Qual óleo devo usar?

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
Danmota45
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Nov 2015, 02:00
Cidade: feira de santana
Estado: Bahia-BA
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por Danmota45 »

Aproveitando o tópico, tem alguns comentários q os carros estão com 144, 300 mil, mas como eu posso saber quantos km já rodou o meu, já q ele só marca até 100 mil? Obrigado desde já.
Avatar do usuário
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por PedroCTR »

Danmota45 escreveu: 28 Jun 2016, 03:28 Aproveitando o tópico, tem alguns comentários q os carros estão com 144, 300 mil, mas como eu posso saber quantos km já rodou o meu, já q ele só marca até 100 mil? Obrigado desde já.
Primeiramente, é preciso "aguçar" sua visão e seus sentidos.
Observe os componentes de freios, suspensão e direção: Um carro que rodou menos de 100 mil km, principalmente o Monza, dificilmente terá trocados itens como balanças, pivôs e coxins. Se os pivôs do seu carro ainda são do tipo "rebitados", há grandes chances de não ter batido os 100 mil ou, recém estar na "primeira virada", ou seja: cento e poucos mil km´s. Meu Monza azul, 1993-94 com 141mil km ainda têm os pivôs originais...
Outros itens á verificar são bancos, carpete, volante, pedais e botões em geral. Num carro com menos de 100 mil km apresentarão pouco desgaste. É bom verificar os parafusos de fixação da transmissão ao motor e dos coxins. Se apresentarem sinal de não terem sido "violados", é muito provável que o carro tenha menos de 100 mil km ou como disse antes, "primeira virada".
Pode ajudar na sua conclusão também, saber quem e quantos foram os donos anteriores, sei que isso nem sempre é fácil, mas tendo um despachante "amigo", ou pagando esses serviços de "consulta de placa on-line", é fácil saber, até mesmo se houveram sinistros, se foi de frota e por quanto tempo cada dono o possuiu.
Sobre o óleo, muita gente diz que "não vou colocar 'FINO' em motor rodado" - "FINO" entenda-se por 15w40, 15w50, 10w40, 10w50... - Se o motor apresenta funcionamento correto e as demais manutenções com filtros, correias, arrefecimento estão em dia, pode colocar qualquer viscosidade sugerida no manual que ele vai funcionar redondo. Só terá problemas em motores cujas tolerâncias(folgas) já se encontram fora do padrão, daí a mudança de viscosidade irá agravar qualquer pequeno sintoma(fumaça, batidas, consumo de óleo)que o motor já apresente.
Sabendo-se "BOM" as condições e o funcionamento do motor do seu Monza, use qualquer viscosidade elencada no manual, sabendo que quanto maior o "API"(SG, SH, SJ, SL, SM...),melhor será a qualidade do óleo em termos de limpeza, retenção de partículas, eliminação/redução de borras, graxas e vernizes.
Pessoalmente venho há 4 anos(e uns 35 mil km) usando o Castrol SL 15w40, mineral. Bom custo(em média R$26/l - sul do RS) e a melhora nas partidas á frio é perceptível em relação aos 20w50 ou 25w60 (que acho exageradamente pesado para um motor de poucas tolerâncias como o F2).
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Avatar do usuário
Claiton
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Nov 2015, 14:55
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por Claiton »

Carlos A. Freire escreveu: 19 Fev 2015, 18:07 Esse negócio de indicar óleo é complicado, rs! Uso o óleo que comentei acima e nunca tive problemas, mesmo com motor bem rodado. Aí vai de cada um...

Abs,

Carlos Freire
Eu tenho um cabeçote e kit do comando FGP guardado, mas me preocupo mais em desgaste na parte de baixo do que no cabeçote. Eu sempre tive a dúvida, o 20W50 não lubrifica melhor o virabrequim do que um 15W40?
Avatar do usuário
Wellington Silva
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 89
Registrado em: 10 Nov 2014, 02:00
Cidade: Ribeirao Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por Wellington Silva »

Sera que o tipo óleo ajuda diminuir ruídos no cabeçote?
Uso o 20W50 a 4 anos!
Avatar do usuário
Claiton
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Nov 2015, 14:55
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por Claiton »

Refiz o motor em casa e até a segunda troca usei Havoline 15W40 SL. Até o cabeçote coloquei novo da caixa GM com comando e tuchos e mesmo assim na primeira partida de manhã os tuchos demoram uns 30 segundos para carregar. Motor GM nessas famílias dificilmente muda consideravelmente as folgas mesmo que um 10W40 não esteja no manual. O problema é saber que ruído está sendo gerado. Se for somente na fase fria é o óleo que não entra nos tuchos. Nesse caso use um 15W40. O 20W50 depois de 20 anos usando procurei abandonar.
Igor Azevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 74
Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: qual oleo devo usar???????

Mensagem não lida por Igor Azevedo »

Victor Ferdias escreveu: 20 Jul 2014, 18:43 Boa noite!!
Então galera o óleo 10W30 está especificado no manual do 500EF que é o manual que eu tenho, confesso que tbm fiquei impressionado quando vi.
No momento não estou com manual em mãos, mas assim que puder postarei uma foto da página do manual que cita o 10W30.
Vlw.
No meu fica no porta luvas o óleo recomendado e lá está o 10W30.
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Avatar do usuário
Claiton
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Nov 2015, 14:55
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por Claiton »

Eu já vi 10W30 no manual inclusive no de reparações. Aqui 10W30 só tem ACDelco. Prefiro um 10W40 da Mobil.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Qual óleo devo usar?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Na falta do que fazer, li todos os manuais de proprietário de Monza, do 82 ao 96, e no que se refere a especificações de viscosidade de óleo lubrificante do motor, constatei o seguinte:
Do Monza 82 até o 86, os óleos recomendados são o 15W40, 20W40 e 20W50.
Do Monza 87 até o 91, continuam essas três especificações e é acrescentada a 10W30.
Do Monza 92 até o 96, voltam as especificações lá do início.

O que varia é o SE, SF, SG, etc, que foi sendo atualizado à medida que surgiam óleos mais novos.

Então, se você segue o manual do fabricante, coloque no seu motor só óleo com especificação (de viscosidade) recomendada por ele.
Já as outras especificações, recomendo usar sempre o óleo mais moderno.

Abs

nota: aqui no fórum existem para download, em formato PDF, os manuais do proprietário de todos os anos do Monza.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder