Sonho Realizado + Dúvidas

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sponchiado
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Sonho Realizado + Dúvidas

Mensagem não lida por sponchiado »

Olá.

Finalmente realizei meu sonho de criança e comprei meu Monza. Depois de muita pesquisa e de ter perdido um GLS 1996 único dono com 34 mil rodados (não me perdoo até hoje), descobri um GLS 95 2p azul em uma loja de usados aqui no Rio. Quando fui ver o carro e vi que estava usado sim, mas com tudo no lugar, gostei. Quando o vendedor me mostrou o manual com TODOS os documentos desde 1995, nota fiscal e me falou que a dona era uma senhora de 70 anos que só usava para viajar, fechei negócio. 87 mil rodados.

Ele é 95/95 faturado em junho de 1995 com todos os opcionais (ar condicionado, conjunto elétrico e conjunto luxo). Ele tem alguns riscos, amassadinhos e arranhados. Coisas normais. O interior estava quase imaculado. Refiz as portas e o teto e ficou dez. Só falta trocar uma lâmpada de leitura e um fusível do painel. Ah, a recosturar um furinho na aba do banco do motorista (crônico de Monza).

Mecanicamente está liso. A embreagem pega um pouco na troca da primeira pra segunda, mas como o carro tava parado há muito tempo, perdoável. Troquei velas, filtros e correias. E só. Já peguei estrada e ele foi perfeito: 10 km/l de gasolina, ar gelando e suspensão intacta. Muito bom mesmo.

Só tenho umas dúvidas:
- ele veio com antena na frente (quebrada) e um CD Pioneer da época, comprado na mesma loja. Será que ele foi furado ou ele vinha com pré-som? Comprei outra Olimpus e ficou dez.
- As rodas dele não são diamantadas como a maioria dos 94/95 e 95/95. Ela é cinza, da mesma cor da Classic SE. Será que ele saiu assim de fábrica? porque não parece gasto nem pintado. Tá inteiraça a roda. Será que a GM fez alguns com rodas cinza? Ele é azul cezanne.

Alguém poderia me ajudar?

abs.

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RBMartins
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Re: Sonho Realizado + Dúvidas

Mensagem não lida por RBMartins »

acho que o Monza já vinha com a pré-disposição de som, se não tem a antena, pelo menos tem aquela tampa de borracha no local (alguns no para-lama direito e outros na lateral traseira esquerda).
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Leocastro
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Re: Sonho Realizado + Dúvidas

Mensagem não lida por Leocastro »

Cara, parabéns pelo Monzão! Não seja econômico! Poste mais fotos dele ai! Este ai é a cor preferida minha dos Monzas Tubarão!
Sobre a antena na frente, o meu tem a antena elétrica original, na frente!

Ele tem retrovisor fotocrômico?
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vrsilva
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Re: Sonho Realizado + Dúvidas

Mensagem não lida por vrsilva »

Quando o Monza era tirado com sistema de som original, ele vinha com a antena no paralamas dianteiro... Quando era oferta da concessionária, era colocado no paralamas atrás no lado oposto.

O azul cezane é minha cor preferida também... Igual do RBMartins, na minha opinião é a cor mais linda no tubarão junto do preto.

Com relação as rodas, 99% de certeza que foram reformadas, originalmente elas são diamantadas na face e dentro dos gomos pintado. No manual do Monza da pra ver o brilho das rodas pela foto na capa...
Pintada somente nos classic e depois na roda do kadett GSi que saiu nos Monzas modelo 96...

Sinceramente, eu não mexeria para voltar elas "originais"... Deixa pintado mesmo, eu prefiro o prata que o Diamantado, nos dois jeitos é bonito, mas prefiro o pintado, é mais fácil na manutenção... Diamantado não...
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Re: Sonho Realizado + Dúvidas

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Meus parabéns pela aquisição. Eu também realizei um sonho de infância comprando um Monza, mas o meu é 87.

Fez bem comprar o carro. Oportunidade como esta está cada vez mais rara. Se arrepender de comprar, basta vender ou trocar. Mas, se arrepender de não ter comprado, aí complica. Hoje em dia é difícil aparecer um carro bom deste para comprar, né.

O VR Silva tem toda razão. Esta roda vinha diamantada. Em 1997, um amigo apareceu com um Monza GLS 95 deste, na cor Champagne, com estas rodas diamantadas originais. Carro da família desde 0km. Era muito bacana.

Encontrei uma fotos aqui do modelo pra gente saborear. Não estão muito nítidas, mas creio que ajudam:

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Não raro encontramos estas rodas acinzentadas ou foscas, graças aos solupãs e intercapes da vida. Os lavadores ensaboam o carro todo e só enxaguam depois de tudo limpo. Até chegar o momento do enxague, frisos, rodas e acabamentos cromados, polidos ou diamantados já estão todos condenados. Bastam apenas 2 ou 3 lavagens para perder o acabamento original.

Os Monza mais antigos, que vinham com mais frisos e calhas cromados, são os que mais sofriam com esta técnica "profissional". Aí, quando compramos o carro, por mais conservado que ele esteja, encontramos nele as cicatrizes destas lavagens, principalmente quando o ex-dono gostava de deixar o carro sempre limpinho, lavando no posto com estes produtos fortes todos os finais de semana :smt010 :smt011 .

Existe a possibilidade de polir bem as rodas em uma casa especializada e envernizar depois. Ficaria bom também. Mas, na hipótese de se refazer a diamantação, é conveniente consultar antes o profissional que irá fazer o serviço, pois, em alguns casos, o acabamento fica como o original. Contudo, na grande maioria dos casos, aquela marquinha circular da roda acaba ficando muito profunda, destoando do padrão original. Repare, nesta foto, a marca que ficou na roda, decorrente do novo processo de diamantação (só não sei se isso acontece em todos os casos, mas tenho receio do mesmo jeito):

Imagem

Por isso, eu tentaria, primeiro, só o polimento, que seria menos agressivo e que tem seus resultados importantes.

Vendo o carro pessoalmente na época em que era 0km, posso te assegurar que o aspecto da roda era idêntico ao da foto 3. Ela tem, mesmo, uma personalidade forte e marcante. Todavia, quanto deixá-la no padrão original diamantado ou pintado de cinza ou do jeito como está, aí vai do gosto de cada um. Na realidade, esta roda é linda de todo e qualquer jeito rs.. :D

Abraço
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 15 Fev 2014, 23:59, em um total de 1 vez.
sponchiado
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Re: Sonho Realizado + Dúvidas

Mensagem não lida por sponchiado »

Ele tem retrovisor eletrocrômico sim. Impressionante. Eu também tenho um Sentra 2013 e um Gol 1.6 2013 e ambos não tem estes itens do Monza, como o retrovisor, a regulagem dos fachos, os discos traseiros... não se faz mais carro como antigamente.

Sobre a antena: não parece que foi furado não. Já parei perto de outro Monza e o buraco era o mesmo.

Sobre as rodas: a dona era uma senhora que só usava o carro para viajar, acho difícil que ela tenha reformado. Incrível como eu já vi Monzas com e sem as rodas. E com e sem os frisos cromados! Isso me intriga muito.

Eu quero deixar o carro todo original. Mas fico em dúvida de reformar essas rodas.

E ai, faço ou não? rsrsrs
S h E e Q u O
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Re: Sonho Realizado + Dúvidas

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Voltando a analisar cuidadosamente este tópico, vejo a oportunidade de tecer mais as seguintes considerações:

ESTE MONZA GLS 95/95, NA REALIDADE, É MUITO MAIS RARO DO QUE PODÍAMOS IMAGINAR !!!

Um Monza GLS 95, ao mesmo tempo, com disco de freio traseiro, retrovisor eletrocrômico e rodas diamantadas, devem ter saído pouquíssimas unidades. E o mais notável de tudo, ele é 2 portas (!!!). Quase todos os Monza 95 de 2 portas são GL ! Você tem em mãos uma relíquia de encher os olhos! Neste estado de conservação, então, dá para contar na mão quantos deste ainda devem ter no Brasil e ainda sobram dedos. Você pode notar que os Monza 95 aqui dos amigos Monzeiros são, praticamente, todos 4 portas. Isso me leva a crer que este Monza pode ser bem mais interessante do que aquele outro que apareceu primeiro e você deixou de comprar :smt005

MODELOS DE RODAS E SUAS VERSÕES:

Este modelo de roda que veio no seu carro, de certa forma, é um dos mais raros da versão GLS 95.

No GLS 94/94, vinham de série rodas palitadas (Aro 13) da versão Barcelona, a precursora neste quesito. Posteriormente, esta roda palitada foi compartilhada pelas versões 650 (93), SL/E (93), Class (93), Hi-Tech (93/94), Club (94) e GL (95/95). Na versão Barcelona, a roda vinha na cor do carro, prata perolizado, mesma cor e modelo que, curiosamente, era aplicada na 650, apesar de, nesta última versão, os veículos serem todos da cor vermelha (vinho). Nas versões Class, Hi-Tech e Club (veículos vermelhos), a cor da roda palitada era a cinza convencional, todavia, as bordas (aro) da roda, nestas três versões, vinham diamantadas. Na versão Club de veículos azuis, estes vinham equipados com as rodas pintadas de cinza (Aro 14) da versão Classic SE (91/93). De todos os modelos de Monza, esta roda diamantada (Aro 14) é exclusiva da versão GLS, aplicável somente nos 94/95 e numa pequena parte dos 95/95.

