Qual óleo devo usar?

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1736
Registrado em: 06 Jun 2013, 16:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por RBMartins »

logo após a retifica do meu carro foi colocado óleo da Castrol 20w40 (logo após e depois de 1000 km que tem que ser feita a troca obrigatória), mas quando deu o prazo da troca coloquei o Shew 15w50 hx5 api SL e gostei muito, o motor dele ficou mais liso com esse óleo principalmente quando frio, já estou na segunda troca com ele e até agora só alegrias 8)
Com relação as viscosidades recomendadas pelo manual do MONZA, lá estão: 15w40, 20w40 e 20w50; não menciona 10w30, que deve estar mencionado nos carros mais modernos como o Vectra B, Astra, etc...
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Victor Ferdias
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 06 Fev 2009, 12:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por Victor Ferdias »

Boa noite!!
Então galera o óleo 10w30 está especificado no manual do 500EF que é o manual que eu tenho, confesso que tbm fiquei impressionado quando vi.
No momento não estou com manual em mãos, mas assim que puder postarei uma foto da página do manual que cita o 10w30.
Vlw.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim, o manual do Monza 90 especifica esse óleo. Não sei se erraram pois os demais ou Monza mais novos não tem essa indicação.
Quem tiver dúvidas dessa indicação pode verificar baixando o manual do Monza 90 no site do Monza Clube.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por pablopttm »

Victor Ferdias escreveu:Fala galera!! Boa tarde
Aproveitando o tópico...
Fiz a retífica do motor completo do Monza a 8 meses +/- , e depois que fiz a primeira troca após a retifica(com 1000km) coloquei óleo Mineral Mobil SN 20w50.
Bom dia , Victor.
Gostaria de saber qual o valor em média que vc pagou no litro desse óleo. Pois está na hora de eu trocar o óleo e sempre coloquei o 20w50 SJ pois só achava esse , e estou procurando algum de API superior .

Abraço
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por tyo »

pablopttm escreveu:
Victor Ferdias escreveu:Fala galera!! Boa tarde
Aproveitando o tópico...
Fiz a retífica do motor completo do Monza a 8 meses +/- , e depois que fiz a primeira troca após a retifica(com 1000km) coloquei óleo Mineral Mobil SN 20w50.
Bom dia , Victor.
Gostaria de saber qual o valor em média que vc pagou no litro desse óleo. Pois está na hora de eu trocar o óleo e sempre coloquei o 20w50 SJ pois só achava esse , e estou procurando algum de API superior .

Abraço
eu peguei no sn 15 reais
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por pablopttm »

tyo ,

era da mobil ou outra marca , pra eu ter mais opções ., shell , ipiranga , petrobras eu nao achei com essa aplicação.
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por luiz sle »

Tô usando o Mobil, acho que é SM, pelo que vi aqui no fórum, o modelo mais moderno que tem.

Mas o cheiro dele é característico, bem diferente do que eu estava acostumado, que era o VS. Ele cheira meio que "azedo" depois de um pouco usado, nos dois carros aqui é assim, e com o VS não era assim. rs
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
piedrogini
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Mai 2013, 17:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por piedrogini »

Olá!

Tenho um monza SL/E 90 2.0 gas. com 130.000 km originais. Na última troca coloquei o óleo 15w40 da Mobil ao invés do 20w50 da bardahl. Ficou excelente o funcionamento do motor. Antes meu pai dizia: "Não faça isso". Mas como o carro é muito bem cuidado e não aparenta ter os 130 mil km, resolvi usar o 15w40 e estou muitíssimo satisfeito. O motor não queima uma gota de óleo e ficou mais fácil de dar a partida a frio, o funcionamento ficou suave. Pega na hora! Vale lembrar que no manual diz que pode ser usado óleo com viscosidade 10w30 ou 15w40 ou 20w40 ou 20w50. Acho que 10w30 é quando o motor está novo. Obrigado

Piedro Gini

[email protected]
Responder