enchentes , certo ou errado ?

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

enchentes , certo ou errado ?

Mensagem não lida por dutra s a »

eu quero tirar uma duvida sobre o documentario a seguir , é verdade que nao se deve trocar marcha durante a passagem na enchente que pode entrar agua no escape ????? procede isso ??

http://www.msn.com/pt-br/carros/noticia ... li=AAaB4xI
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) conta com o Índice de Danos de Enchente, um ranking que classifica os carros de acordo com o risco de sofrerem panes mecânicas e elétricas após passaram por uma enchente. Aproveitando que a época de chuvas está se aproximando, conheça os melhores e os piores modelos, com notas que variam entre 0,5 e 5 estrelas - sendo a maior nota o menor risco de danos.

O estudo possui duas etapas, uma abrangendo exclusivamente os danos ao motor e outra com os demais componentes essenciais para o funcionamento do veículo. No motor, é avaliada a vulnerabilidade do veículo de sofrer calço hidráulico pela infiltração de água no sistema de ar, considerando a altura do duto de escape no cabeçote, a altura do bocal de admissão, a taxa de compressão do motor, a cilindrada, o ponto mais alto do duto de admissão, a altura entre o ponto mais alto e o mais baixo do duto de admissão e o comprimento do ponto mais alto e mais baixo do duto de admissão. Já os demais itens incluem a verificação de: alternador embreagem, centrais elétricas, sensor de rotação, módulos de controle e sensor de oxigênio.

E antes de conhecer a lista com os carros mais sujeitos a danos em enchentes, lembre-se que a altura segura para passar por uma área alagada é com a água até a metade das rodas, não mais do que isso. E mesmo assim existe o risco de não conseguir enxergar buracos ou barreiras na pista, podendo causar acidentes. Além disso, é importante ultrapassar o trecho com velocidade constante, preferencialmente em segunda marcha. Nunca troque de marcha no meio do percurso alagado nem freie ou acelere bruscamente, pois isso pode fazer entrar água pelo escapamento. Se tiver dúvida sobre a altura da água, é melhor parar o carro e aguardar o nível da água baixar. Além de ser mais seguro para os ocupantes, isso pode evitar problemas com o seguro do veículo, uma vez que a empresa pode recusar o pagamento dos danos se entender que houve imprudência do condutor.

Veja os piores no Índice de Danos de Enchente:

1. Fiat Palio Fire - 1 estrela

2. Fiat Siena EL - 1 estrela

3. Ford New Fiesta Hatch - 1,5 estrela

4. Renault Sandero - 1,5 estrela

5. Chevrolet Onix - 2 estrelas

6. Volkswagen Fox - 2 estrelas

7. Chevrolet Cruze - 2,5 estrelas

8. Fiat Uno - 2,5 estrelas

9. Toyota Etios Hatch - 2,5 estrelas

10. Toyota Etios Sedan - 2,5 estrelas

Conheça também os melhores colocados:

Renault Fluence - 5 estrelas

Nissan Sentra - 4,5 estrelas

Honda City - 4 estrelas

JAC J5 - 4 estrelas

Peugeot 208 - 4 estrelas

Renault Duster - 4 estrelas

Chevrolet Cobalt - 4 estrelas

Chevrolet Prisma - 3,5 estrelas

Citroën C3 - 3,5 estrelas

Honda Fit - 3,5 estrelas

Hyundai HB20S - 3,5 estrelas

Nissan Versa - 3,5 estrelas

Peugeot 308 - 3,5 estrelas

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

o meu tem todas as estrelas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pois a entrada de ar esta acima do motor kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: enchentes , certo ou errado ?

Mensagem não lida por WALDSR »

"..eu quero tirar uma duvida sobre o documentario a seguir , é verdade que nao se deve trocar marcha durante a passagem na enchente que pode entrar agua no escape ????? procede isso ?? .............................................................................................................................................
o meu tem todas as estrelas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pois a entrada de ar esta acima do motor kkkkkkkkkkkkkkkkkkk .."

