananeira dos tecno-burocratas brasileiros.

A minha única dúvida nessa tabela da INMETRO é: o INMETRO realiza todos os testes dos carros listados, ou os dados são fornecidos pelas montadoras? Teremos casos de fraude, como a VW nos EUA fraudando os testes da EPA (Environmental Protection Agency)?
É nesse ponto que vejo o risco dos dados apresesntados. E em montadora, a gente não deve confiar. Imagine, se a VW frauda, imagine a CAOA...KKKKKK
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Re: Carros Novos que mais consomem

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu: 11 Mar 2017, 06:11 Há uma sala para validação, onde inspetores credenciado pelo governo do país que será validado, inclusive o nosso país, que com esse carro em dinamômetro de rolo, roda com um programa específico simulando condições de rua e estrada, onde verifica, consumo e principalmente emissões de poluentes.
é um centro isso, ja tinha visto. o legal que tu injeta no simuladores oque tu quer simular no carro.

lembro de ter visto isso no programa discovery turbo, la recomendo voces assistirem, tem a linha de produçao de varios carros, muitas das coisas que vejo la passo aqui pra voces, como é o caso da cola silicone no carter, que 100% das montadoras usam atualmente, incluso ferrari,bentley,GM,e varios outros BWM,etc. mas isso é outro papo.

nesses programas eu vi por duas vezes centros de laboratorio nao lembro a montadora, e um deles simulava isso que o Carlos disso.

obs: vale lembrar que cada montadora no caso uma estrangeira que utilize o centro, TEM que aplicar as normas internacionais de seu país de origem isso é lei e uma obrigação se o carro for ser vendido no exterior(país de origem). o omega 3.0 seu motor C30NE foi avaliado pela DIN (alemao) no brasil foi pela ABNT. um exemplo qualquer....

nós do brasil usamos a ABNT que é a norma que postei acima, que foi protocolada a muitos anos desde 2002. nao sei se atualizou acho que nao...
se fosse no estados unidos usariam a SAE aqui no centro de teste
se fosse na alemanhao usariam a DIN aqui no centro de teste

italia,japao,inglaterra,frança que sao produtores de carros a milhares de anos tem suas normas de aplicaçoes especificas. nao é possivel um carro italiano usar a norma ABNT nesses centros de teste e ser vendido la por norma ABNT.
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Re: Carros Novos que mais consomem

Mensagem não lida por Rafaelo »

Evandro Monza SR escreveu: 11 Mar 2017, 09:20 A minha única dúvida nessa tabela da INMETRO é: o INMETRO realiza todos os testes dos carros listados, ou os dados são fornecidos pelas montadoras? Teremos casos de fraude, como a VW nos EUA fraudando os testes da EPA (Environmental Protection Agency)?
É nesse ponto que vejo o risco dos dados apresesntados. E em montadora, a gente não deve confiar. Imagine, se a VW frauda, imagine a CAOA...KKKKKK
sim, ela so estabeleça a norma e a montadora tem que seguir, e existe milhares pra tudo, ate pra pregar um prego ate fazer um bolo como tu comentou rsrsrs.

a norma existe, se é seguido ou nao ja é algo que nao é pertinente a nos consumidores e sim a quem fiscaliza, e se é que fiscaliza.

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mas se levar pra esse lado eu posso me basear na mesma alegação entao. será que nao a interesses pra denegrir ou exaltar uma marca e modelo de carro testado pelo inmetro? da na mesma! em quem confiar.

é so ver a CAOA né, e varias outras que estao com a rodela apertada.

mas isso é algo que falo a anos aqui, teste de consumo é individual, o resto é bobagem. como disse, o nosso I30 nunca fechou com tabela alguma seja oficial feito pela montadora, nao oficial revista etc, e particular... cada um tem um valor devido as variaveis.

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Evandro, dentro de cada normal mestre existem sub normas. como é muito amplo eles resumem dentro da normal principal. sim, existem varias dentro de uma só. nessa que postei mostra isso
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Carlos A. Freire
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Re: Carros Novos que mais consomem

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Verdade. Eles (funcionários da GM do campo de provas) falaram isso Rafaelo. A validação aplica as normas de cada país que o carro vai circular.

Legal foi ver carros de outros países, alguns com volante do lado direito parados lá no campo de provas, aguardando testes e validação para seu país de origem.

Abs,

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