Imagem Monza Barcelona 92

Imagem Monza Hi-Tech 93

Imagem Monza GLS 94/94

Imagem
Monza Club 94 (vermelho)

Imagem Monza Club 94 (azul)

Imagem Monza Classic SE 93


No GLS 94/95 e em alguns 95/95 (final de 1994 e começo de 1995), as exclusivas rodas diamantadas, idênticas às suas.

Imagem Monza GLS 95/95


No GLS 95/95 e nos 95/96, vinham de série as rodas do Kadett GSi (Aro 14), pintadas de cinza.

Imagem Monza GLS 95/96


FRISOS CROMADOS DOS PÁRA-CHOQUES:

Na versão GLS, os frisos cromados no pára-choque só vinham no modelo 94, para combinar com as molduras laterais das portas, que também vinham com frisos cromados (veja foto acima do GLS 94/94!). Nos GLS 94/95 em diante, as molduras das portas são mais estreitas e não possuem o friso cromado, por isso, não vinham frisos cromados nos pára-choques (repare no catálogo do Monza GLS 95). Mas, se você quiser colocar frisos cromados no pára-choque do seu carro, não tem problema, fica bonito também. Este é um acessório discreto, mas muito interessante!

OPCIONAL CURIOSO, FUNCIONAL E RARO DAS VERSÕES GL E GLS 94 EM DIANTE:

Alguns Monza também vinham equipados com controle de tempo do temporizador do limpador do pára-brisa. Você liga o limpador no nível 1 - temporizador. O limpador vai ser acionado 1 vez a cada 7 segundos. Uma vez acionado, você volta a alavanca na posição 0 (zero - inicial) e, após 10 segundos, leve-a, novamente, ao nível 1 - temporizador. Feito isso, o limpador passará a funcionar 1 vez a cada 10 segundos. Você pode escolher o tempo que quiser, dependendo da intensidade do chuvisco ou da garoa, para que o limpador funcione 1 vez, de 1 a 20 segundos. Faça o teste e veja se o seu Monza veio com este recurso. Este recurso não está em todos os manuais do proprietário dos Monza, pois este procedimento vinha explicado em um documento à parte, na forma de "adendo" ao manual do proprietário. Incrível, né? 8)

QUESITO ORIGINALIDADE:

Sobre a originalidade, aí vai de você, amigão. Tem Monzeiros mais conservadores como eu, que prezam pela originalidade absoluta, a qualquer custo. Mas também tem Monzeiros mais liberais, que preferem equipar seus exemplares com acessórios originais de Monza de outros anos de fabricação ou modelos, tais como painel digital, spoiler dianteiro, faróis de neblina, bancos de couro etc. ou com acessórios mais sofisticados, tais como led no painel (no lugar de lâmpadas), faróis com lâmpadas de xenônio, rodas esportivas etc.

PROCEDIMENTO PARA INÍCIO DA RESTAURAÇÃO DAS RODAS ORIGINAIS DIAMANTADAS:

Voltando à questão das rodas do seu carro, creio que não há necessidade de uma reforma (propriamente dita), porque o seu carro é muito novo e as rodas estão em perfeito estado. Eu tentaria, primeiro, fazer um polimento à mão, com uma cera Grand Prix tradicional (lata amarela mesmo). Cada vez que você tiver um tempinho, seja num final de semana, feriado ou à noite, faça uma roda de cada vez. Lave-a bem com uma escovinha de roupa macia na parte de dentro e com uma esponja macia na parte de fora (sempre com água e detergente neutro), deixe secar bem e dê início ao polimento. Depois que você terminar as 4 rodas, aguarde por algumas semanas e repita o procedimento. Aos poucos você conseguirá recuperar o brilho do acabamento original da roda.

No primeiro polimento, você sentirá que a superfície a ser polida vai estar um tanto "áspera" ou "ressecada". Vai uma cera danada. Mas, do segundo polimento em diante, você notará que a peça já estará bem mais lisa e o brilho será cada vez mais intenso, com uma quantidade bem menor de cera.

A aplicação da cera você pode fazer com uma flanela branca (a laranja solta tinta) ou com um pedaço pequeno de esponja (daquelas bem macias, de lavar carro). Evite deixar secar ou acumular resíduos de cera, principalmente nos cantinhos da peça. Para remover a cerca e obter brilho, você passa só a flanela branca, sempre virando o lado da flanela. Passe a flanela em uma parte da roda, vire a flanela, passe em outra área, vire de novo e assim por diante.

Se você encontrar graxa ou pequenas pedrinhas de piche na roda, remova-as com um pano pequeno, antes de encerar a superfície. Molhe o pano, torça bem e depois, umedeça este mesmo pano com um pouco de querosene, daqueles que a gente encontra no mercado. Não esfregue o pano com muita força, para não riscar o acabamento da roda. O querosene irá derreter a graxa e o piche. Aí você lava bem com água e detergente neutro as áreas contaminadas com o querosene, enxaguando bem, antes do querosene secar. Jamais use sabão em pó para lavar o carro, nem mesmo nas rodas. Detergente neutro e muita sombra, sempre! Lembre-se, ainda, de que roda dianteira que estiver com muita graxa na parte de dentro, indica que a coifa da junta homocinética pode ter sido violada, necessitando troca. Paguei R$12,00 na minha :wink:

Para obter melhores condições de trabalho e segurança e resultado no polimento, sugiro que você remova a roda do veículo, trabalhando-a sob uma bancada. Outra coisa, se fosse no meu carro, eu faria este procedimento nos dois lados da roda.

Lembre-se de sacar a calotinha central, empurrando-a com a mão, de dentro para fora. Se você usar uma chave de fenda para sacá-la, poderá danificar o acabamento tanto da calotinha, quanto da roda. Quando for reinstalar a calotinha, posicione a roda com o bico de calibragem do pneu sempre virado para baixo. Esta é a posição correta.

Outra coisa: se as rodas estiverem cinza, porém, brilhantes, pode ser que elas tenham, mesmo, recebido uma mão de tinta pelo ex-proprietário. Mas, se elas estiverem cinza, foscas a meio-foscas e "ressecadas" ao toque da mão, estado este que eu tenho quase certeza que elas estão, então, elas ainda preservam, sem dúvida alguma, o acabamento original diamantado. Todavia, como o acabamento original diamantado recebe um verniz de proteção, tal como ocorria nas rodas originais "ralinho" dos Opala Diplomata 85/87 e dos Opala Comodoro 88/90, o tempo e as lavagens, sem um frequente polimento, acabam fosqueando o verniz. Consequentemente, o acabamento sucumbe ao estado que se encontram, ou seja, ao fosco/semi-fosco. Mas, nada que seja difícil de se resolver, por enquanto, conforme relatei acima.

A diferença entre uma roda diamantada tratada ou restaurada e outra que sofreu com o tempo e com produtos de limpeza é mais ou menos esta:

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Diamantada tratada ou restaurada.


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Diamantada fosqueada (acinzentada) pelo tempo. Algumas chegam a ficar levemente esbranquiçadas!

Compare as rodas destes dois Monza da foto abaixo, belíssimos Monza e dois dos mais novos que já vi aqui no forum. As rodas do Monza vermelho estão mais brilhantes, creio eu, pelo fato deste Monza ser mais novo do que o azul. As rodas do Monza azul estão perfeitas e o polimento renovaria o brilho, recuperando o acabamento ostentado pelas rodas do Monza vermelho, jamais necessitando de reforma. viewtopic.php?f=33&t=27344

Imagem

Então, comece, primeiro, a passar a cera. O brilho vai melhorar bastante, com a vantagem de a cera não danificar o acabamento original da peça. O procedimento requer paciência, mas vale muito a pena. Se você não conseguir um resultado satisfatório, mande fotos das rodas para nós darmos uma nova olhada. E então, pensaremos em uma nova solução, se for o caso (um polimento profissional, com restauração do verniz, por exemplo).

MÉDIA RODOVIÁRIA DO MONZA VERSÃO GLS 95/95, EQUIPADO COM MOTOR 2.0 EFI MOVIDO À GASOLINA:

Com motor 2.0 EFI à gasolina, o seu Monza pode chegar a uma média rodoviária de, pelo menos, 12,0 km/l. Tive experiência com um GL 94, 4 portas, sem AR, andando a 80/100 km/h que fiz 13,8 km/l com gasolina comum. A GM prometia, na época, média rodoviária não inferior a 10km/l.

Bom, é isso aí!

Me desculpe pelas delongas. É que eu fique fascinado pelo seu carro, tamanha a raridade deste exemplar! :smt107

Abraço
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 16 Fev 2014, 00:03, em um total de 28 vezes.
Leocastro
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Re: Sonho Realizado + Dúvidas

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Cara, essa roda da opala é um tesão! rs.
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