Qual óleo devo usar?

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por waldir »

[quote="matheusrsouza"Mestre Carlos Freire, um óleo mais fino (exemplo, o 15W50) traria alguma vantagem para o motor do Monza em relação a uso severo em percursos curtos com o motor frio, partida a frio e etc?

Meu óleo está quase vencendo, pelo o que notei, o carro sempre usou o 20W50, mas estou tentado em experimentar o 15W50, li aqui que outros usuários tb usam, o q o senhor me indica?[/quote]

Durante 2014 usei o 15W50. Achei melhor que o 20W50 que usava. Mas é só achismo pq não se percebe muita diferença.

Há 6 meses que estou usando o 15W40 semi sintético API SM
Troquei essa semana novamente por 15W40 e enfrento congestionamento todos os dias de 2ª a 6ª feira

O óleo abaixou menos que o 15W50 e 20W50 que baixava 270 ml. Nesta troca baixou apenas 200ml, talvez tenha sido pela formulação e pelo API
Estou acompanhando para identificar algum sinal negativo.

Estou usando o Quartz 7000 15w40 API SM R$18,50 por litro.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por coy »

Waldir, este Quartz é o mesmo óleo que usei nas duas primeiras trocas de meu motor novo, muito bom mesmo.
Agora estou usando o F1 MASTER PERFORMANCE da Ipiranga e também estou muito satisfeito, mas não sei se tem algo a ver o fato deste meu motor ser novo e ser indicado para ele o óleo mais fino.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Estou pensando seriamente em por esse 15W40.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por coy »

Com aquele problema que o xande condenou, não sei se seria uma boa para vc Matheus.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por matheusrsouza »

coy escreveu:Com aquele problema que o xande condenou, não sei se seria uma boa pra vc Matheus.
Tem isso né? Bem, deixa eu no AC Delco 20W50 mesmo, não vou inventar não Marconi!
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Polento
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Jan 2016, 19:20
Cidade: Sananduva RS
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por Polento »

Óleo SF tem mais zinco do que estes óleos modernos, assim ele é o melhor (o mesmo que se usa em moto).
Não deve usar o óleo com letra mais avançada, teu motor não tem catalisador e não é roletado, assim precisa de zinco.
no Kadett gl 94...
Avatar do usuário
Danmota45
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Nov 2015, 02:00
Cidade: feira de santana
Estado: Bahia-BA
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por Danmota45 »

Aproveitando o tópico, tem alguns comentários q os carros estão com 144, 300 mil, mas como eu posso saber quantos km já rodou o meu, já q ele só marca até 100 mil? Obrigado desde já.
Avatar do usuário
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por PedroCTR »

Danmota45 escreveu: 28 Jun 2016, 03:28 Aproveitando o tópico, tem alguns comentários q os carros estão com 144, 300 mil, mas como eu posso saber quantos km já rodou o meu, já q ele só marca até 100 mil? Obrigado desde já.
Primeiramente, é preciso "aguçar" sua visão e seus sentidos.
Observe os componentes de freios, suspensão e direção: Um carro que rodou menos de 100 mil km, principalmente o Monza, dificilmente terá trocados itens como balanças, pivôs e coxins. Se os pivôs do seu carro ainda são do tipo "rebitados", há grandes chances de não ter batido os 100 mil ou, recém estar na "primeira virada", ou seja: cento e poucos mil km´s. Meu Monza azul, 1993-94 com 141mil km ainda têm os pivôs originais...
Outros itens á verificar são bancos, carpete, volante, pedais e botões em geral. Num carro com menos de 100 mil km apresentarão pouco desgaste. É bom verificar os parafusos de fixação da transmissão ao motor e dos coxins. Se apresentarem sinal de não terem sido "violados", é muito provável que o carro tenha menos de 100 mil km ou como disse antes, "primeira virada".
Pode ajudar na sua conclusão também, saber quem e quantos foram os donos anteriores, sei que isso nem sempre é fácil, mas tendo um despachante "amigo", ou pagando esses serviços de "consulta de placa on-line", é fácil saber, até mesmo se houveram sinistros, se foi de frota e por quanto tempo cada dono o possuiu.
Sobre o óleo, muita gente diz que "não vou colocar 'FINO' em motor rodado" - "FINO" entenda-se por 15w40, 15w50, 10w40, 10w50... - Se o motor apresenta funcionamento correto e as demais manutenções com filtros, correias, arrefecimento estão em dia, pode colocar qualquer viscosidade sugerida no manual que ele vai funcionar redondo. Só terá problemas em motores cujas tolerâncias(folgas) já se encontram fora do padrão, daí a mudança de viscosidade irá agravar qualquer pequeno sintoma(fumaça, batidas, consumo de óleo)que o motor já apresente.
Sabendo-se "BOM" as condições e o funcionamento do motor do seu Monza, use qualquer viscosidade elencada no manual, sabendo que quanto maior o "API"(SG, SH, SJ, SL, SM...),melhor será a qualidade do óleo em termos de limpeza, retenção de partículas, eliminação/redução de borras, graxas e vernizes.
Pessoalmente venho há 4 anos(e uns 35 mil km) usando o Castrol SL 15w40, mineral. Bom custo(em média R$26/l - sul do RS) e a melhora nas partidas á frio é perceptível em relação aos 20w50 ou 25w60 (que acho exageradamente pesado para um motor de poucas tolerâncias como o F2).
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Responder