Nem comento. Melhor lêr este tópico do Kadetteiros :

25 Nov 2015

"..Bom dia galera, to precisando uma ajuda, seguinte no dia 09/11 caiu uma chuva considerável aqui em minha city, ai andando com o carro passei por uma rua que estava com a água subindo de mais, aí entrou água pelo filtro de ar e deu calço hidráulico no GSI, isso sem contar que fazia 15 dias que havia feito o cabeçote e embreagem, trocado todos os retentores do cambio do carro, homocinéticas interna, tinha gastado quase R$ 2000,00. Levei o carro para oficina para fazer o orçamento, que por sinal não ficou nada barato, quebrou a biela,pistão e trincou o bloco (segue abaixo algumas fotos) , orçamento com retífica e peças em R$ 5.500,00 para arruma. Achei salgado de mais, sem contar que em 2011 fiz o motor dele completo, na época tinha gasto R$ 3.500,00 .."

Imagem
Imagem
Imagem

Agora, se tu acha que é o The Flash ou Superman, manda ver nessas poçinhas...
( é q to com um kit 2.0 zerado, e ai negociamos.., só manda mp)
V1, V2, T.O.Imagem
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: enchentes , certo ou errado ?

Mensagem não lida por waldir »

eu quero tirar uma duvida sobre o documentario a seguir , é verdade que nao se deve trocar marcha durante a passagem na enchente que pode entrar agua no escape ????? procede isso ??
Dutra, no meu entendimento a 2ª marcha mantém o motor em velocidade reduzida e é recomendável mantê-lo acelerado(sem tirar o pé) para que não entre água pelo escapamento. No momento da troca de marcha cai o giro e pressão e vai subir água pelo escapamento afogando o motor no mínimo e quando não a água vai entrar pelo coletor de emissão ocorrendo o calço hidráulico. E à medida que o motor vai esfriando vai chupando água pelo escapamento (Lei da Física)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: enchentes , certo ou errado ?

Mensagem não lida por dutra s a »

essa parte de fisica nao entra na cabeça dura que tenho kkkkkk vendo pela seguinte forma , no momento em que se esta passando pela agua de segunda ou qual marcha for , a pressao dos gases via escape so vao sair pela ordem de trabalho dos pistoes , e mesmo trocando a marcha seja em qual estiver , a passada daria tempo suficiente pra agua entrar no escape por completo ?

se me disser que o fato de entrar pelo escape se deve pela pressao e força da agua que pode ser superior a pressao dos gases do escape no momento da troca eu irei entender melhor rsrs

eu peguei 2 enchentes , nas 2 o carro morreu , encheu de agua os 4 cilçindros , o oleo virou caputino , coletor de admissao cheio de agua , tudo que se é proibido fazer nessas situaçoes eu fiz , e nao tive calço , graças a deus é claro , e nas duas eu tava de primeira a mais de 2 paus ,

na primeira eu tive de desmontar tbi , velas , troca de oleo , e voltou a pegar ,,, na segunda eu desconectei o hei e segurei na partida pra expulsar o que tinha entrado , depois reconectei o hei , espirrei wd-40 no tbi , dei partida e pegou tambem , claro que nas 2 saiu um fumaceiro mas era de vapor de agiua no escape
nessas 2 x minha entrada de ar era na frente do radiador ,hoje é pela grade do cofre , se entrar agua ali com certeza a agua esta na altura no vidro da porta soq ue pra isso eu tenho que esta muito nervoso pra deixar acontecer rsrsrrs

o kadet ai de cima nao citou se essa biela pegou bloco , se nao pegou , que sorte em rsrsrr

essa parte que esfria e nisso chupa agua pelo escape nao entendi

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: enchentes , certo ou errado ?

Mensagem não lida por 500EF »

Acho meio lenda isso de entrar água pelo escapamento.

Coloquem a mão lá na saída com ele em marcha lenta. Sopra bem forte.

E mesmo que não soprasse, o motor não aspira nada pela descarga, só empurra. Então, para a água conseguir entrar por aí até chegar lá dentro do cilindro, o nível do alagamento teria que ser mais alto do que o dos dutos do coletor de escape e o motor teria que estar desligado. Caso contrário, isso não vai acontecer.

Porém, pela admissão é muito mais problemático, porque o motor aspira por ela. Então basta que a água atinja o ponto de entrada (e se não me engano o do GSi fica na caixa de rodas direita) para o motor sugar e fazer o estrago.

Aí sim acontece o que mostraram na foto do kadett aí em cima... você enche o cilindro de água e depois tenta comprimir para 1/10 do volume inicial. Resultado: kabum... :D
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: enchentes , certo ou errado ?

Mensagem não lida por dutra s a »

kkk 1/10 é suicídio kkkkkkkkkkkkkkk , eu que tive ajuda de deus quando foi comigo rsssrrsssrsr

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: enchentes , certo ou errado ?

Mensagem não lida por WALDSR »

dutra s a escreveu:kkk 1/10 é suicídio kkkkkkkkkkkkkkk , eu que tive ajuda de deus quando foi comigo rsssrrsssrsr

abs estamos ai
É compadre, na próxima (que seria a 3ª vez), o dono do céu vai chutar o balde, e tb desligar a webcam que te monitora.
Vai ficar no lago sem peixe, até ser fisgado por um guincheiro.
V1, V2, T.O.Imagem
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: enchentes , certo ou errado ?

Mensagem não lida por waldir »

essa parte que esfria e nisso chupa agua pelo escape nao entendi
pegue uma panela de pressão e aqueça água (na pressão). Antes adapte uma mangueirnha e esta dentro de uma caneca grande com água fria.
Você constatará as bolhas de ar saindo pela mangueira dentro d'água obviamente.
Desligue o fogo, mantenha a mangueirinha e resfrie a panela com um pano molhado e veja o que acontece (é a Lei da Física agindo)
Editado: para não ser expulso pela dona da pensão, serve uma lata com tampa e mangueirinha adaptada :smt021 :D

A combustão em 2ªmarcha e acelerado forma pressão positiva no escapamento que está sob a água impedindo que ela entre.
Ao engasgar, trocar de marcha, ou tirar o pé, formará uma pressão menor (negativa em relação à anterior) e o volume d'água da piscina/alagamento exercerá uma pressão positiva anulando a do escapamento e a pressão vai fazer chegar àgua no coletor.

ESCAPAMENTO Mas a água pode entrar também pelo escapamento, causando o mesmo calço hidráulico. Se o motorista realmente tiver que cruzar um trecho alagado, ele deve engatar uma segunda marcha (não faça nenhuma troca no meio do caminho) e manter uma aceleração média e constante, pois isso vai evitar que a força de aspiração do motor seja muito alta, a ponto de puxar água para dentro do motor, e fazer com que o volume de gás expelido pelo propulsor seja suficiente para impedir a entrada de água pelo escapamento. A velocidade deve ser baixa para evitar a formação de ondas, que poderiam atingir o motor e os componentes eletrônicos.

"No começo de janeiro, a gerente de agência de intercâmbio, Fernanda Giuranno, proprietária de um Honda Civic, passou por essa desastrosa situação. Moradora recente do bairro da Barra Funda, não fazia a menor idéia de que a região alagava. Num dia de chuva em que retornava para a nova residência, estava com o filho de nove meses no banco de trás e se deparou com a inesperada.

“Inicialmente, a água não passava do meio do pneu e eu insisti em dirigir até a minha casa. No percurso avistei um grupo de pessoas dentro de um bar fazendo sinal para eu não continuar. No desespero, coloquei a marcha ré e foi nesse momento que o carro morreu”, conta.
Dentro do automóvel, a água alcançou o estofado do banco. Troca da espuma, do carpete e até dos filtros já eram esperados. O problema é que a motorista alavancou o valor do seu prejuízo ao tentar fugir da enchente. Ao engatar a ré e acelerar fez com que a água entrasse no motor pelo escapamento, ocasionado o fatalíssimo calço hidráulico."


"No caso de veículos equipados com transmissão automática, a troca de marchas deve ser feita manualmente, selecionando a posição “1”. Dessa forma, o veículo não desenvolve tanta velocidade, sendo possível imprimir uma rotação maior ao motor. Outra possibilidade é manualmente alternar a troca de marchas entre “N” e “1”, de modo a manter a velocidade do veículo baixa durante o trecho alagado, sem descuidar da rotação do motor, sempre em torno de 2.500 RPM.

Alguns veículos automáticos oferecem como opcional o ajuste da tração, conhecido como “WINTER” ou “SNOW”. Embora sua função seja a de conferir maior segurança durante trechos de baixa aderência, como neve ou lama, evitando que o veículo patine graças ao bloqueio do diferencial, também deve ser utilizado durante alagamentos, pois beneficia o controle da velocidade do veículo e da rotação do motor."

""Para o trilheiro Pablo Pinto, o principal cuidado é passar por áreas alagadas. “Caso o escapamento esteja danificado, com furos ou quebrado, é preciso tomar cuidado redobrado para o veículo não apagar dentro d’água, pois aí o caminho estará simplificado e logo a água chega ao motor através das válvulas de descarga, podendo dar calço hidráulico”, conta. ""
Editado pela última vez por waldir em 02 Dez 2015, 19:25, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder