Pandemia rima com bateria

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Pandemia rima com bateria

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.
Meus carros já ficam muito tempo parados na garagem. Com a pandemia, então, estão ficando mais ainda. Sou do grupo de risco para covid (idade avançada e alguns problemas de saúde) e me borro de medo do coronavirus me pegar. A bateria de um dos carros (o Fiat Uno Way) não aguentou o recesso e o carro não pegava mais nem dando chupeta. A iluminação do relógio do painel apresentava uma leve oscilação, mesmo com motor funcionando. Deixei a bateria AC Delco 60A dele na carga por várias horas mas ela continuou ruim. Comprei uma bateria Heliar nova para o Monza e passei a que estava no Monza para o Way. O motor de arranque do Monza exige mais. Resolvi comprar um teste de baterias para não ficar mais na dúvida. Fiz uma pesquisa e o que eu queria estava fora de estoque nas lojas, então apelei para um site chinês. Aqui está o novo brinquedinho:
20201006_110424.jpg
Eu já tinha comprado um multímetro decente há pouco tempo:
20201006_111328.jpg
Agora estou equipado.

Ah, já que o assunto é bateria, depois de décadas preferindo baterias com a caixa preta (suja menos), percebi que a branca permite que se veja o nível do eletrólito, detalhe importante na hora de fazer manutenção de bateria com problemas. Além de permitir que se veja o nível, é importante também que a bateria permita que se complete esse nível, se necessário. Algumas são totalmente blindadas. Outras, como a Heliar, permitem que se retire 6 tampinhas na parte superior, possibilitando assim que se complete o eletrólito com água destilada. Essas tampinhas não são como as das baterias antigas, de rosca, são prensadas na tampa. Com um pouco de jeito se consegue remover e depois instalar de novo as mesmas.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ

Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: MPFi

Re: Pandemia rima com bateria

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Oi Luiz tudo bem? Fazia um bom tempo que eu não entrava no no fórum, estive muito ocupado com outros problemas,
Por conta da pandemia eu também estou há 7 meses sem poder sair. Lamentavelmente perdi vários amigos e também tenho muito medo de ser mais uma vítima portanto estou fazendo o máximo possível para evitar sai de casa.

Mas vamos lá, a bateria do meu monzão também está pifando, ela é Moura e já tem alguns anos. Na última vez que funcionei o monzão faz um 20 dias, naquela ocasião eu dei uma carregada por que já estava arriada, (eu fiz um carregador caseiro que tenho usado há vários anos e tem funcionado bem) mas votando ao assunto, será que tem como abri-la para tentar trocar o completar o nível ou quem sabe trocar o eletrólito? Eu não tenho intensão de trocá-la agora, primeiro por que as condições estão difíceis para mim, e segundo por que o carro é hobby e agora a situação complicou. Talvez eu até me desfaça dele em breve.

Abraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS

jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Injeção: EFi

Re: Pandemia rima com bateria

Mensagem não lida por jshawk »

Nessa situação ou eu ligaria o carro por 30 minutos toda semana ou tiraria o Negativo da bateria. Minha bateria durou pelo menos 4 anos quando tive o costume de tirar o Negativo já que meu carro ficava muito tempo parado.

[]'s
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann

Responder