Ascona x Monza - bem mais que o 7x1 da Alemanha ?

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Ascona x Monza - bem mais que o 7x1 da Alemanha ?

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Olá amigos Monzeiros!

O forum aqui cada vez mais calmo, hein? E eu vejo os grupos de Whatsapp, onde tudo se discute e tudo se perde 5 minutos depois, e me da uma tristeza enorme...

Bom galera...mas ainda há os fieis visitantes. Ainda bem.

Ano passado, recebi um presente de um amigo que vive na Alemanha, um manual do Opel Ascona.

Infelizmente, o manual está escrito, obviamente, em alemão, e não dá para entender muito o que está lá.

Fiz mais ou menos como o Lula lendo um livro. Só olhei as figurinhas... :lol: :lol: :lol:

E, vendo as figuras, achei umas pequenas diferenças, umas mais significativas, outras, menos, mas de um modo geral, o que dá para observar é que as diferenças são positivas para os alemães, não para nós. Foi bem mais que um 7x1 pra cima de nós. Façam vocês a contabilidade dos gols...

Quando vc for vendo as fotos, pense não no seu Monza tubarão recheado de acessórios. Não pense no seu Classic caixote todo incrementado, nem no seu SL/E fase 2 ou no seu SR.

Faça um exercício mental de ir até o ano de 1983. Pense num Monza hatch SL/E, típico dos que vemos. Pense nos seus acessórios e no seu acabamento interno.

Vamos ver que, assim como hoje, em 1983 os gringos desfrutavam de acessórios que só apareceram no Brasil anos depois, alguns, só fui ver há poucos anos atrás.

Me corrijam nas possíveis incorreções de minhas observações. Muitas cabeças pensam melhor que uma, e essa é a grande sacada aqui do Forum.

Vamos começar essa viagem no tempo?

A primeira foto é do manual em si. Nada muito diferente. A capa, as páginas, e a qualidade do manual são identicas ao que tivemos aqui no BR

Uma diferença que posso citar é que não há, como aqui, uma contra capa ou verso da capa com os dados do proprietário, numero de chassis, quem vendeu, Nota Fiscal, essas coisas. O que é bom, pois facilita a vida de quem precisa de um manual, algumas décadas depois. Gol da Alemanha

Imagem

Imagem

Imagem

A própria localização do manual é curiosa...gosto mais da opção brasileira, no porta luvas. Gol do BR

Imagem

A primeira coisa pequena, mas que chama a atenção, é o modelo de chave. Pois veja, o tipo de segredo que era usado no Opel era bem mais sofisticado que o que era usado nas chaves dos Monzas. Eu particularmente só fui ver esse tipo de chave bem depois, na década de 90. Creio que a GM adotou esse tipo de segredo para os Omegas e os Vectras na primeira metade da decada de 90, e nunca no Monza. Gol da Alemanha

Imagem

Indo para o painel...pense no painel disponivel em 1983, fase 1. Um painel extremamente pobre, como sabemos, e que seguiu anos a fio. Enquanto isso, na terra da cerveja, pelo manual, eles já contavam com o "painel fase 2", que aqui surgiu em maio de 1985, para os Asconas mais sofisticado, mas também contavam com um bonito painel para a versão básica, já com econômetro. Gol da Alemanha

Imagem

Imagem

Curioso são dois símbolos no painel, que indicam a habilitação das luzes para o reboque (freio, setas, lanternas), e o pré aquecimento para o motor a Diesel. Na Alemanha é muito comum o uso de trailers para as férias. Daí. os carros já saiam preparados com o gancho para reboque e toda uma instalação eletrica OEM. Gol da Alemanha

Imagem

Farois de neblina?
Os dianteiros só foram lançados com os Classic e SR, a partir dos mods 85/86
E o neblina traseiro só foi lançado com o SR/Classic 87/88.
Dois Gols da Alemanha...
Imagem

Regulagem dos retrovisores.
Aqui, eu acho que os brasileiros sairam no lucro, ja que cada botão controlava um retrovisor. Na Alemanha, apenas um botão. E, na minha opinião, a localização desse botão é bem pior que em nosso Monza. Gol do BR

Imagem

Uma visão dos bancos.
Os bancos, em 1983, de nossos Monzas brazucas, tinham o encosto de cabeça integrado ao encosto do banco. Um banco que tinha a sua beleza, e hoje vemos no UP e mesmo nos Mercedes de entrada. Mas é um banco, sem sombra de dúvidas, de construção mais barata.

Na Alemanha, já tinham o banco com o encosto de cabeça separado (que aqui somente surgiu em maio de 85, no fase 2) e o encosto já era vazado (que aqui, somente surgiu no tubarão, em 1993). 2 gols da Alemanha

Imagem

E, naqueles dias de frio, que tal dar uma aquecida nos bancos??? Eu só fui ver esse acessório aqui no BR em um carro 1995, importado (BMW). Não sei quando foi a primeira vez que a GMB disponibilizou isso no BR, se é que disponibilizou...Gol da Alemanha!!!

Imagem

Nos bancos traseiros, a curiosidade foi para aqueles pinos (veja seta na foto abaixo) nos encostos traseiros. Creio que no Brasil aqueles pinos somente saíram nos Monzas SR, que eram para prender os cintos e não ficarem jogados sobre o assento. Gol da Alemanha

Imagem


Outro ponto que me surpreendeu no Ascona 83, que por aqui foi surgir, creio eu, somente em 1989, foi o computador de bordo, com todas as funções que o nosso tinha por aqui, mas...lá no distante 1983. Golaço da Alemanha!!!

Imagine esse CB em 1983, como deveria ser uma coisa de outro mundo para um simples mortal brazuca!!!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ah...e em 83 eles também tinham o famigerado afogador!!!! YES!
Imagem

Indo para o porta-malas, outro acessório legal, presente tanto na versão sedan como na hatch: o acerto pneumático de altura da suspensão traseira, para nivelar o carro em situações de muita carga sobre o eixo traseiro. Esse acessório só foi vistos em terras tupiniquins no lançamento do kadett, em 1989, e pelo que eu saiba, nunca saiu no Monza brazuca.

No sedan, o bico fica dentro do porta malas. No hatch, na parte externa, mas coberta pela tampa. Gol da Alemanha!

Imagem

Ah...e que lembra, que aqui no BR, foi instituida uma lei, em 1998, para os carros terem kit de primeiros socorros? Vendeu como água, o kit era uma merdda, e a lei caiu. Mas no Ascona, olha ele lá, ao lado do triângulo. Bom, isso na Alemanha é padrão, desde aqueles tempos até hj...e, claro, deve ser um kit naquele padrão...alemão. Acho que deve dar até para fazer uma cirurgia..rs... nesse caso, meu gol vai para o Brasil

Imagem

O carpete do porta malas em nossos Monzas, até 1990, eram presos com grampos plásticos, que, além de serem dificeis de tirar, quebravam ou não voltavam a prender. Pois no Ascona, eles tem um outro sistema para prender o carpete, que me parece mais fácil e amigavel para usar. Gol da Alemanha

Imagem

Ainda no porta malas, ambas as versões, hatch e sedan, tinham, dentro de seu porta-malas, redes para guardar objetos, bem como aqueles elásticos para prender objetos para que não fiquem rolando de um lado para o outro. Certamente, um mimo para os padrões toscos do Brasil. Gol da Alemanha

Imagem

E teto solar...já em 83 o Ascona tinha...caso rarissimo no BR. A GM fez feio nesse quesito aqui no BR, já que a VW oferecia amplamente esse belo acessório em sua linha. Uma vergonha, GMB...desde os 80s miguelando aqui no Brasil. Golaaaaaaço da Alemanha.

Imagem

Imagem

Imagem


Aqui, uma olhada sobre a localização do numero do motor (identico ao nosso) e onde ficava gravado o numero do chassis.

Imagem

Um acessório bacana, que no BR somente saiu nos tubarões, incorporados ao farol principal, é o farol de milha. Notem que esse é um acessório OEM, não uma adaptação. Gol da Alemanha

Imagem


E abrindo o capô, o que vemos?
Acho que aqui a gente estava mais moderno que os alemães, talvez pela opção do motor a álcool.
Eles tinham uma válvula Termac, mas era uma válvula manual. Golaço do BR

Imagem

Havia duas opções de uso, pelo que entendi. Na esquerda, definia a condição verão inverno, sendo o limite, 10ºC
E na direita, para uma condução econômica, a orientação era considerar o ponto de verão inverno sendo 0ºC

Imagem


Bom galera...essas são algumas pequenas diferenças entre Ascona 83 x Monza 83.

Depois, façam a contabilidade. Acho que foi bem mais que 7x1 para os alemães, não foi?

Mais um tópico para alimentar nossas conversas de boteco!
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ascona x Monza - bem mais que o 7x1 da Alemanha ?

Mensagem não lida por mspagiari »

Sim amigo,mas pior foi com o escort xr3, sou do escort club tb, pelo menos no monza usaram um motor creio q igual ao ascona, e no xr3 88 q tive colocaram um CHT !!!! Depois com a autolatina colocaram um AP...

Olha lá fora:

[YouTube] https://www.youtube.com/watch?v=RVVzsM055Hc [/YouTube]

Tive inumeros problemas com o cht,sentia o carro pesado demais para o motor, talvez um pouco de torque na saida, e economia, só isso... Imagine se lançassem um xr3 com motor igual ao gringo? Mas estamos no Brasil....

Brasileiro sempre foi tratado assim, carros caros q pouco oferecem, "yes nós temos bananas"...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ascona x Monza - bem mais que o 7x1 da Alemanha ?

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

mspagiari escreveu:Sim amigo,mas pior foi com o escort xr3, sou do escort club tb, pelo menos no monza usaram um motor creio q igual ao ascona, e no xr3 88 q tive colocaram um CHT !!!! Depois com a autolatina colocaram um AP...

Olha lá fora:

[YouTube] https://www.youtube.com/watch?v=RVVzsM055Hc [/YouTube]

Tive inumeros problemas com o cht,sentia o carro pesado demais para o motor, talvez um pouco de torque na saida, e economia, só isso... Imagine se lançassem um xr3 com motor igual ao gringo? Mas estamos no Brasil....

Brasileiro sempre foi tratado assim, carros caros q pouco oferecem, "yes nós temos bananas"...
É bem triste isso, esse tratamento de vira-latas que as montadoras dão para o mercado brasileiro, ontem, hoje, e infelizmente, amanhã.

O mercado Argentino, que é uma fração do que é o nosso mercado, tem mais opções e mais modernidade que o mercado brasileiro, que é muito maior.

Quanto aos motores, com exceção do Diesel, os blocos dos motores europeus, americanos e brasileiros eram os mesmos.

Mas os periféricos eram diferentes, o que trazia uma diferença considerável de desempenho.

Exemplo: em 85, o Ascona contava com motor 1,8 IE, que desempenhava 117 cv. Enquanto somente fomos ter a IE em 1990 (Monza 500EF), no motor 2,0, mas com apenas 115 cv.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
vitormenezes9
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2014, 12:13
Cidade: Aparecida de Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ascona x Monza - bem mais que o 7x1 da Alemanha ?

Mensagem não lida por vitormenezes9 »

Golaaço da Alemanha!
Cara 1983 PC de bordo. Sensacional,itens que as vezes la poucos se importariam,aqui seriam epicos!

Muito bom comparativo,muito mais que 7x1,nessas horas vemos quao estamos atrasados até hj..

Pq não carros a Diesel?


Abraços!!
Vitor Menezes

Monza GLS 95/96 2.0 E.F.I Gasolina Cinza Monet
Aparecida de Goiânia, Goiás
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ascona x Monza - bem mais que o 7x1 da Alemanha ?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tem o Voyage nacional e o Fox americano... Se formos listar carros de fora e daqui, de todas as marcas e modelos ficaremos o dia e não terminaremos, Até o Fusca tem diferenças, rs!

Abes,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ascona x Monza - bem mais que o 7x1 da Alemanha ?

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Carlos A. Freire escreveu:Tem o Voyage nacional e o Fox americano... Se formos listar carros de fora e daqui, de todas as marcas e modelos ficaremos o dia e não terminaremos, Até o Fusca tem diferenças, rs!

Abes,

Carlos Freire
vdd... e isso é a rotina...triste, pra gente...
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ascona x Monza - bem mais que o 7x1 da Alemanha ?

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

vitormenezes9 escreveu:Golaaço da Alemanha!
Cara 1983 PC de bordo. Sensacional,itens que as vezes la poucos se importariam,aqui seriam epicos!

Muito bom comparativo,muito mais que 7x1,nessas horas vemos quao estamos atrasados até hj..

Pq não carros a Diesel?


Abraços!!
Essa do carro a Diesel é triste demais...hj em dia, andam bem, são torcudos, muito mais economicos e muito silenciosos.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Guids
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 280
Registrado em: 03 Ago 2012, 18:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ascona x Monza - bem mais que o 7x1 da Alemanha ?

Mensagem não lida por Guids »

Chega a dar uma depressão essas comparações hehehehh.

Só na questão da luz de neblina traseira o meu 85/86 já tem ela, será que foi adaptada ou já estava realmente disponível nos modelos 86.
Responder