Limpeza de TBI

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Limpeza de TBI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá, pessoal.

Volta e meia lemos mensagens aqui falando sobre a necessidade de limpar o TBI, para resolver problemas diversos de motor.
Eu comprei meu Monza atual em 2005, e até hoje, 2018 (13 anos, portanto) não efetuei essa tal limpeza.
Já comprei o Kit de reparo, o Car80, preparei o espirito para remover o TBI e limpar, mas a preguiça venceu.

Acabo de chegar do posto do Detran aqui da Ilha, onde levei o Monza para a vistoria anual.
Nesta vistoria, para quem não sabe, são analisados os gases de escapamento para verificar se estão dentro da exigência do Instituto Estadual do Ambiente.

Faço essa vistoria desde que comprei o carro. Tem ano que ele passa bem, tem ano que ele passa raspando, e tem ano que em um ou outro item ele é considerado inapto. Reprovado nunca foi.
Pois bem. Depois de passar mais de 6 meses parado, por problema de folga nos rolamentos da bomba d'água, anteontem finalmente coloquei o Monza em serviço novamente e hoje fui à tal vistoria anual.

Os resultados me impressionaram:
1- Emissão de CO (corrigido) em porcentagem:permitido até 3.00%, medido 0.23%
2- Fator de diluição: permitido 2.50, medido 1.06
3- Emissão de HC (corrigido) em ppm: permitido até 700 ppm, medido 81 ppm

Então, o que eu quero demonstrar é que, usando gasolina aditivada durante esses 13 anos, mesmo sem nunca ter feito limpeza do TBI, os parâmetros estão ótimos. Ah, antes que eu me esqueça, a voltagem do potenciômetro do meu carro marca 3,5 volts ou um pouquinho mais. Isso prova que nem sempre os 2 volts que muitos recomendam determinam o melhor ajuste.
vistoria anual.jpg
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder